terça-feira, 13 de outubro de 2009

Rescaldo (em actualização)

Vencedores
Manuel Coelho, o grande vencedor da noite, como um rolo compressor cilindrou todos os partidos e escalões etários, ganhou em todas as mesas eleitorais da Freguesia de Sines. Demonstrou à saciedade ser maior que os partidos.
Depois da saída atribulada do seu partido de sempre – diz-se que o povo não gosta de traições -, da crispação social que criou – diz-se que os eleitores não esquecem a prepotência - , do seu conhecido feitio truculento e belicoso – afirma-se que o povo não perdoa a arrogância, - da pressão sobre o eleitorado e da asfixia das instituições – garante-se que o povo ama a liberdade – a vitória de Manuel Coelho é um case-study.

A Campanha do SIM, pela qualidade e formas de comunicação utilizadas. Foi uma campanha profissional contra amadores.

Luís Gil, pela recandidatura, voltou a demonstrar que é um valor seguro para o PS. Definitivamente o poder atrai mais poder, tendo inclusive sido no Porto Covo que o PS ganhou as únicas mesas de votos (2) para a CMS.

Surgimento de novos actores políticos

Adesão da população às campanhas e acto eleitoral, proporcionando momentos de magnificas molduras humanas nos actos de campanha e a redução da abstenção.

Aumento do número de eleitores inscritos, de votantes e consequente recuo da abstenção.

Os sectores da restauração e das gráficas, com o impulso económico que representou as eleições autárquicas, esperemos que o pagamento seja tão célere como as promessas dos candidatos.

Vencidos
CDU, o grande derrotado da noite. Perdeu em votos, em eleitos, a apenas na assembleia municipal poderá assumir alguns protagonismo. Depois de mais de 3 décadas à frente dos destinos da autarquia, Manuel Coelho revelou um verdadeiro Cavalo de Tróia. Apenas o PCP podia derrotar o PCP. Nada será como dantes para a CDU em Sines.

BE, nada fazia prever uma votação insignificante, atendendo ao candidato e expectativas criadas. José Carlos Guinote vale bem mais que os míseros 360 votos. Acresce o facto dos outros candidatos a órgãos autárquicos terem obtidos mais votos que o cabeça de lista à autarquia.

PSD, nem o estado de graça resultante da juventude do seu candidato, permite não apontá-lo como um dos grandes derrotados da noite, com uma votação tão fraca de que não há memória. É quase começar do zero. Também João Custódio obteve menos votos para autarquias, que os outros candidatos do PSD, para a Assembleia Municipal e Junta de Freguesia de Sines.

PS. Apesar de se ter aguentado em cima do barco este vendaval politico-eleitoral, não deixa de ser um dos vencidos. Aumentar o seu eleitorado em relação a 2005, em mais 500 votos, quando votaram mais 1.213, e manter o número de vereadores e deputados municipais em relação a uma eleição , 2005, considerada má, só pode significar uma derrota.
Mas é um grande derrotado, principalmente porque tinha maiores responsabilidades e expectativas. Resta-lhe a confirmação de principal partido da oposição e a continuação da vitória em Porto Covo. A um partido que se candidata para ganhar, exige-se a vitória.

Idalino José, é um dos vencidos da noite de Domingo, todavia conseguiu ao contrário de outros candidatos, manter-se à tona de água, e afastar para já o cenário de morte política que célere, opinavam na Rádio Sines.

Não havia necessidade. Para a história desta eleição ficaram gravadas a negro dois momentos protagonizados por Manuel Coelho. As acusações a José Carlos Guinote na Antena 1. Nada justifica “dizer na rua o que se ouve em casa”, nem mesmo a eleição de Presidente, a suposta utilização de meios autárquicos na Campanha do SIM e a acusação da CDU de ontem o SIM continuar a sua campanhas junto das mesas de voto.

A campanha milionária do Sim, consentânea com a característica de despesista do seu líder, numa época que pede contenção e rigor, foi gastar como se não houvesse amanhã.

