quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vasco perde em Sarilhos

Paulo Duarte entrou ao intervalo


Domingo, realizou-se a 9ª jornada do campeonato e nós deslocamos-nos até Sarilhos para defrontar o 1º de Maio Sarilhense onde perdemos 2-o, confirmando a má fase de resultados que estamos a atravessar.

Chegámos a Sarilhos e encontramos vento, chuva e um péssimo "relvado" com muitas peladas de lama que parecia ir condicionar o nosso jogo, visto que somos uma equipa que privilegia o futebol de bola no chão e transições apoiadas. É verdade que o tempo e o terreno estava igual para ambas as equipas, mas como a equipa da casa treina lá todos os dias esperava-se maior adaptação por parte do 1º de Maio, o que estranhamente não aconteceu e fomos nós que tivemos sempre o domínio do jogo.

Jogo de um só sentido, a baliza do 1º de Maio, fizemos a posse de bola possível naquele terreno e criámos nos primeiros 30 minutos 3 oportunidades de golo, até esta altura a equipa da casa não tinha chegado com perigo à baliza do Vasco. Mas como o futebol é imprevisível, o 1º de Maio Sarilhense aos 40 minutos num rápido contra-ataque após recuperar a bola quando estávamos balanceados no ataque fez 1-0, quando éramos nós que merecíamos talvez mais que um golo foi o adversário que concretizou. Passados 2 minutos novo golo do 1º de Maio agora através de um livre directo muito bem marcado sem qualquer hipótese, 2-0 ao intervalo.

O sentimento ao intervalo era de injustiça, mas quem não marca...acaba por sofrer. Na segunda parte sabíamos perfeitamente que ao jogar igual mas concretizando iríamos virar o resultado a nosso favor, voltamos a encostar o adversário à sua área ganhando muitos cantos e livres laterais em que não aproveitámos apesar do perigo criado. Acabou assim com a nossa derrota, saímos com a consciência de que fizemos um grande jogo e defendemos até ao fim a camisola que vestimos.

O treinador adversário no final do jogo deu uma entrevista em que admitiu que teve "a sorte do jogo e que o Vasco da Gama joga muito futebol", pois é mas ele é que ficou com os 3 pontos e nós vamos de certeza inverter esta série de maus resultados.

24 comentários:

carlos andré disse...

Uma questão, o objectivo ainda passa por a subida de divisão?

Há que juntar pontos ao bom futebol

Anónimo disse...

têm sempre desculpa para os maus resultados aqui neste blog!nunca admitem que perdem por inferioridade relativamente ao adversario! e agora subida de divisão?

Anónimo disse...

parecem que estão em sarilhos. é verdade que não fazem treinos conjunto. novas técnicas de treino? parece não estarem a resultar.

Anónimo disse...

Não acabou nem acaba o mundo se o Vasco da Gama não subir de divisão esta época.
Há que ter a humildade necessária para reconhecer que há mais equipas no mesmo campeonato e talvez com melhor futebol...
É necessário que, quem assumiu a subida também assuma que tal projecto não é possível esta época, não será?
Humildade nunca fez mal a ninguem...

Anónimo disse...

Anónimo 7:15

"têm sempre desculpa para os maus resultados.."

Como cobra que deve ser e a vontade que tem de que corra tudo de mal ao Vasco, deixe-me dizer-lhe que so por estes motivos fez esta afirmação.

Acompanho sempre o blogue e alguns jogos, se voce tiver a inteligencia necessaria vai ver que foi aqui admitido que a derrota no Zambujal foi justa e houve ma 1ª parte e que com o Santiago tambem foi justo o empate.

Concelho se me permite: tire as palas sff e não va por esse caminho.

Anónimo disse...

Pois é, estavam desejando que o Vasco da Gama tivesse estes resultados menos bons para os caes começarem a ladrar.

É "fantastico", uma equipa de miudos naturais de Sines, formados em todos os escalões do Vasco e muito bem orientados (aqui a grande dor de cotovelo e azia de muita gente) que pratica bom futebol e principalmente dignifica uma cidade e o clube com fair play e comportamento exemplar no desporto venham as tais cobras exigir e ironizar todo o trabalho que esta a ser feito.

aos retradados disse...

Não se faz treinos de conjunto?

