domingo, 3 de janeiro de 2010

Porto Covo - Milfontes, o Dakar Alentejano

Imagem meramente ilustrativa de uma ESTRADA.

Desde o Verão que não fazia a estrada que Porto Covo - Milfontes. Tenho ouvidos as reclamações sobre o estado da via. Exagerados pensava eu. Pecavam por defeito, posso afirmar desde que ontem por lá passei.

Para reforçar e nos envergonhar aos buracos, lombas, ausência de sinalização horizontal e vertical, bermas por reparar acresce o facto de quando inicia o Concelho de Odemira termos uma estrada digna desse nome. Sem comparações doutro teor que o não o material, um autêntico Muro de Berlim.

Sines será dos Concelhos do país que tem menos quilómetros de estradas e caminhos municipais para manter e conservar e seguramente dos Concelhos com melhor rácio receitas / habitantes, apenas a rede viária não é uma prioridade. Nada mais que isso.

Daí que devamos receber com um sorriso nos lábios, as repetidas chamadas de atenção do presidente da autarquia ao Governo Central sobre a importância das acessibilidades para o desenvolvimento do Concelho de Sines ou o regozijo de fazer da via-rápida da Costa do Norte uma Alameda, passando a da administração da Estradas de Portugal para a Autarquia.

39 comentários:

MLança disse...

Enfim vou mais uma vez dizer alguma coisa sobre este assunto.
Enquanto municipe tenho feito sentir junto da Ass.Municipal o meu protesto acerca deste assunto. Verifico também que este e outros assuntos não são falados pelos senhores deputados municipais, todos eles, salva rarissima excepções. E porque será? Tá tudo bem é assim que defendem quem neles votou, calados e agora demasiado concordantes com a nova maioria? Daqui concluo que podemos descansar sentados até que o assunto esteja tratado e resolvido, se é que alguma vez o será. Gostava de ver mais municipes na Ass.Municipal a falar antes da ordem do dia, neste e noutros assuntos, mas poucos lá vão, seria importante que gente de fora da Ass.Muni. dissese o que parece não querenrem dizer os senhores deputados. Por mim tenho feito o que posso denuncio proponho,e este assunto dos caminhos municipais é sempre foi motivo de reparos meus e vou continuar, eles constituem uma vergonha um perigo um péssimo cartão de visita aos muitos turistas que aqui vem. Os senhores deputados não vão certamente importar-se.
MLança

E o burro sou eu........... disse...

Só viste essas?. Então e a avenida Cigano Sport, a alameda Pé de Ferro a rotunda plástica e a Miguel Bombarda mais quase todas as do centro histórico e o Largo Ramos da Costa que está esburacado há não sei quantos meses debaixo do nariz do Presidente, suponho que ele ainda vá á Câmara, e outras tantas que todas escritas o blogue não teria espaço em disco.
Enfim temos o Presidente que a maioria escolheu, se calhar também não se arranjava melhor, digo eu.
Mas não desanimem, quando já não se conseguir entrar em Sines por estrada temos sempre como alternativa o helicóptero e o barco, nem tudo está perdido.

Anónimo disse...

Caro Braz, este post é mesmo daqueles que é só para dizer mal por dizer. A estrada até Porto Covo já está adjudicada, ou em vias do estar, depois de a candidatura aos fundos ter sido aprovada. Depois se verificares no orçamento para o ano de 2010 está uma verba "substancial" para arranjo das estradas e caminhos camarários.

Anónimo disse...

De TRÓIA a SAGRES as estradas de SINES são as piores
Penso que o responsável seja o Sr NOGUEIRA
Quer ser vereador mas não tem a mínima competência para o cargo que ocupa
Com respeito a almoços e jantares nunca falta

Anónimo disse...

anonimo das 7.17,

tem toda a razão também as ruas da ZUL, a limpeza da cidade, a falésia, o centro histórico, o abastecimento de água, etc, etc, etc, etc, etc, tudo está previsto, orçamentado, etc, mas ainda hoje lá passei e a estrada está igual, não mudou nada.