A crispação social contra a candidatura do Sim. Os Movimento de Cidadãos, normalmente com um cariz apartidário, deviam colher a simpatia da sociedade. A forma como surge o Movimento Sim e o seu cabeça de lista depressa desbaratou esse capital de simpatia, estranho como um candidato que ganhou como maioria esclarecedora, tem tantos anti-corpos na localidade que o elegeu.

Ferreira da Costa. O único candidato do SIM, do Concelho de Sim que não obteve maioria absoluta, confirmando que o SIM, é em muito o Movimento de um homem.

A Estação de Sines e por consequência o seu principal responsável. Apenas figuram em último lugar, por não gosto de me pôr em bicos de pés (faz doer os dedos e as costas). Fora do plano político, fomos os maiores derrotados da noite, muito por causa das previsões.

Quanto à posição critica relativamente a Manuel Coelho, o resultado alcançado em nada altera uma vírgula daquilo que disse, penso e reafirmo. A sua vitória não torna menos verdadeiras as minhas afirmações, fundamentada na minha opinião e não em resultados políticos.

Consequências:
Mandato com maioria absoluta na autarquia de Sines e Junta de Freguesia de Sines e Porto Covo.
Assembleia com maioria relativa, onde se jogará o xadrez da politica local
Anunciada morte politica de duas vacas sagradas da politica local: Francisco Pacheco e José Carlos Guinote, com tudo o que significa de perda de qualidade e renovação politica.
Saída de cena de uma das prometidas promessas politicas, Albino Roque.
Afirmação do PS como principal partido da oposição
Inicio de novo ciclo politico em Sines
Um crescimento brutal dos visitantes e comentários deste espaço, que cada vez os sinienses privilegiam para conhecer as opiniões, informarem-se e participarem.


A acompanhar:
A gestão de Manuel Coelho liberto de “espartilhos partidários”
As promessas efectuadas pelo Presidente eleito
A evolução do Movimento SIM. Força politica ou instrumento de acesso ao poder.
A evolução do endividamento do município
A temível caça às bruxas
As Assembleias Municipais
Bem mais lá mais para a frente as movimentações e posicionamentos internos do SIM, CDU e eventualmente PS, na busca afirmação de novos candidatos
Surgimento de nova geração de quadros políticos

A evolução deste espaço, na travessia do deserto da actividade politica. Será curioso acompanhar se a participação cívica se esgota nos actos eleitorais ou se pelo contrário começa a ganhar raízes na sociedade.

22 comentários:

Anónimo disse...

Para um blogue de opinião, que não representa a opinão geral da sociedade de Sines, apenas representa a tua opinião, não se trata de participação civica ou não, enquanto os Sinienses acharem graça aos "devaneios" do Sr Braz, acredito que o nimero de visitantes irá subir, quando se fartarem de todo o "veneno" que injectas nos teus textos, deixarão de visitar.
Para já tens todo o mérito de todos os visitantes, uns porque partilham das tuas opinioes (que muito embora sejam a minoria em Sines, neste blogue aparecem como maioria, o que é perfeitamente compreensivel), outros porque se sentem insultados pelo que tu dizes (e quem nao se sente, não é filho de boa gente ...), e ainda há outros que visitam apenas para se rirem um pouco, ou para se distrairem ....
Como fonte de informação é que ninguém vem.
Apesar disso tudo, "a César o que é de César", dou-te os parabens pela quantidade de visitantes, estas a conseguir com que as pessoas visitem o teu blogue, isso só por si já é um feito.

Saudações Cordiais
PV

Anónimo disse...

Brás, não concordo nada com o teu comentário sobretudo no que se refere ao PS e ao Idalino. Então este não está morto politicamente? Essa faz-me rir!
O homem está morto e bem morto. Basta fazer uma análise aos resultados e confirmar que a sua estratégia foi um prefeito desastre, que começou com a escolha do cabeça de lista para a A.M. e terminou com uma campanha amorfa e cinzenta, à imagem do candidato. Não conseguiu mobilizar os mais idosos, o que até é um pouco natural, mas nos jovens também não entrou, basta ver os resultados da mesa 11, onde o sim teve mais do dobro dos votos. Aliás tudo isto não me surpreende, este cenário é repetido, em tempos diferentes e circunstâncias diferentes. apenas ganhou a votação em Porto Covo, por acção do Luis Gil, não fosse esse o efeito e a derrota teria sido geral.
Concluindo, o homem está morto e bem morto, bem como os seus seguidores. Está na hora de passarem a pasta. Mas a quem? Então não é visivel que para além de terem afastado algumas figuras do PS local, tiveram ainda a capacidade de não conseguirem novos militantes, que assegurassem a renovação do partido. Estes actuais dirigentes do PS, devem tomar o mesmo caminho que O Pimenta, o Guinote e outros, quem sabe talvez o BE os aceitasse e aí cumpririam uma acção renovadora como esse mitico Guinote cumpriu.
Está na hora de mudar e renovar o PS.

