sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Programa Escolhas 4.ª Geração


A candidatura da Câmara Municipal de Sines ao Programa Escolhas 4.ª Geração foi aprovada. Esta aprovação permite a continuidade do projecto "À Priori" por mais três anos, com reinício de actividades em Janeiro de 2010, no edifício da antiga Ludoteca.

O projecto "À Priori" destina-se a dar resposta a crianças e jovens entre os 6 e 18 anos, descendentes de imigrantes ou provenientes de comunidades étnicas.
Os principais objectivos do projecto são: reforçar a formação ministrada nas escolas, estimulando as competências psicossociais dos destinatários do projecto; promover de forma saudável os tempos livres das crianças e jovens, permitindo e incentivando o desenvolvimento de competências pessoais, culturais e sociais; promover respostas educativas através das artes performativas como meio facilitador do convívio multicultural.
A entidade promotora é a Câmara Municipal de Sines e a entidade gestora é a Associação Pro-Artes de Sines. Fazem ainda parte do consórcio, como parceiros, o Agrupamento Vertical de Escolas de Sines, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sines e a Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém.


No final da geração anterior do "À Priori", marcada com uma demonstração no Centro de Artes de Sines no dia 22 de Novembro de 2009, 40 crianças realizavam actividades regulares desenvolvidas pelo projecto.

Distritonline


Após o sucesso que representou a 3.º Geração, pela socialização, integração e resultados escolares alcançados, é com elevada expectativa que se deve encarar esta aprovação.
Estranhei a ausência do responsável máximo da autarquia na festa de encerramento e a discrição por que se pautou a presença de elementos afectos à autarquia e responsáveis pelo projecto a nível autárquico.


visite o blogue projecto apriori

3 comentários:

Anónimo disse...

gostaria de entender o que quer dizer por "discrição por que se pautou a presença de elementos afectos à autarquia e responsáveis pelo projecto a nível autárquico".Estive presente na festa de encerramento, onde vi 4 técnicas da autarquia... As pessoas são discretas por natureza e a festa, que eu saiba era das crianças para os pais e não uma manobra politica.

Estação de Sines disse...

nem uma palavra de agradecimento aos técnicos e de incentivo às crianças e pais. Nem uma palavra de esperança na aprovação da 4ª geração, que á data ainda não era uma realidade. Não parece pouco? a mim parece menos que pouco, pareceu-me nada.

Anónimo disse...

Algumas técnicas da autarquia sempre preferiram estar a margem da realidade de Sines. Sendo que as equipas técnicas destes projectos empenham-se ao máximo, para levar "a bom porto" os projectos. O projecto "À Priori" é um bom exemplo disso, pois esteve em constantes altos e baixos e os apoios das entidades locais nem sempre pareceram ser positivos, com tudo superaram sempre as dificuldades nunca esquecendo as crianças e as suas necessidades.
Que a 4ª Geração continue a fazer muitas crianças SORRIR!!