quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sismo sentido em Sines


Acabou de sentir-se um sismo na cidade de Sines, cerca das 1.42 h, não existe ainda informação disponível sobre a intensidade ou danos verificados, assim como o epicentro.

Apesar de habitar num 3.º andar, em quase 40 anos de existência nunca havia sentido um sismo com a intensidade do verificado esta madrugada.
________________________
Actualização:
magnitude estimada entre 5.7 e 6.0 graus Richter (*)
(*) De acordo com a escala de Richter, a magnitude entre 5 a 5,9, é considerado moderado, podendo causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos, verificam-se me todo o mundo cerca de 800 por ano
epicentro no oceano atlântico a 100 km do cabo de São Vicente.
Sentido desde Lisboa ao Algarve
___________________
Actualização:

Instituto de Metereologia
Data(TU) 2009-12-17
Hora: 1.37
Local SW Cabo São Vicente
Magnitude: 6

Earthquake Hazards Program
Magnitude
5.7
Date-Time
Thursday, December 17, 2009 at 01:37:47 UTC
Thursday, December 17, 2009 at 01:37:47 AM at epicenter
Time of Earthquake in other Time Zones
Location
36.431°N, 9.896°W
Depth
10 km (6.2 miles) set by location program
Region
WEST OF GIBRALTAR
Distances
185 km (115 miles) WSW of Faro, Portugal
265 km (165 miles) SSW of LISBON, Portugal
280 km (175 miles) WSW of Huelva, Spain
295 km (185 miles) SW of Evora, Portugal
Location Uncertainty
horizontal +/- 8.3 km (5.2 miles); depth fixed by location program
Parameters
NST= 83, Nph= 84, Dmin=387.4 km, Rmss=0.84 sec, Gp= 72°,M-type=body wave magnitude (Mb), Version=6
Source
USGS NEIC (WDCS-D)
Event ID
us2009qhac

Ver na fonte:
Instituto de Meteorologia
US Geological Surveyarthquake
Brochura da Protecção Civil, sobre medidas a adoptar em caso de sismo
__________________________

Actualização:
Imprensa:

46 comentários:

Sharif disse...

Também senti um abalo e estou no Porto!

Luis Maldonado disse...

Estou a trabalhar e a Fábrica termeu toda!!!

Anónimo disse...

Estou online , em Lisboa, senti o mesmo.

Rui Frias disse...

é verdade amigo! vc é mais rápido que as agências de noticias. Eu estou em Lisboa e também senti!

Anónimo disse...

Ainda estava acordado a trabalhar e senti um grande abanão e durante uns bons segundos, fui despertado por um heli que sobrevoava a cidade e logo de seguida o forte sismo.
Abraço

tadeu disse...

catano, se foi intenso!

Anónimo disse...

Moro no Porto e senti também o sismo que refere, pareceume durar á volta de 1 ou dois minutos e nunca tinha sentido um tao forte.

Jota disse...

Aqui na zona de lisboa, cascais, tambem se sentiu bastante o abanão!

Anónimo disse...

Eu e os meus colegas de casa sentimos em Leiria!

Anónimo disse...

Sou de Seia (Serra da Estrela) e também senti esse sismo apesar de franco.
Tenho 28anos e já tive esta sensação 2vezes.

Guedes disse...

Sou de cascais e tb senti, fez me alguma confusão pq nunca tinha sentido nenhum em 26anos...

Anónimo disse...

Eu também senti o sismo por volta da mesma hora em Évora, estava a dormir a ouvi o som do guardafato a mexer e das janelas... que susto...Nunca tinha sentido um sismo com esta intensidade.

Hugo Constantino disse...

No Seixal foi sentido com grande intensidade! Houve alerta de alguns animais de rua..bem como algumas pessoas que abriram suas janelas. Sismo algo intenso, ainda que por 15 segundos...

Anónimo disse...

Pois eu aqui no terminal da APS também sentimos e bem...alguns bons 15 segundos não?

Anónimo disse...

Aqui em Lisboa também se sentiu bem...

Tiago disse...

Sou de Cascais e também senti. Fez me um bocado de confusão porque nunca tinha sentido em 26 anos...

Anónimo disse...

EM SÃO BRAS DE ALPORTEL TAMBÉM SE SENTIO O SISMO DOROU SERCA DE 10 SEGUNDOS E ERAM 1H38.

Unknown disse...

Boa noite.
Encontro-me na margem sul do Rio Tejo mais propriamente no Concelho Almada e sentiu-se perfeitamente...curiosamente o site do Instituto de Metereologia de Portugal que também monotoriza a actividade sismológica encontra-se temporariamente indisponivel...estranho!
Lamento a invasão que acabei de fazer ao seu blog mas após alguma procura na web apenas encontrei o seu testemunho...já estaria a pensar se não tinha sido apenas uma "impressão" minha.
Um bem-haja.

Cesar Galocha disse...

Senti em Leiria com uma intensidade razoável. 1:46

Unknown disse...

