quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Alentejo Salgado e Doce", de Francisco do Ó Pacheco

A editora 100LUZ e o autor, Francisco do Ó Pacheco realizam o lançamento do livro de poemas "Alentejo Salgado e Doce" no próximo dia
25 de Fevereiro, 5ªfeira, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja. A apresentação do livro estará a cargo de Eduardo
Raposo, historiador, director da revista "Memória Alentejana" e fundador do Centro de Estudos Documentais do Alentejo -CEDA.

Trata-se do terceiro livro de poemas do autor siniense, depois de "Luena da Praia" em 2003 e "A ilha das Batas Brancas" em 2005.

O autor publicou ainda "Crónica da Primeira Greve Ecológica em Portugal" em 1999, "Textos Escolhidos-Poder Local Democrático-25 anos"
em 2001 e o livro "Crónicas de Beja" em 2007.

Francisco do Ó Pacheco iniciou o seu trabalho literário em 1998, após sair da Câmara Municipal de Sines onde desempenhou as funções de
presidente da câmara municipal entre 1976 e 1997. Durante este seu período literário o autor publicou os seis trabalhos já anteriormente
referidos, recebeu o diploma de distinção na qualidade de poeta do CEDA e foi director do jornal Diário do Alentejo entre 2005 e 2007.

7 comentários:

Anónimo disse...

Só uma pergunta: O lançamento do livro não deveria ser em Sines?

Anónimo disse...

Sr. Braz:

Neste período de trevas da imprensa local, talvez o mais longo e triste, desde o 25 de Abril, quero felicitá-lo por manter acesa uma luz de esperança, com este espaço.

Um dia verá reconhecida esta sua iniciativa. É e será para sempre pioneiro da imprensa local da era digital em Sines, com a vantagem de permitir a interactividade (caracteristica da era digital) apesar de todas as vicissitudes.
Fosse da cor politica que está no poder local e hoje era um "herói", assim oficial este espaço é ignorado.

um dia verá reconhecida a sua determinação, a história e o tempo, são o melhor juiz.

Um abraço sincero

Anónimo disse...

Assino em baixo do comentário das10:37,
Tens sido um lutador, um informador e alguém que apesar de das muitas críticas tens continuado com o teu exelente Blog.
Sines tem muito a ganhar com estas informações.

Sinceros parabéns.

Anónimo disse...

Pode o Braz ter a sua inclinação política, legítima, pode ser um severo crítico de alguns poderes públicos de Sines, mas nunca se escondeu, assumiu e defendeu sempre as suas posições, é um exemplo de cidadania e de alguém que recusa qualquer mordaça, e não fosse isso já pouco ainda usa este espaço para promover o que Sines tem de melhor. Pessoalmente não o conheço, não faz parte do meu círculo de amigos, mas já partilhei algumas vezes locais onde ele também estava e qualquer dia ganho coragem e vou cumprimentá-lo pessoalmente, pelo blog, pela coragem, e como admiradora de tudo o que tem feito para que Sines saia do marasmo. E numa terra como Sines não tenho dúvidas nenhumas que o Estação já lhe criou problemas e chatices, e até alguns inimigos declarados.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9:22 AM, Fevereiro 24, 2010
Foi: Sabado, 22 de Agosto de 2009 pelas 18 horas, no Castelo de Sines apresentação novo livro de Francisco do Ó Pacheco, “Alentejo Salgado e Doce

Anónimo disse...

O livro do Francisco Pacheco já tinha sido apresentado, no Castelo, eu estive lá.
Mas o que é relevante neste caso é designar-se este momento "como de TREVAS na imprensa Municipal". É verdade que só há um lado o da Câmara. Aliás nunca vi no boletim da camara o Sineensse nada escrito pela oposição porque será? Não tem assunto? O chefe não deixa? Não deixa de ser verdade juntar isto com o que se passa no pais com faces ocultas, escutas, falta de liberdade de imprensa etc etc.

Como dizia o Camilo e a Ivone Silva, " Este pais é um colosso tá tudo grosso tá tudo grosso".

Quanto ao Braz merece a nosso consideração respeito e apoio, já aqui disse e repito, este blogue é uma janela de liberdade, e é.

Anónimo disse...

Boa tarde meus Amigos, se é que os posso chamar assim, eu penso que sim, visto que partilhamos o mesmo blog e apoiamos o nosso amigo Bráz, que nos vai informando de algumas situações que por vezes estão tão escondidas que nos passam ao largo sem nós dar-mos por isso.

È verdade foi no dia 22 de Agosto de 2009 pelas 18 horas na cafetaria do castelo que foi o lançamento do livro do Chico Pacheco, eu estava lá e confesso que me emocionei porque aqesar de ser um livro lindissimo de poesia, aconteceu um episódio caricáto no largo do ponto de encontro, é que uns jovens apoiantes do movimento sim, tinham uma iniciativa nessa noite e não tiveram outra hora para ensaiar senão no momento do lançamento do livro precisamente na declamação das poesias. Meus amigos, não quero pensar mal....., não quero pensar que foi de preposito, o que eu penso e isso afirmo é uma falta de respeito que existe pelo próximo, perguntam-me como isso acabou? pois bem , foi preciso o filho mais novo do Chico ir dar dois berros aos jovesns (porque eles já tinham sido avisados e não fizeram caso)para eles pararem com aquela algazarra toda.
Aconselho-vos a comprar o livro custa só 8€ vende-se na bomba da gasolina da Repsol, no PCP, e em várias livrarias.

Obrigado Braz por fazeres justo e as honras a um homem que deu muito à nossa Terra, não ofendendo quem não estiver de acordo

EU SOU SINEENSE