quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Turma VIP

Corre por estes dias uma polémica que está a inflamar os ânimos de muitos Sinienses.
Com o arranque do ano lectivo e a elaboração das turmas do 1.º ano (1ª classe) existem sempre pais descontentes, contundo este ano existe uma particularidade.
Está a fermentar um descontentamento de um vasto grupo de pais que se insurge contra o facto de existir uma turma na Escola da Quinta dos Passarinhos formada, quase unicamente por filhos de pais com formação superior, a que acrescentam o facto desta sala ser dotada de equipamento (computadores, etc) superior às restantes.
Diz-me a minha experiência de 17 anos no ensino público (4 primária, 5 liceu, 3 secundária, 5 universidade), numa altura em que os alunos eram dispostos nas salas em função dos rendimentos e prestigio dos pais, que desta atitude pouco ou nada resultará no futuro. Tive colegas apelidados de burros e colocados no fundo da sala, que hoje são cidadãos com responsabilidades importantes nas comunidades onde vivem, e alunos vindos de "famílias bem" com o respectivo tratamento de excepção, que não teve correspondência no futuro.
Não quero com isto concordará com a situação grave - a existir - de seleccionar alunos, pretendendo conferir-lhes uma vantagem sobre os restantes. A ser verdade devem os pais reportar esta situação ao Ministério da Educação, a não ser verdade manterem o silêncio e o recato que os filhos necessitam para quem inicia um ano lectivo.
Quanto ao meu caso concreto - ou seja do meu filho - estou globalmente satisfeito com as novas instalações, apesar dos acessos estarem ainda em curso, das dimensões reduzidas das salas, da inexistência de estores e da luminosidade e variações térmicas que origina, da inexistência de equipamento exterior, de parte do mobiliário ser provisório, da inexistência de transporte para o ATL e da falta de professores nas actividades extra-curriculares. MAs como dizia estou globalmente satisfeito, principalmente porque todas estas situações são facilmente ultrapassáveis, estando muitas delas em curso.

28 comentários:

O MEXILHÃO disse...

Por todas essas faltas que enumeras até parece que é uma inauguração de campanha eleitoral!!!!!!!!!!!!!
Agora voltando ás turmas vip eu acho que esta situação não é nova,e com esta afirmação não quero deixar de dizer que não concordo ela,e já nos tempos que eu estudava elas já aconteciam e isto tudo porque existem alguns pais que acham que os seus filhinhos não se devem juntar ao povoporque são filhos de seres superiores e depois fazem pressão sobre os conselhos diretivos para que situações destas venham a acontecer,e depois os senhores diretores das escolas ainda dizem que estão a tentar integrar todas as crianças para que não haja distinçõe se que sejam todos tratados da mesma forma.Ora tenham a santa paciência então isto é o quê ?

Anónimo disse...

o que é que te doi é da escola nova ou da turma dos ricos?

não se percebe bem a lamuria

Anónimo disse...

Não tendo o meu educando nessa turma, não considero mal a existência da mesma. Lamento que hajam pais que se insurjam contra pois só mostra a mesquenhice do povo que até com a constituição das turmas levantam problemas. Tenham dó e percam mais tempo com os vossos filhos em vez de andarem a divagar de café me café a falar mal, se são filhos de gente importante concerteza que fizeram por isso. Deixem as crianças e não arranjem problemas onde não existe.

Estação de Sines disse...

o que é que te doi é da escola nova ou da turma dos ricos?

não se percebe bem a lamuria
____________

Caro anónimo a mimnada me dói, fiz todo o percurso escolar no ensino público, nunca conheci infantários, atl´s,explicações, ou facilidades no meu percurso.

Não considero que tenha sido alvo de discriminações,mas assisti a muitas injustiças e favorecimentos. Orgulho-me de a partir dos 13, 14 anos sempre ter defendido aqueles que eram injustiçados - se calhar não tantas vezes e com a convicção devida.

O facto de não ter tido facilidades, serviu para um maior empenhamento e dedicação da minha parte e não me dei mal.

