quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Vasco da Gama, o de Sines , o do Brasil e o Outro

Amanhã dia 12, está marcada uma assembleia extraordinária do Vasco da Gama Atlético de Sines, segundo tudo indica um grupo de sócios - cuja dimensão só o tempo dirá - pretendem antecipar as eleições e apresentar uma lista à direcção do clube, que pretendem ver tomar outro rumo nomeadamente nos escalões de formação.

Até aqui todo normal. Estas (r)evoluções decorrem da vida dos clubes e a história de todos eles, sem excepção estão recheados de acontecimentos semelhantes. Chama-se alternativa democrática e os sócios serão soberanos. Veremos o que daqui resultará.

Neste cenário é inevitável estabelecer uma correlação com as notícias divulgadas em primeira mão e exclusivo pela rádio Miróbriga, sobre as intenções do presidente do Vasco da Gama do Brasil (clube histórico do futebol brasileiro e mundial), que de acordo com aquela rádio virá a Sines com o intuito de preparar um protocolo de colaboração com o Vasco da Gama de Sines, que poderá, segundo os responsáveis "revolucionar o futebol regional e nacional".

vamos por partes:
primeiro, o que leva um clube com a dimensão e historial - 4 vezes campeão brasileiro e 1 vez vencedor da Taça dos Libertadores da América, o equivalente à Champions no continente americano - do Vasco da Gama do Brasil, em pretender estabelecer um protocolo com o Vasco da Gama de Sines? Em segundo porque motivo a notícia é dada em 1.º mão na Rádio Miróbriga?

Quanto á segunda questão, a resposta é simples. Nada!. Até porque a noticia da rádio Miróbriga é em 1.º e única mão, dada não existir nenhuma referência na imprensa oficial sobre este assunto, ainda mais quando, segundo a rádio Miróbriga, o presidente do Vasco da Gama do Brasil se irá encontrar com os responsáveis do Sporting e Benfica.

No que concerne à segunda questão, o que leva a escolherem o Vasquinho e Sines? Vejo um ponto em comum que credibiliza a notícias - Vasco da Gama, o nome e a terra que viu nascer o navegador que deu o nome a ambos os clubes.


Mas segundo o Blogue Jornal do Desporto : "Segundo apurámos se esta proposta dos empresários brasileiros for aceite pela autarquia, será depois apresentada aos sócios do Vasco da Gama que terão a palavra final se o clube vai ou não entrar neste projecto. Se a autarquia aceitar, mas depois os sócios do Vasco da Gama recusarem, o projecto será desenvolvido em Sines, mas com outro clube como parceiro. Se a autarquia recusar, o projecto será desenvolvido noutro município da região."

O que significa que se não for o Vasco da Gama, será outro clube de Sines e lá se vai a teoria do nome do clube ser o mesmo. E depois se não for em Sines será noutro munícipio da região e lá se vai a teoria de terem escolhido Sines por ser o berço do navegado que deu o nome a ambos os clubes.

E mais o mistério se adensa quando o citado blogue afirma que: "Embora os pormenores ainda não sejam conhecidos oficialmente, conseguimos apurar que os empresários brasileiros pretendem formar uma Sociedade Anónima Desportiva SAD para formar uma equipa profissional de futebol, mas em troca exigem condições desportivas para que a equipa possa jogar e treinar."

Afinal se não é pelo nosso Vasquinho ser homónimo do clube brasileiro, se não é pelo facto de ser a terra natal de Vasco da Gama, é pelas condições desportivas que uma suposta equipa profissional tem para poder jogar e treinar.

De facto existe algo de estranho nesta história, mas de modo que não condicione a livre escolha dos sócios, deveria o presidente da assembleia alterar a data desta, para depois do devido esclarecimento e apresentação do projectos aos sócios.

26 comentários:

Anónimo disse...

FORÇA CARLOS PEREIRA
O MELHOR PRESIDENTE DOS ÚLTIMOS 15 ANOS
TEM LEVADO ESTE TEMPO TODO A PAGAR AS DIVIDAS QUE OS OUTROS FIZERAM

MAIS UMA VEZ FORÇA CARLOS PEREIRA

Anónimo disse...

para os pais que pagam 10 euros mês, o equipamento de treino, o fato de treino 50 euros, tem de transportar os filhos para os jogos, ainda garantir umas sandes e um sumo. treinam sem balizas,

só a mudança serve, seja ela qual for

se os pais e atletas votassem, vinha aí outra direcção

Anónimo disse...

bora tó luis.

ex vedeta do vasco, esse sim sabe o que é uma bola.

