domingo, 31 de janeiro de 2010

A imprensa Local


Qualquer coisa entre o sectarismo próprio de um jornal oficial de um clube, o militantismo de uma panfleto eleitoral e o culto do chefe e da sua obra comum nos meios de comunicação ditatoriais, o único meio de comunicação impressa do nosso concelho, o Sineense, vai fazendo o seu percurso. Chega a ser ridículo para quem conhece toda a noticia e não apenas a noticiada.

A forma como ignora a míngua dos recursos da autarquia, os investimentos adiados, os problemas laborais dos funcionários autárquicos, a falta de visão e estratégia para o Concelho, os problemas da poluição que desgraçadamente nos empurram para inevitáveis problemas de saúde, o empobrecimento da participação cívica local, o atrofiamento das associações e colectividades cívicas, o modo como desconhece a polémica e não aceita o contraditório, nem à luz da gestão das expectativas e da tentativa de insuflar optimismo nas gentes se compreende esta sanha de alardear a ideia de fazer, a promessa por cumprir, o auto-elogio da concretização e a perpetuação das virtudes das obras realizadas. Todo um percurso que entre a ideia e a realização medeia uns bons anos, mas é sempre noticia actual.

Que interessa ao Siniense que o GISA tenha uns bons anos, que tenham antes existido igualmente ambiciosas iniciativas sem sucesso, que a autarquia tenha contribuindo com apenas uns míseros euros para a sua realização, que ainda nada de concreto tenha resultado, que a poluição continue a empestar o ar e a nossa saúde. Que importa ao Siniense que o Centro histórico esteja completamente abandonado, muito pelo contributo das políticas dos últimos anos, que o CAS tenha sido a machada final, que o encerramento do trânsito tenha afastado os últimos clientes das últimas lojas, que as Tasquinhas fosse uma boa oportunidade de contribuir para a sua revitalização, caso não fossem na Avenida. Nada, apenas interessa propagandear o projecto de Regeneração Urbana do Centro Histórico, mais um. De que serve a existência de escolas com salas de dimensões reduzida, com má orientação e exposição solar, com recreio sem condições, que o percurso entre o refeitório e a escola se faça sujeito às intempéries, que o chão de madeira teime em levantar, que o mobiliário, os cabides, os estores, a fotocopiadora, consumíveis, tudo tarde. Nada conta a as condições degradadas e insuficientes das instalações desportivas do Concelho, os avanços e recuos nos investimento da Cidade Desportiva, da recuperação do Estádio Municipal, do Parque de Campismo. Este jornal não conhece o desemprego, a precariedade do emprego em Sines, a insegurança, a vida social e nocturna moribunda.

Nada, para este jornal a obra é gloriosa, Sines um caso de sucesso, os seus dirigentes Deuses do Olimpo e o amanhãs que riem estão aí, à nossa porta. Apenas alguns de nós, porque ignorantes, ingratos e mal agradecidos, é que não vimos.

Mas se no único jornal local que temos o escriba do editorial é o seu director, que também é presidente da autarquia, que também é mentor das obras que noticia, que também é notícia, que em suma é tudo, é culpa nossa, sinienses, que vamos baixando os braços e aceitando a vida e sociedade que nos impuseram, e um dia será tarde, se é que não chegou já esse dia.

11 comentários:

Anónimo disse...

De que importa que em muitos serviços da Câmara Municipal não existam fotocópias (à meses) por não haver toner, de que importa que não haja muitas outras coisa como simples papel pala limpar as mãos, etc...., não faz mal são só os trabalhadores da autarquia que o sentem. Para fora só passa a ideia -errada- de que tudo corre às mil maravilhas. E às pessoas de Sines, mais uma vez, pouco lhes interessa. É assim a realidade interna da CMS. Será que ainda chegará a pior???!!!! Infelizmente parece que sim

Santiago disse...

De que importa a Câmara estar em situação moribunda--sitio em que os trabalhadores têm que se submeterem
aos caprichos do Presidente,em que 80% por cento estão em sitios que não querem,mas estão obrigados a estar!
Uma Câmara que exige a uns que trabalhem a100% e a outros(os protegidos) que só apareçam ao trabalho às horas que lhes apetece-todos falam da funcionária do Pessoal que só entra ao serviço às dez horas -passa o tempo que é para estar a trabalhar no Bar-e depois vai tudo aos sábados trabalharem para fazer o que ela não faz-O Presidente sabe isto e muito mais e deixa andar-mas aos outro já sabe exigir (os que não são protegidos).
Uma Câmara que está sem orientação de ninguém--ali quem não quer não trabalha,e nada acontece-serviços assim e desorganização assi é como o presidente e vereadoras gostam!
Eu não me preocuparia muito com a falta de toner ou do papel higiénico eu se fosse presidente ou vereadora preocupava-me com muita gente que está aí a trabalhar a 90% para outras que nem 55 por cento fazem!
Preocupava-me pelas muitas ausencias em tempo laboral-preocupava-me com o mau exemplo de muita gente nesse sitio!
Ainda bem que há Câmaras bem perto de Sines mais orientadas e organizadas!
Metade desse serviços são uma autêntica vergonha !