Por isso nada me dói, não conheço a situação, apenas reflecti as queixas que endereçaram.

Da escola nova, conheço e não me queixo, da "turma dos ricos" -estigma que lança - nada sinto pois infelizmente para mim não o sou.

Anónimo disse...

recordo com o meu amigo braz, e outros colegas nossos da primária duas historias:

prai na 3ª classe, quando às escondidas da professora destruimos as orelhas de burro que a prof colocava em alguns alunos, foi uma semana sem recreio para todos;

no ano seguinte, um dos nossos colegas ficou sem recreio porque vinha sujo de casa - imagine-se - combinámos e no intervalo, aproveitando a chuva viemos todos sujos e aqueles que não quiseram foram sujos à força.

belos tempos, tinhamos um sentido de justiça e ingenuidade, que hoje faltam. quanto à discriminação sentia na pele, pobre e filho de pescador analfabeto, tudo era dificul para mim. Reconheço que o Braz sempre preferiu acompanhar connosco, quando para ele era mais fácil ficar do outro lado, pois era lider incontestável e a facilidade de aprendizagem conferia-lhe um estatuto de intocável perante a professora.

a vida separou-nos mas ficaram as memórias o carácter.

rui alves

Anónimo disse...

É verdade, ainda existe muita descriminação nas escolas deste país. Quando os alunos entram para o 1º ano, as turmas deviam de ser feitas aleatoriamente, mas tal não acontece e as turmas consideradas boas, ou seja de meninos seleccionados são para os professores que fazem as turmas, ou para os seus colegas amigos. Nos primeiros anos de serviço, os professores ficam sempre com as piores turmas e com os melhores horários. O novo estatuto dos professores poderia servir para colmatar estes erros. As turmas piores seriam atribuídas aos professores titulares, já que a ministra considera que são melhores do que os outros. O que acontece na formação de turmas, vai acontecer na avaliação dos professores. Os Excelentes e Muito bons vão para os titulares e seus amigos. Há muita coisa a mudar na educação, mas estes senhores que nos governam não querem saber, como não entendem nada do assunto, só fazem porcaria. A escola pública está em decadência, as matérias escolares que os preparavam para a vida deixaram de ter importância. O que é importante são as actividades extra curriculares. Nalgumas escolas, escolhe-se o horário escolar em função destas actividades. No futuro, iremos ter doutores analfabetos, é esta a politica deste governo.

Anónimo disse...

TANTOMAR ----Parabéns ESTAÇÃO DE SINES
Já tinha ouvido falar na turma vip
em anos anteriores mas nas outras escolas tambem há coisas muito engraçadas
Existe professores que tem muita sorte
ficam sempre em SINES OU FICAVAM

Anónimo disse...

anónimo 8:46
Deve ler-se: Os professores em início de carreira ficam sempre com as piores turmas e com os piores horários.
Já agora, os directores, titulares, avaliadores... foram aumentados (comprados) e bastante, para levarem estas reformas da educação para a frente.

Anónimo disse...

A ser verdade é mais uma do PS e do desgoverno em que caímos. Já agora e a propósito de um comentário que vi noutro blog, gostaria de lançar a pergunta, já que dentro de dias vamos eleger outro primeiro ministro e mais 230 deputados, e como sou residente no litoral Alentejano, quem indicou um tal Alexandre Rosas para deputado por esta região? Foi o Ps, concerteza, pois caros amigos, e anónimo continuarei, comigo não contam e já que tenho de votar no concelho de santiago do cacém, o frade vai levar uma nega pelas asneiras que anda a fazer ele os amigos fernando do centro de emprego e idalinos e mascarenhas todos papões do pior que há, tudo farinha do mesmo saco. QUEM INDICOU O ALEXANDRE ROSAS PARA DEPUTADO PELO LITORAL ALENTEJANO? QUEM??????????????????????????????????????????????????????????????????

