domingo, 27 de setembro de 2009

Antever as autárquicas nas legislativas

O eleitorado de Sines, manifestamente de esquerda, sempre acompanhou de perto os ventos políticos que sopram no país, pelo que as incidências do panorama nacional reflectem-se nos resultados de Sines de forma quase fiel. Não sendo comparáveis os resultados das legislativas com os resultados que se verificarão nas autárquicas, poder-se-á tirar ilações dos resultados de hoje.

A CDU apesar do crescimento avassalador do BE, conseguiu manter fiel o seu “fiel eleitorado”, sem permitir que navegassem para o BE. As eleições legislativas reforçaram os laços de afectividade do eleitorado ao partido, de que beneficiará a candidatura autárquica.

Os 163 votos nas últimas autárquicas, a votação nas legislativas e a sua candidatura fazem prever que nas próximas autárquicas o BE deverá ter em Sines um dos seus maiores crescimentos relativos do Pais, mas o resultado obtido nas legislativas também representa uma responsabilidade acrescida para esta candidatura.

A votação do PS e PSD, é onde se torna mais difícil terá ilações para as autárquicas, pois são votações fortemente marcadas pelo voto útil nestas legislativas, contudo registe-se a volatilidade do eleitorado PS em Sines e o facto do sentido de voto, de cerca de metade dos eleitores do PSD ser um dos mistérios das próximas autárquicas.

A dúvida que permanecerá até ao dia das eleições autárquicas, não é donde sairá a votação do SIM, mas em que proporções. Um voto no SIM, terá um efeito duplicador, se saído de candidatura adversária.

7 comentários:

efernandes disse...

"volatilidade do eleitorado PS em Sines"
PERFEITAMENTE DE ACORDO COM A FRASE!
O que, pode querer dizer, que o efeito BE pode "esfumar ou evaporar" o ps de Sines nas autárquicas.
Como dizia o outro:
E esta heinnnnnn?!?

Estação de Sines disse...

seguramente quer o SIM, quer o BE irão "buscar" votos ao PS Sines, sendo que este terá à partida cerca de 1300 a 1500 votos assegurados.

Anónimo disse...

de referir que ao eleitorado da CDU que foi de 20%, o lider do SIM conseguiu nas ultimas eleições 54%ou seja ele vai buscar eleitorado a todos os quadrantes politicos.

eu pelo que vi nestas eleições e olhando para as autarquicas não têm comparação possivel mas acho que o BE, PSD, PS e CDU vão perder muito eleitorado para o Movimento Independente.

Lamento a vitória do PS, pois gostava de uma mudança eficaz principalmente em alguns organismos da nossa terra que são geridos por pessoas pouco competentes e só lá estão devido à côr politica.

EU GOSTAVA DE VER O CENTRO DE EMPREGO COM OUTRAS PESSOAS PRINCIPALMENTE MAIS HUMILDES.

Rui Silva disse...

O Dr. Manuel Coelho foi muito inteligente da forma que planeou para ser presidente da câmara. Não é comunista nem nunca o foi. Culou-se ao partido comunista para desta forma subir ao poder. Só através desse mesmo partido poderia ser presidente da câmara. Todos nós, munícipes sabemos que muitos eleitores do concelho dependem financeiramente da câmara, não querendo por isso alternar o poder. Conclusão: Provavelmente ganhará o movimento sim, mas com o PS muito próximo. Prevejo que a CDU terá uma derrota impensável até há bem pouco tempo.

Anónimo disse...

Boa tarde ,
Como todos sabemos gostaria de recordar que não é possível "Antever as autárquicas nas legislativas" ; Eis a prova real:
PS 2005 - 3085 2009 - 2304
CDU 2005 - 1436 2009 - 1352
PSD 2005 - 970 2009 - 1068
BE 2005 - 614 2009 - 1165

Portanto em 2005, PS teve nas legislativas mais do dobro dos votos que a CDU no entanto o(MC) teve a maioria nas autárquicas... certo ?
A mensagem do anónimo das 11,48 parece-me lógica.
Cump.
JP

Anónimo disse...

Não entendo por que é que se diz tão mal do SIM, e ao mesmo tempo se diz que é ele que vai ganhar as eleições autarquicas. Por alguma razão deve ser, mas com toda a certeza não é pelo facto do Sr. Manuel Coelho não ter feito nada durante os mandatos que este nesta autarquia, porque para a própria oposição afirmar que dever ser ele a ganhar é porque também considera que este fez muitas coisas para o desenvolvimento deste concelho nestes últimos anos, nao acham?

Anónimo disse...

JP
4:44 PM, Setembro 28, 2009

Uma pequena correcção, em 2005 quem ganhou as eleições autarquicas em Sines foi a CDU.