terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

I Gala Sines Surf Clube

Aconteceu no sábado à noite, na Esplanada Alentejana, a I Gala do Sines Surf Clube, evento que desde logo registei como obrigatório na minha agenda, quer pelos amigos que fazem parte da direcção, quer por tudo aquilo que este Clube representa para toda a região de Sines.
Quando nasceu, há pouco mais de um ano, fez-me questionar sobre como teria sido a minha vida desportiva de criança e adolescente, caso existisse um clube de surf na região no inicio dos anos 90, altura em que comecei a praticar bodyboard. Talvez tivesse optado pelo bodyboard em detrimento da natação ou, talvez não, mas ao menos teria tido hipótese de escolher entre os dois que pratiquei paralelamente, um como federado, outro como free surfer apenas. Eu sei, esta história dos termos técnicos do Surf serem quase todos em Inglês é uma verdadeira traição à nossa tão nobre e rica língua Portuguesa, prometo que não uso mais nenhum neste post, mas é-me impossível encontrar outro termo que defina melhor aquilo que considero a verdadeira essência do Surf, o free surf, a prática não competitiva do desporto, que não é só um desporto, é também um estado de espírito.
À entrada, um grupo de actores do Teatro do Mar, animava os que iam chegando, seguindo-se um par de fotos em grupo, com todos os adereços que eram exigidos tendo em conta a ocasião, tudo com muito bom humor e descontracção, até porque o traje exigido para a gala era descontraído, o que fez todo o sentido e toda a diferença.
Por 15 euros, os presentes tiveram direito a refeição, bebidas, sobremesa e café e puderam, já de estômago cheio(alguns depois de um dia de surf), ouvir uma pequena apresentação sobre a flora nativa da Costa Vicentina em jeito de consciencialização ambiental, tudo mediado pelos excelentes apresentadores, Francisco Mendes e a simpática Lucia Coelho. Ponto alto da noite, o discurso do Presidente Sérgio Santos disse quase tudo, com os devidos agradecimentos a fecharem uma viagem pelo passado e um piscar de olhos ao futuro do surf, do bodyboard e do skate na região.
Seguiu-se a entrega de prémios aos Campeões Alentejanos de Surf e Bodyboard nos diferentes escalões, com muita e boa musica pelo meio, com Alex e Chininha a abrilhantar a noite com temas originais, bem tocados e com letras que prestigiam e muito a nossa língua. No final o DJ Black Mamba, que além de Dj é também colaborador do SSC e, claro, surfista e o DJ Júnior que faz parte da banda Portuguesa Terrakota, animaram as hostes e mantiveram-nos acordados e bem dispostos durante o resto da noite.
Esperamos mais e cada vez melhores galas, que celebrem os anos vindouros que se prevêm dourados para estas modalidades e que ao mesmo tempo, se possa manter o espírito puro que este clube demonstra.
Parabéns Sines surf Clube e continuação de boas ondas!

14 comentários:

SSC disse...

não esquecendo o BTT, Windsurf e Kitesurf.

Vê se começas a aparecer mais na praia...mas equipado.Ok?

Obrigado pela presença e pela visão.

Abraço e Boas Ondas.

SSC

Anónimo disse...

Ora até que enfim fiquei a saber quem me manteve acordado até às 4 da matina. Já tinha pensado em fazer queixa ao Ministério Público, à Càmara e ao Governo Civil, porque não sei quem é que autoriza estes espectáculos sem condições acústicas. Se eu quiser ter um bar, tenho de fazer um projecto, vão lá fazer as medições do som e se não estiver em ordem não há licença. Mas o FMM pode (poderá? é caso para ver porque vou enfiá-lo na queixa)ter música até às 3 da manã e agora fiquei a saber que a esplanada também pode . E a vizinhança que se lixe... Agora farei a queixa, mas já com os nomes dos culpados- local e organização. Obrigado, pá.

Anónimo disse...

de nada, pá.

Bruno Leal disse...

De nada pá! Seja feliz, se puder...

Maldini disse...

Depois de ler o comentário do anónimo 5:18 tenho obrigatóriamente que me manifestar, 1º porque também moro muito perto da esplanada e o comentario é anónimo e tambem eu poderia ser suspeito de o ter feito cobardemente sem me identificar, 2º porque estive em casa e não é verdade que tenha havido assim tanto barulho (às quartas que ha sempre bailes na esplanada voce não deve estar em casa)e 3º porque apoio incondicionalmente este tipo de festas em Sines, já ha muito pouco e com qualidade em Sines e o pouco que ha aparece sempre alguem a querer levantar problemas. So mesmo em Sines realmente..

Já agora abra o seu bar que a malta vai la toda, Sines precisa.

Parabéns ao SSC.

Anónimo disse...

esse Sr das 5 e tal da manha que envia comentários...dá-me vontade de rir não me diga ´que está acordado a esta hora por causa de algum baile......eu faço parte deste clube sou sócio e agradeço a todos os membros a lufada de ar fresco que deram á cidade e á praia..acorde..para a vida nesta noite falou-se de desporto ,biodiversidade, campeões , amizade e um pouco de música..existiam 3 festas em Sines..e aposto que voçê não foi a nenhuma...Abre a pestana levanta-te e aplaude quem trabalha ..malandro(a)

Anónimo disse...

este trotski tem de mudar de casa.
viver entre a esplanada e o castelo não é melhor zona...nunca dorme.

