segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Viva o planeamento

A Câmara Municipal de Sines aprovou a Declaração de Interesse Municipal da construção do novo Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora em Sines (Projecto CIEMAR), que permitirá a agilizar o seu percurso de licenciamento.

O novo laboratório será construído onde hoje se situam os viveiros de marisco na Costa do Norte. O projecto permitirá recuperar os edifícios existentes, desenvolver actividades científicas, pedagógicas e culturais sobre o meio marinho e proporcionar qualificação académica e profissional.

è efectivamente uma boa solução para aquele espaço abandonado e degradado, mas também mais uma prova que as coisas na nossa cidade vão "acontecendo" muito ao sabor das iniciativas privadas e dos fundos comunitários. Planeamos e muito, pelo menos gastamos bastante em planeamento, mas depois basta um fundo comunitário para o "estudo da influência dos ventos sul, na migração das aves" e aí vamos nós abrir um observatório. Recorda-me a estória da mulher que chega a casa e diz para o marido:
-Olha querido, os meus sapatos novos. Foram muito baratos!
-Quanto custarma?
- Isso não sei, mas estavam com 30% de desconto.

19 comentários:

Anónimo disse...

Um edifício naquele local tem imensos custos de construção/manutenção.
O constante vento extremamente húmido e carregado de salitre provoca erosão costante. Para ser minimamente durável tem de ser construido com materiais que à partida são mais caros e requer manutenção constante.
Em termos de custos vai ser outro Centro de Artes.

Anónimo disse...

Há sempre que dizer mal,mesmo quando se diz bem, não é,Braz?
Acho muito bem a instalação do referido laboratório. E já agora sugiro que a CMS proponha à Universidade de Évora ou a outra a criação em Sines de um polo universitário ligado , por exemplo, à Biologia Marítima. Para além do signficado cultural de Sines passar a ter ensino superior, pensem no impacto económico da instalação de uma população universitária.É que o desenvolvimento de Sines não tem só de passar pelas indústrias poluentes- professores, assistentes e alunos universitários que aqui trabalhassem teriam de ter alojamento, frequentariam restaurantes e supermercados, cafés, livrarias, etc. Criem a procura, que a oferta aparece.
MPDAguiar

Anónimo disse...

Lamento, mas estes pequenos apontamentos humoristicos que por aqui pairam não conseguem disfarçar a dificuldade em debater de forma séria os temas que apresenta nos posts. Repito: uma coisa é um blogue que se auto-intitula de oposição, outra - por sinal muito diferente - é um blogue de bitaites de vão de escada.

Anónimo disse...

Ao fim de +-14 anos em local provisório... não está mal. Agora se tudo correr normalmente será inaugurado daqui a mais 4 anos, senão daqui a 8 ( menos uns meses ...).

Quem trabalha naquela instituição agradece.

Anónimo disse...

Gostava de saber como estão a decorrer as obras tão prometidas
CIDADE DESPORTIVA
AVENIDA DA PRAIA
CICLOVIAS
ESTRADA DO PORTO COVO
PARQUE DA CIDADE

Anónimo disse...

Gostava que alguém me informa-se porque é que não pintam as passadeiras
Será falta de vontade
Será falta de tempo
Será falta de euros
Será falta de fornecedor
ESTAMOS NO INVERNO ESTÁ ESCURO E NÃO SE CONSEGUE VER AS PASSADEIRAS

ONDE ANDA O RESPONSÁVEL PELAS PASSADEIRAS

Anónimo disse...

nao tem nada a ver, mas merece ser referido http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1447573&seccao=Sul

Anónimo disse...

Não estando em causa a bondade da construção do novo Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora em Sines (Projecto CIEMAR),pergunto:
E será que esta é a melhor localização? Será que esta localização não é ela propria uma agressão aquela paisagem?
Será que ela não vai ser o embrião para futuras construções?

Anónimo disse...

