terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Assim vai o Governo da Cidade


Enquanto alguns vendiam a ideia de um parque de campismo na zona da Ribeira dos Moinhos, "integrado" no projecto da Cova do lago e a fantasiavam com um Parque da Cidade no local do actual Parque de Campismo, andava aqui o escriba no post de 17.08.2009, intitulado de “Referendo Municipal”, a opinar que:

“Do encerramento da Avenida Vasco da Gama e em sentido mais lato do futuro desta avenida, assim como o Parque de Campismo e o Complexo Desportivo Municipal, resulta uma certeza, a população não está devidamente esclarecida e entre quem conhece as soluções, não existe uma posição dominante, o que significa que falta fazer um amplo debate com a sociedade siniense.”

E pouco tempo depois, mais precisamente a 29.08.2009, no post115 propostas para o Concelho de Sines”, referia que era necessário a “Requalificação, modernização e alargamento do actual Parque de Campismo”.

Mas fosse a campanha eleitoral que se avizinhava, fosse a utopia que as falidas finanças locais não acalmavam, o novo parque campismo e o parque da cidade faziam parte do futuro radioso que nos esperava.

Agora com o desinvestimento privado e o retorno à realidade que a crise financeira obriga, surge a notícia (setúbal na rede, 20.01.2010)óbvia: "Parque de campismo da zona poente de Sines vai ser reconvertido". A autarquia constatou que a manutenção e reconversão daquele parque urbano, seria mais interessante para os turistas e muito importante para estimular a economia local.

A vereadora com a responsabilidade do pelouro do urbanismo explica que o PU previa que o actual parque de campismo desse lugar a “um parque de fruição naquela área da cidade”, embora se tenha constatado, “durante a maturação de ideias”, que a manutenção e reconversão do espaço actualmente existente seria a melhor solução.

Estranha e rápida maturação, o orçamento para 2010 e as GOP 2010-2013, aprovados à sensivelmente um mês nada referem acerca desta matéria.

Ainda segundo a vereadora, nessa zona pretende-se também “valorizar os espaços verdes, melhorar os espaços públicos, preencher alguns vazios urbanos e definir áreas por onde possam circular os cidadãos e os próprios veículos”.

Quanto a valorizar os espaços verdes, ainda temos presente na memória a "famosa" reflorestação de pinheiros nesta zona da cidade, acerca de "preencher vazios urbanos", todos entendemos o eufemismo.

Mas se restarem dúvidas estas são dissipadas pelo site da CMS, quando sobre este assunto afirma que é intenção "...actuar na requalificação e reconversão urbana de espaços cuja urbanização pontual e dispersa tende a nuclear a urbanização e a originar a descaracterização do tecido urbano e conduzir a dinâmica imobiliária, tirando partido da mesma de forma sustentável." Agora sim, todos estamos esclarecidos.

Como se não bastasse, no meio de tudo isto, esfumou-se o outrora fundamental Parque da Cidade.

11 comentários:

Anónimo disse...

Agora querem remediar a porcaria que fizeram. Primeiro estragaram o centro histórico e acabaram com a comércio local, agora Fevereiro é o mês do centro histórico!!!! Isto é uma pequena amostra que demonstra que não sabem o que andam a fazer. Os serviços camarários estão ao abandono, o SIADAP não se sabe dele e mais um ano os funcionários é que vão ficar prejudicados, mas com os funcionários preocupam-se eles muito pouco. O barco está a afundar, mas eles estão á espera da salvação, mais uma vez chefias vindas de fora. Enfim, mais do mesmo, ainda não aprenderam com os "bons" exemplos que por cá já passaram!!!!

Jorge Pereira disse...

Preocupa-me sinceramente a solução de PREENCHER OS VAZIOS URBANOS.
Creio que sei o que querem dizer com isto, mas a minha ingenuidade leva-me a pensar que foi apenas uma expressão mal utilizada.
Mas o desnorte completo acerca de decisões estruturantes para a nossa cidade preocupa-me ainda mais. Conduzir os destinos de uma cidade ao sabor dos ventos é qualquer coisa que não lembra a ninguém. Mas parece-me que cada vez mais Sines vai abanar com as Nortadas e estremecer com os ventos de Sul... A única coisa que ainda me consola é que a minha terra, ainda tem paisagens que conseguem acalmar o mais irritado dos seres...

Anónimo disse...

