sábado, 7 de novembro de 2009

A lei, essa maldita

eleições autárquicas de 1997
CDU 44% dos votos, 4 eleitos para o executivo
PS 37% votos, 3 eleitos para o executivo
O Presidente Manuel Coelho decide não atribuir pelouros aos vereadores do PS.
480 votos permite que a vontade de 37% dos eleitores seja ignorada

eleições autárquicas de 2001
CDU, 48%, 4 eleitos para o executivo
PS, 41%, 3 eleitos para o executivo
O Presidente Manuel Coelho decide não atribuir pelouros aos vereadores do PS.
Desta feita são 534 votos de diferença que permitem que a vontade de 41% dos eleitores seja ignorada.

Ainda de acordo com a lei em vigor, e pela aplicação do método D'Hondt, em ambas as eleições os vereadores do PS foram eleitos em 2º, 4º e 6º lugares e pela vontade dos vencedores relegados para a mais recôndita participação nos destinos de Sines e da gestão do Munícipio.
Os pretensos arautos do respeito do voto popular, que transformam um acto legítimo da assembleia municipal democraticamente eleita e as suas leis, em "desrespeito da vontade dos Sinienses" enveredando por uma demagógica campanha panfletária, devem olhar para o seu passado e perceber que as leis não podem estar ao seu serviço.

14 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que existe alguém lúcido e com trambelho no meio disto tudo.

Bom post braz

Anónimo disse...

Ao candidato do SIM À AM, quero deixar a mensagem de apoio:

Mais vale ser presidente meia-hora (será que foi 30 minutos ou menos ainda) que deputado toda a vida.

lamento as contas terem saído furadas.

Anónimo disse...

O problema do SIM com a Assembleia não foi só com a presidência. Foi também com uns pequenos tachos que parece que já estavam prometidos a correlegionários. A presidência dá algumas liberdades de escolha.
Pois é foram à vida. Agora só noutros serviços.

Zé Multiópticas disse...

Como leitor assíduo deste blogue, digo-vos que este post foi dos melhores senão o melhor de sempre.
O Bráz rebuscando o passado recente, deixou tudo dito em meia dúzia de palavras, sem possibilidade para se rebater nada.
Espero que os senhores do SIM ao lerem este post se revejam nele, ou talvez não, porque os vampiros não fazem reflexo no espelho.

Anónimo disse...

Já temos um Presidente de Camara reformado com 3090 euros e que em prol do Municipio vai abdicar de um terço do vencimento, ou será porque é obrigado a abdicar de um deles.........

Estação de Sines disse...

nãu deu, nem eu disse que devia dar.
mas também não disse que com isso desresperitou os sinienses.

Anónimo disse...

A lei maldita, é verdade deixo exemplos onde não é maldita:

Alcacer
PS - 45% 4 mandatos
CDU - 42,62% 3 mandatos

Mertola
PS - 46,35% 3 mandatos
PCP - 42,94% 2 mandatos

Tavira
PS - 45,99% 4 mandatos
PSD - 42,32% 3 mandatos

Faro
PSD - 42,67% 5 mandatos
PS - 42,25% 4 mandatos

Há mais exemplos, de referir que em nenhuma autarquia destas foram dados pelouros aos derrotados, deve ser da P... da lei.

COMECEM A FALAR DE OUTRA COISA QUE ISTO JÁ ENJOA, E POR ACASO ATÉ ~HÁ ASSUNTO O QUE DIZER DA «FACE OCULTA» E RELAÇÕES PROMISCUAS DO PARTIDO SOCIALISTA...

Anónimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento histórico.

