"Comunicado - Comissão Politica Concelhia de Santiago do Cacém
A falta de médicos no Centro de Saúde de Santiago do Cacém não tem permitido uma prestação de cuidados primários de saúde à comunidade com a abrangência desejável.
São muitos os munícipes ainda sem médico de família, pese embora o encerramento do SADU que permitiu a realização de um maior número de consultas distribuídas pelas Freguesias. A fixação de novos médicos no nosso Município não tem sido uma tarefa fácil pese embora as tentativas das entidades competentes nesse sentido e a disponibilização de alojamento por parte da autarquia.
Na sequência da continuação das tentativas para resolver o problema, o governo acabou de assegurar a vinda de mais cinco médicos para o Município, quatro dos quais no âmbito de uma contratualização com o governo de Cuba. As preocupações sociais sempre têm caracterizado a acção dos socialistas.
O reforço de médicos no nosso concelho vai exactamente nesse sentido. Por isso, a Comissão Política Concelhia de Santiago do Cacém do Partido Socialista congratula-se com este reforço do quadro de pessoal médico do Centro de Saúde por parte do Governo que vai permitir reduzir os problemas existentes na prestação de cuidados primários de saúde à população. Com esta iniciativa o governo contribui de forma decisiva para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde no concelho e nas freguesias logo, para a melhoria das condições de vida das populações.
Santiago do Cacém, 28 de Agosto de 2009
O Presidente Arnaldo Frade "
Antes que o Presidente e recandidato da CDU, Vítor Proença se assenhoreasse de obra alheia, a Concelhia de Santiago do Cacém do PS, veio clarificar.
Por cá Manuel Coelho antecipou-se a esclarecimento e chamou a si o feito de virem médicos cubanos para Sines, assim como do conjunto de outras iniciativas governamentais, locais ou regionais.
Com jeitinho, logo, logo Santiago do Cacém deve agradecer a Manuel Coelho, a vinda de médicos para o Concelho.
19 comentários:
Acreditem que o Manuel Coelho fez tudo para q os medicos viessem...foi insistencia pessoal dele sim! e nao é o PS que paga a renda da casa dos medicos, mas sim a camara de Sines!
e os outros partidos não fizeram?
e o governo, nada fez?
por a sua ordem de ideias, então o facto da poluição não estar resolvido é culpa do coelho?
já sei! Os médicos deveriam ser apresentados como produto made by Conselhia de Sines do PS.
Chorem e chorem e e chorem.....!!!!
Made by Conselhia de Sines do PS.
ou Concelhia de Sines,
eis um bom candidato para as novas oportunidades.
chora, chora, mas vais ter de aprender a escrever
sr prof. está atento ...
Bom parece-me que a guerra dos louros da vinda dos médicos começou,agora já não é só oMC a reenvidicar a sua vinda ,é também já o PS escudado pelo Governo.É uma vergonha que assim seja,pois que esses médicos ou outros há anos que deviam cá estar.Não deviam aproveitarem-se disto,e não compreendo como este Blog.,de mansinho comece também a puxar a brasa á sua sardinha. A insenção é a base da coenrência.
Isto está a ficar bonito, uns chamam a si a vinda dos Srs.Drs., outros que é fulano que lhe paga a renda de casa, enfim, esta campanha vai ser bem movimentada.
Já agora que dizer dos panfletos já destribuidos:
CDU:
Durante tantos anos 32, teriam que fazer obra,mas não se orgulhem muito dela, porque ficou muito aquem daquilo que poderia e deveria ter sido feito
e de tal maneira assim é que foram fotografar um troço da estrada municipal S.Torpes Porto Covo mesmo no sitio que não foi feito pela câmara mas sim pelo parque natural, porque a estrada mal conservada da responssabilidade da Camara não está lá.
O porto de Pesca obra da camara?
Mais exemplos poderia dar mas vou esperar os debates vou entretanto juntar a papelada toda par não me enganar.
SIM:
As fotos da obra feita são as mesmas da CDU,afinal só poderia ser assim, mas já agora não aparece nenhuma foto da estrada municipal que liga Porto Covo áEN120, é que essa estrada é obra da camara, ou melhor o miseravél estado em que se encontra é respossabilidade da Câmara.
E o parque de estacionamento frente á Camara? E as ruas esburacadas? Isso nãomerece fotos? É cupa da CDU ? para mim é claro que é.
PS:
Até agora nada de especial, mas aquela foto do Idalino de braços cruzados nos cartazes com tanto que há para fazer....
MLança
Afinal o governo não foi eleito para governar? Por sinal, ambos, psd/ps têm governado bastante mal, porque de contrário não se estava a discutir a vinda de médicos estrangeiros para o país.
O PS agora está muito preocupado com a saúde dos portugueses porque vai haver eleições, mas anteriormente quis fechar hospitais, maternidades, centros de saúde... e não queria saber das pessoas para nada. O que lhe vale é que os portugueses sofrem de amnésia, já está tudo esquecido. Dia 27 vão todos votar neles para recomeçarem tudo de novo. Não merecemos melhor, somos um povo burro, não aprendemos com os erros.
Duma coisa ficamos esclarecidos. O PS de Santiago não se demarca de Sócrates! De outros não sabemos!Solidariedade a quanto obrigas...
Oh efernandes , por favor poupa-nos, e tu demarcas-te de quem???
Não há, paciência.
Não será tambem essa uma obrigação do estado, Criar serviços publicos de saúde gratuitos, e para todos.
Afinal ao que parece o PS e outros apenas se lembram disso em vespera de eleições.
