domingo, 7 de fevereiro de 2010

Centro Histórico

Um académico, erudito e apurado inquérito concluiu, ao fim de alguns meses que o Centro Histórico de Sines, se encontra velho, pobre, deprimido e se não abandonado, tal se deve ao baixo preço da habitação, no incontornável mecanismo da lei da oferta e da procura. Algo que em muito menos tempo e com menor dispêndio, qualquer um podia explicar, sem se ter sentado um minuto num banco da Universidade.

Mais um plano de para a Zona Histórica de Sines, confirma aquilo que um dia ouvi a um conhecido e reformado politico nacional, os governos quando não querem decidir encomendam um estudo ou formam uma comissão.

O que nos leva a frequentar ou viver num local em detrimento de outro desde que possamos escolher? Lazer, conforto, proximidade, qualidade de vida? Tudo o que o centro histórico de Sines hoje não oferece.

Primeiro levaram o velhinho mercado do castelo e aos poucos o comércio, nada fizeram para manterem os serviços, depois encerrou-se os bares e esplanadas porque incomodavam os moradores e insistem nas Tasquinhas e o no Carnaval na Avenida da Praia ao mesmo tempo que o mastodôntico Centro de Arte fecha definitivamente o trânsito e a galopante especulação imobiliária, que alimenta os famintos cofres das autarquias, sangravam em definitivos os centros históricos.

Agora sem trânsito, comércio, bares e esplanadas, poucos moradores e menos visitantes planeia-se derramar dinheiro e betão sobre o centro histórico, com se daí viesse a solução. Fosse uma ditadura e povoava-se o Centro por Decreto-Lei.

Isto das maioria de 30 anos tem uma vantagem, conhecer os culpados.

10 comentários:

pescador disse...

Culpado nº1 = Francisco Pacheco

Culpado nº2 = Manuel Coelho

Culpados nº3 = O pessoal de Sines que ao votarem nestes nomes,ditaram a sentença de morte para esta terra!
Sines com pessoas assim a comandarem nunca vai chegar a algum lado e é pena,tem tudo para dar certo mas com este tipo de P.C.P e SIM...não vai lá...vai ficar parada no tempo,que é objectivo destes homens!

Anónimo disse...

mas não foram à reunião acusar as pessoas na cara porquê?
é mais facil falar nas costas?
é tipico do admnistradordo blog e companhia...

Anónimo disse...

O problema maior é que estas pessoas de que o pescador fala, nem têm objectivos.
Gostam do poder pelo poder e de preferência que seja absoluto, sem críticas nem oposição, exactamente como era antes do 25 Abril de 74.
Com esta gente que governa Sines o diálogo possível será sempre uma conversa de surdos profundos.

Anónimo disse...

O PESCADOR tem razão. Só existe dois culpados
É uma tristeza passear pelas ruas do centro histórico
Será que estes dois não terão remorsos do que fizeram a SINES
Respeitem as pessoas que nasceram e viveram naquelas ruas

Anónimo disse...

E onde entra nas suas contas, caro pescador, a responsabilidade dos outros partidos, nomeadamente o PS? Por onde andou a oposição desta terra durante os 30 anos referidos? A inércia, do PS nestes anos não levou a este estado de coisas? O oportunismo, sempre evidente, dos responsaveis do PS/Sines, também patentente no momento presente, vulgo aprovação dos ultimos documentos de governação, não são o espelho de uma incapacidade congénita que o Ps/sines têm de fazer algo de util para os sinienses?
Será que a visão que os PS/Sines actuais têm para Sines é diferente daquela que o MC têm? Como diria o sábio povo: "É tudo farinha do mesmo saco!"

Alberto disse...

O centro histórico está abandonado não só pela ausência de cafés, esplanadas ou comércio. A população que cá vive é idosa, as casas necessitam de obras e os senhorios não as podem fazer, porque o problema é sempre o mesmo: má lei do arrendamento. Com rendas de 50€ e menos, não há recuperação possivel pois os governos continuam a querer que os senhorios participem na reforma dos cidadãos ao não fazer uma lei decente. Tambem se pode dar o caso das casas pertencerem aos moradores e nesse caso a explicação é simples: não há centenas ou milhares de euros para obras de recuperação. Os próprios esgotos estão uma desgraça, a calçada outra, enfim...para não falar da limpeza das ruas, dos dejectos de cão, do urinol junto ao muro da praia, enfim, civismos. Policia também não há. Adiante. As casas desta zona degradam-se mais pois estão mais expostas ao vento e ao ar do mar e necessitam de uma maior manutenção. Será que a autarquia tem algum financiamento para os moradores desta zona poderem pintar as casas e já agora, mão de obra acessivel pois um pintor ganha mais que um advogado estagiário. Muitas delas encontram-se encerradas pois os proprietários não as habitam e não querem vender pelo valor justo. Uma casa pequena, mesmo com r/c e
1º andar a necessitar de recuperação não vale mais de 50/55.000€ e as pessoas por esse preço preferem deixar estar, porque se habituaram a um mercado altamente inflacionado. Agora já se começou a reconstruir qualquer coisinha, mas não se vende... Não é só a zona histórica que está a ficar abandonada é a cidade toda. A partir do 12º ano a juventude com juizo vai-se embora estudar e arranjar a vida para outro lado pois aqui não acontece nada. O que é que se pode estudar aqui? Nada. Qual o futuro aqui? Nenhum. Nas grandes cidades também só terá hipóteses quem for realmente bom naquilo que se propõe fazer, portanto só regressa quem amar mesmo Sines ou for mediocre. Eu não me importo de me incluir na 2ª opção, apesar de não ser de cá, porque se fosse realmente inteligente já me tinha posto a andar.

Anónimo disse...

A questão do Centro Histórico foi discutida na última campanha eleitoral por uma candidatura. Alguém se lembra? Os comerciantes do Centro Histórico e os proprietários e moradores estiveram-se nas tintas. Talvez mereçam todo o mal que o Coelho já mostrou ser capaz de lhes fazer. E vão tê-lo, garantidamente. Não deixa de ser justo.

Anónimo disse...

Esta coisa de meter tudo no mesmo saco, às vezes dá um certo jeito.
Comparar os tempos do Xico com os tempos do MC, tentando camuflar os pontos de partida de cada um, a realidade das diferentes epocas e as diferenças gritantes de sentir e pensar Sines que os separaram, só mesmo de alguém que anda a tentar pescar sem anzol. Muda de vida que por ai não te safas ò pescador!

Anónimo disse...

..."A questão do Centro Histórico foi discutida na última campanha eleitoral por uma candidatura. Alguém se lembra?"...

Eu lembro-me e estive lá, na cafetaria do castelo.
Não moro nem tenho interesses comerciais no centro histórico.
Mas achei a falta dos comerciantes e dos moradores. Estavam lá muito poucos...
O debate fez-se com quem estava e foi muito elucidativo das ideias do BLOCO de ESQUERDA para a recuperação do CH.
Por essas e por outras, votei BE.

Anónimo disse...

Comentador "Alberto", faço das suas as minhas palavras..ainda para mais quando faço parte da "juventude com juízo" que embora ainda não formado não faço planos de regressar...pelo menos tão cedo, independentemente das credenciais que possa vir a ter na área que escolhi! Sines precisa de trazer de volta aqueles que saem para se formar, e não de manter aqueles que nunca daqui sairam (com o devido respeito que alguns o merecem, mas não é a esses a que me refiro...)