Observador disse...

Como sempre disse! a População de Porto Covo, acabou de dar um rotundo NÃO às propostas do SIM, em todos os órgãos Autárquicos, somos democratas e damos os parabéns ao grande vencedor Sr. Manuel Coelho, esperamos no entanto que também ele respeite a vontade da População e as promessas feitas a Porto Covo.
Da nossa parte nunca seremos um entrave ao Desenvolvimento de Porto Covo, queremos ser parte da solução e não do problema, somos exigentes connosco e com os outros, estamos atento e estamos cá para trabalhar com quem queira para o bem da nossa terra razão principal destas andanças.
Aos anónimos das bocas foleiras, como eu sempre disse, tiveram a sua resposta no dia 11 de Outubro.
Cumprimentos Luís Gil

Anónimo disse...

Nao sei porque o PS não admite que perdeu. O seu candidato ainda veio dizer aos sineenses que tiveram mais votos que ha 4 anos, ainda foi uma vitoria.. mostra a ambição do PS em Sines e desta equipa, ter mais votos que as eleições anteriores (nem que seja 50 votos).

a camara municipal não é definitivamente o objectivo do PS.

Anónimo disse...

resposta ao observador:
- explique melhor essa democracia em porto covo, porque nao foi nem mais nem mais que uma consertação de votos para ganharem em porto covo. o candidato do SIM para porto covo percebeu tarde que nao era o momento para se lancar na politica, 1º porque quem quer que fosse o candidato nao teria qualquer hipotese por causa do problema do clube ( problema só para os cegos, porque tinha e tem solução, basta que pode e manda em porto covo abra os olhos de vez )...2º a candidatura do SIM arrancou muito tarde e isso fez com que nao fosse possivel mobilizar mais pessoas. O projecto e as ideias estão lá....3º o jogo de interesses, os compadrios e amizades existentes em porto covo era extremamente dificil ganhar a nao ser o Sr. Luis Gil...4º o sr luis gil fruto da sua experiencia começou a trabalhar cedo e mobilizou de facto muitas pessoas, pessoas essas ( muitas ) mobilizadas em torno da questão do clube! - A CDU tentou fazer o mesmo mas nao colou - 3ª força politica!...
Mas á mais, mas fica para um proximo capitulo....
Entretanto parabens ao Sr. Luis Gil, eleito democraticamente e tambem os parabens ao Joao Romao pela coragem e determinação.
cumprimentos.
Jose Alberto

pastor atento disse...

Concordo com muitas coisas deste post, outras nem tanto...onde e que o Chico Pacheco representa a renova;ao...

o Idalino esta morto e enterrado, mas qd nao ha mais ninguem l]a salta ele para a frente...

Alguem duvida que o presidente da AM sera Ferreira da Costa....

O MEXILHÃO disse...