Anónimo disse...

Eles (vereadores e presidente)não têm problemas com os buracos das nossas estradas, pois as viaturas que conduzem e respectiva manutenção pertencem à CMS.

Anónimo disse...

Nada mudará pelo contrário iremos ver cada vez mais o arranjinho que o Ps tem na AM com o SIM. O PS quer panhar a boleia do SIM e ver se chega ao poder. Antes pensavam bem 2013 ainda são muitos meses, portanto vamos a eles agora sempre vamos a umas festas comer uns risósis e buberrr uns canecos. Comilões, socialistas comilões andam nas festas que o MC promove disseram as últimas do homem e agora andam lá de baca aberta a restajar a ver se vos calha alguma migalha. Idalinos, mascarenhas, salvatoris fernandos e outros moços mais alguns de outros sitios anda tudo ao mesmo!!
Promessas da campanha eleitoral do PS já eram ....tudo foi por terra.

Anónimo disse...

Em sintonia ... ainda hoje passei por lá e pensei no mesmo " Dakar..".

Quanto ao estar previsto no Orçamento e verbas adjudicadas... TÊM SIDO SEMPRE O MESMO NOS ULTIMOS 20 ANOS... vejam lá se a CMS não recebeu já verbas para a reparação desta estrada, vejam bem.

Já agora, o PR tem de voltar porque as "pinturas" de preto alcatrão estão a desaparecer (ex: Estr. Costa do Norte) e não me venham dizer que é da intempérie porque estive estes dias de Festas na zona mais afectada pelo mau tempo e as estradas NÃO têm este mau piso...

MÁ gestão? sem dúvida...

P.S.: Já viram e compararam o orçamento de Sines com o de Odemira ou Beja... é uma vergonha.
Per capita estamos no top ten... em gastos.

Passem bem , mas cuidado com os buracos

Anónimo disse...

ao anonimo das 7h44 cuidado pois pode ir ao jantar também.

depois admiram-se de ir a tribunal só publicam o que interessa.

Para o M. Lança para as vezes que ele sai de Sines as estradas estão boas e para o rali dos seus também estão boas. É pena que só saiba dizer mal pois tinha algum futuro nesta terra, mas no seu??????????? partido só sabem dizer mal...

Bem Haja

Anónimo disse...

Ao anónimo das 7:17 PM,

A verdade é que a manutenção das estradas e caminhos municipais não é devidamente efectivada, ou simplesmente descurada.
É para poupar para a manutenção das obras megalómanas.

Anónimo disse...

AS ELEIÇOES JA ERAM!
MAS AS RUAS E ESTRADAS CONTINUAM NA MESMA UMA VERGONHA
ACHO QUE ESTAMOS ENTREGUES A GENTE INCOMPETENTE QUE NAO SAI DOS GABINETES E GASTAM A MASSA EM FESTINHAS E A NOSSA TERRA E UMA VERGONHA EM COMPARAÇAO COM AS OUTRAS AQUI AO PE
NAO SAO DIGNOS DE QUEM VOTOU NELES
DEIXO AQUI UM CONSELHO QUEM FOR COMPRAR UMA VIATURA E MELHOR COMPRAR UM JIPE PARA CIRCULAR NO CONCELHO

Anónimo disse...

Para pensar,Odemira o maior concelho do Pais e um dos mais carenciados, reduziu o IRS em 2,5%
Sines com os votos dos Vereadores do Sim e do PS votaram um desconto ao cidadão 0,5%,tenham vergonha esta oposição devia ser corrida.

Anónimo disse...

Vergonhoso!!! Essa estrada é um perigo para quem la passa, é uma vergonha para todos nós sineenses apresentarmos tamanha tristeza.

Mas o pior é que não é so essa estrada, infelizmente dentro da propria localidade o que vemos é buracos e mais buracos em todas as ruas.

