terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dúvidas e certezas

Passada a loucura das legislativas, em que até ao discurso de vitória de José Sócrates, parecia não ter havido um vencedor com legitimidade para formar Governo, entramos agora na campanha para as Autárquicas, que em Sines, à custa de um movimento que se diz independente, mas que me parece em tudo dependente de fundos pouco legítimos, já se iniciou há algum tempo.
Confesso que foi o meu voto mais difícil até hoje, fruto da campanha mais negativa e sombria a que já assisti, em que nada nos foi proposto, nada nos foi explicado e pouco ou nada se discutiu sobre o futuro do País. Em cima da mesa, esteve apenas fazer ou não o TGV e saber se vivemos num clima de asfixia democrática, expressão aliás desprovida de qualquer sentido político, porque asfixia e democracia não são de todo palavras que se possam relacionar. Talvez por esse pequeno detalhe, o PS tenha ganho, talvez por isso, o PSD tenha perdido tantos votos para um populista como Paulo Portas.
Paulo Portas foi aliás, a par de Sócrates, o grande vencedor destas eleições, até pela surpresa que provocou o resultado que obteve. Reconheço-lhe a coragem de ter tocado em pontos de que muitos se queixam, mas que poucos ousam comentar, como o rendimento mínimo de inserção, o controlo da imigração e questões de segurança. Mas Portas não foi original, pois estes são os mesmos motivos que levam a extrema direita a subir nas intenções de voto um pouco por toda a Europa, Portas apenas encarou bem o papel de um líder da direita conservadora religiosa.
Sócrates, espero eu, ignorará conselhos exteriores que já se fazem ouvir e governará fazendo acordos pontuais no Parlamento, tal como acontece em muitos outros países, sendo condição fundamental o diálogo, o respeito e a responsabilidade que se exige a todos os grupos Parlamentares.
Não vou entrar em suposições sobre os resultados das legislativas em Sines e os que virão das Autárquicas, porque face à miscelânea de candidatos e apoiantes parece-me um pouco arriscado fazer qualquer comparação.
Ao contrário do País e das legislativas, em que pouco ou nada sabemos sobre os males do nosso querido Portugal e eventuais responsáveis, em Sines sabemos bem quais são as eternas chagas e quem são os responsáveis. É fácil, estiveram lá sempre os mesmos desde que há Democracia, a CDU, Xico Pacheco e Manuel Coelho. Alternativa válida e com hipótese de vitória só há uma, o PS e o Idalino.

18 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Bruno nunca falas-te tão vedade como agora.
Alternativa válida e com hipótese de vitória só há uma, o PS e o Idalino.

O resto é blá blá....eu voto PS Idalino José e você?

Anónimo disse...

coitados com este candidato que é um perdedor nunca máis lá chegam


VOTA C.D.U.

Anónimo disse...

Coitados com este candidato que só conhece as pessoas em altura de eleições não deve chegar lá.
Quanto à CDU ,ou seja quanto à brigada do reumático, é que não se deve chegar mesmo senão seria pararmos no tempo e Sines numca mais seria o que é hoje.quanto muito se calhar construiriam só outro mercado municipal para ser o emblema da governação Chico Pacheco,como foi o outro.
Por isso votem SIM,(Manuel Coelho),para termos desenvolvimento a todos os niveis ,e fazer de Sines uma Cidade Aprazivel para todos.Vejam Os projetos e as pessoas que integram as listas.
Votem SIM

Anónimo disse...

Se o Idalino ganhasse as eleições para decidir,se se arranjava a calçada da rua Teófilo de Braga ou o canil Municipal,demorava 3 meses
POBRE SINES.

Anónimo disse...

Coitados, com este candidato, que não tem garra, nunca mais lá vão, nem que tentem cem anos...

Votem BE, uma candidatura com objectivos de mudança para SINES.

Votem BE

Anónimo disse...

Este blog continua a ser um instrumento de atentado contra a seriedade e honestidade dos cidadãos sineenses que integram as listas do Movimento SIM.
Que provas tem o Sr. Bruno Leal para afirmar que os os fundos são pouco legitimos? Quem é este sr.?
A grande parte dos fundos e do capital do Movimento SIM são os seus elementos, todos eles, os candidatos e os seus apoiantes, que sustentam a campanha com o seu trabalho, sem partidos e, com muito empenho.
SIM, Sr. Bruno Leal, estas pessoas, este sineenses, conhecem os valores do trabalho, e merecem todo o respeito, entendo que a palavra respeito pouco signifique para si, mas ainda está a tempo de a interiorizar.
Respeito as suas opções politicas, as suas e as do administrador e restantes colaboradores deste blog, respeito que utilize este blog (isento e de serviço publico) para capitalizar o "seu" Idalino, candidato, mas não aceito as suas acusações infundadas e impostoras.
Em campanha não vale tudo.
Se quer ajudar o seu partido a ganhar as eleições, saia para a rua de encontro ao povo de Sines, de-se ao respeito.
Obrigado.

