domingo, 27 de setembro de 2009

1,2,3...Partida

A partir de hoje o “Circo desce à Cidade”, aquilo que vimos e assistimos em termos de campanha autárquica foi apenas o aquecimento, ontem após o final das eleições legislativas, soou o apito para o início da partida.

João Custódio e o PSD, vão trilhando o seu caminho, tentando segurar o seu eleitorado. Será fortemente penalizado pela renhida batalha a três que captará todos os votos que não sejam dos irredutíveis sociais-democratas, principalmente quando ganha força a certeza que dificilmente poderá ser eleito vereador. Curiosamente os eleitores PSD esquecem a Assembleia Municipal e a força politica que esta ganhará num cenário de executivo minoritário.

BE o resultado nas legislativas e o seu candidato fazem prever a eleição de um vereador. José Carlos Guinote confirma-se como o candidato melhor preparado, é o técnico que qualquer presidente gostaria de ter como assessor, mas igualmente o presidente que nenhum assessor desejaria. É inequívoca a sua utilidade à autarquia e durante 4 anos teremos oposição, no verdadeiro sentido da palavra, no executivo camarário com a sua eleição como vereador.

A campanha intimista em que a CDU apostou vai dando os seus frutos e continuará em crescendo até ao dia das eleições. Depois de um arranque algo pálido a candidatura vai ganhando corpo e saiu muito reforçada com a ligação afectiva e emocional dos seus militantes e simpatizantes com a campanha para as legislativas. O tempo joga a seu favor. Francisco do Ó continua a pagar ter permitido que a erva daninha crescesse no seu quintal sem a extirpar atempadamente.

O PS, quase um vencedor antecipado, cometeu todos os erros de quem ganha antes de tempo. O reforço da candidatura da CDU joga a seu favor e poderá provar que a estratégia de apostar na divisão do tradicional eleitorado da CDU foi acertada, sem cometer erros e apostando no erro do adversário, não sendo a melhor táctica também permite ganhar eleições.

Durante algum tempo não percebi o que hoje é uma certeza, o SIM não ganhará as eleições. Apesar da exuberância de uma campanha nunca anteriormente vista, "Roma não paga a traidores". Sendo a terra de Vasco da Gama, uma terra de gentes de esquerda, nunca lhe perdoarão o afastamento do partido a quem tudo deve politicamente, nem esquecerão as suas atitudes elitistas e o virar de costas a Sines e às suas tradições. Está fora da corrida, e Manuel Coelho sabe disso, não o diz, mas as suas atitudes desesperadas denunciam-no.

E é assim que entramos na recta final destas autárquicas, onde se nada de muito extraordinário suceder a esmagadora maioria dos eleitores que irão votar tem decidido o seu sentido de voto. Os debates e a campanha, que hoje inicia oficialmente, apenas reforçarão a convicção dos eleitores.

30 comentários:

Anónimo disse...

FORÇA C.D.U. TODOS OS MILITANTES E SIMPATIZANTES DEVEM ENTRAR EM FORÇA NESTA CAMPANHA AUTARQUICA SÓ SINES GANHA COM O ETERNO E BATALHADOR QUE NUNCA RENEGOU AOS SEUS PRINCIPIOS

SEMPRE CHICO PACHECO

CONTA COM OS SINEENSES

Anónimo disse...

para votar no xico preferia ir para o lar mas depois levava com o idalino então não voto, mas quem ganha é bem visivel é o coelhone

Anónimo disse...

Vamos assistir certamente a uma das mais disputadas eleições em Sines. Em poucas autarquias existirá um cenário como em Sines. Espero que seja desta vez que o PS consiga vencer a câmara. Acredito que o Idalino pode vir a fazer um bom trabalho.
Gostava que a CDU e o SIM tivessem uma grande derrota, porque a Câmara precisa de arejar. Precisa de pessoas novas e tanto um como o outro serão a continuação do que até agora existiu.
Ao contrário do comentário anterior espero que Chico Pacheco nunca mais, senão vamos ver Sines a regredir, com todas as dificuldades que um presidente destes fará aos investimentos em Sines.

MANUEL MARTINS disse...