Temos o FMM muito bem, mas depois aos melhares de pessoas que nos visitam apresentamos estas estradas, passeios, passaderias e iluminação das mesmas, etc etc..

Anónimo disse...

Eu já não passava por aqui à algum tempo. Está tudo na mesma é só dizer mal. Com o tempo que tem feito é normal que estas coisas aconteçam. Só falta virem para aqui dizer que o que aconteceu ao telhado do pavilhão também é culpa do presidente. Como muito bem disse o senhor vereador são telhas velhas com 20 anos é normal estas coisas sucederem. Ainda os vou ver a exigir que o senhor presidente controle a chuva e o sol.

Anónimo disse...

Pois é, há sempre a desculpa de que está previsto no orçamento, que está "quase" adjudicado, está só à espera dos "fundos" comunitários ou não (que existem à anos, mas nunca foram utilizados nas estradas municipais de Sines), e com estas ou outras desculpas, as obras NÃO são executadas...

A única coisa que se arranja é a "areia" para atirar aos...olhos dos Sineenses...

Obras...só as megalómanas...mesmo assim, projectos são muitos...obras são poucas...

Quantos quilómetros de estradas municipais tem Sines?...
Sóóóóóóóó....tão poucos e tão mal tratados....
Deve haver algum engano...essas estradas ainda devem pertencer ao Gabinete da Área de Sines...porque se fossem da Autarquia já tinham sido reparadas há muuuuiiiiitoooo tempo...
"Só visto"....

Anónimo disse...

Mais buracos que esta estrada só mesmo a edição deste ano do Carnaval de Sines que não vai sair.
Mas neste caso são os buracos nas contas da Siga a Festa.
Um bom 2010 e que siga a festa.

Amigo do Carnaval

Anónimo disse...

ANÓNIMO DAS 10.23
PELOS VISTOS PICOU-SE OU FICOU EMBAÇADO COM TANTOS JANTARES

TEM TODA A RAZÃO QUANDO DIZ QUE AS ESTRADAS ESTÃO BOAS PARA FAZER RALY


BEM HAJA

Anónimo disse...

ANÓNIMO 11.50
SIGA ATÉ VILA NOVA DE MILFONTES QUE PERTENCE A ODEMIRA
VEJA SE NOTA ALGUMA DIFERENÇA NA ESTRADA
EM ODEMIRA TAMBÉM CHOVE E FAZ VENTO

Anónimo disse...

ò Sr anónimo das 11.50, então vocemecê tambem vem para aqui chamar "burros" aos outros????...
Então a estrada de Porto Covo está como está por culpa de quem?...
Do mau tempo?...Ou será do mau governo da nossa autarquia, que não ligou nenhuma á estrada?...
No estado em que está, não tarda e algum acidentado ali, coloca a autarquia em tribunal (e muito bem), por ser a culpada dos acidentes ali ocorridos...
E o buracos nas ruas de Sines, são culpa de quem?...
Do mau tempo ou da má qualidade das mesmas ruas...o alcatrão ou mais moderna, a massa de alcatrão é substituida por tinta preta...e depois o tempo é que tem culpa dos buracos se abrirem?...
Não joguem AREIA para os olhos das PESSOAS, porque as PESSOAS não são "burras"...

Já agora, as telhas voaram porque os pernos que as seguravam apodreceram...
Se tivessem sido substituidos por novos, já não tinham voado...

Se não tratarem das outras, ainda voarão mais...

O "mau tempo" serve de desculpa para muita coisa...incompetência por exemplo...

Anónimo disse...

Quem quiser Carnaval pode ir para o casão trabalhar...
Há lá muito que fazer...

Se não souberem fazer nada, lá aprendem qualquer coisa...é preciso é força de vontade...

Contamos com todos os que quiserem fazer um Carnaval melhor...

Carlos Malafaia

Anónimo disse...