Anónimo disse...

É um castelo de cartas...que bandeia, bandeia, mas não cai...

Anónimo disse...

Eu trabalho a 100%, para cumprir não chega que trabalhem 90%...

Os comentários são bem cedo para quem entra ás 9, fez um coffee break muito cedo...

Anónimo disse...

É com profunda tristeza que leio este tipo de comentários, isto é trabalhando juntos, o que faria se estivessem em empresas diferentes. Como é trsite o mundo cão do mercado de trabalho cheio de ENGRAXADORES que se fazem amigos de quem manda e depois cravam facas nas costas dos mesmos. Ao mesmo tempo inventam histórias de colegas para os comprometer perante a chefia com o fim de se promoverem. É assim que as coisas vão para a frente?
Não será melhor trabalharem, mostrem alguma competência, valorizem-se e valorizem com quem trabalham é o melhor que podem fazer.
Não vale apena andarem em almoços e jantares com quem manda a fazerem queixinhas pois quando chegar a hora eu estou convencido que será reconhecido a competência de cada um e olhem que há serviços a necessitar de levar uma volta.
Para finalizar um conselho: Fumem na parte de trás do Edificio principal pois fica mal estarem sempre ali na varanda a falar mal e a mostrar a vossa aptidão para trabalhar.

observador mas pouco

Anónimo disse...

Essa imagem tem direitos de autor... mas eu não te processo.
Quanto ao Sineense, saliento o comentário de queixinha que foi colocado antes da lista dos elementos da Assembleia Municipal... é de um mau perder... de uma falta de ética... e acima de tudo é a parte onde onde o SIM interfere directamente naquilo que devia ser somente CMS. Vida Publica,vícios privados.

vemo-nos em breve numa barra perto de si.

Anónimo disse...

Pois eu estou de acordo com tudo o que o Bráz aqui escreveu, pela simples razão de que é verdade e estamos fartos de exemplos. O Sineeense não passa de um pasquim do Narciso Coelho.
Que a malta da Câmara não faça um cu estamos fartos de saber, nem precisam de o vir para aqui dizer.
Deixo aqui um pedido a esses trabalhadores, quando arranjarem tempo entre dois cigarros vão por favor cortar as folhas penduradas nas palmeiras da avenida Vasco da Gama junto ao Forte e outras, porque é muito chato para os atletas que por lá andam terem que esperar que as palmeiras passem para depois seguirem o seu caminho, sob pena de levarem com um ramo nas trombas.
Ainda o Coelho queria ampliar a avenida até á rotunda de plástico, coitado, já nem se consegue ver ao espelho aquele Narciso.

SEMPRE EM FRENTE disse...

Naquele tabuleiro de xadrez mal elaborado senão começarem a mudar as peças do jogo vai aparecer mais situações esquisitas!
Se o presidente não começar a interessar-se pelo que se está passando a nivel de certos locais de trabalho,vai haver casos que vão agravar o que já existe!
O presidente não pode só estar de olhos nas G.O.P. -as vereadoras andam ainda a vêr se sabem no que se meteram!
Não esquecer que acontecem ali situações criadas pelos funcionários que ainda não aceitaram o Presidente como o Vencedor-funcionárias ainda muito dependentes emocionalmente do ex-vereador!
Se certas pessoas que estão a dirigir certos serviços não forem mudadas de sitio as coisas vão piorar!
Com tantos licenciados ainda sem vícios..pensem em 2 ou 3 e coloquem-nos a orientar tais secções que neste momento já estão em rota de colisão!
Na Câmara há pessoal bom - mas também há o pessoal muito mauzinho-Pensem em fazer alterações -o ambiente de certeza que irá mudar!
Não esquecer que o ambiente existente não está a ajudar a imagem do Presidente e da Câmara--e para muito pessoal,quanto mais confusão e conflitos existirem maior a satisfação!
Há ali muitos P.C. a ajudarem nesta confusão-eles querem instabilidade-eles querem que o Presidente fique nos cornos do touro!

Anónimo disse...

E o que interessa tudo isto? O povo não legitimou esta forma de governar? Quem sois vós para por em causa o voto soberano do povo? Se não se sentem bem mudem de terra! E se as eleições fossem hoje a vitória ainda era maior, muitas pessoas que votaram PS hoje votariam MC.

Anónimo disse...

parece que já existe pessoal a querer saltar do barco....
Mobilidade...Huum...
Agora chefias de fora! Essa é boa...mais uns ordenados para agravar a crise. Para quando utilizar a prata da casa?

Anónimo disse...

FAÇAM GREVE
FAÇAM COMUNICADOS
FAÇAM QUALQUER COISA

NÃO TENHAM MEDO
O POVO DE SINES ESTÁ DO VOSSO LADO