Boa noite.
Encontro-me na margem sul do Rio Tejo mais propriamente no Concelho Almada e sentiu-se perfeitamente...curiosamente o site do Instituto de Metereologia de Portugal que também monotoriza a actividade sismológica encontra-se temporariamente indisponivel...estranho!
Lamento a invasão que acabei de fazer ao seu blog mas após alguma procura na web apenas encontrei o seu testemunho...já estaria a pensar se não tinha sido apenas uma "impressão" minha.
Um bem-haja.

Anónimo disse...

verifique este link :

http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/at00101386.php

pelos vistos foi de 5.7 a 200km de faro

TatinhA disse...

estou em lisboa...tabém senti...

JC disse...

6.1 no meu sismografo que tenho ligado da minha tese...

Mauro Sacramento disse...

Também senti aqui num 3º andar do Montijo xD

Paulo Patena disse...

Eu sou do Porto, mais propriamente Ermesinde e tambem senti.

Anónimo disse...

Boa noite!
Também foi sentido aqui em Montijo e também num 3º andar!

Anónimo disse...

Sentiu-se em Alcochete! também nunca tinha sentido a terra tremer assim.

Anónimo disse...

eu tou em setubal e senti e bem apanhei um cagaço nunca senti nada assim

JFP disse...

Resido perto de Beja.

Como moro num rés-do-chão não senti o tremor.

O que me chamou a atenção foi o ruído muito intenso e que se prolongou talvez durante mais de meio minuto. Impressionante. Curioso o facto de as ondas sismicas não terem provocado o minímo estremecimento.

De notar a localização do epicentro: no mesmo local dos terramotos de 1755 e de 1969.

Unknown disse...

Estou no hospital de S. José e aqui sentiu-se muito vagamente. Houve que não sentisse apesar de estar tudo a trabalhar. por alguma razão este mesmo edifício resistiu bem ao de 1755! Bom solo!

efernandes disse...

causou disparo de 1 grupo na edp sines.
Nada de grave
Não há cortes de energia!

Anónimo disse...

verifique este link :

http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/at00101386.php

pelos vistos foi de 5.7 a 200km de faro

muito bom este link relata bem o que aconteceu eu tambem senti em sines

Anónimo disse...

Isso do Ritcher é do Lionel?

Anónimo disse...

Estamos perto de Lagos no Algarve e aqui foi bem forte!, o mais forte que senti na minha vida. Até a barraca abana... :P

Anónimo disse...

Estou em Almada e tb senti

Estação de Sines disse...

Caro anónimo das 2:22 AM

Richter, não ritcher. Obrigado pela corecção. Ainda estou abalado, pelo abalo.

JFP disse...

Devido à intensidade do sismo, é bem provável que hajam réplicas com alguma intensidade.

No entanto, devido à distancia a que se situou o epicentro é também provável que não venham a ser sentidas no continente.

efernandes disse...

Não creio que haja réplicas sentidas mas...
Estes movimentos das placas terão consequências graves no futuro.
As autoridades devem formar os cidadãos mais explicitamente sobre as formas de nos auto protegermos

Anónimo disse...

eu aqui em barcelos, ate saltei da cama!

Anónimo disse...

GRANDE JARDA. SENTIU-SE BEM EM SINES. NOS MEUS 21 ANOS DE VIDA NUNCA TINHA PASSADO POR ISTO.

Anónimo disse...

Tenho a certeza que o Manuel Coelho está de alguma forma implicado nisto !!!

Anónimo disse...

Eu que durmo mal, não senti nada..só soube pela manhã no noticiário o que me preocupou ,pois tenho os meus pais a viver aí em Sines. Mas pelo que soube felizmente não houve danos de qualquer espécie. Parabéns pelo seu blogue sou uma sineense atenta à nossa terra mas a viver na Amadora.

Anónimo disse...

Felizmente que a magnitude deste sismo não foi de molde a provocar estragos. Esperemos que sejam sempre todos assim.
Localmente, e a muito curto prazo, muitos irão abanar com as novidades, muito mais do que com este sismo. São só mais uns dias...

Anónimo disse...

Bem sempre temos anónimos onde a estupidez é mesmo grande!!!! o das 10:39 do dia 17, eu acho que isso não é ódio ao Dr.Coelho mas é paixão e você ainda não descobriu.AH...AH.Agora o homem até é culpado do sismo.
E já agora Senhor Bráz, você deixa tantos comentários de fora e com algum interesse podia ter poupado a malta, este o assunto do sismo é bastante sério e preocupante em Sines como em outros locais foi bastante intenso, deixo aqui os meus parabéns pla rapidez com que colocou esta informação no blogue,não deixe que a ignorancia de alguns estrague aquilo de bom que tem este blogue pois presta um melhor serviço que a Rádio Sines que sendo de um Associação de Bombeiros nestas e outras situações deveria prestar um serviço público.

Anónimo disse...

Novidades isso é mesmo o que a gente precisa, Sines esta a ficar muito morto, não se passa nada.

Anónimo disse...

Nem um comunicado da Protecção Civil local...