Para começar democráticamente á que dar os parabens ao vencedor e a todas as pessoas da sua campanha eleitoral,que como foi demonstrado no dia de eleições,foram os que melhor conseguiram transmitir a sua menssagem,e agora falando de derrotados,que foram todos os seus opositores e começando já por o estreante João Custódio,este que em boa hora veio trazer a esta campanha eleitoral um pouco de juventude e irreverencia que já á muito faltava nestas lides politicas em sines,mas essa juventude politica tambem se paga nas urnas,e sendo o Psd uma força minoritária no panorama politico atual em sines e o total desconhecimento do seu candidato em questão,e olhando para a experiencia de todos os seus opositores,não era de estranhar estes resultados,mas fica uma certeza de que com o natural amadurecimento do candidato em questão vamos ter politico para o futuro.Em relação ao Engº Guinote podemos dizer que foi uma total surpresa a sua votação,não sei se com base na sua votação á doze anos,se nos resultados das votações alcansados nas europeias e nas legislativas,mas o que é certo é que foi um dos,senão o maior derrotado destas eleições.A CDU depois das revoltas internas e das dezerções,e na ansia de reconquistar uma autarquia que depois do 25 de abril sempre foi um dos seu grandes bastiões,e que ficou orfã de lider,resolveu ir buscar o seu maior ativo durante 24 anos na esperança de reconquistar a autarquia,sendo ele um filho da terra e alguem que sempre foi acarinhado pelo povo de sines a esperança era muita,mas penso que o povo sempre pensou,e eu tambem que ao colocar em nrº2 o senhor Albino Roque,não era nem mais nem menos do que uma imposição do partido que se vencesse as eleições esse senhor rapidamente atingisse a posição de nrº1 em sines,e isso era algo que o povo de sines não estava a ver com bons olhos,e mesmo dentro da cdu estava a criar alguma celeuma.Chego agora,e por fim,aquele que é para mim o grande derrotado,que depois de se saber os resultados vem dizer que mesmo derrotado ainda aumentou a votação em relação a 2005,mas as contas quanto a mim não são feitas em relação a 2005,mas sim a 2001,ano em que o candidato tambem concorreu,e ai verifica-se que obteve menos votos,o que podemos concluir logo á partida que ele é que é o grande derrotado e não o partido socialista.Chegando ao fim deste rescaldo espero que sines possa progredir mais nestes proximos quatro anos do que o fez nos ultimos doze,mas não acreditando muito nessa ideia,porque não acredito que o atual presidente não tenha feito mais por estar debaixo das orientações do partido comunista mas sim por falta de capacidade propria e da sua equipa,que nem é mais nem menos que praticamente a mesma que vai tomar posse em janeiro,e posto isto só posso dizer que da minha parte vou estar atento ao que se vai passar na nossa cidade durante os proximos quatro anos e espero que quem estiver na oposição faça o mesmo,e que não caia no erro que tem feito no passado,que é deixarem a população em total silêncio e sem informação durante três anos e meio e só aparecer antes das eleições a dizer o que fizeram enquanto oposição,porque como novamente se viu isso paga-se na boca das urnas.E já agora é com agrado que pude constatar a grande afluência que existiu nestas eleições autarquicas em sines.
Para findar este meu comentário,é triste assistir como eu assisti no domingo,a pessoas que sempre conviveram pacificamente uns com os outros,mas agora por estarem em forças politicas opostas,estarem a maltratarem-se publicamente dentro do recinto das eleições para gáudio de alguns,mas esquecendo-se que no dia a seguir vão ter que trabalhar juntos novamente.

ANCIÃO disse...

........
.............
«Os resultados premeiam uma lógica de bipolarização e traduzem, por parte de muitos eleitores do BE, uma vontade de evitarem uma eventual vitória do PS, tendo optado pelo voto útil no SIM. Não foi nesse sentido que conduzimos a campanha, mas, em democracia, quem decide é o povo. »
...............
..............
(in BLOGUE DA CANDIDATURA DO BE).
---***---
BRAZ, NÃO PRECISA DE CANSAR MAIS OS NEURÓNIOS A PROCURAR UMA EXPLICAÇÃO PARA OS RESULTADOS DAS AUTÁRQUICAS EM SINES. ELA AÍ ESTÁ, SIMPLES E CONCISA, DA AUTORIA DO CABEÇA DE LISTA DO BE E PUBLICADA NO SEU BLOGUE DE CAMPANHA - Donde os Eleitores em Sines, que deveriam votar BE, resolveram castigar o PS e, vai daí, toca a pôr a cruzinha no SIM. Até nem repararam, na sua sanha contra o PS, que havia mais um candidato, a CDU.
É, de facto, um extraordinário exercício de imaginação mas um mau conceito da inteligência dos eleitores de Sines. -

Anónimo disse...

