quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Roteiro da política local

Da assembleia municipal
José Ferreira Costa, o derrotado cabeça-de-lista do movimento SIM à assembleia municipal, chefe do gabinete da presidência da câmara de Sines e ao que parece porta-voz deste revestido de novo, governo local, considera a sua derrota “negativa e que não é natural”, uma vez que “era de bom tom para a democracia” que fosse o movimento SIM a eleger o presidente. Ferreira Costa critica a “coligação negativa” entre os partidos da oposição, lamentando que o PS tenha optado por um “entendimento” com outra força depois de o ter recusado fazer com o movimento SIM.

Idalino José, vereador do PS, considera que o movimento SIM “não tem que se indignar quando é cumprida a democracia”, lembrando que no caso das assembleias municipais, “são os eleitos que têm a responsabilidade de eleger o presidente” e que “não houve acordos nem ligações” com a CDU ou outra força política. Recordando que também em 2005, o PS apresentou uma lista para a assembleia municipal, para que os eleitos “pudessem fazer a sua opção”. Por isso, lamenta que Manuel Coelho esteja “a passar uma mensagem de mau perdedor, que não favorece as regras da democracia”.

Também Francisco do Ó Pacheco, vereador da CDU, afirma que não houve entendimento com o PS, considerando que foi uma situação “normal” e entendendo que isso “significa que a oposição quis mostrar o seu desacordo por algumas propostas do movimento SIM”. “Tendo em conta a proximidade das forças políticas na assembleia municipal, era importante para a oposição que o voto de desempate fosse de outra força que não a que está no poder”, acrescenta. Quanto às críticas do movimento SIM, o comunista lembra que estes é que “desrespeitaram os sineenses quando se desvincularam do PCP e não deram a câmara ao partido”.


Da atribuição de pelouros
Francisco do Ó Pacheco critica ainda o facto de a distribuição de pelouros do executivo camarários ter sido feita apenas pelos eleitos do movimento SIM, uma vez que “não faz muito sentido quando o movimento de cidadãos declarou abertura para outras alternativas e soluções”. O vereador comunista sublinha assim que o seu partido estava “disponível para discutir qualquer proposta” que lhe tivesse sido feita.

Por sua vez, Idalino José considera que caso o convite tivesse sido feito, “estaria disponível para fazer uma reflexão e talvez assumi-lo”.

Ferreira Costa refere que o PS, que tem “o programa eleitoral mais próximo” do movimento SIM, “informou que não havia abertura para entendimentos”, justificando assim o facto de não ter havido convites à oposição.

Das eleições
Francisco do Ó Pacheco reitera ainda as críticas ao movimento SIM de “incumprimento da lei eleitoral” nas últimas eleições autárquicas, garantindo que as acusações feitas são “perfeitamente verdade”, até porque “não costumam ser boateiros”. Os comunistas fizeram queixa à Comissão Nacional de Eleições pelo facto de “um elemento do movimento ter estado a apontar o sentido de voto aos eleitores num local de votação” no próprio dia de eleições, além de terem encontrado “fotocópias do bilhete de voto” com o movimento SIM assinalado.

Ferreira Costa garante que essas acusações são “ofensas e calúnias”, acrescentando que o movimento SIM poderá, inclusive, recorrer aos tribunais para repor a verdade. Francisco do Ó Pacheco realça que “não tem receio” que isso aconteça, mostrando-se até “desejoso” de ver a situação resolvida no tribunal, “para ficar provado quem é que mente”.


Ver notícia desenvolvida em Setúbal na Rede

11 comentários:

Anónimo disse...

Só estilhaços eleitorais, do grande circo que tem sido Sines nestes últimos tempos. Acho que vai ser um mandato bué de giro, com muita pólvora ainda para arder.

Anónimo disse...

Por agora só queria saber quanto custou e onde os partidos e o sim foram buscar o dinheiro para a campanha eleitoral. Ao não saber, e por não ser transparente, tudo isto me parece uma grande sucata, e no meio ou no topo estão os reis da sucata que nos governam.

Anónimo disse...

