quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Debate Autárquicas (em actualização)

1. Do Debate

6 temas, escolhidos pelo promotor do debate entre os propostos pelo público via email.
- Propostas para a criação de mais emprego e apoio social
- Desenvolvimento Económico
- Ambiente e Saúde Pública
- Centro Histórico
- Turismo
- Segurança

O modelo do debate consistia em 4 minutos de intervenção sobre cada um dos temas e 2 minutos de réplica.

Dada a amplitude dos temas, rapidamente se constatou o óbvio, cada candidato levava o tema até ao assunto que pretendia, independentemente do teor da temática, a similitude entre os temas, como por exemplo criação de emprego e desenvolvimento económico, em nada contribuíram. Também muito raramente os 2 minutos foram de réplica, mas de complementaridade dos 4 minutos iniciais.

Sou apologista do modelo anglo-saxónico em que a entidade promotora escolhe um painel representativo da sociedade que coloca as questões aos candidatos, em que ambos respondem à questão colocada sem direito de resposta e em que o interlocutor pode interpelar o candidato se entender que este não foi suficientemente esclarecedor ou se desviou do tema. Trata-se de um verdadeiro debate entre a sociedade civil e os candidatos, que requer um estádio de maturidade democrática e civilidade elevado.

2. Dos Candidatos

João Custódio, candidato do PSD, não se limitou a cumprir calendário, começou, e foi dando um ar da sua graça, nomeadamente com apontamentos muito contundentes acerca da politica actual de Manuel Coelho.. O PSD e o João sabem que a sua luta ainda não é agora, mas não desiludiu, apesar da prova de fogo de mais de três horas e meia e de a dado momento ter vacilado. O PSD tem candidato, e os sociais democratas utilizar o seu voto para outra força politica, com o argumento do voto útil, é uma injustiça que fazem ao seu corajoso candidato. Foram para ele os primeiros aplausos da noite.

Idalino José, candidato do PS, manteve o distanciamento das querelas, o que se aconselha a quem pretende ganhar a eleições autárquicas dentro de menos 2 semanas. Distanciou o PS dos factos políticos que enxameiam esta campanha e parece já está concentrado no momento pós-eleitoral. Deixou aqui e ali algumas boas e interessantes propostas, nomeadamente a nível da segurança industrial.

Os apoiantes da CDU empolgados por um dia de arruada com o seu secretário-geral, denotavam uma certa excitação por mais uma oportunidade de confrontar Manuel Coelho com o passado comum. Francisco do Ó não perdeu as qualidade de politico hábil e com a empatia que o caracteriza foi aproximando o público. Não renegando o passado soube olhar para o futuro.

O enfant terrible da política local José Carlos Guinote, candidato do BE, foi quem mais terá capitalizado com este e outros debates, quer pela capacidade inata de comunicar, quer pelas propostas que apresenta e que colhem junto do público. As suas propostas primaram pela diferença em relação aos restantes candidatos. o candidato do BE falou de algum muito importante, não mensurável pois não é do plano do material, por isso de valor incalculável, da discriminação das instituições em função dos seus dirigentes e da ausência de liberdade na sociedade civil, temas que me são caros.
O candidato do SIM, Manuel Coelho, esforçado por aparentar tranquilidade e ansioso por debitar o discurso habitual que se apresentou a debate, continua combativo mas longe do que o caracterizou noutras campanhas. Quem já ouviu um discurso seu já ouviu todos, sempre igual, repetitivo até à exaustão. Nada de novo nas suas propostas, a sua candidatura fica-se por uma capacidade de comunicação/marketing ímpar em Sines e invulgar a nível local de dimensões como o Concelho de Sines, feita a relação custos da campanha por voto obtido é seguramente uma, senão a mais, cara do País. Notória a crispação do público presente com Manuel Coelho. Fosse Sines um País das América Latina e tinhamos os condimentos para uma boa guerra civil, de lado um presidente apegado ao poder, como se com a sua derrota não houvesse amanhã, do outro lado mais de dois terços da população, que não apenas não se revêem no presidente, como detestam a sua arrogância e vacuidade. Manuel Coelho pode não ter perdido ainda as eleições, mas já perdeu o pé.

3. Da politica

Subsiste a dúvida a luta pelo poder far-se-á a 2 ou a 3. A esta altura o eleitorado do PS, SIM e CDU estará praticamente definido e não terá muito mais por onde crescer, resta-lhes segurar a votação. O BE terá garantida a eleição do cabeça-de- lista e creio que não mais que isso. O PSD muito dificilmente conseguirá eleger o seu candidato
O comportamento do eleitorado do BE e do PSD ditarão o vencedor entre os principais candidatos. Continua a acreditar que a luta pelo poder far-se-á a dois, sendo um deles sempre o PS, resta saber quem o acompanhará.


4. Das intervenções

A questão “Propostas de criação de mais emprego e apoio social” colocada aos candidatos à autarquia está mal colocada. Enquanto candidatos temos que analisar os reflexos sobre as condicionantes.

