sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pedra do Homem chega ao fim


"a menos de um anúncio mais formal por parte da administração deste blogue faço com este tema sobre o qual escrevi várias vezes ao longo de cerca de 4 anos, para muito poucos leitores convenhamos, a minha última participação. Que aliás é já uma pós-participação já que a decisão tinha sido tomada algumas semanas atrás. O Pedra do Homem foi um prazer pessoal e um exercício de cidadania à maneira de cada um de nós. O resto são cantigas."

In Pedra do Homem, 19.01.2009


Deste modo a blogoesfera e Sines, em particular ficou mais pobre. Deixamos de ter com periodicidade regular, aquela que é a opinião mais abalizada e inteligente da nossa região das últimas gerações. Não é um elogio gratuito, mas um reconhecimento generalizado, mesmo daqueles que por motivos vários detestam o José Carlos Guinote. Da minha parte compreendo e entendo, o direito de cada um participar quando entende e a deixá-lo de fazer quando pretende. Todo o guerreiro merece o seu descanso.
Da minha parte as portas da Estação de Sines estão escancaradas para a colaboração do J. C. Guinote sempre que o entender.


Em jeito de homenagem aqui deixo uma transcrição de parte do último post da Pedra do Homem, que atesta bem a qualidade due doravante deixaremos de usufruir.
"Quando se passa o tempo a discutir a protecção civil que, no essencial, é uma paródia com a sua municipalização, abdicamos de tomar a decisão de nos protegermos. Por exemplo começando por um programa de reforço sísmico do parque escolar, como parte essencial de um programa de reconstrução das escolas. Estendendo depois essa intervenção a todos os edificios públicos particularmente os da área da saúde e indo por aí fora. E sendo implacável com as construções particulares que devem ser, na fase de licenciamento, objecto de verificação e de certificação do ponto de vista estrutual. Feito por entidades qualificadas de forma a permitir que fiquem no mercado os tecnicos mais competentes. Trabalho que não pode ser feito pelas autarquias cuja incompetência nesta matéria, e noutras, é notória.Há, pois é, isso levava mais tempo e não dava para as eleições. É a tal questão do período de retorno. Os sismos e os políticos não se encontram neste país e isso tem sido assim quer os políticos sejam mais à esquerda ou mais à direita. A ignorância não tem sido sectária neste particular."

7 comentários:

Anónimo disse...

So posso dizer que tenho pena pois os artigos eram exçelentes como o ultimo!
Ate um dia destes pois sei que ele vai voltar ATE LA BOA SORTE

Anónimo disse...

É das cabeças mais inteligentes de Sines, na actualidade.
Tem o seu feitio, como todos nós, não tem papas na lingua, ao José Carlos Guinote ninguém o cala...
Há quem não goste dele, como qualquer outro cidadão...
Vê a floresta toda e não só a arvore que está à sua frente...
Não acredito que fique calado por muito tempo...
Não é YESMAN nem nunca será.
É uma voz que os Sineenses não podem deixar de ouvir...

Ficamos à tua espera Guinote...

Anónimo disse...

Sines nunca foi boa mãe para os seus filhos,considero o J.carlos Guinote o expoente máximo da sua geração,inteligente,frontal e corajoso.O seu trabalho tem sido vergonhosamente tropedeado pela CMS
é uma pena que ninguém veja isso,nem sequer a oposição do PS que por aquilo que faz devia pedir a demissão.Guinote vai por mim ,deixa esta terra e procura vida noutro lado, Sines não te merece.

Anónimo disse...

Lamento muito mas as pessoas nesta região que ousam pensar pela sua cabeça e assumir as suas posições acabam sempre por ser prejudicadas e atacadas de toda a forma. O JCG é um grande sineense, assim como o Braz, gente de grandes capacidades, gente pouco comum neste malfadado concelho, que sofrem na pele as posições que assumem e que tão bem fundamentam, não se limitando à critica pela crítica. Sines precisa de toda a massa critica para poder crescer e progredir. Não pode deixar encostar aqueles que são bons sineenses e bons opinadores, porque qualquer dia por este andar só temos a versão do que nos querem impigir e não há massa critica nem contraditório. A vida tem vários lados e não apenas os paraísos que os poderes instituidos nos pretendem vender.

Anónimo disse...

como todos os génios JCG comenteu erros, o principal ter ficado em Sines. Tivesse saído e hoje era olhado como um DEus neste meio pequeno, tacanho e invejoso, como, aliás, todas as terras pequenas.

Seja no meio profissional, como académica, JCG é uma referência não apenas regional. Quantos sabem que faz parte dos leitos do Courier em Portugal, ou que o seu blogue era amiúde referido na antena 1, pois é os caciques de Sines é que sabem.

A história fará a sua justiça, os nossos netos e bisnetos leram muito do que hoje escreve, apenas o faz à frente do seu tempo.

efernandes disse...

Um dia destes dá-te as saudades e vais voltar. Permite apenas mais uma coisinha:
Comentários criteriosamente aprovados...

Anónimo disse...

Ufaaaaa, ainda bem que fechou, não deixava ninguém comentar porquê?
Só ele é que sabe? Só ele é que tem razão?
Estação de SINES .................sempre.