Admitindo que o tema "viva o planeamento" comporta a questão das passadeiras (a respectiva manutenção tem de ser planeada... o que nem dá muito trabalho, porque se sabe a duração média de cada repintura tendo em atenção a pouca qualidade da tinta usada) o respectivo responsável é, segundo o site da CMS, o vereador Nogueira.
E como é também responsável pela "fiscalização", que mande fiscalizar e saber a razão pela qual a iluminação pública da rua que vai da Humberto Delgado para a Docapesca está há muito tempo desligada. Será para "incentivar" a população a usar a avenida da praia como espaço de lazer e a frequentar o restaurante que lá está? Será puro desleixo? Será porque os senhores fiscais não fiscalizam fora das horas de expediente e mesmo que, como cidadãos, por lá passem e vejam a situação,acham que nada têm a ver com ela? Senhor vereador, ilumine-nos!!
Martinho Santos

Anónimo disse...

E os esgotos desses novos edifícios, vão para onde?...
É que ligar esgotos desde aquele local até à conduta mais próxima, não deve ser pêra doce...
Podiam construir nesse edifício uma sala para a Polícia Marítima, seria um local priviligiado para a vigilância da costa do norte...que não é feita actualmente.
Se vão gastar dinheiro que o façam num projecto bem elaborado.
Se querem algum retorno do investimento que vão fazer, que incluam um restaurante ou um café público tambem...
Para atrair turismo, que façam um terraço panorâmico e, talvez aí o referido restaurante...Podem fazê-lo em parceria com um investidor privado...
Pensem bem antes de fazerem...seja o que fôr.

Anónimo disse...

Para o anonimo da 1:20
Primeiro preocupa-se com os esgotos,mas quer lá um restaurante depois já quer um posto de vigilância para a PM que os coitadinhos nao tem onde pairar.Experimenta ir a pesca ou apanhar um marisquito,se eles nao aparecem logo com o livro de cheques para te dar as boas vindas...Tanta preocupaçao deves ser bófia maritimo

Anónimo disse...

E já pensaram em deixar de agredir a natureza? E se deixassem aquela costa livre dos interesses especulativos?

Anónimo disse...

Existem muitos factores para que o edifício se preveja naquele espaço.
Em 1º lugar não será um edifício somente para a U.Évora mas também em parceria um centro de Ciência Viva ( como existem já alguns pelo país) com a temática da biologia marinha;( srº Aguiar já existe à 15 anos um Polo da UE em Sines de Biologia Marinha... que tem feito de tudo para se fixar. Mas continua no mesmo edifício provisório); 2º a implantação do edifício naquela zona é já uma 2ª escolha, mas com a mesma qualidade da 1ª ( menos em termos de acessos ao mar pelas embarcações); 3º o edifício tem de ser junto ao mar pela grande quantidade de água salgada que um centro de Biologia Marinha/Ciência Viva com aquários, necessita.
Concordo com as parcerias privadas, não concordo que a CMS tenha feito tudo ( nos últimos 15 anos) para que este Polo se fixasse de vez em Sines.

Por ultimo este avanço da CMS não é inocente, já que nos projectos para a Avenida da Praia o edifício do CIEMAR não se encontra contemplado (desaparece!!). Já é mau projectar em cima daquilo que não é nosso ( embora se possa sempre pagar...), mais mau seria se ao desaparecer com o edifício desaparece-se uma instituição universitária da cidade ( a única).
Este interesse súbito ( 15 anos de atraso) é com certeza com segundos intuitos que não somente a UE/ CIEMAR.
Por outro lado a vida nem sempre é assim, para que uns ganhem outros têm de perder... às vezes ganham todos.
Espero que este projecto se desenvolva e rápido ( projectos há muitos)para que este Polo que também têm dado colocado Sines no mapa, usufrua de condições condignas.

Passem bem.

Anónimo disse...

será que não dizem que o dinheiro gasto pela câmara em lanches e outras despesas são com o dinheiro que a autarquia deve aos trabalhadores com rectroativos desde janeiro e teimam em não pagar?
pois já não precisam dos votos dos trabalhadores então ficam a dever há meses e meses

Anónimo disse...