Quem encerrou Hospitais, Maternidades, fez os doentes percorrerem mais de 50 ou até mesmo 100Km para terem cuidados de saúde.
Na minha modesta opinião pois não entendo nada disto apenas vou a História, não são os mesmos que agora falam aqui?
Fala-se nos cumunistas e no cumunismo, pois veja-se que o país nunca foi governado por estes, mas está no fundo, é o país com mais injustiças sociais da Europa, e quem são os culpados PS, e PSD.
Não compete as autarquias contratar médicos, e porque não são contratados por causa do poder central meus senhores e de meia duzia de pessoas que fazem da Saúde um negocio como este governo que constroi, equipa e depois dá para gestão empresarial, ou seja inicio da entrega dos lucros a privados, veja-se o HLA é uma vergonha.
E fico por aqui.
TANTOMAR ----- Entre TROIA E SAGRES o pior troço é o que liga o PORTO COVO á EN 120. O ñ2 da cdu quando vai pra casa será que não vé ou vai pelo CERCAL para não ver
Ao anónimo das 10:42, o nº2 da CDU ia e vinha de e para VNMil Fontes em carro da camara, portanto buraco a mais ou a menos, o assunto era menor o carro não era "meu". Aliás gabava-se que não via nada de estranho. A realidade e uma só , até á ponte da ribeira da Azenha, a estrada de Sines era e é ainda uma perfeita desgraça, pouco digna de aparecer fotografada nos panfletos da CDU/SIM. Ou é mentira?
Anónimo das 3:17 AM, Setembro 02, 2009
És sempre o mesmo, mesmo continuando anónimo, que adjectivo caracterizaria bem o teu ser?
Escolhe lá um...
Mas já agora, se não estás com paciência, porque não lês um bom livro?
Algumas verdades doem não é? Aguenta-te porque a vida custa e é dura...
já percebi tudo os medicos cubanos vieram arranjar a estrada do porto covo e eu que pensava que os comentários que não tivessem nada a ver com os post's não eram aceites.
Egidio deixa-os falar estão com dores
Os médicos já faziam falta à muitos anos atrás, portanto esta medida só pecou por tardia. Não esquecendo esse facto, estaremos todos de acordo que a mesma é positiva. A mesma deveria era levar à reflexão do que está errado na forma como estamos a estruturar a nossa sociedade. Que porra de sociedade é a nossa! Então para garantirmos um cuidado basico, acesso à saude, temos de recorrer a um pais pobre, que ainda por cima não nos exigiu nada em troca, para que os nossos centros de saude tenham médicos. Então o dinheiro dos nossos impostos anda a ser aplicado onde? Porque não formam as nossas universidades médicos suficientes para suprirem as nossas necessidades? Sendo esta situação do conhecimento de todos os governos que nos ultimos anos estiveram à frente do país porque não tomaram medidas? Quem nos governou nos ultimos 30 anos? PS, PSD, CDS, foram os partidos que tiveram responsabilidades governativas. Todos eles por muito que assobiem para o lado têm a responsabilidade da situação. Por incuria, desleixo, incompetência ou outro motivo qualquer, foram eles os causadores da situação que hoje vivemos. Porquê então tanta indignação dos "socialistas do momento"? Porquê o comentário a falar de fotografias do ML? Porquê o silêncio da concelhia do PS/Sines? Será que é o sentimento de culpa por serem coniventes?
Deixem lá a ilusão do iluminado e da sua brilhante equipa. Antes de se vangloriarem com esta medida sejam honestos e assumam as culpas de uma situação de que são responsaveis.
Se formos ver bem no nosso país talvez não existam falta de médicos, o que existe é muitas clínicas e hospitais privados, que não são de acesso fácil a todos, porque se esses estabelecimentos fossem tornados públicos, muito mais pessoas tinham medico de família em Portugal.
Quanto ao facto de os Cubanos serem pobres, isso não é verdade, são muito mais ricos do que os Portugueses e passo a explicar porque.
Porque com os embargos que tem tido pela conspiração Americana, em conjunto com outros países aliados, tem muitas coisas que Portugal não tem, com todos os apoios que tem tido da comunidade europeia, tais como:
1. Tem escolas públicas e gratuitas, estudar é uma obrigação para os cubanos, e têm orgulho nisso.
2. Têm médicos especialistas em todas as áreas, e suficientes para suprimir as faltas e ainda disponibilizarem os seus médicos para os países que lhes solicitam ajuda.
3. Não se fala em desemprego em cuba
Estes três principais pontos que acho que são essenciais são os que tornam aquele país num país com um dos maiores patrimónios e riqueza.
É preciso não esquecer que:
Em 23 de Junho PP. e mesmo muito antes,as Comissões de utentes reivindicavam Médicos e enfermeiros para o Litoral Alentejano, motivo até para programa SIC, Nós por cá.
Mais tarde, as mesmas comissões de utentes dos serviços públicos após reunião com o Director Regional de Saúde, escreviam que:
"· Sobre a falta de Médicos em relação ao quadro de pessoal do ACES (do Litoral alentejano). O Ministério da saúde deve alterar a legislação no sentido de cativar os respectivos profissionais de saúde e fazer um programa de emergência para estes concelhos de mais difícil “colocação” de Médicos"
Para além disto, o Sindicato dos Enfermeros reclama há mais de 2 anos o fim da precariedade destes profissionais no HLA e o preenchimento dos quadros do pessoal
______________
De todas estas acções de Utentes, Sindicatos e Trabalhadores, onde estava o PS de Santiago do Cacém? O que disse a propósito?
____
Campanha Eleitoral a quanto obrigas!
Enviar um comentário