domingo, 20 de setembro de 2009

Uma razão basta

Com a publicação das entrevistas registadas em vídeo que os candidatos autárquicos concederam ao Setúbal na Rede, fica esclarecida a questão da veracidade das citações que publiquei. De facto numa época de sentimentos exarcebados, em que tudo, ou quase, se pode prestar a mal entendidos, as frases publicados não espelham em rigor o que os candidatos pretenderem transmitir.

Significativa a ausência do Movimento SIM no mais completo trabalho desenvolvido sobre as autárquicas, no nosso Distrito. À semelhança de 2001 (
ver aqui...) e 2005 (ver aqui...) Manuel Coelho evita participar no debate autárquico em pé de igualdade com os restantes candidatos.
É infinitamente mais fácil falar para uma audiência de apoiantes sem estar sujeito ao contraditório e ao confronto de ideias, tendo previamente convidado umas individualidades, cujo currículo confira credibilidade às palavras do candidato.
É muito mais seguro apostar numa campanha milionária, em que propositadamente se confunde o presidente com o candidato, fazer uns jantares, lanches, publicar 8.000 exemplares de um livro (a sair em breve) sobre os trabalhos da autarquia nos últimos anos, em que teima em ignorar que para o bem e para o mal é igualmente trabalho da CDU.
É sempre mais fácil participar num debate como aquele que a Rádio Sines não fará.
Somente a insegurança no resultado e a certeza que seria "esmagado" no confronto de ideias e no muito que teria por explicar sobre o presente e o passado, justificam a permanente fuga ao debate e a faraónica campanha em que o referido livro é apenas mais um contributo.

4 comentários:

Anónimo disse...

dúvidas para sempre:
qual a influência deste blogue no resultado eleitoral autarquico?

qual o destino deste blogue depois das eleições locais, caso Manuel Coelho peca as eleições?

Anónimo disse...

a rádio sines fará o debate, duvido é que o coelho sairá da sua toca nesse dia.

Bruno Leal disse...

Anónimo, das 12:01 PM, que importância tem o destino deste blog após as eleições, comparado com a recusa de debater ideias do actual Presidente? A recusa de debater revela cobardia, medo, prepotência e uma arrogância, que em pleno século XXI, roça o ridículo, algo que aliás é hábito, no senhor em questão.
Este blog, não custa um tostão aos bolsos dos contribuintes e, se ele é de facto tão importante para Sines, é-o apenas devido à política de repressão a que Sines se habituou e que em Sines se entranhou.

efernandes disse...

Qual o destino deste blog sepois das eleições?
Creio que, e quero mesmo crer que assim seja, que este blog não foi criado com data limite de vida ou para preparar a derrota ou vitória de alguém nas eleições. Que eu saiba, este blog atravessará 3 actos eleitorais e continuará a sua intervenção social ao nível do litoral alentejano, a não ser que o seu mentor e proprietário deseje outra coisa.
Acho no entanto muito redutor pensar-se que qualquer coisa acaba no dia de algum acto eleitoral específico, neste caso, as autárquicas em Sines. É que há muito mais vida para além de Sines, para além das Autárquicas, para além dos comentadores e mesmo para além deste blog.
Por mim, participarei aqui sempre que puder enquanto isto existir e enquanto entender que o modesto engenho e arte pode contribuir para a limpesa de algumas "teias de aranha" que por aí aparecem de quando em vez.
Independentemente do que cada um defende "ideologicamente", podendo até estar errado mas é a Sua verdade, os vários comentadores deste espaço, deram pelo menos para Sines, uma oportunidade que outros meios de comunicação não dão, de cada um poder exprimir a sua verdade...Continuemos!