Como pode o presidente da autarquia falar sobre politicas de emprego promovidas pela CMS, quando asfixia os fornecedores, com as respectivas consequências sobre o emprego. Para abordar este tema temos de falar do endividamento, cuja ausência nos temas a debate estranho, que estrangula a eficácia do apoio social e a promoção do emprego.

Estamos aqui, enquanto candidatos para apresentar as nossas propostas e vocês (eleitores) para escolher e decidir que governará. Isto é uma democracia, não uma monarquia, como o candidato do SIM pretende.

Reforçaremos o apoio às instituições sociais que garantam emprego estável e com direitos

A poluição é o principal constrangimento ao desenvolvimento económico
As grandes empresas, num prazo de 10 anos, terão diminuído em 50% os seus postos de trabalho.

A CMS tem de ser justa com as empresas, adoptando critérios de transparência na contratação e não através de ajustes directos, como é hoje prática.

Os interesses da cidade e dos cidadãos foram colocados em segundo plano em relação aos interesses das grandes empresas.

O projecto de regeneração urbana, que o candidato do SIM fala, ao contrário do que diz ainda não está aprovado em definitivo. Faltam os projectos.

O BE irá propor já nesta legislatura, na Assembleia da República, um regime para as grandes empresas do Complexo de Sines semelhante ao fundo térmico de da EDP. As esmolas da Petrogal quando e a que autarcas entendem, serve para condicionar a livre escolha democrática.

Com O BE os Sinienses terão as mesmas garantias constitucionais de garantia de saúde pública que noutros pontos do território. A questão da poluição é uma questão apartidária e tem de ser defendida por todos.

Temos de acabar com o caciquismo do presidente e dos seus grupos.

Ri-te, ri-te (dirigindo-se para Manuel Coelho, arrancou a gargalhada da noite).

José Carlos Guinote, BE


A economia social é um importante motor de criação de emprego. Hoje estão dependentes da CMS é necessário libertá-las.

É fundamental relançar as cooperativas de habitação, de consumo.

Defendemos a construção de um aindústria conserveira para acrescentar valor ao pesacdo de Sines. A autarquia deve investir inicialmente e depois sair, não se trata de economia planificada.

Os comerciantes que resistem saõ os verdadeiros heróis do Centro Histórico.
Vamos devolver o centro da actividade social e cultural ao centro histórico, donde nunca devia ter saído.

Desde a construção da Albergaria D. Vasco, que nada de novo surgiu. Agora fala-se em 1.500 camas, 5 hóteis, mais projectos mirabolantes.

É engraçado falar de turismo. Quem se dirige para o Porto Covo, depois daquela estrada abaulada, abauladíssima, sem bermas, sem sinalização horizontal e vertical, chega ao Largo do Marquês, desce a rua e nada, é um vazio. Falta recuperar a arriba desde o Porto de pesca até à praia do Portinho.

Mas quem chega a Sines, vindo pela Rotunda do Idalino, entra na Avenida Vasco da Gama, vê umas tendas lá ao fundo, uns ferros brancos e vermelhos com umas fitas enroladas que o obrigam a entrar na cidade e pronto começa a confusão.

Pergunto eu? Quando se passeia e corre na avenida Vasco da Gama e se precisa de ir a uma casa de banho? Como se pode falar de turismo nestas condições.

Propomos que o Forte do Porto Covo, quando finalizada a sua recuperação, seja para um Restaurante, um Bar e instalação de uma empresa de visitas e passeios à Ilha do Pessegueiro.

A ministra da saúde deslocou-se a Sines para entregar uma ambulância aos bombeiros, afirmando que o fazia pela amizade que a ligava a Manuel Coelho, mas para fazer um Centro de Saúde a amizade já não conta.

Quem projectou e fez o Complexo Industrial de Sines construiu um centro de saúde? Não. Colocou aparelhos de medição da poluição à saída das chaminés? Não. Entretanto passaram vários governos do PS e do PSD e o que fizeram?

Tenho a informação que os 6,5 milhões da Petrogal estão ao dispôr da autarquia para lhe dar o destino que achar mais adequado. Nós faremos o Centro de Saúde de Sines, um posto de atendimento digno em Porto Covo e ainda pretendemos recuperar o conceito do médico nos meios rurais que se desloca à casa dos pacientes.

Veremos do investimento da Cova do Lago, o que é hotelaria e casas de 2ª habitação. Temos de estar atentos.

Quem zela pela nossa segurança, em ultima instãncia, quando tudo corre mal, são os homens desta casa, (bombeiros Voluntários de Sines), por isso não aceito, como já andaram a dizer que o quartel deve passar para a Ribeira dos Moinhos ou ouro local. Aqui é o seu local, este é o quartel dos BVS, a quem a CDU presta a sua gratidão.

Os Sinienses sabem e reconhecem o trabalho da CDU em mais de 30 anos, não estamos dependentes de ninguém. Temos os nossos valores e somos um projecto colectivo. Pautamo-nos por principio de trabalho, honestidade e competência, outros deixaram de ter estes valores e hoje regem-se por outros.