Eu, como curioso do presente paralelo mas ciente da importância do passado para uma melhor compreensão da actualidade e antecipação do futuro, agradeço o post.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Aqueles que se dizem defensores da democracia, deviam saber que nos princípios em que esta se baseia, não existe lugar para a política baseada em ataques pessoais. Sines como ponto de referência no panorama nacional, merece mais que guerras entre pessoas e interesses, guerra que muitos praticam, continuando a afirmarem-se fiéis defensores da democracia!
A democracia não é insultar as pessoas, por estas não terem as mesmas opiniões e interesses que os restantes! O democrata deve de ter espírito critico, saber analisar as ideias dos demais, e tentar aprender com elas, pois não existe ninguém assim tão esperto! nem ninguém assim tão burro! Fazer política, é procurar o bem comum da população, não é procurar o bem próprio!
Vejo muitos comentários neste blogue comentários de pessoas cuja sua ideia de política e democracia não corresponde a que deveria ser! Quem está descontente com a sua situação, e acha que a câmara ou o seu presidente tem culpa disso, só tem uma coisa a fazer é dar a conhecer a sua situação! Ou aos órgãos competentes da câmara! Ou em último caso, a comunicação social ou a aos tribunais!
Vejo por ai muita gente que chama diversos nomes a Manuel Coelho, acredito que devem ter alguma razão para o fazer, porém não é assim que vão resolver os seus problemas! Isso não é a política, mas é muita da política praticada em Sines.
Falando no assunto das dívidas da câmara, há muitas pessoas que se mostram descontentes com isso, e algumas delas pensam que estão a pagar essas dívidas, porém este assunto nunca passou da conversa! Se há pessoas assim tão preocupadas com as dividas que a CMS tem, ao ponto de dizerem que não sabem para onde vai parar o dinheiro. Devo informar que também a solução para estas pessoas, basta investigarem, as contas de uma câmara não são mantidas no sub mundo… E caso o sejam informo também que a P.J. existe por alguma razão.
Espero não ofender ninguém! E que pensem um bocado no que fazem pois, se cada um de nos passar das palavras a acção Sines será um local bem melhor!

Anónimo disse...

Estes exercício começam a ser patéticos, sobretudo porque mostram que nem quem faz um esforço para compreender o que se está a passar em Sines acredita nas suas próprias justificações. Sines não é merecedora desta agonia.

Anónimo disse...

Em 2010 as previsões apontam para um défice de 8% e uma taxa de desemprego de 11%.é o resultado da politica desastrosa do PS e Socrates!
Acho que a continuar assim o governo nem dura 2 anos, apenas meses!
Cabe ao PSD arranjar um novo líder, desta vez carismático que varra o PS do poder.
PS - Caso Freeport e agora Face Oculta - Corrupção, atrás de corrupção e assim vai o nosso Portugal! Tentáculos do poder!

Anónimo disse...

SIM com todos os pelouros e Batalha presidente da AM não me preocupam!
O que realmente me preocupa é falta de visão estratégica que sucessivos governos têm revelado pela cidada com o maior pólo industrial e porto do país.
Faltam os investimentos governamentais! Centro de Saúde via ARS alentejo, abertura de vagas para internato de especialidade de MGF, a eterna questão das acessibilidades rodo-ferroviárias. Discutam-se os problemas ...

Anónimo disse...

A lei não é maldita malditos são todos aqueles que quando a mesma não lhe agrada ou não se adapta aos seus interesses dizem que ela não presta que é assi e assado.
Tenham vergonha e não venham com argumentos que não colhem, ou seja na AM há uma maioria e não é do SIM
portanto e de acordo com votos expressos o re4sultado é aquel ou não?. Porra que já chateia e se duvidas tivessem quanto ao respeito que Coelho e companhia tem pela democraçia está dada a resposta. O que esse senhor chamou ao PC quando de lá saiu aplica-se a ele na perfeição não respeita nada nem niguem. Neste dia em que faz 20 anos que o MURO caiu quer ele erguer algum? Não não vai conseguir nem que se esgadanhe todo. Agora quero ver as votações
quero ver se há por ali algum vendido ao SIM.

Anónimo disse...

A "azia", vamos chamar-lhe assim, provocada com a eleição do presidente da AM foi de tal ordem, que originou o envio há população de um comunicado por parte do movimento sim. Alguns dos sinienses, já poderam ler no papel, o texto publicado no site do movimento. A falácia e a vitimização continuam. Até quando?