Anónimo disse...

"dependente de fundos pouco legítimos"? Isso vem de onde? Depois queixam-se que vão bater com os costados em tribunal. Ai, ai, ai, que somos uma vítimas.

André Soares disse...

Braz,
Este é mais um post cuja publicação considero de todo inaceitável, uma vez que contém afirmações claramente difamatórias.
Não creio que seja legítimo que, sem qualquer pudor, se avancem com acusações que atingem a dignidade e bom nome de muitas pessoas que trabalham e lutam por aquela que consideram a melhor alternativa para o futuro do seu concelho - SIM, porque o Movimento não se esgota no Manuel Coelho, principal visado de todas as vossas intervenções.
Assim, não admira, de facto, que existam processos em tribunal, única forma que, neste quadro aquelas pessoas têm para se defender.
Assim, não faz sentido nenhum a campanha de vitimização que este blog e o seu administrador têm feito a propósito dos processos em tribunal.
Dá vontade de perguntar ao administrador do blog e demais colaboradores sobre qual seria a sua reacção se alguém os acusasse , sem qualquer legitimidade ou fundo de verdade, de ladrões, corruptos ou malfeitores?!
O Ministário Público seria certamente o caminho mais provável.

Marius Herminius disse...

Desta vez concordo com a análise que Bruno Leal faz aos resultados eleitorais.
Entendo que as suas palavras são justas, conseguem ser equilibradas e fazem um retrato muito aproximado da realidade, algo que até agora não tinha conseguido e segundo a minha opinião, com certeza.

Já quanto à referência aos “fundos menos legítimos” de um determinado candidato, manda o bom senso que haja cuidado com determinadas afirmações, a não ser que se que possuam provas cabais que substanciem aquilo que se escreve.

Bruno Leal disse...

Eu tenho sempre muito cuidado com o que escrevo, porque sei que em Sines o lápis azul começa a ser reeditado noutra versão, pelo que ouço dizer existe uma pessoa dedicada apenas a isso, mas quem sabe talvez sejam mais...
Em primeiro lugar, não referi o nome do movimento SIM, em 2º não afirmei, disse que me parecia, em 3º lugar a palavra fundos tem vários significados e para terminar ílegitimos pode ter também vários significados.
Mas não disse nada que não seja sobejamente comentado em Sines e vocês, que aqui escrevem em nome do SIM sabem muito bem disso, talvez até saibam mais do que isso.
Mas metam-me em tribunal, pode ser que eu depois consiga sacar alguns trocos por danos morais à minha pessoa.
E antes de escreverem aqui barbaridades, consultem um advogado por favor.

Estação de Sines disse...

André Soares,

Tem toda a legitimidade para concordar ou não com os posts e comentários, assim como para se sentir indignado.

À minha parte lembro que ser administrador do blogue não me dá direito, nem dever nem tãopouco obrigação de aprovar o que os colaboradores escrevem.

CAd um é de nos é responsável do que afirma, e ao abrigo da lei, eu na qualidade de administrador solidariamente responsável.

Nunca houve nem haverá campanhas de vitimização minha ou do blogue, apenas pretendi mosstrar a forma de ser e de estar de Manuel Coelho, ao agir judicialmente contra um membro da assembleia municipal ( e a mim solidariamente). Mas esses é um caso a dirimir em tribunal, muito provavelmente.

Quanto a futuras queixas, infelizmente já aceito que mais cedo ou mais tarde acontecerão, pois existe muita gente que pretende que se continue a falar em surdina e a especular em vez de esclarecer e debater. É a vida...

Quanto aos apoiantes do SIM, existem bons e maus, de quem gosto e de quem não gosto, como aliás em todas as candidaturas. A este propósito gostaria apenas de lembrar-lhe que alguns tempos atrás, ainda não era público a candidatura independente de Manuekl Coelho, aqui neste blogue defendi que o candidato à autarquia pela CDU deveria ser a Marisa Santos. Hoje digo-lhe deveria ser pela CDU ou pelo SIM.

Anónimo disse...

Quem julga ser o Sr. Bruno Leal e outros srs como ele que usam este Blog para denegrir a imagem de pessoas de bem e que tudo tem feito por esta terra.
Votar PS seria arruinar esta terra, o que é que estes Srs. tem contribuído como Vereadores??? não me venham com a história da "Carochinha" que nada fizeram porque não tinham pelouros, pois quer o Sr. Idalino, quer o Sr. Braz e os demais só lá estiveram para dizer mal, porque arregaçar as mangas e fazer algo em prol desta terra é zero e na hora de votar votam a favor das tomadas de decisões da maioria. Pois é é por isso que o vosso PS nunca chegou nem chegará a lado nenhum, pois todos nós vos conhecemos...
Onde é que foram buscar tantas donzelas para as vossas listas???
Pois SIM com todo o orgulho.

