sábado, 28 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Sines

Faço parte dos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Sines, eleitos ontem, onde desempenharei o cargo de Tesoureiro. A minha inclusão na nova mesa Administrativa desta instituição correspondeu ao convite dirigido pelo meu amigo Luís Venturinha, Provedor ontem eleito.
À minha incapacidade para dizer não sempre que a sociedade civil e as suas instituições julgam que posso de alguma forma contribuir para o seu engrandecimento, aliou-se o convite pessoal do Provedor ontem eleito, de quem tenho o prazer de ter conhecido como chefe e termos a sabedoria de tornarmo-nos amigos.

Havia saído recentemente da Universidade, tinha 2, 3 anos de experiência no mercado de trabalho, quando me foi dada a possibilidade de ingressar numa empresa que pelo seu passado e dimensão era (é) quase uma instituição. O Director-Geral de então Luís Venturinha não se limitou a acreditar e confiar em mim, como transmitiu aquilo que não se aprende nos bancos das universidades, a intuição, a sensibilidade e bom-senso, a dimensão humana das decisões que se tomam, a inteligência emocional. Devolvi com trabalho, seriedade, honestidade e continua capacidade para aprender e melhorar a oportunidade que me deu.

Encaro este novo desafio do meu modo que às 20 anos comecei nas associações de estudantes às federações e semanas académicas, e desde então em organizações politicas e sociais. Com entusiasmo e vontade, disposto a dar o melhor, tendo apenas como condição a participação voluntária e gratuita e preferencialmente relacionado com a minha área profissional, pois entendo que é onde posso mais contribuir para o desenvolvimentos dos projectos.

Em 20 anos de participação social muitos foram os sucessos e os fracasso, felizmente os primeiros em muito maior número, em todos 2 factores comuns: dedicação e honestidade, que são o minímo com que podem sempre contar.

25 comentários:

Observador disse...

Os meus cumprimentos amigo Brás, Caritas e Santa Casa é obra, como irmão não fui votar por ter uma reunião de Junta Freguesia, um bom trabalho ao serviço dos mais desprotegidos e carenciados da População. Um abraço do Gil.

Anónimo disse...

Parabens! Esperamos que a sua presença nos orgãos sociais desta Instituição seja uma mais valia, tanto para os profissionais que lá trabalham como para os utentes.
Ao Sr. Venturinha, desejo-lhe as maiores felicidades e muita força, que nunca desista. Sabemos que gerir uma casa desta dimensão e com a caracteristicas que a SCMS têm não é fácil. Julgo que vai ser um bom lider, que não se pautua por condutas individualistas, tendo sempre por base o trabalho em equipa, na tomada de decisões e na resolusão de problemas.

Peter Drucker
Não se "gere" pessoas. A tarefa é liderar as pessoas. E o objectivo é tornar produtivo os pontos fortes e o conhceimento específicos de cada indivíduo.

Anónimo disse...

Até que enfim, dois homens no lugar certo,Luis Venturinha e António Braz.Julgo que a palavra humanidade, vai ser uma prática constante na Misericórdia de Sines.
Não conheço nesta altura quem são os outros elementos, mas estes dois dão-me uma imensa tranquilidade.Não estive presente na Assembleia porque ainda não esqueci algumas atitudes passadas.
Desejo para voçês as melhores felicidades do Mundo no desempenho
do cargo,um abraço.

A.Rui Pimenta

Anónimo disse...

és o meu herói.

Anónimo disse...

nem sabes onde te vais meter amigo brás...

Anónimo disse...

Parabéns ao Sr. Luis Venturinha por ir abraçar uma Instituição ao qual merece muita dedicação e empenho, pessoa que pelo que conheço competente para para estar á frente de uma Casa com grande dimensão. Parabens ao Braz pelo contributo que também vai dar á mesma, aos outros menbros não os conhecendo ainda, envio também os votos de um bom trabalho.

Anónimo disse...

Sendo umas eleições ainda muito recentes gostaria de deixar aqui uma pergunta ao actual Provedor.
Será que com este Proveder os Sineenses poder-se-ão fazer-se sócios dessa Instituição?
Pois com o outro senhor não podiam haver sócios.

Anónimo disse...

Parabéns ao Sr.Luis Venturinha pela coragem de abraçar uma instituição que tanto merece,por aquilo que nós conhece mos do deu trabalho esperamos que a Santa Casa tenha um novo rumo para bem todos os idosos e familiares,na verdade aquilo que todos nós sabemos não tem acontecido.Bom trabalho

Anónimo disse...

Felicidades e desejo um bom trabalho em prol dos mais necessitados assim como dos que já contribuiram para este País.
AMestre

Anónimo disse...

Os meus parabens amigos , duas grandes aquisições estamos bem entregues, Braz se fosse possivel meteres a composição completa da lista era o ideal.
Confio em vós a 100%

Anónimo disse...

Parabéns! tenho a certeza que vais fazer um bom trabalho. Já agora aproveito para dizer que não concordo nada com as quantias exorbitantes que pedem para entrar no lar. É que desse modo, só lá entra quem tem dinheiro e não é essa a função das Misericórdias. Também nunca entendi para onde vai esse dinheiro, uma vez que não passam recibo.