Sinceramente ja pegam em tudo para atacar o Vasquinho, mas não me surpreende vindo de pessoas que adoram ir para os cafés falar mal de tudo e de todos, aliás levam uma vida nisso, agora trabalhar para o desporto em Sines e criticar construtivamente isso não porque depois tinha que falar de mal de mim mesmo.

Tempo que voltar ao tempo das pre epocas nas areias brancas, subir bancadas á terça, treino conjunto á quinta, meia duzia de remates á sexta e esta feito, ah e no fim do mês o belo ordenado que havia e hoje não ha, porque se joga por amor ao clube.

Anónimo disse...

Continua VASQUINHO, o ano passado curiosamente ninguem falou dos treinos de conjunto que não eram feitos, nada se punha em causa e porquê?? porque ganhava, aí são todos "amigos" e agora aparecem? apareçam sempre, não estejam sempre á espera que corra mal pa ladrarem.

Eu estou com estes miudos e treinador!

Anónimo disse...

Quando o Vasco voltar a ganhar nada se questiona e os más linguas la vam continuar nos cafes mas calados e á espera de novas mas prestações.

Vasco SEMPRE!!

Anónimo disse...

Anonimo 7:15

A sua vontade não deve subrepor-se á realidade, nos post do Zambujal e União foram admitidos os resultados e exibições.

Como não vês os jogos do Vasco como eles são mas sim como te interessam a tua opniao é nula. Ouvi na rádio as declarações do treinador do Sarilhos e confirmam o que aqui foi descrito pelo Henrique.

Anónimo disse...

Para todos os que aqui deixaram a sua opinião, aconselho: tenham Juizo, comportem-se como gente crescida e educada.
As criticas fazem parte de qualquer profissão e temos que saber conviver com elas, apesar de por vezes serem injustas.
Agora o que não pode haver é desrespeito pelas opiniões dos outros e lançamento de injurias e nomes aos adeptos e socios do Clube, que quer queira-se quer não, o clube também é deles, pelo que deve existir uma abertura para a sociedade, para o bom e para o mau.

Um Grande Vasquaino e Sineense.

Anónimo disse...

Concordo com o ultimo comentario desde que sejam criticas construtivas, bem fundamentadas e verdadeiras, não quando sao criticas maldosas que so destabilizam e não ajudam. Normalmente um adepto quer o melhor e não o pior, mas em Sines é particularmente diferente.

Força Vasco!!

Anónimo disse...

Desde o 25 de Abril de 1974 que as pessoas são livres de dar as suas opiniões, se estão a ser bem fundamentadas e verdadeiras são opiniões que devem ser respeitadas. Quem está exposto a tais situações deve ter encaixe para aceitar a crítica... Força.
N.P.

carlos andré disse...

Longe de mim pôr em causa o trabalho dos jogadores e da equipa técnica.
Até porque estes jovens jogam por amor à camisola ...

Há que ter ambição mas tambem saber viver com o que temos.

João direito disse...

Para que um bom jogo de futebol possa acontecer com a dinamica certa que favoreça a evolução do atleta que joga,deve propor-se ao praticante um jogo acessivel,com regras simples,com menos jogadores e num espaço mais pequeno de modo a permitir:a percepção das linhas de força,bola,terreno,colegas, adversários,muitos e diversificados contactos com a bola...
O jogo de futebol é uma realidade complexa porque o jogador tem que, a um tempo,jogar a bola relacionar a sua posição no terreno de jogo,a posição dos colegas e adversários e das balizas,atacar uma e defender a outra.devido a esta complexidade importa referir que o treino deve ser gradual e metódico.
PROPONHO AQUI UM DEBATE SÉRIO SOBRE COISAS IMPORTANTES SOBRE A METODOLOGIA DO TREINO DO FUTEBOL DE MODO A PODERMOS TODOS EVOLUIR.

PENSO QUE TODAS AS CRITICAS SÃO BEM VINDAS MESMO AQUELAS QUE SE REVESTEM DE SENTIMENTOS CONTRADITÓRIOS.

VIVA O DESPORTO...VIVA SINES E TODOS OS DESPORTISTAS.

Pitchauba disse...

Força Vasquinho só os fracos desistem, nós seremos eternos !!

LEVANTAR A CABEÇA, JORNADA A JORNADA E PASSO A PASSO CONSTRUIREMOS AS NOSSAS CONQUISTAS!

Anónimo disse...