Francisco do Ó, CDU

O Mar é a matriz do desenvolvimento de Sines, foi no passado e será no futuro. O porto industrial de águas profundas, o porto de pesca, a indústria, o turismo, todos tem em comum o Mar.

Tenho lutado e lutarei sempre por Sines e pelos Sinienses, independentemente da força politica que Governa o País. Foi minha a proposta aprovada por unanimidade de uma acção popular quando se deu a poluição do mar.

Tudo faremos para obrigar o Governo a avançar rapidamente com o Centro de Saúde de Sines.

Foi o Governo PS que prometeu e construiu o Hospital do Litoral Alentejano, que é hoje uma realidade.

O CAS que era apontado como um elemento dinamizador do Centro Histórico, hoje comprova-se que não é.

Das coisas mais graves que a autarquia fez nos últimos anos foi o encerramento da Rua Marquês de Pombal, que permite a ligação ao Centro Histórico.

A ETAR da Ribeira dos Moínhos não pode continuar a poluir a Costa do Norte, temos de a requalificar e depois repovoar aquela zona em termos piscícolas.

Não podemos ter mais de 30 anos depois o abastecimento de água em conduta de fibro-cimento, com amianto.

É urgente criar uma ZEM – Zona económica mista – no Porto Covo

Estamos neste momento a estudar os efeitos da poluição nas crianças e nas mães, mas não é suficiente, temos de ir mais além, estudar os efeitos na saúde de quem tem 50, 60, 70 anos porque os hidrocarbonetos tem um efeito cumulativo no organismo humano.

Defendemos a criação de policiamento de proximidade, que tem dado resultados muito positivos noutros Concelhos.
Em termos turísticos Sines está entre o concelho de Grândola e de Odemira, perdemos tempo hoje temos de ser mais ágeis que os outros para não perder tempo.

As instituições, clubes e colectividade tem de ser actores, temos a obrigação de chamá-los a participar no processo de desenvolvimento de Sines.

Estou preparado para ser presidente, porque acredito na capacidade dos sinienses e nas potencialidades de Sines.


Idalino José, PS


Apoio Social? O candidato do Sim não deve estar a falar dos contentores onde quis colocar os idosos do Porto Covo?

A verdade é que saíram do anterior local, para os contentores, porque existem interesses privados nos terrenos

Quando falam em desenvolver o turismo, não pode ser com o anúncio de uma estrada entre o Porto Covo-Estrada Nacional, que afinal acaba no cruzamento para Milfontes e nem chega ao Porto Covo.

O FMM é importante, mas não cria emprego.

É importante baixar o preço do metro quadrado na ZAL para atrair empresas.

É necessário criar bolsas de estacionamento de apoio ao Centro Histórico. Durante 15 anos não fez nada, agora surge projectos e centenas de estacionamento num ano.

Para falar de segurança temos de começar pela nossa casa. Já todos vimos trabalhadores da CMS pendurados em escadas sem segurança e com uma moto-serra, já vimos trabalhadores a dar produtos químicos nas ruas sem utilizarem máscaras de protecção.

Mas quem é que consegue andar nas calçadas do Centro Histórico.

Os esgotos continuam a ir para o mar, conforme testemunhei.

Temos de ter cuidado com a publicação do relatório sobre o ambiente (GISA) para não afugentar o turismo e a população.

A Etar do Porto Covo não responde às necessidades, principalmente no pico do Verão.

Lutarei com todas as forças para que Sines seja melhor e para defender os interesses dos sinieneses.

João Custódio, PSD

O Eng. Guinote do alto da sua iluminação reconheceu a qualidade do FMM

Em relação aos 6,5 milhões da Petrogal, estes foram negociados para o Complexo Desportivo. Eu não trato com o director da refinaria de Sines, resolvo com o presidente.
(após os apupos) É a CDU que não me quer cá. Já contava com isto, vinha preparado

Desde a celebre greve verde em 1982 que Francisco Pacheco nada fez relativamente ao ambiente

Francisco Pacheco nada fez pelo Porto Covo enquanto foi presidente.

A Avenida Vasco da gama tem uma imensidão de asfalto.

Vamos fazer uma Pousada da Juventude e uma residência universitária no centro histórico.

Nunca se tinha feito nada assim, obrigue as empresas a sentarem-se à mesa para discutir a poluição e temos um projecto de 1,1 milhões para estudar o problema (GISA). Isto não é sério, isto não é um trabalho sério? Agora é que vamos saber como estamos de ambiente.

O candidato do PSD está a ofender os dirigentes da Associação Gralha, com a história dios contentores, tenho pena de não estarem cá para ouvirem isto.

O candidato do PSD está a ofender a dignidade profissional dos trabalhadores da CMS e dos responsáveis da Higiene e Segurança.

(em relação às restantes intervenções do candidato do SIM, basta conhecermos um discurso seu dos últimos 4, 5 anos, foi apenas a repetição. As referências acima correspondem às novidades do seu discurso, no debate de ontem.)