Finalmente isto começa a aquecer após um periodo de nojo pelo resultado das eleições autárquicas. Aqui nojo pode ser aplicado simultaneamente nos seu dois sentidos. Nojo pela forma como o SIM conseguiu vencer as eleições e a sua prática a todos os níveis deplorável e nojo enquanto luto pela Cidade de Sines e as suas gentes ao ficarem entregues ao SIM (núcleo aglutinador dos interesses instalados). O caso da estrada aqui apontado é apenas um exemplo de muitos outros que não serão resolvidos por pura incapacidade da equipa governante. É fácil governar quando se nada em dinheiro proveniente de empréstimos em cima de empréstimos, o problema surge quando chega à hora do seu pagamento. A CMS sofre do mesmo problema do resto do país, está em insolvência devido à estultícia no recurso ao crédito. O ciclo Mamual Coelho fechou-se contra a sua vontade, ele não quer e resiste, contudo é já um cadáver político paralisado por contradições acumuladas por falta de um rumo bem definido. Apenas o PS não percebe e continua a segurar este Frankenstein na esperança de canabalizar algumas réstias de poder, pior para eles, vão os dois ao fundo.

FOLIÃO disse...

Caro amigo do Carnaval, buracos nas contas da Siga a Festa!!!!Se está tão incomodado, porque não se faz sócio e participa nas reuniões ou então ajude a tapar esses buracos da chuva e outras coisas que se não sabe mas deveria saber e como diz o amigo Carlos Malafaia que tal passar pelo casão e dar uma ajuda, é que isto de só criticar não contribui para um carnaval melhor. É verdade todos criticam mas na hora de trabalhar de borla e dar a cara e responsablizar se pelas contas ninguém quer é mais fácil falar. Fique também a saber que o valor deve ser dado, a quem trabalha e faz alguma coisa pela terra, que talves não seja o seu caso.
SIGA A FESTA - VIVA O CARNAVAL DE SINES

Anónimo disse...

Pois nós vamos para lá trabalhar e os louros quem os leva é a outra... e o seu presidente, que com mais dificuldade ou menos dificuldade lá vai arranjando maneira de "deixar uma memória futura", cada vez maior.
Se querem louros trabalhem para eles. E depois não entendo porque é que os que trabalham para o Carnaval têm de ser uns beneméritos. Os artistas, neste caso todos aqueles que fazem efectivamente o Carnaval, muito legitimamente, deveriam ter uma compensação pelo seu esforço.
Um pouco em sentido figurado: "Querem palhaços paguem!"
(sei que alguns daqueles que sempre contribuiram para o carnaval se vão sentir melindrados, lamento que assim seja, mas por vezes algumas das companhias que escolhemos trazem-nos destas coisas.)

Anónimo disse...

Isto à coisas engraçadas, agora é que a direcção do Carnaval decidiu abrir as reuniaoes aos sócios e o casão ao povo?

À cerca de 2 anos era expressamente proibido entrar no atelier. Tinhamos de tocar à campainha e depois la vinha o sr porteiro, so podiamos entrar após a aprovação do mesmo. Isto foram ordens que o mesmo recebeu da direcção.

Em 2010, é que o povo pode entrar à vontade no casão e participar em reuniões. Isto é mesmo de chorar a rir.

Existem muitas histórias que o povo desconhece.

Anónimo disse...

este post do carnaval fala zero, mas aproveitam logo para desviar a atenção das pessimas estradas que temos em Sines, do Carnaval vai haver tempo para falar e muito, agora das vergonhosas estradas que temos ha anos em Sines o tempo é o unico culpado.. ai ai

se o carnaval não sair ate é bom, os carros não se estragam nestas estradas.

Anónimo disse...

Sr.anónimo das 8.51 não diga tantos disparates,nunca ninguém foi impedido de participar na construção dos carros nem nas assembleias desde que seja sócio como em qualquer Associação, desde que seja para ajudar e não para destruir o trabalho dos outros nem o material que se encontra no local todos são benvindos mas desordeiros não obrigado.Se tem tanta vontade de rir talvez seja melhor chorar, sabe amigo lava a alma e talvez a sua esteja a precisar, para não levantar calunias nem dizer o que não sabe.
Quem gosta de Sines e do Carnaval continua e fazer por isso, quem não gosta e tem problemas critica !!!!!FORÇA PESSOAL O CARNAVAL É UM FESTA DO POVO.