Sr. João Direito, concordo plenamente com o que disse e realmente é um gosto ouvi-lo falar sobre futebol. Contudo penso que se esqueceu de referir um aspecto importantíssimo do jogo o factor psicólogo e com miúdos desta idade ainda mais se torna importante, todos sabemos que por muitas tácticas e métodos de treino que se usem, se os jogadores não estiverem concentrados a 100% e mentalmente fortes e com um ambiente que os rodeia bom, sendo que este ambiente deve ser transmitido de dentro para fora, jamais se conseguem atingir os objectivos a que o grupo se propôs.

Espero ter ajudado a este debate de ideias.

VIVA O VASCO.

Anónimo disse...

Caro colega João Direito,

O futebol como todas as disciplinas desportivas sofreram uma evolução tremendas nos últimos anos, tanto no plano da táctica, como no plano fisíco.

Hoje a complementariedade e optimização sairam dos manuais das empresas e organizações e entraram nas actividades desportivas.

A multiplicidade de factores que contribuem para o sucesso desportivo - de qualquer actividade desportiva - tornam tão apaixonante como complexo o trabalho de treinador.

xistem factores endogenos como a qualidade dos jogadores, do treinadores, a organização e condições do clube, etc, e factores exógenos como as arbitragens, os adversários, os factores psicológicos, a arbitrariedade do destino - ou sorte -, etc. Quanto maior for o controlo das variáveis endogénos, mais preparados estarão para as variáveis exógenas, quando adversas.

O treino como metodo de mecanização e interiorização de conceitos e princípios técnicos é o campo privilegiado para incutir os principios do jogo.

Por cá continuamos a assisitir a uma digladiação entre a velhas escolas - apenas os bons jogadores, dão bons treinadores - e a nova escola, que felizmente começa a levar a melhor, que acredita na sistematização e no raciocinio analítico ao invés da sensibilidade e intuição.

O facto de não criar a situação de jogo puro - treino conjunto - é perfeitamente substituivel por criar situações de jogo.
Cabe ao técnico analisar se a equipa está "madura" o suficiente para encarar os adversários, sentir o campo e atmosfera de jogo com naturalidade, se a resposta for positiva, então é preferível criar situações técnico-táctica e fisicas de principios de jogo.

tenho como metodologia quando assumo uma equipa de durante 3, 4 sessões somente fazer recriação de jogo - ou treino conjunto - sem interferir no desempenho e posicionamento dos jogadores. Permite analisar relações interpessoais, capacidade de liderança, posicionamento e entender onde cada elemento de sente mais identificado.

Depois progressivamente vou introduzindo elementos de atmosfera de jogo, vou dando instruções, introduzo ruído, árbitro, fiscal de linha, acabando por fazer um jogo o mais próximo da realidade, para aferiri a reacção psicológica de cada jogador.
obviamente que em equipas "maduras" como o Sporting, muitas destas etapas podem ser "queimadas".

Numa segunda fase, principalmente no decurso do campeonato passo semanas sem fazer um único treino conhjunto, optando pela mecanização de movimentos e princípios de jogo.

Por fim no exercício pleno da optimização, basta ir adequando a equipa ao próximo jogo, com pequenos exercicios de esquema ou no decurso de treinos conjuntos. O que permite passar semanas somente a fazer treinos conjunto, e treinos de complementariedade, como ginásio, remates, livres, cantos, etc.

É da receitas entre o racional - metodo - e sensibilidade - subjectividade do treino - que dependerá o resultado da equipa.

Tal como no jogo, também no treino, a contrariedade da subjectividade que não controlamos é que nos apaixona no futeboel.
É aquele centro cruzado, com a recepção e remate perfeito, que bate no poste, quando tinha entrado durante toda a semana, que nos leva a sentar semana, após semana, no banco, sempre apaixonado pelo desporto rei.

Boa sorte e bom trabalho, para si e para os seus jogadores e clube.

Carlos Carvalhal

Anónimo disse...

sendo eu filho de um antigo presidente.. smp ouvi o meu pai a dizer: objectivo é jogar para ganhar.. mas com jogadores formados no clube, nunca de fora!! pois bem, ontem la estava uma equipa com 11 jogadores da terra! n entrem em aventuras nem pressão sobre estes rapazes!! tempo ao tempo!!

um abraço, Helder Filipe

Anónimo disse...

