quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Legislativas em Sines


A votação do PS em Sines situa-se ligeiramente acima dos resultados nacionais e distritais, não deixando de acompanhar e reflectir a tendência de voto nacional, o eleitorado local mantêm alguma estabilidade situando-se entre os 2.500 e os 3.000 votos.

O PSD acompanha de perto os resultados distritais e situa-se muito abaixo dos resultados nacionais. Revele um eleitorado mais que volátil que o PS, com um eleitorado entre 950 e 1.500

A CDU com votação sempre acima dos resultados do distrito e claramente acima dos resultados nacionais. Possui em Sines um eleitorado fidelizado, que a tentação do voto útil e o fenómeno BE não tem feito abanar, até à data. Votação segura entre os 1.300 e os 1.500 votos.

O mais recente fenómeno da politica nacional, Bloco de Esquerda, apresenta em Sines um eleitorado, que apesar de ficar aquém dos resultados distritais, suplanta largamente os resultados nacionais do partido. Depois de ter triplicado a sua votação em Sines, em apenas 6 anos, é ainda difícil descortinar até onde poderá chegar.
O CDS- PP com votações locais abaixo dos resultados nacionais e distritais, revela a ausência de uma estrutura local. Votação a rondar os 300 votos.

Historicamente, Sines mantêm uma votação muito próxima dos valores distritais e acompanha a tendência nacional em termos de variações no sentido de voto.
Com base nas sondagens nacionais mais recentes e nos dados históricos, elaborei as previsões para os resultados locais nas legislativas 2009. Para conferir Domingo à noite.

10 comentários:

MANUEL MARTINS disse...

Estas previsões são baseadas em que estudo? São previsões ou vontades? A CDU baixa assim tanto neste contexto em que o seu resultado a nível distrital - todos os estudos o dizem - é crescente? E o PS estabiliza?
Isto está pouco agarrado à realidade. Domingo logo se vê.

Estação de Sines disse...

A CDU tem mantido a sua votação na casa dos 20% em Sines independentemente do resultados nacional. É um facto que tem obtido uma votação ligeiramente acima dos resultados distritais, cuja previsão desconheço, daí ter-me baseado na correlação entre a votação local e nacional.

Independentemente disso em termos subjectivos, tenho a intuição que o crescimento BE será feito no Distrito, muito com base na transferência de votação da CDU.

A análise não espelha de modo nenhum a minha vontade, mas baseia-se nos dados que disponho, no raciocinio explanado e na intuição.

mas como diz, domingo se verá.

efernandes disse...

Domingo logo se verá mas, a grande dúvida me assalta pela existência do BE, a quem este partido vai roubar mais votos. O ps não ficará imune certamente, E penso mesmo que por o seu cabeça de lista à autarquia ter vindo do PS, deverá ser aquele partido o maior perdedor.
veremos...

MANUEL MARTINS disse...

Bom, a ideia de que o crescimento do BE "será feito, no Distrito, muito com base na transferência de votação da CDU" é uma adaptação aos tempos modernos da FICÇÃO dos "Grilos do Palma Soares" em que os ditos se comiam uns aos outros. A realidade diz-nos que o crescimento do BE e da CDU no Distrito de Setúbal - crescem os dois não repararam? - faz-se à custa do PS. Isto é verdade, não é?

xico cabidela disse...

adorei ,ver o ginasio na avenida da praia agora vamos ver qual é o candidato em melhor forma.

Bruno Leal disse...

Desde que me lembro que o PS sempre ganhou com larga margem, nas legislativas em Sines e este ano não será diferente.

Estação de Sines disse...

manuel martins,

o PS nas últimas legislativas recuperou a votação - 45%- de 1999 a nível nacional e subiu 4% no distrito, a CDU no distrito desceu 0,5% e desceu 0,5 no distrito, sendo ainda pior se comparado com 1999, apesar do senso comum nos dizer que a votação do BE resulta de transferência de votos do PS, os números não confirmam esta realidade.
Acredito que a votação do BE resultará em muito dos novos eleitores e de abstencionistas em eleições anteriores. Matematicamente nas últimas legislativas a esquerda foi "beber" à direita, mesmo a a CDU que apenas subiu 0,5%.

Portanto a afirmação que o crecimento do BE no distrito de 4,6% para 10,3% não pode ter sido feita à custa do PS que subiu de 39,3% para 43,6%.

Existe aqui conceito do voto de contestação dos descontentes do PS, mas também existe o voto util do que não querem ver a direita no poder e apenas reconhecem no PS a possibilidade da esquerda (será???) no poder.

Anónimo disse...

Bom trabalho e obrigado por mais esta compilação de informação. Definitivamente este espaço começa a ser obrigatório para nos manternmos actualizados

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião, o BE só vai roubar votos ao PS. refiro-me às legislativas, mas penso que também nas autárquicas.

Anónimo disse...

srá que estamos a inventar


o

povo de sines numca foi burro
será estamos a inventar só pode ser de quem nao é de sines e esses espertalhões que se compadençam com a sua insignificancia