Podem depois organizar "excursões" para apanha de percebes...cobrando uma taxa de inscrição...assim autofinanciavam-se...
Podem dar cursos de "como apanhar percebes"...
Podem dar cursos de "como fugir à Polícia Marítima"... (aqui já podem admitir alguns mestres nesta arte, como professores)
Podem dar cursos de "como distinguir o sexo dos mariscos"...(ou o marisco não tem sexo?)
Há muitas hipóteses de "temas" para formação dos cidadãos...
E porque não uma sala apropriada para os "mariscadores" pesarem e venderem aí os percebes que apanham naquela região? Isso sim era uma grande ajuda para a preservação da espécie, pois serviria tambem de controlo de quantidades e tamanhos de captura...
Penso que os mariscadores que têem licenças e pagam os respectivos impostos, agradeciam...
Os "outros" não, claro...
Mas as Leis fazem-se para serem cumpridas...

Anónimo disse...

GRACAS A DEUS UM BOM INVESTIMENTO, ESTE SIM UM BOM E GRANDIOSO PROJECTO....... POIS ASSIM PODE SER QUE SEJAM DENUNCIADAS AS DESCARGAS DE EFLUENTES CONTAMINADOS DE HIDROCARBONETOS, DE ESGOTOS E OUTRAS COISAS MAIS QUE NINGUEM VÊ.....
ESPERO QUE A OBRA SEJA FEITA, AGORA O LOCAL AINDA TENHO ALGUMAS DUVIDAS....

UM APARTE QUNADO PASSAREM NA COSTA DO NORTE JUNTO AOS TANQUES DA APS E VOS CHEIRAR MAL MELHOR MUITO MAL.....FAÇAM UM DESVIO E VAO AO CABO DE SINES VER E CHEIRAR O QUE ESTA A ACONTECER A NOSSA COSTA DO NORTE....UMA VERGONHA.....

ONDE ANDAM OU O QUE ANDAM A FAZER OS ENGENHEIROS DO AMBIENTE DA AUTARQUIA, E A PROTECÇÃO CIVIL....

Anónimo disse...

Alguém põe emcausa a qualidade das águas que correm para o mar, a norte das vivendas dos Srs Administradores da APS, no Cabo de Sines?...
Não...
Porque será?...

Anónimo disse...

Anónimo 18/12/2009,12:22
Caro anónimo, sei que existe, há muitos anos, um edif´ciio na avenida da prais, que estará ligado ao desnovolvimento de projectos da Univ. Évora. Mas quando eu uso a expressão polo universitário não é só no sentido de investigação, é também no de ensino (se bem que na área das ciências as duas coisas estão ligadas). E isso, tanto quanto sei( e se eu estiver errado peço-lhe que me corrija)não existe em Sines. A universidade de Évora não tem aqui alunos, não dá aqui aulas, não tem aqui professores. Ora situando-se Évora no interior alentejano, é óbvio que faz sentido que tudo o que se relaciona com estudos marinhos e tenha um cariz prático seja leccionado num local junto ao mar. Ficariam a ganhar os alunos e ficaria a ganhar Sines, se fosse o local escolhido.
E já agora (peço-lhe que não se ofenda, porque é uma crítica construtiva e visa ajudar alguém eventualmente ligado ao ensino superior a não dar tantos erros de português)não se escreve "existe à 15 anos" mas sim existe há 15 anos porque não se confunde uma preposição com uma forma verbal; depois, penso que quando escreve "desaparece-se" queria de facto escrever "desaparecesse", presente do conjuntivo do verbo desaparecer, que de resto e que me conste não se conjuga de forma reflexa.
MPDAguiar

Anónimo disse...

Antes que alguém me aponte gralhas, corrijo- queria escrever "edifício", "praia" e "desenvolvimento".
MPDAguiar