Deixem-se de merd... não entendo qual o espanto do Sr. Francisco Pacheco quanto a não terem pelouro, até parece que nos seus mandatos ele deu oportunidades à oposição? ele não consegue é engolir o sapo de não ter o seu podersinho tão desejado e tão ambicionado.
Não me venham falar em democracia na eleição do presidente da Assembleia Municipal, democracia foi feita no dia das eleições quando o povo votou Ferreira Costa, na Assembleia Municipal houve mas foi outra coisa a chamada sacanice-

Anónimo disse...

Isto passa tudo...daqui a uns tempos já não se fala deste assunto...é preciso é calma...
Há por aí pessoas que só agora se dedicaram à política, não tendo, por isso, memória do que foi o passado da política Sineense...
Para alguns, parece que não há passado...
Mas há, e é esse passado, essa aprendizagem que influencia algumas das reacções e tomadas de posição de agora...o que estranha a essas pessoas que desconhecem as lutas de dezenas de anos...
Ninguém consegue apagar o que se passou anteriormente...
Há memória e há sentimentos nas pessoas que viveram intensamente essas lutas...
Quem sofreu não esquece...

Carlos Malafaia

Anónimo disse...

Ao anónimo das 8.05 - È só para lembrar, porque as memórias andam curtas: No tempo do Chico do Ò houve vereadores da oposição com pelouros, António Pimenta,então do PS,João Santa Bárbara, então do PSD, Chico Venturinha, PSD, entre outros,até já falecidos.
E talvez seja bom conter a ira, porque o que aconteceu na A.M.é só o que lei prevê - eleição da Mesa, pelos membros do orgão deliberativo.

Anónimo disse...

Anonimo das 8:05

Faça um favor a si próprio não utiliza conceitos que não conhece... nem fale do que não sabe. Na noite da eleição para a assembeleia foi feita democracia, porque foram o deputas eleitos pelo povo(dia 11) que elegeram o presidente da mesa.
Em vez de se deixar influenciar pela 1º coisa que ouve... estude o tema... a assim já se poupa a figurinha de o..

Anónimo disse...

Como sinieense custa-me entender certas "coisas" então não foi o povo sineeense que votou ou melhor elegeu Ferreira da Costa? e agora!... vamos ver! e chamam a isto uma democracia? democracia para mim é sem sombra de duvidas o voto nas unas á "vista de todos os cidadãos" aí sim o povo uniu-se e votou FERREIRA da COSTA,hoje tenho certas dúvidas!... vamos ver!...

Anonimo anti-rasca disse...

Aqui está a prova de que o poder cristaliza as pessoas.
O Sr. Ferreira da Costa já se acha "com direito" adquirido que é um dos donos da Câmara.
A causa pública como está escrito, é para servir e não para ser dono.

Anónimo disse...

Duas observações: primeiro, tenho dificuldade em perceber como o Ferreira Costa, chefe de gabinete da presidência da CMS (ao que dizem) é também deputado municipal e queria ser presidente da AM: então uma pessoa que exerce a missão de fiscalizar a CMS trabalha para o presidente da CMS num cargo de confiança política, ou seja, de onde pode ser corrido se não acatar a "voz do dono"?? segundo, acho muito bem a oposição não ter pelouros: quem ganha tem um programa, executa-o ou não, e ao fim de 4 anos é responsabilizado pelo que fez, sem se desculpar que o vereador A do partido B boicotou, ou executou mal isto ou aquilo.
Martinho Santos

Anónimo disse...

Claro como água. Os deputados eleitos pelo povo de sines acharam que ferreira costa não merecia presidir à assembleia. A maioria do povo de sines não quer o sim. A palavra e a iniciativa politica são do PS. Veremos se está à altura.
rui da moura

Anónimo disse...

(Alegadamente), os deputados municipais não quiseram escolher para Presidente da Assembleia Municipal o chefe de gabinete do MC, devem ter pensado que era demasiada promiscuidade.
O mesmo parece não ser a forma de pensar dos big's "SIM".
É falta de cultura democrática a mistura de poderes "executivo/deliberativo" e a dificuldade em perceber tal facto e não aceitar o resultado mais sensato.