Manuel Coelho, SIM

Nota: cito de memória as intervenções atribuídas aos candidatos. Logo susceptíveis de alteração.

38 comentários:

Anónimo disse...

depois desta noite que confrontou os candidatos conclusões só estas:
luta pela câmara reduzida a dois CDU,ps quem tinha duvidas ficou esclarecido.

o coelho está desesperado pois não tem capacidade para estas andanças
gostei do puto (psd) tem uma virtude é um sineemse o Guinote e o CHICO devem estar já a preparar a proxima funcionalidade da C:M:S:
VIVA SINES

MÁIS UMA VEZ OS SINEENSES DEMONSTRARAM A SUA ESTALECA POLITICA

os para-quedistas felizmente viram que os sineenses não acreditam nem dão credibilidade a esta gente

CADA DIA QUE PASSA MÁIS ORGULHO TENHO DA MINHA TERRA

Anónimo disse...

A coisa parece tremida,quem ganha ninguém sabe,uma certeza: neste espectro nenhum partido consegue eleger 3.A luta pelo 2º Vereador está entre a CDU e o BE.O que deve ser discutido é o seguinte:
Alianças com quêm? será que o PS se ganhar se irá aliar ao MC/SIM?
Será que se aliará á CDU?Ou será que se aliará ao BE se este partido
conseguir 2 vereadores?Qual será o mais lógico? São perguntas que deixo aqui á discussão,e que vale apena serem aqui debatidas.E também se o Idalino/PS se se aliará ao MC/SIM se este ganhar.
Eis aqui um debate intessante entre nós,sem rancores nem malidicencias.

Anónimo disse...

Pelo que percebi ontem só o Coelho assume fazer a Cidade Desportiva, que faz muita falta a Sines.

Força Coelho.

Anónimo disse...

Eis aqui uma análise muito benevolente com o baço desempenho do candidato do PS.Fraquinho passou o tempo a falar de Porto-Côvo. Candidata-se à Junta?

Anónimo disse...

Pelo que vi do debate, vi um PSD oportuno a questionar o Manuel Coelho sobre questões importantes. Vi o BE acutilante nas criticas ao mandato (muito deficiente) de Manuel Coelho, vi Francisco Pacheco no seu melhor, ponderado, simples e humilde. Idalino José pareceu-me o candidato mais consistente, afirmou-se pela positiva, esboçou um conjunto de propostas sérias e exequíveis. Este parece-me ser o único candidato que tem condições para garantir a governabilidade da câmara de Sines, sem conflitos de maior, porque é democrata é consensual e não guarda rancores pessoais, além de ser consensual.
Por fim, ficou claro que o actual presidente governou durante quatro anos substimando as pequenas coisas da vida, as pequenas obras, os pequenos melhoramentos que fazem, diariamente, a qualidade de vida dos cidadãos. Preferiu e prefere grandes obras (como a do complexo desportivo). Esta obra devia ser ser sujeita a referendo popular, por se tratar de um empreendimento que pode agravar (e muito) o défice financeiro da autarquia. Um político responsável não devia propor uma tal obra sem a referendar logo a seguir às eleições de 11 de Outubro. A democracia não é algo que se impõe, daí a necessidade de ouvir o povo depois e não antes sobre empreendimentos de prioridade duvidosa, em termos de bem estar e qualidade de vida das pessoas, mormente numa conjuntura financeira das mais difíceis dos últimos 50 anos.

Anónimo disse...

O vencedor deste debate, foi sem dúvida o Eng. Guinote.
O único que apresentou causas diferentes e com fundamento.
Ouvi-lo é música para os ouvidos de qualquer SINEENSE.
Vamos tê-lo a discursar na abertura do FMM do ano que vem.

O BE continua a fazer a diferença nesta campanha.
Dia 11 vamos todos votar BE.
Dia 11 vamos dar um novo rumo a SINES.

Anónimo disse...

Oh Bráz ...
Mas o que é isto senhores?
Dos 5 candidatos que concorrem à CMSines e participaram no debate foram, pela tua leitura miope, pelo menos medianos, destacando-se o teu idolo Guinote, apenas o MCoelho foi negativo ... e demais adjectivos negativos e pantominas que costumas cuspir.
Vai manipular para outro lado.
Estou com o Movimento SIM... e o povo também.
PQP

Anónimo disse...

Ouvi do debate pela radio porque nao me encontro em Sines e notei que o M.C (como a palaras anteriores ja o disseram)está sobre os efeitos de calmantes para controlar as suas ansiedades, porque o seu descurso ja se ouviu mais de sei la quantas vezes.....

O PSD- com Joao Custodio atacou e bem o atual presidente na questao das pescas e dos idosos que vão para contentores porque os terrenos ja tem destino....

O BE - ataca o governo nas varias frentes e do individamento que o actual executivo da CMS esta a fazer.... E elugiou as camaras de executivo CDU como a de Setubal, com a questao da seguarança....

