quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sinais do futuro

Para o FMI uma das soluções para resolver o défice português poderá ser a subida do IVA. O FMI considera ainda, ser essencial ser "imperioso" o Governo descer os rácios da dívida pública, nomeadamente através da contenção dos salários da Função Pública e das transferências sociais.

Segundo a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP) é imperioso que o Governo, em 2010 " siga uma política de grande contenção Orçamental, tanto mais que 2009 foi um ano de significativa redução dos preços, de juros, e de aumento das remunerações dos funcionários públicos", lê-se num comunicado.

Estas associações sugerem ainda que se mantenham "medidas temporárias de combate à crise, nomeadamente as de apoio às empresas", a eliminação do pagamento especial por conta, a criação de um regime simplificado em IRC para empresas abaixo de um determinado limiar de volume de negócios, a revisão ponderada do IMI e do IMT, a generalização do prazo de um mês para os reembolsos do IVA e o alargamento temporário dos prazos de pagamento do IVA.

As projecções do FMI assumem que o défice de 2009 deve cifrar-se em 8% do PIB, valor que vai piorar até aos 8,6% este ano. "Sem novas medidas, o défice deve voltar a aumentar em 2010 antes de registar uma queda para 5 ou 6% do PIB em 2013, sendo que o rácio da dívida pública sobre o PIB deve aproximar-se dos 100%", lê-se num relatório hoje publicado.
Para o FMI, uma coisa é certa: "as políticas actuais são insuficientes para atingir o objectivo de reduzir o défice até 3% do PIB em 2013".

1 comentário:

Anónimo disse...

No relatório do FMI e em grande destaque, era referido que estas previsões não se aplicavam ao concelho de Sines.