Anónimo disse...

A direcção do vasco da gama nos jogos fora dos juniores almoça de faca e garfo e os atletas comem sandes.
É justo porque quem vai fazer o maior esforço é o presidente e a sua comitiva e não os atletas.
Esta deve de a sua receita fundamental para o espirito de grupo e de disciplina.

Anónimo disse...

Força Carlinhos!!!O dinheiro não é tudo.

Quando se convida um atleta para futuro reforço do plantel deverias de ter um seguro. Como não tinhas e ele se lesiona gravemente num treino deverias de o inscrever, rapidamente, para ele poder ter o tratamento adequado e não abandona-lo.

Carlinhos o dinheiro não é tudo!!!

Sócios este é o grande predidente dos últimos tempos.

Anónimo disse...

Viva o Vasco!
Caros sócios tenham coragem de escolher para vos representar no clube alguem que perceba do fenomeno desportivo, de formação.
Viva o Vasco!

O vasco, Sines e o Alentejo podem ser a janela de entrada na Europa para muitos futebolistas brasileiros.

Para ser algo de vantajoso para o clube e para a região tem de ser bem redigido o contrato deste negócio ou podemos afundar o navio.

Cuidado sócios e viva o vasco.

Anónimo disse...

A grande realidade é que o Carlos Pereira teve a coragem de suspender o futebol sénior 2 anos e arrumar a casa financeiramente, mas também é bem real que não existe direcção no Vasquinho, é ele a por e dispor sem que seja reunido com outros directores.

O quer, posso e mando não se adecua em nada a um clube com todos os escalões de formação + séniores, no futebol e no hoquei porque são muitas crianças para educar e criar no desporto, tudo o que se faz no Vasquinho é sempre sobre a alçada do presidente e sem mais ninguem poder opniar mesmo que seja para melhor.

A rever esta situação, o proprio presidente deveria rever o seu comportamento ja que passa do 8 ao 80 em 5 min.

Viva o Vasquinho!!!

Carlos Pereira disse...

É sempre saudável que os sócios do vasquinho estejam interessados em saber a gestão do Clube só foi pena é que na última década alguns não se tivessem interessado em saber porque é que mês após mês o vasco se foi enterrando em dividas para chegar ao que chegou

Anónimo disse...

O que é que o Sr. tó Luis já fez pelo Vasco da Gama, a não ser largar larachas.

O que é que este senhor fez quando pertenceu à Direcção?????????

Anónimo disse...

muita coisa vai ter que ser dita e esclarecida por esta direcção e pelos sócios que vão à assembleia e que pertenceram a direcções anteriores e que nunca se responsabilizaram pelas dividas e má gestão efectuada.Será que esta direcção já pagou as dividas que foram sempre adiadas e cometidas por anteriores direcções?
Que dividas e má gestão tem esta direcção?Terá que explicar sr. Carlos Pereira.
Quanto ao comentário do jogador futuro reforço e que se lesionou...talvez estejam a falar do caso Paulinho! também este casao deva ser explicado....não por esta direcção mas por quem cometeu tamanha burrice que depois deu na divida que deu no hospital.
Por falar em formação!
Sabem porque é que gerações de jogadores formados no Vasco da Gama foram sempre excluidos de jogar nos séniores?
Eu respondo porque o senti na pele e tiva na altura de ir jogar para O Cercal.
Porque os treinadores preferiam jogadores de Setubal e outras paragens para poderem receber as percentagens dos ordenados desses jogadores.
Ainda se lembram quem foi o treinador que correu com o Tó Luis do Vasco e teve de ir jogar para o Santiago?

Anónimo disse...

Boa Tarde
Para quê este mais VASCOS DA GAMA a virem para car e a fazerem-se protocolos com eles se depois os não deixam os da Terra Jogar á bola.
Sim estou falando nos veteranos que é uma vergonha cada vez que temos que jogar com outras equipas ou vamos a Grnadola ou até já nos foi oferecido o campa do Milfontes.Isto não é uma vergonha SR.Batata, quem é o senhor para não nos deixar jogar no campo.
Então vou informa-lo que dentro em pouco vamo-nos sentar á mesa com mais alguém para ver o que isto vai dar´. Só estou a avisálo. Não espere por ser tarde.Brás não te esqueças que fazes parte também dos veteranos e isto tem que ir para a frente.