O PS - no meu ententer continua com o mesmo discurso de a 4 anos atras, falar de lutas dos pescadores e do centro de arte eu pergunto onde é que ele andou que eu nao o vi lá? E desde quando é que temos na nossa terra 15 mil habitantes contas um bocadinho assima da realidade...

CDU - a Imagem que me passa é de um trabalho colectivo a mais de 30 anos integrado nas lutas de um centro de saude digno para os seu habitantes, nas lutas dos pescadores, no apoio as colectividade, as cooperativas as assossiações ao associativismo....


EU ja me decidi vou votar CDU, pelo seu colectivo, pelo grupo de pessoas da terra que trabalham em prol dos interreses e direitos dos seu habitantes e trabalhadores.

EU VOTO CDU

SINEENSE

Anónimo disse...

coitado do anónimo de 11.58 de onde vem este artista coitado deve ser miupe ou não sabe o que diz mas temos que admitir todas as opiniões mesmo deste tipo que felizmente tem pouca cultura politica tal como o seu candidato que já assume a derrota como facto consumado

Anónimo disse...

Ainda bem que ouvi ontem na radio (uma vez que não pude estar presente)porque quem não ouviu ontem certamente que fica mal esclarecido. Até parece que o candidato do Movimento SIM só respondeu às criticas dos restantes candidatos o que não é verdade... e tu sabes disso!

Penso que deves ser mais imparcial...

é a minha opinião

Anónimo disse...

Eu também já decidi. Vou votar CDU porque estou farto de Chicos espertos que só "berram" e nada fazem. Ou seja, fazem, mas só porcaria. O pais está é a necessitar de gente honesta que governe este país em vez de se governar a si próprio. Não existem dúvidas nenhumas que as câmaras da CDU são as melhores geridas do país e aquelas onde há mais transparência. Este partido dá especial atenção às crianças (educação), aos idosos e às pessoas mais carenciadas. Aconselho todos os sinienses a votarem CDU, sob. pena de se virem a arrepender caso ganhe outro. O Chico nós conhecemos e sabemos que não vai descriminar nenhum siniense ou forasteiro porque é uma pessoa bem formada. Não tenho dúvidas, que caso ganhe o Coelho ou PS, é coligação certa. Penso mesmo, que tudo deve ter sido planeado antes.

Anónimo disse...

Pontuação para Desempenho (SIADAP):

. José Carlos Guinote, BE: 3 pontos (Excelente)

. Francisco do Ó, CDU: 2 pontos (Muito Bom)

. Idalino José, PS: 2 pontos (Muito Bom)

. João Custódio, PSD: 1 ponto(Bom)

. Manuel Coelho, SIM: 0 pontos (Regular)


Nota: No entanto, a lei confere ao candidatos a possibilidade de requerer que a avaliação deste anos seja feita mediante ponderação curricular, sendo a pontuação inicialmente atribuída eventualmente substituida pela que resultar da referida ponderação.

Para requerer da pontuação atribuida os candidatos, tem um prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após recepção da presente notificação.

Saudações.

Dr. Pinhoadas

Anónimo disse...

Não é tarde, nem é cedo
Está na hora!

Está na hora
de fazer a luta toda!

Vamos mudar Sines para melhor!

FORÇA BE
FORÇA GUINOTE

Anónimo disse...

" Não existem dúvidas nenhumas que as câmaras da CDU são as melhores geridas do país e aquelas onde há mais transparência."

Viu-se onde levou a gestão da CDU a câmara de SINES...das mais endividadas do País...

Mais transparência...só depois de se zangarem é que se sabe as combinações que havia...zangam-se as comadres e descobrem-se as verdades (transparencia)...

Vamos mudar tudo isto, vamos votar BE

Anónimo disse...

Boa tarde Dr. Pinhoadas

A exploração do "pinheiro manso" em Alcácer deve estar novamente em crise !... agora vem fazer "pinhoadas" em Sines tal como o outro que nós conhecemos ?

Tbem ouvi o debate e ... não há grandes comentários a fazer pois cada um que tire as suas conclusões.
Apenas penso que o "Rapaz" do PSD tem muito tempo para aprender e arranjar para outra ocasião propostas para apresentar .Talvez futuramente tenha o meu voto. Relativamente aos outros candidadtos todos são conhecidos pois ,ou como presidentes ou como vereadores já "deram um ar da sua graça", e se alguma coisa mais decente foi feita nesta autarquia foi nestes últimos 4 anos.
Que poderia ter sido melhor ? ... concerteza que sim ... mas uma coisa tenho a certeza, ... não é com algazarras e faltas de respeito que se fazem obras ... e atenção, não gastem muita bagagem a atirar ao Coelho pois a caça ainda não abriu e a venatória está
atenta.
Nota: que pena o JCG não ser independente , encostou-se ao "bloco" ... ainda vai sujar a camisola. Sinceramente lamento.
Cump.
JP

Anónimo disse...

so falta falar da peixerada que os comunistas armaram ja quase nos finais do debate não há palavras gente de baixo nível nem morta voto nesta cambada ameaçam e provocam toda gente deviam ter vergonha na cara

Anónimo disse...

