segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ser poder dá trabalho


Na sequência das eleições autárquicas, de dia 11 do passado mês de Outubro, os eleitos para o mandato 2009-2013, tomam posse, amanhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Sines, pelas 21 horas.

Se os eleitos para o executivos se limitarão a proferir o juramento: "Declaro pela minha honra que desempenharei fielmente as funções que me são confiadas." e assinar, ficando para a primeira reunião do executivo a questão da distribuição de pelouros, os eleitos da assembleia decidirão hoje por voto secreto quem será o presidente da Assembleia Municipal de Sines.

Em relação à distribuição de pelouros, competência do Presidente da autarquia, para além dos 3 vereadores do SIM, apenas será proposto a um vereador do PS que assuma pelouros.

Na Assembleia Municipal, o facto do SIM não ter maioria que lhe permita eleger directamente Ferreira da Costa para presidente da Assembleia, tal não condicionará a eleição do candidato do SIM. Seja por incapacidade de unir vontades, seja por estratégia politica, cada uma das forças políticas vencidas votará no seu candidato.

Mais que um simples sinal político do qual cada militante, simpatizante e eleitor deverá tirará as respectivas ilações, a eleição do presidente da assembleia municipal tem a importância de marcar a agenda política e conduzir as respectivas assembleias, matérias nada displicentes.

Mas mais importante que eleger a mesa da assembleia serão muitas das votações futuras em que as diversas forças minoritárias serão confrontadas com matérias em que se opuseram no passado e das quais apresentaram propostas alternativas nos seus programas eleitorais. Veremos que valores se sobrepõem à coerência.

6 comentários:

Anónimo disse...

Brás pela tua conversa tão suave,será que já admites de boa vontade ,uma negociata do MC com dois deputados eleitos do PS,para o Ferreira da Costa ser Presidente?
Olha que não vale tudo,vamos ver o que aí vem.Se for este o caso,não comprometas a tua coenrência, mais tarde virá a factura a pagar.Em todo o caso penso que este pensamento não vai acontecer.

ML disse...

Tenho aqui á minha frente o jornal Barlavento www.barlavento.online.pt de 22.10.09 com uma noticia que me surpreende na página 5 e diz assim.
"Os 3 vereadores do PS eleitos para a Câmara Municipal de Loulé, tomaram a decisão de subscreverem através de uma declaração para a acta que apoiam o programa do PSD que ganhou com maioria, e pedem dispensa das reuniões camarárias". Nem mais nem menos. E se isto se passase em Sines?
Diriam está tudo louco?
Amanhã lá estarei para ver a tomada de posse ouvir os discursos, certamente mais conciliadores pois isto de não ter maioria na Ass.Municipal tem toda a importância. Boa sorte para todos.
ML

Anónimo disse...

Com o F.C.
a agenda, em todas as assembleias é "Alterações orçamentais"
Agora só espero para ver a resposta que nas Assembleias vão fazer às respectivas solicitações.

Anónimo disse...

Podes estar descansado , o Ferreira da Costa para teu desgosto não vai ser o Presidente da A.M.,se ninguém roer as corda é isso que vais suceder e eu vou lá estar para ver eles sentarem-se na bancada.

Anónimo disse...

Nos ultimos 30 e tal anos em Sines, o PS local teve oportunidade de ir aprendendo a fazer oposição. Tal facto não se concretizou. Foram incapazes de fazer oposição e de aprender a como fazer. Prova provada disso é a forma como o PS parece estar a tratar a questão da presidência da AM.
Com a divisão criada pelo MC na CDU, o PS teve uma oportunidade de ganhar as eleições e perdeu. A estratégia adoptada foi a mesma de sempre, um registo de campanha "softt", sem rasgos, não arriscando, não inovando. Em resumo, como sempre até aqui, não tendo a visão suficiente para entender e ler a situação e montar uma estratégia ganhadora. Fica sempre a faltar o "Danoninho" que primite à posteriori o registo de "Calimero".
Neste caso da AM, por aquilo que se vai sabendo, o PS continua a cometer os mesmos erros. Não inova, não chama a si o protagonismo, não arrisca um milimetro. Como 2ª força mais votada, com possibilidade de poder ficar com a presidência da AM, o PS devia tentar, junto das outras forças politicas, de forma clara, transparente, um acordo que premitisse um consenso em termos de composição da mesa da AM. Mais uma vez parece não ser esse o caminho do PS. Vão esperar sentados, que por artes mágicas, a presidência da AM lhes caia no colo.
Mais uma vez, por incompetência sua, o PS/Sines vai perder o comboio.

Anónimo disse...

O PS perdeu e perde o combóio também por culpa do governo central. Há muita gente que não confia neste partido e neste governo de Sócrates. E é esta a verdade! Tudo o que está a vir a público sobre socialistas corruptos também não vai ajudar nada...
Para o Ps voltar a ter credibilidade, necessita de mudar de lideres e coligar-se com um partido honesto. E mais não digo.