Vai viver para o casoto...aí ninguém te incomoda.....

já agora...como vem aí o carnaval...podes vir cá para casa que dou-te guarida......hahahahaha

Em terra de tisicos, quem tem falta de ouvido....dorme bem....hehe

GANDA PARTY PEOPLE DO SURF

PARABÉNS por estarem sempre a inovar.

Anónimo disse...

Ora ainda bem que falam nisso. Moro mesmo ao lado da esplanada alentejana e não consigo dormir cada vez que o senhor dono e filho claro, se lembram de dar festas, bailes...o que quiserem chamar....
Acho que pelo menos podiam ou baixar o som, ou então arranjarem um local melhor e com condições....
E já agora o que ouvi não foi musica...mas isso fica ao critério de cada um....
Faça a queixa que eu também assino!!!

Anónimo disse...

Já não tenho idade para estas festas mas gosto muito de ver os miúdos em S.TORPES a fazer surf
Não liguem muito ao anónimo das 5.28 deve-se ter enganado nos comprimidos

Anónimo disse...

ao anónimo das 3:40 PM

Se em vez de ocupar tempo de mais a fingir que surfa, tivesse estudado um pouco, saberia que não escrevi o comentário às "cinco e tal da manhã". É que a expressão "PM" significa "pós-meridiano", ou seja, depois do meio-dia. Tal como "AM" signfifica antes do meio-dia. Topas, malandreco(a)? E se considera que se deve aplaudir quem trabalha, sendo que quem trabalha será quem foi às três festas que diz ter havido em Sines nessa noite, está no reino de Kafka (já terá ouvido falar, ou a água salgada atacou-lhe o ouvido externo?). De certeza que os anginhos que foram às festas dormiram até ao meridiano no domingo. Eu é que me levantei às 7:30 horas. Para ir trabalhar...

Para o Senhor Martins, que mora muito perto da esplanada e corajosamente se identificou (Martins, genitivo de Martim, e consta que o sr. Martim deixou prole alargada, a acreditar nas listas telefónicas), tenho um conselho - há uma especialidade médica chamada otorrinolaringologia da qual o senhor está muito necessitado, visto não ter ouvido "assim tanto barulho". Até pode ser um caso de simples solução, como acumulação de cerume. Não hesite, marque consulta.

Para o confrade que mora mesmo ao lado da esplanada: como não nos conhecemos sugiro que escreva também para o Ministério Público. Se calhar juntam as duas queixas. Vou juntar o nome de testemunhas que moram perto do campo da bola e que também não dormiram por causa do barulho (não era música, de facto).

Anónimo disse...

falas de kafka.....e não sabes escrever "anginho"...

o chamado erro kafkiano...


...anjinho...

Anónimo disse...

mas a queixa tb é como anónimo???
Mostra-te para te vermos...melhor...

ou é só sobre o anonimato que utilizas este espaço..para atacares os proprietários da esplanada...

..isto é sobre surf e não sobre futebolês....

Anónimo disse...

oi essa do "PM=pós meridiano" é demais

hihihihi kafka heheheheh

sabes inglês ou só foste até à 4ª classe?

Anónimo disse...

Para o grupinho das 5:20 às 5:27 PM 15/02/10
Já li "A Metaforfose", "O Processo" e "o Castelo". E vocês?? Pelo visto não sabem discernir uma gralha, pelo que duvido que saibam o que é um livro.Vá lá uma bdzita...
E costuma é falar-se em erro freudiano. Sabem quem foi Freud?? Isso mesmo, foi um gajo que não fazia surf...

Para informação do povoléu (o Arnaldo Soledade é que a sabe toda) diga-se que o termo "meridiano" vem do latim meridies, que significa, "linha que une os lugares que têm o meio-dia ao mesmo tempo" ou, apenas, "a linha do meio-dia". Daí o uso das abreviaturas PM e AM. Fui claro?
Falo português, espanhol, francês, inglês, italiano, e um pouco de alemão. Tenho uma licenciatura por uma universidade portuguesa e frequentei uma universidade italiana. E vocês, falam português? duvido, senão teriam percebido que o comentário nem é contra o clube de surf, nem contra as festas. Por mim podem fazer umas raves bem regadas e bem pastilhadas até às 8 AM, e todos os dias, incluindo feriados e dias santos. Terão é de fazê-las num sítio onde a lei do ruído seja respeitada. Não gosto nada de expressões feitas e rançosas, mas como alguém já aqui quis defender o que não tinha sido atacado usando a expressão "lufada de ar fresco" (argh), sempre lhe digo que a liberdade de uns termina onde começa a liberdade de outros. Explicando: o direito do proprietário da esplanada (não sei quem é) ter música (????) no seu espaço, e o direito de aí se organizarem festas com música (?????) aos berros termina quando o som desse barulho atinge o direito dos outros ao descanso.E quem fala da esplanada fala do gabinete de juventude da nossa estimada câmara, que na noite de sábado para domingo também organizou um bailarico. Só que, penso que por não haver horário de funcionamento por ser ao ar livre, em vez de crucificar o descanso da generalidade dos municípes apenas (!?) até às 4 da manhã puxou dos galões e foi até mais tarde.
Dou por encerrado o assunto,nesta sede, porque tenho mais uns livros para ler (vou começar um de Coetzee, sabem quem é?, não, não é a miss África do Sul, é o John, que foi prémio Nobel), e o nível geral dos comentários é tão infantilóide que nem desperta o humor.Há poucas lufadas de ar fresco, por aqui.