Confesso que não sou leitor assíduo deste blog, mas devido ao tema em discussão, ao convite de um grande amigo para escrever algo que possa contribuir para clarificar algumas ideias e ainda ao facto de ver no Mr João Direito um exemplo a seguir em muitas questões relacionadas com o processo de treino do desporto que todos adoramos resolvi dar o meu humilde contributo.

A questão sobre “treinos de conjunto” e “ corridas contínuas” é muito ampla e complexa. Através do treino, o treinador deve criar situações (exercícios) que coloquem os jogadores sobre problemas que estes devem resolver de acordo com principios orientadores.
Esses exercícios devem ser específicos, ou seja, com objectivos claros e com muitas repetições para a criação de hábitos tanto individuais, como sectoriais e colectivos.
A equipa, no seu todo, deve ter uma linguagem comum, deve saber em todas as fases (sector do campo onde se desenvolve a acção) e momentos do jogo ( em organização defensiva, transição ofensiva, organização ofensiva ou transição defensiva) que comportamentos adoptar.
É realmente bastante complexo…E todas as ideias (princípios e sub-princípios de jogo) têm que ser coerentes nas diferentes fases e momentos de jogo.

Diz um amigo num post anterior – “Contudo penso que se esqueceu de referir um aspecto importantíssimo do jogo o factor psicólogo…se os jogadores não estiverem concentrados a 100%... Espero ter ajudado a este debate de ideias.”

Você nem tem ideia da ajuda que deu, pois tocou num assunto que assume uma importância tremenda.

A concentração, a atenção, a tomada de decisão… é a dimensão psicológica no seu esplendor. E isso treina-se? Claro! Dissociado das outras dimensões treináveis? Na minha opinião, não! Então, queremos jogadores concentrados no jogo e depois vamos correr à volta do campo? Que concentração é necessária para isso? E treino de conjunto? Concentração? Tem todo o espaço, quem jogou futebol sabe que no treino de conjunto não precisa de estar muito atento nem concentrado. E tomada de decisão? Tem muito tempo para pensar, agora num espaço reduzido não tem! Onde é que desenvolve melhor as capacidades psicológicas, tácticas,Técnicas e Físicas? Num campo grande ou num campo reduzido?
O treino deve servir para vivenciar e adquirir hábitos! Corre, passa, desmarca, pressiona, domina pressionado, remata com defesa a marcá-lo, cabeceia com oposição, enfim, todas as acções em contexto de JOGO!

Muito ficou por dizer mas espero com este breve texto ajudar e contribuir para a reflexão que infelizmente é pouco usual.

O post anterior (acredito que é mesmo ele pela qualidade do texto e da forma como aborda este tema) é revelador de uma grande humildade do Mr Carlos Carvalhal.

Ao Mr João Direito não digo nada pois tenho o previlégio de o conhecer e assim digo-lhe pessoalmente!

Como diz aí outro amigo - " só os fracos é que desistem!"

Abraço,

Fernando Candeias " Lelo "

Anónimo disse...

Conversa da treta!! Sem a qualidade dos jogadores, nem Direitos... nem de Carvalho.. e muito menos os Lelos ganham os jogos!!!! Isso é tudo muito vago, isso é na teoria... a qualidade dos atletas pode melhorar com o treino, mas porque será que todos os jogadores de 1ª divisão não são tão bons como o Cristiano?


Cordealmente
Jesualdo Ferreira

Valter Sousa disse...

"Jesualdo Ferreira", são comentarios como o seu que não acrescentam nada de produtivo.

Ja se percebeu que não tem andamento e capacidade para argumentar construtivamente, esse é um comentario vago e facil.

Tenha coragem, identifique-se e tente se conseguir argumentar com as mesma capacidade com que as outras pessoas o fizeram.

Quem opina e se identifica mostra que não tem nada a esconder.

Anónimo disse...

Jesualdo.. boa intervenção para o tema que se esta a debater, sem duvida!

Voce deve ser de facto um grande entendido e os outros que tentao aprender mais e mais e nunca estagnar no tempo é que são tretas.

Realmente voce deve ter razao, treinar para quê??? é uma questao de bruxaria, sorte e não de trabalho.

Anónimo disse...

Srº Jesualdo Ferreira, quem não tem andamento e competencia para acompanhar quem ja aqui se identificou e deu a sua humilde opniao como voce, não destabilize com conversa barata.