terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Santo André a Concelho

"Movimento dos não alinhados", assim se chama o Blogue que titula o seu primeiro post com "Santo André a Concelho", ainda segundo os seus autores " Um movimento de cidadãos razoavelmente vasto decidiu criar este blogue para fazer face à letargia a que o poder centralizado em Santiago do Cacém vetou a nossa terra. Trata-se de um espaço de discussão aberto a todos os quadrantes na defesa dos interesses da nossa freguesia. Não nos iremos coibir de retratar, denunciar e enfrentar todas as situações que menosprezem a nossa terra e os seus cidadãos.Este espaço plural, verdadeiramente democrático, pretende ser uma pedrada no charco.Este movimento constituído por pessoas responsáveis, independentes e isentas lutará intransigentemente e em conjunto com os seus cidadãos para levar Santo André a concelho.Todos merecemos mais e melhor!Chegou a altura de lutarmos pelos nossos próprios destinos."

Assunto interessante e merecedor de uma vasta reflexão e debate. A visitar.

17 comentários:

Anónimo disse...

Primeiramente felicito o Estação de Sines por trazer aqui um tema importante que extravaza as fronteiras do concelho de Sines.
Penso que a aspiração de Santo André é legítima e defendo uma nova divisão administrativa do concelho de Santiago que chegou a um ponto onde existem grandes disparidades dentro do concelho, notando-se isso mais entre oconcelho litoral e o concelho rural. Grandes disparidades, grandes diferenças, grande centralismo na sede do concelho no que respeita aos maiores investimentos e equipamentos, qualidade de vida, etc, sendo que no caso de Santo André trata-se da freguesia que mais riqueza e receitas cria no concelho e isso depois não tem correspndência no investimento. A mim, que conheço relativamente bem o concelho, surpreende-me muitissimo que ainda seja um concelho CDU, nesta altura uma ilha comunista isolada na região, uma pequena Cuba, com tanta disparidade e tanta diferença entre o lado mais urbano do concelho e o território rural. Penso que o concelho tem sido mal gerido e esta aspiração de Santo André é fruto disso. Santo André merece muito mais do que tem tido ao longo destes anos e em muitos casos tem sido muito maltratado pelo município de Santiago.

H2SO4 disse...

Em termos de organizaçâo do território e entidade administrativa só um concelho englobando Sines, Santiago e Santo André faria sentido.
Mas claro quem meteria isto na cabeça dos caramujos e dos lagartos. Só se for Santo André.

Anónimo disse...

Parece-me muito bem que crie um novo concelho, na condição de agrupar os actuais de Sines e de Santiago do Cacém, que seriam extintos. Desde a década de 70 do século passado que os dois concelhos constituem uma unidade económica e social, cuja repartição por duas autarquias duplica as despesas correntes e fomenta as assimetrias…

MP

Anónimo disse...

Acho que sim santo andré está a ser maltratado,pelo que se lê por lá parece-me que muita tinta este movimento vai espalhar por ai.
É de facto uma muito boa iniciativa.

efernandes disse...

Santo André, Sines e Santiago, Um Só concelho SIM...Completamente de Acordo.
Fartos de divisões estamos fartos. Mais, criar concelho em Santo André porquê e para quê?
Por aqui me fico!

Anónimo disse...

Sou favorável a concelhos mais pequenos e mais governáveis. Sines está no bom tamanho. Santiago é grande de mais e daria bem dois concelhos, como muitos outros neste país. Um único concelho juntando Sines, Santiago e Santo André seria caótico do ponto de vista administrativo e com certos autarcas mal preparados e pouco esclarecidos que ainda perduram, era uma questão de tempo até haver borrasca da grossa.

Anónimo disse...

Como residente em Santo André penso que estariamos melhor no concelho de Sines do que em Santiago, e até tinha alguma curiosidade em saber os resultados caso fosse feito um referendo em Santo André sobre uma possível mudança de concelho!

Anónimo disse...

E eu pensando bem também quero um concelho. Será o concelho da minha rua.
Existe a realidade, a ficção, a utopia e agora neste tempos mais presentes, apareceu um novo conceito que está bem patente nesta pretensão de Santo André a concelho, a estupidez. Poderá haver até casos onde os argumentos utilizados possam suportar algumas das ideias avançadas, neste caso, basta tirar as palas anti-qualquer coisa para verificar o nivel de intrevenção que a CMSC têm efectuado em S. André. Para além disso, mesmo tendo em conta que por vezes este indicador possa não ser muito fiavel,atente-se nos ultimos resultados eleitorais. Eles contradizem o ou os mentores deste pseudo movimento. Tenho para mim, que estamos perante mais um conjunto de patos bravos à procura do seu momento de glória, sem terem a noção do que com isso podem originar.