Digam lá com este resultado o BE está no campeonato da eleição de um vereador ou de dois? Com quantos votos se elege um vereador? Engraçado uma coisa que está a escapar ao Braz, então com estes votos do PS e do PSD tudo no mesmo saco quantos vereadores elege o PS, o SIM e o PSD. Quantos há para eleger pelos 3, admitindo que o PSD agora vai votar maioritariamente no SIM( estão lá muitos votinhos dos ex-camaradas).

Anónimo disse...

Ninguém repara que o BE em Sines subiu noventa por cento? Vejam no blogue da candidatura. Quinto melhor resultado a nível nacional. Isto não quer dizer nada?

Anónimo disse...

desepero de manuel coelho?

ou desespero do braz?

pois é que o coelho ganha e tu vais ter que te esconder num buraco com a vergonha de post's contra o homem que tu tens aqui apresentado, olha ele ainda vai agradecer a campanha que tens feito pelo sim.

Estação de Sines disse...

"Os 163 votos nas últimas autárquicas, a votação nas legislativas e a sua candidatura fazem prever que nas próximas autárquicas o BE deverá ter em Sines um dos seus maiores crescimentos relativos do Pais"

está referido num dos posts. Significa que o resultado do BE em Sines não passou ao lado.

Anónimo disse...

O Guinote não é necessáriamente oposição, poderá coligar-se com o Idalino e aí sim temos governo! Por favor, para bem de todos nós não dexem o SIM ganhar, vamos dar outro rumo ao nosso Concelho. O SIM é um conjunto de interesses pessoais, nada mais que isso.São pessoas que só estão a pensar no seu "tacho".

Anónimo disse...

Vamos ver a votação do BE nas autárquicas ,vamos ver , vai ser uma surpresa vão cair que nem passarinhos, esperem pela porrada.
Eu sei de muitos professores que não votam BE nas autárquicas e votaram agora porque estão chateados com a avaliação etc,etc mas isso passa , os professores não são estúpidos e não acreditam nos glutões, mal deles se o BE fosse poder.

O MEXILHÃO disse...

Apartir de agora é que se vai ver a verdadeira força das campanhas,e é claro que o que vai dominar esta campanha vai ser o medir de forças por parte do movimento sim e a cdu e a campanha do bloco,velhos rivais de outras batalhas,mas com outras condicionantes que vão criar muitas espectativas nos eleitores.Da minha parte e como já referi noutro post o meu voto vai para o psd,não por ser um apoiante ferrenho do partido em questão,mas porque sempre acreditei que as mudanças podem sempre trazer algo de bom,não querendo com isto ter a presunção de acreditar que vai ser facil o joão custodio eleger um vereador olhando para a conjuntura politica que está criada em sines,mas porque estando farto de todos estes protagonistas e tambem porque acho que faz falta este tipo de candidaturas jovens e de cara lavada e que para mim tem uma grande vantagem que é nunca ter sido corrompido pelos meandros da politica,posto isto penso que a candidatura do joão até poderá ser uma boa surpresa,mas se olharmos bem para o que se está a passar em sines,não me vai espantar nada se a candidatura do sim conquista-se estas eleições,e pelo que ai se avizinha,ninguem deve ganhar com a maioria,e assim sendo,o cenário que se coloca é,quem fará coligações a força que ganhar,porque de uma coisa é quase dada como certa,é que se for o manel coelho a ganhar estas eleições vai-lhe ser muito dificil fazer coligações devido á falta de dialogo que sempre teve com os outros candidatos,por isso depois de dia 11 vamos ver a revolução que sines irá levar.

Anónimo disse...

Só gostava de saber se os palermas que agora aqui comentam, foram os mesmos que comentaram a previsão do Brás para as legislativas. Tenham "tento" nessas cabeças e não digam tantas asneiras, pois não conseguem influenciar niguém através deste blogue. O PS ganhou e continuará a ganhar pois é o único partido verdadeiranmente democrata. Dia 11 à noite cá estarei para ver os vossos comentários espatafurdios, quando a vitória do Idalino for declarada.

Anónimo disse...