O barco não está a afundar-O Barco JÁ Afundou e Há muito tempo!
Em todos os edifícios da Câmara,desde a Zona Zil ao Centro de Artes-o desnorte é imenso!
Por mais chefias que apareçam para fazer milagres-eles não vão acontecer!
E isto deve-se à desmotivação que existe nos funcionários!
Como ali só se safa quem anda à volta do presidente e vereadoras--está-se a ver o filme!
Quando se permite que os serviços só consigam apresentar trabalho se ele fôr feito aos sábados...Está tudo dito!
Quando se telefona para falar com a funcionária tal e nos respondem que ela só aparece por volta das 10-e esta funcionária não tem isenção de horario-Está tudo dito!
Quando nas secções só trabalha quem quer e quando quer-porque já quase ninguém tem respeito às chefias-<está tudo dito|
E vai piorar...
É o desgoverno...

Anónimo disse...

Não manda quem quer! Manda quem sabe!
Divagações:
Os regimes ditatoriais mais cedo ou mais tarde acabam por cair! Este não vai ser excepção!

Anónimo disse...

Calma o pessoal vai começar a chegar a horas.... vai haver cartão novamente; e a usar menos o messager para comunicar as alcoviteirices, que vão surgindo!!!!

Anónimo disse...

Fala-se muito da desmotivação dos funcionários comentário que eu concordo
com os ordenados que têm e as subidas de categorias a não serem actualizadas como poderiam estar motivados
com tantos psedo funcionários a trabalharem eternamente com recibo verde e acto único feito a seis meses e a ser ilegalmente renovado
para poderem ter um vencimento muito acima da tabela e acima dos vencimentos auferidos pelos funcionários(e não são assim tão poucos nem tão pouco o que recebem)
como não haveriam de estar desmotivados.
o que não me parece justo é o abuso de utilização por exemplo das viaturas e telemóveis de serviço que estão distribuidos ás chefias incluindo simples encarregados e não estou só a falar daqueles que se dizem piquetes mas sim dos outros que não é suposto trabalharem aos domingos
é vê-los a passear mais as respectivas famílias tanto em Sines como em grandes passeatas por fora
é um ABUSO e regalias que todos os outros não têm pois até para irem para o trabalho terão que ir no seu proprio carro quer trabalhem no centro da cidade quer trabalhem na zil
Penso que o melhor era todas as viaturas recolherem aos estaleiros na sexta feira ou sábado se vizerem horas extraordinárias como quase todos os sábados
era um pouco mais justo e não dava tanto nas vistas
Bom trabalho

Anónimo disse...

Experimente ir de manha há escola POETA ALBERTO logo vêem a fila de carros da CMS a levar os filhos dos chefes e amigos
Os que os pais não são chefes vão de autocarro

VIVA A DEMOCRACIA

Anónimo disse...

CONTEM-NOS O QUE SE PASSA NA CMS PARA PUDERMOS AJUDA-LOS

Anónimo disse...

quer saber o que se passa ai vai funcionárias da limpeza a escolherem os horários que lhes dá mais jeito
encarregados com carrinhas 24h sobre 24h meninas a entrarem a hora que querem e depois horas extraordinárias ás carradas devia ser para todos mas não é para alguns isto é uma amostra

Anónimo disse...

tentem entender que esta no convento é que sabe o que se passa lá dentro... Será que a desgraça do nosso pais tambem não dá que pensar????

Anónimo disse...

Vamos por partes, Roma e Pavia não se fizeram num dia , mas esta situação de alguns funcionários da CMS fazerem dos carros da Autarquia seu uso particular 24h por dia 365 dias por ano, levar e buscar esposa ao trabalho, filhos à escola, fazer as compras nos supermercados, etc. etc. Isto é gozar com o Zé Pagante, é uma afronta, começou aos poucos e hoje são bastantes, dêem uma volta por aí ao fim de semana, e é velos estacionados à porta dos ditos .Um carro assim é um bom suplemento financeiro ao fim do mês. Até há quem já vende-se o carro próprio, por não precisar de o utilizar (chamem-me má língua vá). Srs eleitos vamos lá a pôr um pouco de ordem na situação, não custa nada , e fica bem, o povo que vos elegeu gosta de ver os seus descontos reverterem em prol do colectivo, na melhoria da nossa terra, e não na carteira pessoal de alguns. Outras medidas se poderão seguir. Os bons trabalhadores e honestos não se irão chatear e é desses que nós precisamos, os oportunistas façam pela vida.
Este é um comentário pela positiva e não de mera crítica, quem não gostar paciência.
Voltarei.