Eu fiquei esclarecido.

Não voto Idalino pois aquela maneira angélica de falar não me engana e além disso conheço-o bem e ele não é assim...
Não voto cdu pois não acredito em pré históricos e nas cooperativa, além disso aquele partido está cheia de senhoras mal educadas que não sabem viver em democracia cada um é do que é.
Não voto BE porque o seu candidato só sabe falar mal dos outros e não apresentou uma ideia que jeito tivesse, para não falar do pré histórica pimenta e familias.
o psd que é o meu partido está mal dirigido com conversas de treta a alturas parecia que estava a jogar às cartas, mas pronto é novo.

Sobra Manuel Coelho, não respondeu às provocações do Chico e do Guinote, apresentou projectos, e vontade de concretiza-las foi esclarecedor, assim sendo tomei a minha opção VOTO NO MOVIMENTO SIM MAIS A MINHA FAMILIA.

Em relação ao Braz penso que não assistiu ao mesmo debate que eu, no entanto respeito a sua isenção e permita-me que lhe diga uma coisa como analista politico NÃO tem futuro.

Anónimo disse...

já agora o xico Pacheco está muito confuso os jardins andam sujos e as ruas mas essa responsabilidade é da nº3 da lista da CDU que é funcionaria da câmara municipal assim se vê a incompetência desta gente já agora o campo de futebol já tem um novo sistema de rega instalado já muito tempo

Anónimo disse...

globalmente concordo. não esperava ver aqui integralmente reproduzido o debate, mas espelha bem o que sucedeu. Apenas falta falar dos apupos e risadas de gozo cada vez que MAnuel Coelho falava. Os sinienses estão efectivamente contra ele, é pena que nenhuma das outras candidaturas concentre os votos, senão já era.

Anónimo disse...

fiquei esclarecido apenas de uma coisa, de todos os candidatos...o Movimento Sim é sem dúvida um grupo de "tachistas".
É uma pena esta luta dos restantes candidatos, sabendo que só vão herdar apenas dividas.

Anónimo disse...

Isto é que vai uma açorda!... pensei por várias vezes ir votar no Idalino, mas no quadro actual não dá, e porque é que não dá? é simples, votar Idalino é igual a votar coelho porque eles vão-se coligar, se voto coelho, fico igual, ora o guinote não chega lá, o Custódio muito menos,terei que ir votar na cdu?, parece que não há outra alternativa.

Bruno Leal disse...

"assim sendo tomei a minha opção VOTO NO MOVIMENTO SIM MAIS A MINHA FAMILIA."
Com esta frase este anónimo não precisava de dizer que votava SIM...
Estou curioso para ouvir o debate de amanhã na Antena 1. O mais estranho nisto tudo, é que as pessoas que hoje apupam Manuel coelho, há 4 anos atrás apoiavam-no e faziam o mesmo aos outros. Há coisas que só visto...

PORTUGUÊS SUAVE disse...

Drº PINHOADAS--TENHA MAIS RESPEITO PELO QUE ESCREVE AQUI--NOTA-SE BEM QUE O DrºPINHOADAS DEVE TER ESTADO A ESCREVÊR ESTAS GRACINHAS NO SEU LOCAL DE TRABALHO (CÂMARA)

Nós não estamos interessados em que pesssoas de ALCácer brinquem com coisas sérias!
Tenha vergonha,trabalhe e volte para a sua terra...

Anónimo disse...

"O enfant terrible da política local José Carlos Guinote", diz o post da Estação de Sines (Braz).

Terrible, será. Enfant... o que se diz enfant... nem tanto. O gajo já tem mais de cinquenta tacos, e eu que o conheço desde que ele tinha quinze anos (ou seja, há mais de trinta e cinco) posso dizer que não gostaria mesmo nada que ele fosse vereador (a presidência está noutro campeonato). E não se iludam - quem votar nele também não iria gostar.

XIS disse...

DRº PINHOADAS---Nós sabemos quem você é!

Deixe o pessoal de Sines e volte para Alcácer---leve os outros todoa consigo...estamos melhor sem as vossas indesejáveis presenças!

Voltem todos para as vossas terras!
Os de Sines até agradecem.

Arriscam-se ainda por estes dias a levarem com alguma coisa em cima...

Anónimo disse...

"Os jardins andam sujos e as ruas mas essa responsabilidade é da nº3 da lista da CDU que é funcionaria da câmara municipal assim se vê a incompetência desta gente já agora o campo de futebol já tem um novo sistema de rega instalado já muito tempo
6:21 PM, Outubro 01, 2009"

Este senhor/a anda de vendas no olhos ou nao sabe nada disto exatamente a 4 anos que o Coelho arrogante se tranforma e sempre quis fazer dos outros marionetas, mas cuidado ele diz que esta a 12 anos como sim na autarquia mas é mentira.... coum burro de orelhas baixas nao o ve....
Mas as questoes dos jardins é verdade e o coelho com cabeça delista nao cumpriu PORQUE? PORQUE SERÁ? nao estava ja tudo estudado para aconterer isto...é jogo sujo e pessoas que levantam a voz e maltratam os outros nao mere-se respeito algum....