Anónimo disse...

o sr. Braz fez mais por Sines e os sinienses com este blogue que provavelmente todos os vereadores da oposição juntos - se excluirmos o eng. guinote - e muitos da posição.

esta ninguém lha tira, nem que viva 100 anos

Bruno Leal disse...

A todos,
pela interpretação das minhas palavras é impossível, repito impossível, concluir que eu afirmei que a campanha do SIM beneficiava de fundos ilegais ou que utilizava os fundos da Autarquia como alguns anónimos já aqui disseram. Pela interpretação correcta das minhas palavras, apenas se pode concluir que me aparenta a mim pessoalmente, que os fundos são pouco legitimos e mal estamos nós, se quem profere uma frase deste tipo tiver que a provar, já que nem dela tem a certeza, tal como demonstra a frase.
Admito que muita gente não saiba interpretar a lingua Portuguesa de forma correcta, mas eu sei, bem como muitos outros saberão.
Eu tenho amigos no movimento SIM, amigos próximos aliás, pessoas de quem gosto realmente e esses sabem que quando critico este movimento apenas me refiro ao seu líder e a mais 2 ou 3 indíviduos. Pensar outra coisa seria o mesmo que englobar todos os socialistas militantes e simpatizantes, no rol de acusações e insinuações que se fazem a José Sócrates.

PF disse...

Atenção à confusão entre ilegais e ilegítimos... Conceitos substancialmente distintos...

Não falo dos fundos que financiam a camapanha do SIM que, como bem deverão saber, constam do site do TC.
Contudo sou o primeiro a ficar surpreendido e a criticar a utilização do site da CMS para disponibilização de um folheto intitulado "CM Sines 2005-2009".
Este mesmo folheto consubstancia uma real manobra propagandística,imiscuída no híbrido mandato da CDU versão originária, e versão independente.
Efectivamente, a utilização do site da CMS para este efeito configura uma cabal utilização dos meios/espaços camarários para efeitos de campanha.

Contudo, centremo-nos nas reais questões, ou seja, os projectos e as ideias.

Sines viveu desde sempre numa mesma linha política, pautada por um mesmo projecto que, digamos, muitas das vezes suou a ausência de...
Na verdade, sempre existiu o medo/receio da mundança, com as inerentes implicações que essa acarreta.

Contudo, sou o primeiro a reconhecer que, tendo vivido em sines até aos meus 18 anos, nunca vi tal estado de apatia, abandono e ausência de projecto como verifico hoje em Sines.

Obviamente que a música, os almoços, os passeios e afins continuam a ser profundamente galvanizadores, no entanto, apenas servem para esconder e intensificar o grave problema da sustentabilidade económico-financeira da CMS.
Acresce que, os problemas da poluição, perspectivas futuras para sines, os jovens, o centro histórico, o comércio, a qualidade de vida da população foram completamente omitidos.

Mais, aqueles que realmente sentem e se queixam da crise não se poderão esquecer que o actual Presidente, podendo, se excusou a reduzir as taxas de IMI e a prescindir dos 0,5% do IRS liquidado no concelho a que tem direito.
Por outro lado, não esqueçamos a selectividade das políticas e das escolhas do actual executivo camarário.


Posto isto, uma vez mais, corroboro a necessidade de uma mudança na gestão camarária.

Não são os projectos megalómanos que contribuem para uma melhoria efectiva na vida dos sineenses!

Sines urge por um projecto com futuro!

pf

Anónimo disse...

"...A grande parte dos fundos e do capital do Movimento SIM são os seus elementos, todos eles, os candidatos e os seus apoiantes, que sustentam..."
Já valeu a pena ter passado por aqui hoje. A sessão de anedotas está cada vez mais hilariante.

Anónimo disse...

Em Sines estão sempre os mesmos e sines não avança. Será que o país não avança pelo mesmo motivo? Só que em Sines têm estado pessoas decentes e no país é o que se vê. Depois de terem feito a folha ao povo português, agora nem o Cavaco escapa.

Anónimo disse...

As hipóteses de vitória são para todos, ou não são todos candidatos?

Deixem os SINEENSES escolherem...
Não nos atirem areia para os olhos com demagogias...
Os SINEENSES já são inteligentes...já sabem escolher...

Os SINEENSES, dia 11 vão VOTAR, e dizer quem querem que governe a nossa terra...

Os SINEENSES sabem quais são os projectos credíveis para a nossa terra...sabem quais são os projectos que poderão mudar SINES, para melhor.

SINES vai mudar...