Face ao estado lastimável em que se encontra as contas do município de Sines, perante a paralisia total (em termos de modernidade e falta de um projecto estrategico)em que se encontra a autarquia, a candidatura mais bem colocada para governar o concelho é a do PS (liderada por Idalino José).
O sineenses deviam reflectir profundamente (e o bom senso acabará por triunfar)sobre o atraso que seria para SInes uma vitória do SIM (COelho) ou do NÂO (Francisco Pacheco. A disputa eleitoral far-se-à entre Idalino, Coelho e PAcheco. Por assim ser, a concentração de votos devia ser feita na candidatura com grandes possibilidades de vencer (a do Idalino). Dispersar votos noutros candidatos poderá adiar por muitos anos o futuro de Sines.
COmo dizia e bem Fernando Pessoa: Nós somos do tamanho do que vemos e não do tamanho da nossa altura".Mais do que uma vez, caso das últimas legislativas,o povo soube ver para além das aparências.

Anónimo disse...

Caro anónimo 12:32, tenha Santa Paciência, Idalino e Guinote são como a água e o azeite, não se misturam, não se toleram, duvido até que se falem.
Tem a certeza que conhece o Guinote e o Idalino?
Não creio.
Vá-la acorde para a vida, ainda vai a tempo, lá lá, vá lá ... Bom Dia!

Anónimo disse...

6 vencedores da noite eleitoral:
ps, porque ganhou
psd, porque subiu a votação
cds, atingiu os 2 digitos e tornou-se no 3º partido
o bloco, pelo maior crescimento
a CDu porque não só manteve como subiu a votação
a estação porque acertou nas previsões, quase integralmente, quer nacionais como locais

derrotados
o ps, porque não teve maioria
o psd porque não ganhou
a cdu, porque num cenário de contestação não conseguiu marcar a agenda, deixando que fosse o CDS e o Bloco a assumirem-se como os partidios de contestação social

Anónimo disse...

Tomei boa nota de que um meu comentário a referir a arrogância de que deram mostras Louçã e F. Rosas nos seus discursos de ontem não foi publicado. Talvez porque comparei a arrogância deles com a arrogância do candidato BE à câmara de Sines. Pois é, a censura existe e o comentário não foi publicado, mas por mim vou esclarecer pessoalemnte quem não conhece o Guinote acerca do verdadeiro carácter dele - a arrogãncia é um detalhe, se calhar nem o mais importante.
Diga isso ao seu amigo, Braz.

Anónimo disse...

1º EM QUEM VOTOU O MANEL E SUAS TROPAS DE ELIT NESTAS ELEIÇOES?.....SE ALGUEM SOUBER ERA EMGRAÇADO PARTILHAR COM OS SINIEENSES.....
2ºSERA QUE COM ESTA VOTAÇÃO EM SINES O BLOCO DE ESQUERDA NAS AUTARTICAS NAO CONSEGUE MELHORAR AINDA MAIS?.....E COM ISTO METER DOIS VEREADORES?.....OU ATE MELHOR CONSEGUIR SER O PARTIDO MAIS VOTADO EM SINES?......


FORÇA BLOCO

Anónimo disse...

O COELHO TEM MAIS ENCANTO NA HORA DA DESPEDIDA


FORÇA BE FORÇA GUINOTE

Anónimo disse...

Trabalho na CMS. Lá digo que voto no sim mas vou votar no BLOCO ESQUERDA

O Suplente disse...

PARTIDA= UM CONSELHO VOS DOU ANTES DA VOTAÇÃO - CONSULTEM AQUI NAS " MENSAGENS ANTIGAS do dia 24 de Setembro ultimo..no titulo " CONCELHO DOS HORRORES--CÂMARA DOS HORRORES--CLIQUEM AÍ---VOLTEM A LÊR TUDO O QUE AÍ FOI ESCRITO POR DIVERSAS PESSOAS---VÃO SABER COMO ESTÃO a FUNCIONAR OS ESPAÇOS DA NOSSA CÂMARA--COMO SE VIVEM OS DIAS DE TRABALHO NA CÂMARA---COMO ESTÃO OS ÂNIMOS DOS TRABALHADORES---e depois de lerem muito bem e reflectirem ainda melhor aí sim VOTEM...

É UM BOM CONSELHO DIGO-VOS EU!

Anónimo disse...

Dia 11 voto SIM, é o voto util para a continuidade do desenvolviemnto de Sines.

Força SIM.

Anónimo disse...