Um dos grandes derrotados destas eleições é o Braz. Não por o PS ter perdido ou por ser o verdadeiro opositor de Manuel Coelho, o vencedor da noite. Mas por uma questão evidente, devia ter sido o candidato do PS, ao não se disponibilizar, foi um dos derrotados.

Anónimo disse...

Ao user "pastor atento" que citou "Alguem duvida que o presidente da AM sera Ferreira da Costa...."só lhe tenho a dizer que não é certo que o presidente da AM seja o esse Sr,você não percebe nada de como funciona a AM e como são eleitos os deputados, basta a oposição se unir e o Sr que você diz não é eleito, ou não sabe que o Presidente da AM é votado por todos os deputados?E vocês não tem a maioria.....rsrsrsrsrs
Ah ah ah não sabia, portanto veja lá quem tem de se bandear e quem tem de ceder,e o mesmo pode acontecer na JF.

Anónimo disse...

pelo que parece a manha de hoje foi um pouco agitada na camara municipal pois um grande grupo de etnia cigana foi cobrar as promessas relativas a venda dos seus votos, estes foram os primeiros de muitos pelo que parece. daqui a uns tempos seremos a camara mais individada e a que mais tachos tem ao seu serviço ao menos ajudamos no desemprego.

bem haja

Marius Herminius disse...

Venho aqui deixar o meu apoio a António Braz, justificado da seguinte forma:

Em Democracia ganha quem é o mais votado.
Em Democracia todos temos direito à nossa opinião.
Em Democracia só ganha – ou perde – quem se sujeita ao escrutínio das populações.
Em Democracia ganha sempre quem manifesta a sua opinião e luta por ela.
Em Democracia todos nós ganharíamos se todos participássemos e não estivéssemos à espera dos vencedores para fazermos nossa uma vitória para a qual não contribuímos.

António Braz teve coragem para se expor e por isso merece o nosso respeito, ao contrário de muitos “anónimos” que esperaram pelos resultados para ajustar contas, contas essas em que as parcelas são (apenas!) constituídas por ódios, invejas e dores de cotovelo.
Como devem calcular – já que é de contas que falamos – o resultado será irrelevante, naturalmente.

Anónimo disse...

Boa tarde

Além da visita dos ciganos pelos quias tiveram de chamar a GNR tambem ouve um corropio de gente a quem lhes prometeram empregos através do centro de emprego e ainda não tinham sido chamadas e os seus nomes não constavem no centro de emprego para serem chamadas

Força Coelho
Mostra como se promete e não se cumpre

Anónimo disse...

Atenção sr. do BE segundo já se consta por aí um dos membros eleitos do V/ partido já por ai diz que tudo vai fazer para todos os projectos do SIM passarem na Ass. Mun.
Cuidado em quem acredito
É por isso que as votações foram o que foram
Guinote cuidado com os teus vizinhos de trabalho ,talvez não sejam o que te dizem
Pensem bem ainda podem fazer a diferença

pastor atento disse...

eu por acaso ate sei como se elege um presidente da assembleia municipal, porque ja fui membro!!!!
Tenho a certeza que o PS ou o PSD vai respeitar quem teve a maioria e permitir que Ferreira da Costa seja presidente...ja a CDU e o BE....esses nao respeitam niguem!

Anónimo disse...

Não tenham tanta certeza no que o PS pode fazer pois esse cenário de o PS não respeitar o eleitorado passou-se há unhs anos para a Junta de Freguesia.
Defendeu nesse caso o seu eleitorado

Anónimo disse...