DEUS é grande e O COELHONE que va para a terra de onde saiu, pessoas arrogantes e mal criadas nao sao bem vindas.....

sineense

Anónimo disse...

Caro senhor Braz, mais uma vez vimos manifestar a nossa indignação e repulsa pela sua parcialidade de análise. Convenhamos que relatar o que se passou no debate de ontem, da forma como o senhor o fez, é vil e desprezível. A prestação do "Presidente de todos nós" foi soberba! As ideias por ele apresentadas, foi o único a faze-lo, são geniais.
Os grandes "lideres", como por exemplo o imperador Nero, que mudou a face de Roma, e que poderá ser comparado ao "Presidente de todos nós", se bem que num patamar ligeiramente mais baixo, são sempre motivo de invejas e dor de cotovelo.
A visão descrita pelo"Presidente de todos nós" para o futuro de Sines... olhe no meu caso pessoal que escrevo estas linhas, posso garantir que graças a essa visão já tenho emprego para uma primita minha que entrou agora para a primária. E muitos outros casos lhe podia relatar, mas certamente o senhor não entenderia nada devido à sua cegueira. A sua análise do debate é igual a andarem por ai a dizer que não atendem os pedidos de mudança da escola nova para escola antiga. Nada mais falso! Veja lá, que a minha prima, que por sinal está empregada graças ao "Presidente de todos nós" não pediu para mudar a filhota mas como...mas estas coisas certamente não lhe interessam pois não são a dizer mal do "Presidente de todos nós".
Mas o "Presidente de todos nós" e a sua brilhante equipa estão habituados a lutar contra tudo e contra todos, veja lá, que até com o símbolo escolhido, aquele que muitos como o senhor apelidaram de "Boga", ouve alguém que implicou. Fizeram uma lei que não permite os símbolos, somente para prejudicar o "Presidente de todos nós" e a sua brilhante equipa. Como se isso não bastasse ainda dizem que isto foi um caso de pura incompetência na interpretação da lei. Só mesmo mentes doentias!

Um elemento do grupo de submissos do "Presidente de todos nós".

P.S. - Espero que tenha a coragem de publicar este meu comentário. Pois sei muito bem, que o senhor é useiro e vezeiro em cortar os comentários que não atacam o "Presidente de todos nós.

Anónimo disse...

"so falta falar da peixerada que os comunistas armaram ja quase nos finais do debate não há palavras gente de baixo nível nem morta voto nesta cambada ameaçam e provocam toda gente deviam ter vergonha na cara"

Sou COMUNISTA com muita honra e também estive nos Bombeiros a assistir ao debate e não me apercebi de nada. Não vou desmentir nem confirmar, porque efectivamente não sei do que está a falar. A ser verdade considero lamentável, porque vivemos em democracia e ninguém tem o direito de ofender quem quer que seja
por apoiar A ou B.

Assim quando refere "os comunistas" está a generalizar e eu não me revejo nessas suas afirmações, porque o lema da minha vida é respeitar para ser respeitada. Para sua informação não sou "peixeira" e até tenho muita vergonha na cara.

Agarrando ainda nas suas palavras, não vou aqui falar de "baixo nível", porque isso seria outra história...

Deixo-lhe um reparo da próxima vez tenha coragem de citar nomes, porque de outra forma corre o risco dos papéis se inverterem, isto é de OFENDIDA PASSAR A OFENSIVA, sim porque no seu comentário foi "curta e grossa", disse pouco e ofendeu muito.

Anónimo disse...

Parece-me que neste blog ninguém quer discutir as várias hipóteses de colições.É uma pena ,penso que muitas lebres seriam levantadss,.

Anónimo disse...

Viu-se no debate que o Eng Idalino mastigava as palavras muito lentamente, a ver se o tempo passava, para não dizer nada...
O Dr Coelho pisava e repisava os mesmos assuntos, com as ideias megalómanas...
O Sr Custódio, muito voluntarioso, insistindo muito em Porto Covo...
O Sr Francisco Pacheco, do alto da sua sabedoria, mostrando o que fez no passado...
O Eng Guinote, com toda a garra que se lhe conhece mostrou ideias e projectos concretizáveis, apesar das dívidas que a câmara tem...com prioridades em função das necessidades mais prementes...

Já decidi, vou votar BE

O MEXILHÃO disse...