Anónimo disse...

LIGARAM-ME DO PORTO COVO PARA ME DIZEREM QUE A ESTRADA ESTÁ A SER REPARADA
ESTÃO A POR TERRA NOS BURACOS
SIM TERRA NOS BURACOS EU PENSEI QUE ESTAVA A OUVIR MAL MAS É VERDADE
TERRA NOS BURACOS NA ESTRADA ALCATROADA DO PORTO COVO

,,,,, FAZEMOS OBRA ,,,,

Anónimo disse...

Estão com azar. Vão atirando tiros para todo o lado só com o fito de denegrir. Ele é as estradas, as ruas, a limpeza, as sarjetas, o pavilhão e quando isto não chega vão buscar o carnaval. Como tudo isto não pegou não me admira que a seguir venha a "agua contaminada" e o ambiente, alguma há-de pegar voçês de tanto tentar conseguem. Más linguas!

Anónimo disse...

ATENÇÃO
HOJE 8-1-2010 ACIDENTE MUITO GRAVE NA ESTRADA DO PORTO COVO
UM CARRO CAPOTOU DERIVADO AO ESTADO DO PISO
ESTEVE LÁ BOMBEIROS GNR PROTECÇÃO CIVIL E UMA CARRINHA DA CMS

COMO O OUTRO DIZ .. FAZEMOS OBRA ..

Anónimo disse...

PARA OS ANÓNIMOS DAS 10.23 3-1-10
11.50 4-1-10
2.07 7-1-10

HOJE HOUVE UM ACIDENTE MUITO GRAVE NA ESTRADA DO PORTO COVO
ESTOU A ESPERA DOS VOSSOS DOCUMENTÁRIOS NÃO TENHAM MEDO DE FALAR

PJA disse...

Denuncia Publica

Ontem dia 07/01/2010, na minha viagem Milfontes para Sines, na dita estrada MUNICIPAL 554 furei dois pneus apesar de não ultrapassar os 40 km/h, talvez deste modo tenha evitado algo mais grave que o incomodo e o gasto de 170 € para a substituição dos dois pneus após a chamada do ACP para me rebocar o carro.
Conclusão tenho de agradecer ao Sr Presidente da CM Sines de estar a passar a factura a quem aí necessita passar.
Gostaria de perguntar ao Sr. Coelho se por acaso não tem ido a Cuba (de Fidel Castro)?
É que lá (apesar das dificuldades) actualmente, dificilmente, encontramos uma estrada em tão mau estado. Eu sei que o Sr. Presidente em tempos viu estradas muito más por lá, e que talvez por questão de solidariedade partidária deixou quase 20 anos a estrada neste estado. Mas agora já o Sr. é independente. E Cuba melhorou as estradas.
Já não é uma questão de verba ou de tempo. É Inércia, desmazelo e falta de respeito.
VERGONHOSO para si, VERGONHOSO para a sua equipe. VERGONHOSO para o Concelho. VERGONHOSO para o País.
POR CERTO NÃO É ESTA A IMAGEM TURÍSTICA QUE QUEREMOS PARA A REGIÃO E PARA PORTO CÔVO.
Os seus munícipes, e não só, merecem mais e melhor.

PS: Odemira é muito maior em área tem menos recursos e a diferença no cuidado das vias é muito evidente.

PJA

Anónimo disse...

alguém ficou ferido lá vai a câmara entrar em despesas devia o presidente ser chamado a prestar contas e pagar por ser tão incompetente

Anónimo disse...

ENTÃO MINGUEM COMENTA O ACIDENTE
ESTÃO COM MEDO DE FALAR . NÃO TEM ORDEM DE FALAR OU NÃO SABEM O QUE DIZER


COMO O OUTRO DIZ FAZEMOS OBRA

Anónimo disse...