Anónimo disse...

tentar separar alunos que se portam bem dentro de aulas, dos que se portam mal e que consequentemente prejudicam os colegas, e que em virtude dessa situação não os deixam trabalhar normalmente,levando-os por vezes a obter fracos resultados que em situações normais seriam melhores, isso sim deveria de haver uma seleção,agora pelo simples facto dos pais terem formação académica, ou terem melhores condições sociais do que outros, é para mim que não pertencendo aos mais ricos nem felizmente aos mais pobres, considero essa situação por parte de quem a criou, e ao ser verdade, do mais baixo nivel que pode existir, sinto até em relação a isso aquilo que se costuma sentir quando se vê aqueles bichos em que se sinte repúgnãncia, é isso que essas pessoas fazem sentir, e eu volto a dizer, que sempre defendi que se deve separar os que se portam mal dos que se portam bem, e sei do que estou a falar, porque já tive filhos em boas turmas e em más turmas,mas nunca aceitarei discriminação social ou intelectual, e fico por aqui.
A.C.

Anónimo disse...

na qualidade de mãe de uma aluna da referida escola sei do que falam, é incrivel que tenha de ser um blogue a falar deste tipo de situações.

A autarquia, o ministério da educação, a associação de pais, os professores, optam pelo silêncio. Vivemos numa sociedade cinica e hipócrita.

deixo-voa um concelho, as redomas de vidro a sociedade não tarda em parti-las e depois sobrevive que está imunizado.

A existir aproveitamento da situação para privilégio de uns em detrimento de todos, é um caso de barra de tribunal, da minha parte posso confirmar o mal estar instalado na escola e nos pais.

Tudo isto é tão ridiculo, pobres das crianças que nada tem a ver com isto. Os meus impostos são iguais, e tantas vezes superiores aos pagos pelos pais dito "ricos".

Tudo isto merece ser denunciado, porque já vem de trás, quem são as crianças que entram para a pré dos passarinhos, quais os critérios? comom são constituidas as turmas, quais os critérios?

o salazarismo acabou, bastou tantos anos de sombra.

Mimoso, Setúbal disse...

eram os tempos dos jogos de futebol comm latas de compal, a apanhada, as balizas sem redes, as pevides no campo de bola.
Lembro-me dos jogos contra os da 4ª classe, nós da 3.ª, todos cheio de medo, tu inclusivé, mas sem nunca mostrares e arrastando a malta para jogos que só o facto de jogarmos era uma vitória.

Lembraste da reunião com o prof. Pratas, para que o campo fosse repartido entre os dias da semana, pelos alunos da 3ª e da 4ª classe, e de quando fomos pedir dinheiro nas lojas para comprar bolas para a escola?

Lembro-me bem do bras, um amigalhaço. Que nunca te falte a coragem que sempre te sobrou.

Um abraço e cump. à familia

Estação de Sines disse...

Viva amigo mimoso,

há quanto tempo, não te sabia por aqui, contacta-me via mail, para conversarmos.

Na reunião foi decidido que o campo seria utilizado em simultaneo pelos da 3ª e 4º classe, no ano seguinte já estavamos nós na 4ª classe, foi uma chatice. looool
Quantos ás bolas foram os irmãos figueiredo (galegos) que a nosso pedido compraram 3 ou 4 bolas que entregámos na escola, pois não existiam bolas.

um abraço, contacta-me

Anónimo disse...

sr rui alves, não me lembro de si na escola nesses tempos, mas dizer que o braz acompanhava com voces?
é verdade que o braz nunca foi selectivo, sempre soube estar ainda hoje é assim, mas voltemos à gestão das turmas, eu não tenho nada que dizer, os meus filhos estão na escola com as turmas que lhe foram atribuidas e não me queixo, agora sei que (...) fez um pedido e correu-lhe mal portanto acho que quem decide não cede a pressões.

nota: comentário removido parcialmente

Anónimo disse...

"A ser verdade é mais uma do PS e do desgoverno em que caímos"
Este comentário é tão patético e mostra uma clara ignorância que nem merece comentários.
Mas deverá saber quem define as turmas.
Não sabe?
Pergunte.
Quanto ao representante do litoral alentejano, gostave que me informa-se qual é o da CDU, do BE e do PSD para eu poder optar.
Ou será que é um daqueles que só sabe dizer mal. Até da própria mãe?

sou rico mas em saude disse...