O João Custódio não pode culpar os seus eleitores de não terem votado PSD. Deve culpar-se a si e à desastrada estratégia desenhada pela Célia Bandeira. Ao afastar Micael (as razões pessoais de não candidatura não são as reais)e a optar por não fazer campanha, concentrou tudo em dois debates e num fraquíssimo cortejo automóvel. Ninguém os viu na rua por isso não se admirem do resultado. Quanto ao BE foi uma surpresa para mim porque o Guinote foi quem apresentou as propostas mais sustentadas tecnicamente mas o seu estilo truculento afastou muita gente. A CDU deve olhar para dentro e para o Comité Central porque é aí que reside a sua derrota. Ao ser imposto o Albino ao Chico afastou muito do seu eleitorado porque estava tudo desenhado para que o Albine ficasse à frente da Câmara. O Chico seria o testa de ferro. Por outro lado, o Albino impôs a Fernanda ao Chico, que é a responsável pelos jardim e limpeza urbana, curiosamente uma das bandeiras da CDU. Foi só tiros nos pés. Ao colocar o Durval (que não merecia isto) como cabeça de lista para a Junta para que ficasse a Ana Dias à frente na realidade tentaram a mesma jogada que para a Câmara. O povo percebeu e não votou. Esperava-se mais e principalmente renovação da CDU o que os cartazes dos cabeças de lista não indicavam. O PS esperava claramente vencer mas não trabalharam o suficiente. Ficaram à sombra da bananeira à espera dos votos enquanto que outros faziam a campanha. Quais as principais propostas do PS? Ninguém sabe porque a mensagem não passou e as pessoas não lêem os programas eleitorais. É preciso mais e melhor. O Idalino não deve candidatar-se mais à Câmara. O SIM fez uma campanha a todos os títulos excepcional. Amadores mas com muita criatividade, seguiram a sua agenda pré-definida e marcaram a campanha enquanto que os outros procuravam reagir. Daqui a 4 anos vai ser muito engraçado mas até lá é importante que o PS, se quiser ganhar mesmo a Câmara, que marque o debate político, não vá a reboque do SIM e que divulgue o que faz. É começar a trabalhar já.

Anónimo disse...

O jornal SOL pede desculpas ao PS pelo engano das suas previsões porque confundirão SINES com CURRAL DE MOINAS

OBRIGADO . hehehehehehehehehehe

Anónimo disse...

Gostava de saber se é na sede do PS que posso requerer o jornal SOL

Obrigado . hehehehehehehehehe

Anónimo disse...

Olá Braz, continua... Parabéns pelo teu blog e pelo número de visitas alcançadas. Em Sines o povo tem que falar, seja bem ou mal, seja para criticar ou "des"criticar... não interessa o tema, o importante é falar!! o Conejo ganhou, é verdade, mas veremos se aguenta os 4 anos de mandato! Viva o Andebol de Sines, os Independentes, o CNLA e o Ginásio Clube de Sines!

Anónimo disse...

isto ta bonito tá é de lá que tiram o bom ordenado e depois vêm cá para fora desbocar tudo o que se passa lá presidente tá bem acompanhado tá não ponha mão nessa câmara não continua a dar manter as tachistas que ainda o andam a difamar por tudo o que é sítio e a mais alguém pois fique a saber que as calunia que andavam de boca em boca ai na campanha autarquia eram dessas pessoas em quem tem perto de si

Anónimo disse...

Anónimo das 7:12 PM 13/10
"Quanto ao BE foi uma surpresa para mim porque o Guinote foi quem apresentou as propostas mais sustentadas tecnicamente mas o seu estilo truculento afastou muita gente."

O seu estilo truculento seria para continuar, porque já vem de trás e como dizia o outro, as pessoas conhecem-no.
Ao contrário do que pensa as pessoas analisam os programas e os jornais de campanha, e já agora não posso deixar de lembrar ao Guinote (jornal nº 2 da campanha BE, aquele com os graficozinhos coloridos, pág. 3-qualificar o espaço público) que o que diz em relação ao logradouro da Rua manuel de Arriaga é falso. Quando aquilo pertencia ao Orlando Chalbert não havia logradouro nenhum, à frente era o escritório e atrás era a adega, tudo com paredes a toda a volta (ruas marquès de pombal-manuel de arriaga-luís de camões). Quem rebentou com uma parede do lado da Luís de Camões foi o Gabinete, depois de expropriar aquilo, e depois o Bila pediu ao Gabinete para lhe emprestar o sítio e fazia lá depósito de garrafas e punha o carro. Logradouro não havia.
Depois no mesmo jornal (pág. 2) já admite construções nos quintais da Mariana Godinho e do Sabino. Como todos sabem, quintais são logradouros. Isto terá a ver com o facto de o Guinote estar ou ter estado ligado, como engenheiro, a um loteamento que o Sabino quer fazer no seu "quintal"?? Uns podem e outros não?
MPDAguiar