terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SUPER Vasquinho em grande tarde de futebol em Sines

Edson Malik saltou do banco para resolver o jogo

Domingo, começou a segunda volta do campeonato distrital da 1ª divisão e que teve dois jogos com especial importância, o Sesimbra-Amora (1º X 3º) e o Vasco da Gama-Olímpico Montijo (4º X e 2º) juntou em dois jogos os quatro candidatos ao título de campeão.
Nós por entrarmos para a segunda volta com dez pontos de atraso em relação ao primeiro não jogamos a 'toalha ao chão' e lutaremos até que matematicamente seja impossível sermos campeões.

Depois do empate (3-3) em Sesimbra, na última jornada, em que a vitória se ajustava à nossa exibição, recebemos em Sines o Olímpico Montijo, 2º classificado, em mais um jogo de elevado nível e em parte decisivo para a nossa equipa.

Quem se deslocou até ao estádio municipal de Sines para ver o jogo certamente tão cedo não irá esquecer este jogo de futebol, que teve de tudo: bom tempo, 9 golos, 4 expulsões e muita emoção até ao apito final. Na minha opinião estiveram frente a frente as duas melhores equipas do campeonato e pena foi que a terceira equipa (arbitragem) em campo ainda não esteja à altura destes jogos, culpa de quem os nomeou para arbitrar este jogo.

Aos 15 minutos da 1ª parte já vencíamos por 3-0, fantástica entrada em jogo com muita concentração, respeito pelo adversário e 100% de eficácia foram factores determinantes para este começo de jogo, a que se deve juntar alguma falta de humildade do Olimpico a encarar o jogo. Somente após estar 3-0 o Olímpico percebeu que estava a defrontar uma grande equipa e que teria que jogar muito para a vencer. Reduziram para 3-1 numa jogada que até houve mais demérito nosso que mérito do adversário, poderia começar ali um crescimento do Olímpico sobre nós mas na sequência da bola de saída e continuando com uma eficácia muito grande, marcamos o nosso 4º golo mantendo assim a diferença de três golos. Aos 30 minutos com cinco golos e muita qualidade no espectáculo, eis que surge a equipa de arbitragem a exercer aquilo que não se pede a esta "equipa" : protagonismo, para o que taerá contribuido a inexperiência e alguma influência do estatuto do treinador do Olímpico, o antigo internacional Fernando Mendes.
Expulsão de Nuno Diogo por acumulação de amarelos, o primeiro após falta normalíssima a meio campo e o segundo amarelo num penálti muito duvidoso, que o Olímpico aproveitou para reduziu para 4-2 e em cima do intervalo voltaram a reduzir para 4-3 com que chegamos ao intervalo.

O jogo estava relançado e a segunda parte prometia, nós com dez jogadores e o resultado pela margem mínima, antecipavam os segundos 45 minutos muito difíceis. O mister ao intervalo por força da expulsão do Nuno (defesa esquerdo), lançou no jogo o Filipe Mariano e o sacrificado pela circunstância foi o nosso avançado Tiago Sobral para refazer a defesa.

Na segunda parte o jogo ficou claramente condicionado pela actuação do arbitro ao distribuir muitos cartões amarelos, na sua maioria aos nossos jogadores que se traduziria em 3 jogadores expulsos por acumulação de amarelos, dois dos quais do Vasco (Daniel Direito e Paulinho).
Na sequência de uma jogada dentro da nossa àrea precedida de falta sobre o guarda-redes, surge o empate. Jogada fácil de ajuizar apenas para quem não teve dúvida sobre o penálti assinalado na 1.º parte. Após o empate, resolveu o àrbitro chamar a si as atenções, primeiro expulsa um jogador do Olimpico, ficando o jogo duplamente empatado, em número de golos - 4 - e em número de jogadores me campo - 10.
O mister mexeu na equipa, entra o Edson, para o lugar do esgotado Idi refrescando assim o ataque, e equilibrado, através de mais posse de bola da nossa parte. O ressurgimento da nossa equipa, fazia prever o golo da vitória, quando o àrbitro expulsa Daniel Direito por ter chutado para fora do rectâgulo de jogo uma de duas bolas que se encontravam em campo. Muito rigoroso este arbitro...para o Vasco.
Nove para dez e o jogo a caminhar para o fim quando o Edson após passe do Filipe Mariano desfaz a igualdade marcando o 5-4 com que acabou o jogo, mas ainda antes do final mais uma expulsão por acumulação de amarelos, desta vez ao Paulinho, mesmo oito contra dez não foi suficiente para derrotar o Vasquinho.

1-0 (Roberto Guia), 2-0 (Tiago Sobral), 3-0 (Tiago Sobral), 3-1, 4-1 (Paulinho), 4-2, 4-3, 4-4 e 5-4 (Edson Malik).

O momento do 5º golo só poderia pertencer ao Edson, por tudo o que ele tem passado em 2 anos devido às lesões constantes e graves que não lhe permitiram ajudar mais vezes o grupo, estava guardado para ele este momento que bem o mereceu. Este golo para nós, colegas, e principalmente para ele é mais que um golo e que três pontos, é uma lição de como se vence e se luta contra as adversidades, o Edson é um exemplo para todos nós, Vasco.

Uma nota final para o excelente ambiente que se viveu no estádio, talvez o jogo com maior assistência em Sines onde os sócios e adeptos do Vasquinho nos ajudaram muito nesta vitória. Gostaríamos de poder contar sempre com este apoio no nosso estádio.

6 comentários:

Anónimo disse...

Grande jogo sim srº., muita emção e qualidade!

Vasquinho humilde, aguerrido e de qualidade muito assima desta divisão. Os miudos e os misteres estão de parabéns, orgulharam Sines e honraram a camisola do Vasquinho!

Anónimo disse...

FOMOS GRANDES!!! este o caminho, os miudos são homens dentro das 4 linhas, foram gigantes.

PARABÉNS

Anónimo disse...

o Fernando Mendes é um porco do pior. Os arbitros têm medo de oi expulsar do banco e beneficiam sempre o Olimpico. Foi uma vergonha a arbitragem no domingo que fez tudo para nos prejudicar. Agora na Amora mais um jogo grande

boa sorte
contra tudo e todos, VGAC

Anónimo disse...

o Edson merece td de bm, parabéns bumbu!! se o 'velho' Edson estiver de volta as outras equipas tnhm mt cuidado

força vasco

Anónimo disse...

Entao a malta dos treinos de conjunto não tem uma palavrinha para estes ultimos 6 jogos do Vasquinho?? Ficava-lhes bem, mas ok é so quando voltar (se voltar) um ou outro mau resultado. o custume.

Juntem-se á familia do Vasco

Anónimo disse...

Força VAAAAAAASCO...