Jorge Pereira disse...

Futebol, futebolês, é uma discussão que nunca dá frutos...

Anónimo disse...

Gostaria de responder aquele senhor (a) anonimo(a) sobre os pais pagarem mensalidades, equipamento de treino,etc. Vejamos quando nos inscrevemos nas piscinas municipais temos que pagar uma joia, uma mensalidade e um seguro, depois temos que comprar o fato de banho, os chinelos, a touca e os calções, a câmara nada me dá. Quando vou ao ginásio pago também uma joia uma mensalidade que não é pouca, e tenho que comprar o equipamento que vou usar, nada me é oferecido, porque este tipo de conversa. Se queremos praticar algum desporto temos que pagar, porque será que no vasco da gama tem que ser diferente???

Anónimo disse...

resposta do anónimo:

não é de pagar que os pais se queixam, inclusivé € 10 mensais é uma ninharia.

Mas nas piscinas ou noutro desporto pago ou gratuito, tem um director desportivo, normalmente um treinador fixo ao longo da época, transporte do clube ou autarquia (aqui no caso nem à autarquia foi pedido transporte) e mais importante de tudo equipamento. Os mais novos dos 5 aos 9 anos só sabem o queé uma baliza nos jogos, pois nos treinos não há balizas.

é disso que se queixam.

Barbatana disse...

O problema não é pagar 10 € e os equipamentos, o problma e pagar a mensalidade os equipamentos e não ter direito a um RECIBO, SERÁ QUE SE ACABARAM OS LIVROS DE RECIBOS!????????????

Anónimo disse...

Muita gente agora é que se lembra do VASCO DA GAMA
cheira-lhes a dinheiro
O CARLOS PEREIRA é que ganhou a eleição

Anónimo disse...

OS ABUTRES ANDAM A PLANAR POR CIMA DO ESTÁDIO
CHEIRA-LHES A DINHEIRO FRESCO MAS O CARLOS PEREIRA DIZ.. DEIXOS POISAR
AQUI SÃO TODOS UNS RALHE-TAS MAS AO PÉ DELE SÃO UNS ANJINHOS

FORÇA CARLOS PEREIRA

Anónimo disse...

E alguém sabe o que se passou na assembleia de sexta-feira?

Anónimo disse...

Caros sócios
a vitalidade de qualquer organização depende da coragem de excluir ou afastar os nabos e/ou os oportunistas.
Duvidem auto-elogio.
Exijam rigor e não tenham medo de pedir recibos do que pagam.
Exijam o cumprimento dos estatutos porque a ditadura já acabou à 36 anos.
A gestão partilhada evita que alguém se sirva do clube em vez de o servir.
Nas assembleias percam tempo com as contas detalhadas e sejam criticos.Façam perguntas dificeis.

Só espero que os sócios deixem de dormir,porque quando acordarem o clube já poderá chamar-se "olimpico Vasco da Gama".

Solução: correr com todos estes mamões que vivem à custa do clube.

Anónimo disse...

Sr. Carlos Pereira os sócios são o pilar de qualquer clube e tem o direito de:.
fazer perguntas incomodativas, criticar presidente,
criticar os treinadores,
criticar os jogadores ou criticar o que lhes apetecer.
Desde que nessas situções não percam a compostura e não sejam mal educados.
E para finalizar digo-lhe que o Sr é que não tem o direito de dizer as patacoadas que diz dos sócios e dos veteranos.
" quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão"

Anónimo disse...

Mas e o que se passou de concreto na assembleia? Chegou-se a alguma conclusão? Sempre vai haver a saida da secção de hoquei e a formação de um novo clube? Os directores tiveram a coragem de desmentir o Carlos? As questões levantadas pelos sócios foram respondidas? Eram pertinentes para a vida do clube? Estamos perante um genuino sentido de fazer melhor ou, como em tantas outras vezes, é mais um conjunto de oportunistas que prepara o assalto ao poder?

Anónimo disse...

o gonçalo silva do hoquei esteve lá na assembleia e está a perguntar o que se lá passou!a dormir não estave !nunca ouvi falar do hoquei porque estás agora a falar nesse assunto? será que é isso que tu pretendes. Dividir para reinar.toma juizo.já não consegues enganar ninguém. deixa de minar o hoquei.