É com grande tristeza que eu vejo os nossos filhos envolvidos em POLITIQUICES. Eles nem se apercebem da situação e os pais que não têm mais nada que fazer, mas utilizam as artimanhas mais mesquinhas e tristes para fazer a sua critica a alguém. Já repararam a volta que o post deu para dizer que as salas são pequenas ou o acesso não estava acabado, entre outros? Começou pelas turmas vip's, os meus filhos andam os dois na escola não sei se são vip's ou não, eu quero é que eles aprendam, não perco tempo com essas merdices de vip's.

Para aqueles que querem fazer politica com os nossos filhos, mudem de mentalidade, não é assim que vão lá isso é garantido.

deixo aqui uma frase que vi num carro cá em Sines:
«A INVEJA É UMA MERDA»

Anónimo disse...

Eu não sou contra a turma VIP acho bem que cada pai faça o melhor pelo seu filho, sou absolutamente contra e com a mudança de horários que favorecem a outra turma VIP que ja existe à quatro anos, que ainda este ano tem imensa sorte pois o não ter de levantar as 7 h todos os dias, e bom.....

Anónimo disse...

ANÓNIMO DAS 2.34
Tenha calma ninguem quer fazer mal aos miudos nem muda -los de turma
Pelos visto já muita gente sabia
Agora pence nos que já foram prejudicados. NÃO GOSTAVA QUE FOSSE O SEU

OBRIGADO.

DB disse...

Gostaria que alguém me explicasse o que é uma turma VIP ou de élite o que é isso em Sines? Onde é que está a élite e os Vips sineenses não conheço mas gostaria de saber quem são ou quem tem essa pretensão

Anónimo disse...

mas os meus são prejudicados e não ando a fazer politica

Anónimo disse...

No meu tempo havia o conselho directivo em cada escola que era o orgão máximo da sua instituição, depois passou a chamar-se outra coisa qualquer. Desde há uns anos para cá decidiu-se que todas as escolas eram "chefiadas" por uma direcção cujo nome não decorei. Resumindo, todas as escolas do concelho de Sines estão nas mãos de uma senhora professora que nunca foi efectiva em Sines e nem sequer me lembro se chegou a dar aulas em Sines. Ao longo destes anos tem conseguido manter-se em Sines enquanto outro(a)s têm percorrido o País a dar aulas. Se calhar há turmas VIPs, e professore(a)s não os haverá também?

Anónimo disse...

Não é que seja uma turma VIP ou de ELITE, mas sim turmas cujos pais são professores e por isso acham que podem fazer o que querem e lhes apetece pelo bem estar dos seus filhos, e as crianças que andam a frente e a trás dessas turmas são as cobais???????
Em quesão de horários é o que se tem visto, em questão de ensino articulado uns podem estar na turma do bem e ter todas as disciplinas, tais como os apoios que são essenciais para estas crianças, outros são colocados em turmas separadas onde lhes são retirados os apoios e tem de gramar 7 horas de musica por semana, porque deve ser da musica que eles vão viver no futuro???
Mas isso é um mal de todas as escolas porque as turmas priveligiadas dos 7º anos, só porque os pais são professores não levam com repetentes enquanto que ouras turmas tem de gramar 10 alunos repetentes, que bom para quem................

Anónimo disse...

ao anónimo das 12.29,de nada vale perguntar ao caqndidato a deputado pelo PS pois não sabe, e nem se interessaria. Estará mais interessado no seu posicionamento e no dos seus amigos. Quanto aos outros, se calhar até sabem, pois que promova um debate com os candidatos a deputados para vermos a qualidade das resposta. Mas se calhar nem será necessário, pois a fraca qualidade do candiato a deputado pelo PS já é por demais evidente por onde passa.

Anónimo disse...

