sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A Vida explicada…

Um barco com um pescador atracou numa pequena vila costeira mexicana. Um turista americano, que estava no cais, elogiou o pescador mexicano pela qualidade do peixe que trazia e perguntou-lhe quanto tempo pescava por dia.

“Pouco tempo…” - respondeu o mexicano. “Mas então porque não fica mais tempo à pesca a apanha mais peixe?” - perguntou o americano.

O mexicano explicou que vivia perto e o peixe que apanhava era suficiente para responder às suas necessidades e às da sua família.

O Americano perguntou: “ Mas e o que faz com o resto do seu tempo?”

O mexicano respondeu: “Eu durmo até tarde, pesco um pouco, brinco com os meus filhos e durmo a sesta com a minha mulher. À tarde vou à aldeia para ver os meus amigos, beber uns copos, tocar guitarra e cantar algumas canções. Tenho uma vida cheia!!!

O Americano interrompeu: “ Eu tenho um MBA de Harvard e posso ajudá-lo! Deve passar a pescar durante mais tempo todos os dias. Assim vai apanhar mais peixe. Com o dinheiro extra que vai ganhar compra um barco maior!”

"E depois disso?" perguntou o mexicano.

“Com um barco maior apanha mais peixe e pode comprar um segundo ou terceiro e por aí fora até possuir um frota pesqueira. Em vez de vender o peixe a um intermediário pode negociar directamente com as fábricas de peixe e talvez, até, abrir a sua própria fábrica. Pode deixar esta aldeia, ir para a cidade do México, Los Angeles ou até Nova Iorque. Pode dirigir a sua empresa daí…” respondeu o americano.

“Quanto tempo vai demorar isso tudo?” - perguntou o mexicano.

“Vinte ou vinte cinco anos, talvez” – respondeu o Americano.

"E depois disso?" - perguntou o mexicano.

“Depois? Bem, meu amigo, é nessa altura que as coisas começam a ser interessantes” respondeu o americano, rindo. “Quando o negócio estiver mesmo grande, pode começar a comprar e vender acções e ganha milhões!!!”

“Milhões?? É mesmo? E depois disso? – perguntou o mexicano.

“Depois disso, pode reformar-se, viver numa vila junto à praia, dormir até tarde, pescar, brincar com as crianças, dormir a sesta com a sua mulher, ocupar as tardes com os amigos a beber uns copos, tocar guitarra e cantar.” – respondeu o americano.
 
MORAL DA HISTÓRIA:

Saiba bem onde pretende ir na vida… é que pode já lá estar!

Desejo-vos um Novo Ano Feliz...A Sério!

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom Ano para o Braz,para os colaboradores do Estação de Sines e para todos aqueles que por aqui passam.

Anónimo disse...

A ganância leva as pessoas a "cegarem"...

Anónimo disse...

Só falta aí uma coisa. No meio da história devia ser sindicalista!

Anónimo disse...

Eu gosto muito da cor do IEFP. Gosto porque é verde, porque é sinónimo de esperança. Mas esperaa perguntará qulquer pessoa, esperança em quê? No ministro do emprego, no presidente do IEFP, no vice-presidente do IEFP, que por sinal anda à babuja cá por estas bandas a ver se calha alguma coisa??? mas esperança em que? o desemprego chegou aos 600 mil!!!! É este o País governado por Sócrates e seus tentáculos. Que miséria!!!

atenta disse...

lamento ter que dizer isto mas a história não acaba assim.
oOpescador respondeu: Mas isso é o que eu faço agora.

Anónimo disse...

Óh Braz: faltou referir um pequeno pormenor...

O tal americano aconselhou o nosso homem a trocar a tequilla pela coca-cola!

Bom Ano a toda a equipa.

efernandes disse...

Continuamos (alguns), com comentários maldosos e porque não dizê-lo, IGNORANTES, enfim!
Ano Novo, a mesma vida!