Pela primeira vez fui assistir a debate deste tipo em sines,não que quisesse tirar dai conclusões ou duvidas para escolher o meu candidato,mas porque queria ver o que os respectivos candidatos iriam mostrar de novas propostas para a população,e mesmo sendo um debate morno deu para tirar algumas conclusões e passo a enumerar :
1º:quando menos se esperava o candidato mais activo e mais objectivo foi o João Custódio com intervenções muito directas e que surpreendentemente arrancou os maiores aplausos da noite
2º:Manuel Coelho muito apático e desperdiçando minutos e divagando nas respostas aos ataques que lhe eram dirigidos,e o programa que apresentou não é mais nem menos do que aquilo que não fez em doze anos
3º:Idalino parece que está simplesmente apoiado na questão de que a autarquia sendo da mesma cor politica do governo os problemas de sines se resolverão muito mais facilmente,e tambem deixou entender na maneira tão cordial como se referia ao actual presidente e candidato que já está a pensar numa futura coligação
4º:Francico do Ó como sempre com uma mensagem sempre direcionada para o povo e sempre com a humildade e vontade de ajudar o povo que sempre o caracterizaram,mas algo desgastado e mostrando simplesmente propostas sem nada de novo
e por ultimo o Eng Guinote que não deixou de transparecer as suas quezilias pessoais com o actual presidente,foi ele tambem uns dos mais activos.
Posto isto,e considerando que nenhum candidato não irá ter uma maioria absoluta,e olhando para o panorama actual da politica em sines,os politicos já andam pensando em coligações,e a mais evidente é entre Idalino\coelho.
Mas tambem é com muito agrado que vejo que em sines apareceu novamente alguem jovem na politica e com ideias,e que podemos contar com ele para o futuro.
Por isso caros amigos o que eu espero é que apartir do dia 11 é que novos ventos soprem em sines,e vença quem vencer que não se esqueça da maior riquesa de sines que somos nós os SINEENSES.

Anónimo disse...

Ao bloquista das 11:29. o Idalino mastigava as palavras mas foi o amigo que as digeriu mal, pois consegiu sem se enervar com as provocações por pertencer ao Partido do Governo e duma forma, calma clara e lúcida, apresentar grandes propostas, realizáveis para Sines e Porto Covo e é isso que o incomoda, o seu candidato que eu admiro ao nível do discurso, desta vez não esteve ao seu nível e desiludiu, chegando mesmo a ser ultrapassado pela irreverência do João Custódio esse sim no meu entender L'enfent terrible, que sem papas na língua disse aquilo que o Manuel Coelho não queria ouvir sobre os idosos e sobre os terrenos do Clube em Porto Covo.
Portocovese

Anónimo disse...

Pelo que me foi possível acompanhar o resultado em Sines é uma incógnita. A minha escolha pelo Idalino é clara! De qualquer forma o que mais me delicia é ouvir o Francisco do Ó atacar o legado de Manuel Coelho, que até há pouco tempo era o camarada com obra feita... e vice-versa... Chama-se a isto Real Politik. Guinote também está bem, apesar de tanta agressividade na linguagem não o favorecer (mesmo concordando com muito do que diz). O Custódio dá trunfos e é incisivo, pena que esteja no PSD.

Anónimo disse...

«Sobra Manuel Coelho, não respondeu às provocações do Chico e do Guinote, apresentou projectos, e vontade de concretiza-las foi esclarecedor, assim sendo tomei a minha opção VOTO NO MOVIMENTO SIM MAIS A MINHA FAMILIA.»

Tu meu bogista, deves ter comido também do ENGODO ENVENENADO......cresce e aparece.....familia!!!!mas tu tens familia!!!!e já votao!!!!vai te deitar que o teu mal é sono.

Paulo César disse...

O Coelho pela sua arrogância e incompetência não deve reocupar o posto. Sines em 1997 era uma cidade agradavel que tinha um futuro risonho. Hoje é o que se ve. Dos restantes candidatos, Idalino e Guinote são os mais consistentes. O Custódio pareceu-me bem, mas sem rodagem para a situação. CDU e SIM, desde das bocas tipo "mentalidade de caserna" e "novo bufo" perderam a minha vontade de os acompanhar. Mas resumindo: Coelho NÃO!

Anónimo disse...

MUITO IMPORTANTE "... xico Pacheco está muito confuso os jardins andam sujos e as ruas mas essa responsabilidade é da nº3 da lista da CDU que é funcionaria da câmara municipal assim se vê a incompetência desta gente..."

Anónimo disse...

Boa tarde
Confuso anda o anónimo das 10.47
pois além da responsabilidade (ou falta dela) dos respectivos funcionários dos diversos sectores o maior responsável é o executivo da camara nomeadamente o sr, vereador do pelouro da limpeza ou ele não anda nas nossas ruas como todos os municipes para ver como triste anda a nossa terra.
Se os funcionários são poucos e acreditem que o são a autarquia que constrate mais mão de obra, não se fique só por constratar licenciados que não duvido fazem falta mas, á terra não trazem mais valia o que faz falta é pessoal para trabalhar no duro.

Cumprimentos

Anónimo disse...

a fernandinha picou-se já agora aquele baile da CDU hoje no jardins das descobertas mais parecia um funeral que tristeza aquilo não dava ares de nada até as pessoas comentavam
ao que isto chegou pelo menos faziam alguma coisa de jeito