Há por aqui quem diga que não lhe choca a existência de uma ''turma VIP'', e que acha bem que os pais façam de tudo pelo futuro dos seus filhos. Não posso concordar mais, também sou adepta de fazer de tudo para um melhor futuro para os meus filhos, bem como, sou a favor da IGUALDADE DE OPORTUNIDADES!
Numa sociedade em que tanto se fala (e trabalha) no sentido da inclusão, no respeito e aceitação da diferença, no direito de se poder escolher, espanta-me que numa ESCOLA PÚBLICA este seja um tema de conversa, mais me aflige que o considerem normal. Talvez se essas ditas crianças não fossem realmente diferenciadas pudessem vir a ganhar com a diferença que não vão encontrar em sala de aula. O problema não me parece estar em serem filhos de pais de elevado grau académico, mas na privação de vivenciarem a realidade que também a eles os rodeia ( e da qual ao que parecem os querem proteger), e que inevitavelmente os vai encontrar. Afinal quem é que sai excluído?

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o anónimo das 11.37 PM. Neste país, muita coisa tem de mudar na área da educação. Uma das razões porque não há sucesso escolar é sem dúvida essa que referiu, ou seja, turmas onde existem alunos que não querem saber da escola para nada. Vão lá apenas para perturbar, arranjar conflitos e agredir os colegas . Isto é dramático. O cidadão comum, não faz a mínima ideia das pressões a que um professor está sujeito. A maior parte da "porcaria" que se passa nas escolas, principalmente nas grandes cidades, é abafada para não preocupar os pais e também porque não vale a pena denunciar. Ninguém faz nada, ninguém protege a escola e os professores. Estes estão completamente sós e a tentar colmatar os problemas sociais, que são cada vez mais. Antes deste governo, a escola ainda contava com a escola segura (polícia), agora nem isso. Só actuam em casos de roubo. Se houver agressões, mesmo que violentas, o professor nada pode fazer,nem sequer tocar nos meninos para os separar. Se o fizer, é acusado de os ter maltratado. Muitos professores e auxiliares que actuavam para defender as crianças agredidas, deixaram de o fazer porque tiveram problemas, muitos chegaram mesmo a "levar porrada" dos pais dos agressores. Esta é a verdade, esta é a realidade das escolas. Mas há mais, os professores já não conseguém trabalhar para os alunos porque vivem rodeados de papeis inúteis por todos os lados. E também porque o importante agora, são as actividades extra-curriculares, as aprendizagens essenciais que permitem formar cidadãos preparados para a vida já não interessam. Ainda em relação ao mau comportamento dos alunos,a causa principal de insucesso. Nalguns países, estes alunos que perturbam e não deixam os outros aprender, são postos em colégios internos, onde têm todos os apoios, e só vão para casa ao fim de semana. Querem depois comparar a nossa educação com a dos outros países, quando nem sabem o que se passa nas escolas. É urgente que vá para o novo governo uma pessoa que perceba mesmo de educação, porque a que tinhamos, só entende de empresas, se é que entende.

Anónimo disse...

Votem no PS. O PS promete mais turmas VIP e todas com professores titulares. Se votarem noutro partido, os vossos filhos vão ficar com professores de 2ª que não valem nada, só pensam em si próprios, estão sempre a faltar e não querem saber dos alunos para nada. Pensem bem! É isso que querem para os vossos filhos?

Anónimo disse...

Há cada vez mais, desigualdades na educação e não só. Basta comparar as escolas de elite que são mostradas na propaganda com as que conhecemos. Há portugueses de 1ª e portugueses de 2ª.Alguém tem dúvidas? ou andam a dormir!

Anónimo disse...

As criancas sao as que menos tem culpa das trafulhices dos pais.
Estes por sua vez aproveitam-se de tudo para se mostrarem e se orgulharem numa vaidade mediocre e hipocrita.
Sabendo das dificuldades existentes na escola todos os pais, porque nao se juntam com escola e compram computadores pa todas as salas?
Nisso nao pensam, e preferivel guardar os 10 euros para beber imperiais ao sabado ou para o dito bolo nas pastelarias.
Fica a sugestao, dinamizem e nao critiquem como e habito em Sines