Anónimo disse...

MAIS UM CLUBE ??????
NÃO ACHAM QUE JÁ CHEGO DE CLUBES EM SINES

MAIS UM CLUBE SIGNIFICA MAIS UMA SEDE , MAIS CARRINHAS , MAIS SUBSÍDIOS E QUEM PAGA ???

Gonçalo Silva disse...

Boa noite,
É com grande espanto que a pouco fui informado que o meu nome constava neste blog e mais precisamente num comentário que alguem julga ter sido eu a faze lo.
É também a 1ª vez que aqui escrevo, admitindo que poucas vezes aqui venho e dai a minha surpresa ser maior.
Podendo eu responder ao sr anónimo das 12.55PM, queria referir que em 1ºlugar, admito que possa estar equivocado e tem direito a redenção quanto ao juizo de valor que aqui faz referindo se a minha pessoa sem qualquer cabimento ou ponta de verdade. Eu não preciso de me esconder atrás de um "anónimo" para falar aqui ou em outro qualquer blog,não ofendo ninguem pois isso não faz parte da minha maneira de ser ou estar. Por isso peço que não se façam comentários depreciativos e falsos sem qualquer prova de verdade.
Aproveito também para lhe dizer que sou contra o aparecimento sem justificação,repito sem justificação...de novos clubes em sines.
Assim sendo, volto a reafirmar e dizer que não fui eu que fiz o comentário das 12.12, uma vez que fiquei totalmente esclarecido sobre o que motivou os sócios a pedirem a assembleia assim como fiquei esclarecido por aquilo que foi dito pela direcção presidida pelo Carlos Pereira.
Peço assim que o meu nome não seja envolvido em polémicas , pois não as alimento nem pretendo que tal venha a acontecer. Se for para dar uma opinão construtiva podem contar comigo, estou sempre disposto a ajudar, mas peço é que se tenha um pouco de respeito por aqueles que também fazem da sua forma de estar o respeito como uma arma fundamental para viver no seu quotidiano.
Para terminar,
Um bem haja a todos
Saudações desportivas e
FORÇA VASCO DA GAMA

Gonçalo Silva

Estação de Sines disse...

Caro Gonçalo,

Fiquei curioso e procurei o comentário que terá sido, maldosamente ou talvez não, colocado com o seu nome.


Como deves calcular é difícil gerir os comentários. Se forem anónimos não sabemos quem são, se tiverem nome corremos o risco de assumir que o nome é verdadeiro, mas até pode ser o caso de existir outro Gonçalo Silva.

Infelizmente continua a existir uma imensa maioria que não sabe aproveitar este e outros espaços semelhante para discutir ideias e opiniões. poderei sempre acabar com os comentários, mas não será esse um dos objectivos de quem aqui vem com esse tipode atitude? Não lhe estariamos a conceder aquilo que pretendem?

Entretanto lamento que te tenhas visto envolvido indevidamente.

Um abraço

Anónimo disse...

É muito bonito, cria-se uma equipa só de jogadores da terra, jogadores esses que abdicaram de dinheiro de outros clubes, e juntam-se para levantar de novo uma equipa. É muito bonito até levantar, porque após estar praticamente de pé, começam a "jogar-se fora" aqueles que de alguma forma, dizem algumas verdades, e começam-se a trazer-se jogadores a ganhar dinheiro, por isto ou por aquilo (formas engraçadas de justificar dinheiro pago).

Com o passar do tempo, ja se nota o deslocar de jogadores, por isto ou por aquilo, e pior, muitos deles tristes porque deparam-se com situações enganosas de vozes poderosas, com falsas insinuações e mentiras!

quem está por dentro vê melhor (ou não), mas muitos dos que estão dentro veêm e não dizem (ainda apoiam este e aquele para la permanecerem e a isso na gíria chama-se "puxar o saco")dando-lhes mais força ainda.

pode ser que um dia deêm o devido valor aos que mais cedo ou mais tarde sairão... Alguns ou quase todos tristes pois "deixam de jogar com amigos" e sentem-se enganados (o que será tarde demais pois foram 2 anos)

Mas enquanto permanecer a ditadura, dificilmente algo melhorará.

Acredito, que ja este ano que virá, mais jogadores de fora virão!

E nós aqui estaremos, por dentro ou por fora, aqui estaremos!