domingo, 24 de janeiro de 2010

Capacidade de atracção de investimento

A Deltabox, uma empresa de electricidade e instrumentação industrial que trabalha com empresas do Complexo Industrial de Sines, inaugurou novas instalações num investimento de 400 mil euros. A empresa, que está sedeada em Vila Nova de Santo André, construiu novas instalações na Zona Industrial Ligeira num terreno de mil metros quadrados cedido pela Câmara.

O que poderá levar empresas como a Deltabox a escolher Sines em detrimento de outros Concelhos? Utilizando o jargão economês, quais os factores competitivos de Sines para atrair empresas satélites do Complexo industrial de Sines, PME´s forte geradoras de emprego? Disponiblidade de terrenos, boas infraestruturas, preço m2, tarifa água, taxa de RSU, IRS, IMI, alojamento em Sines, custo de vida, segurança?

Não, nada disso. Actividade cultural e desportiva, praias e gastronomia, continuam a ser os factores de atracção comparativamente aos concelhos circundantes. Como não me parece que quem venha investir faça desses factores um elemento de decisão, e como desde alguns anos Santo André acordou para esta realidade, a curto prazo assistiremos não apenas ao investimento na Zonas industriais de Santo André e muito provavelmente de Santiago, como ao desinvestimento na ZIL 2 de Sines, fruto do êxodo para outras paragens.

1 comentário:

Anónimo disse...

O comentário que enviei sobre este post não foi publicado. Porquê? Que eu saiba não era ofensivo. E se acha que a referência à pedra na parede não é verídica e por isso podem processá-lo, digo-lhe que não tem razão. Refere-se a uma casa muito velha, na rua do armadilhas e ao pé de um supermercado . a casa tem uma pedra na parede ao nível do 1º andar, onde em tempos se apoiou um vaso de flores, e os técnicos da CMS acham que a lage é de alto valor patrimonial e nada de alterar a fachada. Sem alterar a fachada não há obras e por isso a casa contribui para o lindo aspecto do CH.
MPDAguiar