Anónimo disse...

MUITOS PARABENS PARA OS DOIS, A SANTA CASA ESTA EM BOAS MAOS.
BOM TRABALHO.UM ABRACO.

VELINOV

Anónimo disse...

O Anónimo da 1:06 não sabe o que diz. Era melhor estar calado. O que está a dizer é muito grave e não faz sentido. Nunca deve ter tido familiares no lar. Eu já tive e sei que não é assim, nem que seja 1 € há recibo.

Anónimo disse...

pois é, dizes tu que não ha socios ?! quanto o actual provedor precisa de votos para as suas eleições, logo ves se não aparecem associados de todos os lados eheheh

Anónimo disse...

Desejo-te um "bom trabalho" extensivo a toda a nova direcção.
Não estive presente na Assembleia, por me encontrar a cerca de 400 km de Sines.
É um cargo com uma enorme responsabilidade, tanto pelo peso orçamental como pelo peso social, que eu acredito que vais levar a bom termo e com resultados positivos para a População de Sines.
Nós precisamos de uma Santa Casa virada para nós, contamos convosco...

Carlos Malafaia

Irmão com quotas em dia disse...

ao anonimo das 7:24, mentira é aquilo que o sr ou sra escreve.Paguei e não foi pouco, mais e ainda por cima é mal tratada, mas isso fica para quem de direito responder.

para alguns que aqui dizem querer ser sócios, pois caros não é sócios, é irmãos e estão protegidos pela lei canónica!!!


Espero que os compadrios acabem com a nova direcção e também gostava de saber quem são os restantes elementos.

Anónimo disse...

A direcção da SCMS não é nova!

Apenas tem uma cara lavada, é só mais do mesmo ... o PS a renovar o controlo da Santa Casa.

Abençoados sejais senhores!

Anónimo disse...

A unica instituição em portugal onde ainda não chegou o 25 de abril..è uma autentica sociedade secreta.As direcções são eleitas não se sabe bem como.Só na idade Média!!!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 1.06
Se não pagou nada é porque é amigo dos da Direcção. Eu conheço pessoas que por não terem cunhas tiveram de se endividar para dar dinheiro a esses senhores.
Esse assunto até foi comentado na televisão - no Opinião Pública -(ligou para lá um siniense a denunciar)

Anónimo disse...

Braz afinal que é a direção da scms, ou há algum problema em saber-se.
o ps não deixa?

Estação de Sines disse...

Mesa Administrativa (e não Direcção)
Provedor - Luís Venturinha
Vice-Provedor - João Vinagre
Tesoureiro - António Braz
Vogal - Carlos Salvador
Vogal - Ana Vilhena

Assembleia Geral
Jorge Ruas

Conselho Fiscal
José Batalha

Anónimo disse...

A verdade doi não doi dr Brás, daí que censure, mas nem sabe o prazer que me dá, é que assim sei que a farpa atingiu o objectivo, mas atingiria melhor se lhes desse vergonha na cara, os tornasse seres éticos e morais, mas isso era pedir muito a caciques e aprendizes de cacique que mais não sabem que sabujar os chefes e apresentar-se aos ignorantes como falsos profetas.
Alea Jacta Est

Estação de Sines disse...

anónimo das 1,11:
do que fala você homem?
será algum comentário que enviou e não publiquei, será de algum comentário publicado a que n~´ao dei a devia importância?

sabe o que me dói? o corpo - raras vezes - depois dos treinos, e a cabeça, quando a seguir a um dia de trabalho ainda tenho de outro "dia" de trabalho nas nossas instituições.

o resto, enfim...se isso - não entendo o quê o faz feliz - continue.

Anónimo disse...

Coitadinho do Dr Brás, cheio de dores! Sim que isso de "trabalhar" deve ser muito mau para o Dr Brás, já que de resto foi coisa que nunca quiz fazer. Quanto a treinos, quem corre por gosto não cansa e "trabalhar nas nossas instituições"? Serão mais as vossas instituições, já que o proveito privado que tiram delas, ou ajudam a tirar são frutos de apenas alguns e não de todos!
Alea Jacta Est

Estação de Sines disse...

Caro anónimo, quanto à sua opinião acerca de mim - desde não gostar de trabalhar até ao proveito que tiro das instituições - nada posso fazer, é a sua opinião.

Quanto às instituições se estiver nessa disposição, garanto-lhe que praticamente todas necessitam de mais gente disposta a trabalhar e a dedicar algum tempo livre. Terá a oportunidade de mudar de opinião vendo que afinal eu como os outros trabalhamos e quanto a proveito próprio a esmagadora maioria vive problemas financeiras tão graves que mesmo que haja quem tenha pretensões menos dignas, não terá grande oportunidade.

Caso não tenha vontade de participar, sempre lhe resta continuar a ter a sua opinião e ficar no grupo dos que se limita a dizer mal, sem nada fazer para alterar aquilio que dizem estar mal.

São opções.