Quanto mais batem no BE mais eu gosto de vocês ( PS e SIM ), porque é a vocês que o BE mete medo...não é?...
Trabalhem, apresentem projectos para mudar SINES, deixem-se do bota abaixo, ou não teem mais capacidades?...
Se não teem, mudem de vida e deixem TRABALHAR quem tem capacidade para o fazer.

Força BE
JUNTOS POR SINES

Pastor atento disse...

Volto a dizer, a maioria do SIM votou PS, Coelho incluido...vao por mim...ele disse isso tantas vezes, pá!

Anónimo disse...

A CDU ficou em 5º lugar, mas teve mais 14000 votos, mais um deputado. O Bloco subiu à custa do Ps e o CDS à custa do PSD e com alguns votos do Ps.
Sabem que o PS cancelou as comemorações por falta de apoiantes? Isto revela o descontentamento das pessoas em relação a este partido. Só votaram neles porque não gostavam da F. Leite

zé joão disse...

sou um novo morador do concelho de sines,mais propriamente da freguesia de porto covo ,escolhi esta terra pra viver pra ter os meus filhos e velos crescer por aqui entre o campo e o mar.ja ca estou desde 2007.por isso recorro ao vosso blogue pra vir a conhecer melhor esta terra e tenho vindo muitas vezes ,mas neste momento de autarquicas tou baralhado como não tenho referencias partidárias,pensei em apanhar o comboio e ir ate a estação de sines,mas em ves de informação achei rancor ,a imparcialidade que esperava desapareceu no serviço que apostava,fiquei na mesma ,provavelmente vou esperar o palco de feras pegar fogo.espero que quem venha venha por bem.e de voces que tenho gostado do vosso trabalho deixem o rancor e sejam mais obejctivos para os vossos seguidores

Anónimo disse...

Trabalho na APS. Lá digo que voto PS mas vou votar no SIM.

Alcidio Torres disse...

Os lideres de todos os partidos referiram várias vezes em plena campanha eleitoral para as legislativas que se candidatavam a primeiros ministros e tinham um programa para isso. Na noite eleitoral, qual foi a minha surpresa quando todos eles proclamavam vitória. Simplesmente lamentável.
Só ouve um vencedor (PS), todos os outros foram derrotados, porque não alcançaram o objectivo essencial (Governar o país e indigitar o primeiro.ministro). A este comportamentopolítico devemos apelidar de pouco sério e irresponsável. O que seria esta gente a governar um país e uma autarquia. Quem não e sério em analisar uma coisa importante não o pode ser a analisar outras.
A final quem ganhou as eleições (o PS) foi quem se apresentou com a maior humildade, mas reconhecendo ter tido uma vitória extraordinária (que a teve) face à conjuntura política em que decoreu o presente acto eleitoral.

Anónimo disse...

"Trabalho na APS. Lá digo que voto PS mas vou votar no SIM.

10:27 AM, Setembro 29, 2009"

Nós sabemos que o SIM se vai "alimentar" de votos no PS e no PSD, portanto não é novidade o que diz...

Se "gosta" do Idalino, deixe-o estar onde está, na APS...

Mas pense bem...antes de votar veja as alternativas...olhe que há mais...e melhores...

Anónimo disse...

"Quanto mais batem no BE mais eu gosto ...Força BE
JUNTOS POR SINES
9:26 PM, Setembro 28, 2009"


Bééééééééé
Não sejas ovelha, bebe bigroselha.
O pastor não serve, e os grandes e amados líderes de fora (lembram-se que o pastor criticou o SIM por trazer gente de fora para dar uma mãozinha acusando o SIM de provincianismo?)também não. É preferível uma direita frontal a uma extrema-esquerda disfarçada.

Anónimo disse...

É tão desprezível constatar tanta ignorância e tanta "alarvice", como é possível ter a ilusão de que o povo é burro...
Pois Manuel e sua equipa vão-vos mostrar o que é fazer politica e não politiquice.
SIM, SIM, SIM este é o meu voto

Anónimo disse...

Sou funcionário da CMS e vou votar no SIM, ou na CDU, ou no PS, ou no BE, naquilo que eu entender ser o melhor para o meu concelho, porque ainda vivo num pais onde há democracia, ou não? E como muito fazem querer não ando com o "rabinho" cheio de medo porque não tenho razões para ter medo porque seja lá o partido que ganhe, eu trabalho para o Povo de Sines e não para os Partidos.