segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

7 fases de um projecto, ou a realidade das empresas prortuguesas

1ª Fase - supremo entusiasmo. Parece que tudo vai dar certo. Todas as perguntas são rapidamente respondidas. E todos os que não acreditam no projeto são prontamente ridicularizados.

2ª Fase - relativa dúvida. Algumas coisas parecem que não vão dar tão certo. O custo dá a impressão de que será um pouco mais alto que o planejado e o tempo de execução um pouco mais longo do que o previsto no cronograma.

3ª Fase - aparente confusão. O projeto inicial é revisto, refeito ou simplesmente abandonado.

Se o Projeto sobreviver à 3ª fase.

4ª Fase - indicação dos suspeitos. O número de relatórios, mail e acusações começa a aumentar vertiginosamente, com um único objetivo: salvar a própria pele.

5ª Fase - punição dos inocentes. Aqueles que, em vez de escrever relatórios, ficaram tentando salvar o projeto.

6ª Fase - elogio aos omissos. Quem não participou do projeto fica com a glória, apenas por não ter embarcado numa canoa furada.

7ª Fase - lições aprendidas. Nessa fase, são definidas claramente as normas para que qualquer projeto, dali em diante, não acabe sendo dirigido por um grupo de incompetentes ou inconseqüentes.

Pouco tempo depois dessa reunião, os envolvidos nela vão cometer seu único erro. Eles irão propor um novo projeto. Que, obviamente, será recebido com supremo entusiasmo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem visto...