É triste ver que até a pouca sorte de alguém vos serve para fazer ataques politicos. Acidentes, infelizmente, sucedem todos os dias. Foi um azar, sucedeu nesta estrada como podia ter ocorrido noutra qualquer, mas as vossas mentes mesquinhas logo viram uma opurtunidade de fazer ataques.

Anónimo disse...

TENTOU-SE ALERTAR PARA O ESTADO DA ESTRADA INFELIZMENTE JÁ NÃO SE FOI A TEMPO DE EVITAR UM ACIDENTE
NÃO FOI APROVEITAMENTO POLITICO

Anónimo disse...

A "pouca sorte de alguém", que, nalguns casos é provocada pela incúria de "outro alguém"...
É este o caso...

Anónimo disse...

Caros,

Ler algumas das opiniões aqui expressas,defendendo e justificando o estado deplorável em que se encontra esta "estrada",è um autêntico exercício para Loucos(com o devido respeito pelos residentes na Av.do Brazil em Lisboa).
Embora não tenha formação na area da saúde,estou em crêr que estamos na presença de um problema de dêmencia .
Infelizmente,tenho que utilizar diáriamente a estrada em questão.O lado positivo da "coisa",é que tenho que o fazer por uma boa causa,pois sou daqueles previligiados que ainda têm emprego,que pagam os seus impostos,pagam na hora as reparações ao automóvel na região,e que chegam ao fim do dia com um sorriso na cara.Enfim!!para "alguns",um verdadeiro "Otário".
Os Iluminados do poder Autárquico neste concelho,seriam garantidamente processados CRIMINALMENTE,caso estivessemos num País civilizado.
Circular nesta estrada e nas alternativas á disposisão, neste concelho e para este itenerário,é equivalente a termo-nos que nos sugeitar voluntáriamente a uma tentativa de Homicidio Premeditado.
Bom,a titulo de sugestão julgo que não seria desmedido propôr a criação de uma Associação,que pudesse defender os direitos legitimos,de todos aqueles que usam
as estradas neste concelho.
Bem hajam.

Anónimo disse...

Boa Tarde,
Por este blog ter uma imensa repercursão e na esperança de ver a situação da estrada o mais brevemente resolvida, venho desta forma apresentar o meu descontentamento em relção à estrada Porto Covo - Sines. Já envie reclamação para o departamento de fiscalização das vias do concelho de Sines mas não sei terá algum efeito. Vivo em Vila Nova De Milfontes e trabalho em Sines e nestes últimos dois meses já furei dois pneus e tive de alinhar a direcção do meu carro 3 vezes embora circule nessa mesma
estrada a reduzida velocidade mas de facto é impossível falhar os buracos pois eles estão em todos os sitios. Está ali uma situação bastante grave para os automobilistas que como
eu encontram nesta via a forma mais viável para chegarem ao trabalho. Gostaria de alertar
para esta situação para que tal se resolva o mais breve possivel pois é mesmo insustentável aquela situação para além das enormes despesas que nos acarretam e da
insegurança. de facto tenho de passar ali todos os dias e tenho bastante receio de ao passar num buraco o carro deslize e va bater noutro carro. Ninguém lhe agradaria essa
situação.

Atentamente

PJA disse...

Meus Caros,
neste momento, creo que já deu para perceber bem o estado dessa mesma estrada e dos transtornos e perigos que representa. Bom existe uma pequena excepção para os fundamentalistas politicos que acham que tudo isto é só para dizer mal. A esses "cegos"(que me perdoem os invisuais) pergunto se por acaso andam de avião ou têm algum meio de transporte levitante?

SUGIRO QUE ENVIEM RECLAMAÇÂO MASSIVA PARA A CAMARA.

Fax 269 633 022
Email info@mun-sines.pt

RECLAMEM temos direitos ou não? Não nos fazem favor nenhum arranjar essa estrada, afinal o dinheiro é nosso, porque o estado somos todos nós.

PJA