Anónimo disse...

SetUp

Cá para mim penso que S. André precisa mais de um conselho do que de um concelho.
Deixem-se de divisões e de concelhinhos de bolso e unam-se porque só a união faz a força.

Tenho dito.

Anónimo disse...

SANTO ANDRÉ SERVE PARA FINANCIAR O RESTO DO CONCELHO, ATRAVÉS DAS RECEITAS OBTIDAS PELA CMSC, QUE NÃO TÊM CORRESPONDÊNCIA NOS INVESTIMENTOS EM PROL DE UMA MAIOR QUALIDADE DE VIDA NA FREGUESIA!

Anónimo disse...

Obrigado amigo Bráz por divulgar coisas novas de Santo André.
A Democracia têm destas coisas, podermos falar e só quem não conhece a dinâmica de Santo André é que diz algumas destas barbaridades, como por exemplo formar um concelho com estas três Cidades para aumentar o caos e remoer "guerras" antigas.
Já era altura de alterar o sistema admistrativo português devido à alteração verificada nestes últimos 20 anos com o aumento dos núcleos urbanos, podendo para tal esses nucleos serem governados pelos seus cidadãos e não pelas tais "capitais do Concelho".
O caso de Santo andré não é único no País, hà imensos casos .
O que Santo André precisa para dar um grande salto é a "separação" de Santiago, devido à sua cultura própria, o seu pensamento diferente e ao modo de estar. Ficar para 2ª escolha custa um bocado , quando é um dos principais contribuintes do do "tal Concelho de Santiago"

efernandes disse...

Tantos conselhos e conselheiros que faltam a algumas cabeças, enfim...

Anónimo disse...

Façam uma consulta à população de Stº André com 3 perguntas:

- Gostaria de mudar para o concelho de Sines?

- Gostaria de permanecer no concelho de Santiago?

- Gostaria que Santo André fosse elevada a concelho?

Quem não deve não teme. Avance com a consulta à população sr. Dr. Vitor Proença.

Anónimo disse...

PORQUE NÃO?
ELES MERECEM,ESTÃO A DESTRUIR AQUILO,EU APOIO,COMO MORADOR DE SINES APOIO QUE SANTO ANDRÉ POSSA SER UMA CIDADE VIRADA PARA O FUTURO,NÃO TEMOS QUE SER EGOISTAS.
BORA MALTA APOIAR SANTO ANDRÉ.

Anónimo disse...

SetUp

E um dia destes veremos a zona R, (de rica), a querer separar-se da zona P, (de pobre), porque a zona R não quer que o seu dinheiro seja gasto na zona P.
E os da zona R viverão muito felizes porque têm como escravos os da zona P, a quem darão uma esmola especial porque estamos no natal.

Agora a sério: O ideal mesmo é que cada habitação seja elevada a concelho. E aí sim, não haverá invejas bairristas e bacocas nem uns a mandar nos outros.

Tenho dito.

Anónimo disse...

Tudo bem, façam o que quiserem em Sto André, desde que não mexam nada em Sines.
Eu não aceito mais mexidas no Concelho de Sines, a não ser a resolução da situação da Sonega, essa sim, deveria ser revista e passar a pertencer integralmente a Santiago ou a Sines.
Não se entende porque é que em 2009 ainda há uma localidade tão pequena(área habitacional), com ruas a pertencerem a três freguesias...
Na Sonega deveria ser feito um referendo para os seus habitantes decidirem se querem pertencer a Santiago ou a Sines e ser apresentada na Assembleia da República tal resultado, para que fosse aprovada a respectiva alteração territorial.
É preciso coragem de quem nos governa em Sines e em Santiago para avançar...
Esperemos...

Anónimo disse...

Experimente ir ao Cercal, Alvalade, Ermidas,... Quer que a sua terra passe a concelho? Epá...tenham paciencia! Querem ir para o concelho de Sines? Epa...´looooooooooooooool...rebentam comigo a rir!loooooooooooool! E vão para onde? São Torpes?ahahahahhahahaha...