sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Vamos embora Pacheco

Francisco Pacheco é o cabeça de lista à Câmara Municipal de Sines.
As grandes indústrias, o movimento associativo e colectivo e o turismo são áreas em que a Coligação Democrática Unitária vai apostar.
Para além destas áreas o sector das Pescas é aquele que merece um maior empenhamento da autarquia diz o cabeça de lista Francisco Pacheco.
“O ícone Vasco da Gama deve igualmente ser valorizado uma vez que tem uma enorme capacidade de atracção turística para o concelho” acrescenta o cabeça de lista À Câmara Municipal de Sines.
O Salão do Povo de Sines acolhe a sessão de apresentação dos candidatos da CDU.
São eles Francisco do Ó Pacheco à Câmara Municipal de Sines, Carlos Espadinha à Assembleia Municipal de Sines, Durval Prata Ferreira à Assembleia de Freguesia de Sines e João Negalho à Assembleia de Freguesia de Porto Covo.

Rádio Pax


O facto de conhecer o candidato da CDU, Francisco do Ó Pacheco, desde que me conheço por gente, confere-me a ousadia de o tratar por Chico. O tratamento intimista pelo petit nom, que lhe reserva toda a população, diz mais do que possamos pensar. Chico era e é nome de camarada.

Representou para muitos da minha geração o romantismo associado à revolução, a vonatde férrea de não baixar os braços à luta contra o poder arrogante e distante dos senhores do terreiro do Paço, a prova que os Sinienses também eram capazes de fazer, a esquerda revolucionária e solidária, a politica de proximidade ou como diz um amigo meu, votante indefectível do Chico: "a politica das nossas ruas, por oposição à politica das grandes obras". A sua capacidade de "pôr Sines na rua", como na greve verde, mexiam com a irreverência da nossa juventude, ampliando os ecos de Abril que ao longe ainda entoavam. Existiam causas que mobilizavam, e a sua tinha (tem) um nome - Sines.

A primeira vez e única vez que não votei no PS, foi no Chico, na ocasião eu trocava sem pensar duas vezes, a racionalidade de uma esquerda mais pragmática e menos dogmática, por um líder como o qual me identificasse.

Mais tarde, a capacidade critica que o conhecimento e a experiência, que a vida nos vai oferecendo, levou-me a questionar muito daquilo que o Chico fez enquanto autarca, criticas que mantenho até hoje, mas que em nada beliscam a nossa amizade, ou aquilo que representou para a minha juventude.

Hoje, resgatado para a frente da batalha, com a apresentação dos candidatos CDU, será o "primeiro dia do resto da sua vida". Parte com a divida de explicar aos seus apoiantes a escolha de Albino Roque para n.º 2 à autarquia, e a todos nós como ele politico astuto e avisado permitiu que germinasse, até ao limite do intolerável, no seio do seu partido a traição. Mas também leva consigo neste inicio da caminhada um eleitorado fiel, um considerável capital politico e uma vontade inquebrantável.

Tomando emprestada a frase imortalizada por Hermínia Silva, "Vamos embora Pacheco".

12 comentários:

efernandes disse...

Fazendo minhas as palavras da Hermínia, embora não vote em Sines, "VAMOS EMBORA PACHECO"
É na rua de cara levantada que a luta tem mais vida.

Anónimo disse...

Gostaria de ver o regresso do Chico à Câmara.Sei que o nº dois que foi imposto vai diminuir o nº de votos.Talvez o rapaz aprenda que antes de falar convem meditar, e não agir por impulso.
Tal como o autor do post também eu vivi intensamente a sua capacidade de mobilização,o seu amor a Sines,e apreciei o animal político que é.Sei que cometeu erros, mas todos cometem.Lamento que, tal como eu tenha acreditado que o MC era um entre iguais, para dois anos depois se descobrir que afinal não era.Lamento que a CDU não tenha sabido livrar-se dele,não lhe permitindo o 2º mandato.Lamento muitas coisas, mas o erro dos Camaradas pode agora custar a Câmara, á CDu, que embevecida apoiava os passeios dos idosos,sem perceber que era mera promoção pessoal, e do clã,e nunca dos principios e valores defendidos no Largo do Poeta Bocage.
LM

Anónimo disse...

é um regresso a um passado muito cinzentinho. fala-se do potencial da imagem do vasco da gama ao nivel do turismo - que de qq das maneiras ja esta mto esgotada - mas o que é q o fransicco pacheco fez ao longo das decadas que la esteve para que isso se tornasse realidade? muito pouco.

a candidatura da cdu é o rosto do esgotamento partidario e a presença do francisco pacheco obdece meramente a uma logica de partido - por verem no dinossauro uma figura que ganha votos - e nao numa coerente apresentacao de ideias e propostas novas para o concelho.

Anónimo disse...

eu voto no chico, não acredito no coelho, e o partido socialista tem levado a vida inteira a mentir.

Anónimo disse...

Bonita frase a do efernandes. Concordo plenamente. Eu também não voto em Sines, mas estou a torcer pelo Chico. Sines tem mais encanto com a CDU no poder. Já imaginaram os manientos todos a "pavanearem-se pelas ruas da nossa cidade e a sentirem-se donos dela? Sim. Eu olho para aquele cartaz do Idalino ao lado do Sócrates e só encontro semelhanças. O maior! O génio! o nosso dono! O Iluminado! O detentor do saber! E nós? Para ele não passamos de uns burros. Acreditamos em tudo o que ele diz. Engana-nos a torto e a direito. Sinienses, não admitam que Sines seja só de meia dúzia de senhores. Com a CDU, Sines é de todos nós e dos visitantes.

Anónimo disse...

Quem diz que o Chico não fez nada está muito enganado. Ele fez muito pela população. O melhor seria informarem-se de tudo o que foi feito na época, A génese de algun bairros... Todos nós sabemos que a prioridade era tirar algumas pessoas da miséria em que viviam. E nisso, ele ajudou bastante. As mordomias só vieram depois, ou seja, Quando começaram a entrar os milhões da Comunidade Europeia. O Chico foi um óptimo presidente, graças a ele muita gente mudou a sua vida para melhor. É claro que alguns já esqueceram o passado e actualmente por estarem bem na vida já votam em partidos de direita. Mas isso é outra história.

Anónimo disse...

criticam a bipolarização governamental (ps/psd).
e agora?
xico pacheco/coelho.
coelho/xico pacheco.

Anónimo disse...

Conversando à dias com um amigo camarada, dei por mim a pensar: Será que estes gajos vão sair por cima?
É que a conversa estava a ser totalmente aberta, e eu dei por mim a pensar que aquilo que ouvia, quer no enumerar dos problemas, quer algumas soluções apresentadas para resolver os mesmos faziam todo o sentido. Mesmo quando confrontado com algumas perguntas mais complicadas, as explicações, pelo menos para mim, faziam sentido. Se a campanha deles for baseada, como me disseram que iria ser, neste tipo de contacto e se o teor for o mesmo da conversa tida, começo a não ter muitas duvidas que vai ser mesmo uma luta renhida e que a vantagem é deles.

Anónimo disse...

O Chico?
Vamos lá a ver, o Chico que eu bem conheço, é um dos maiores se não mesmo o maior responssavel por tudo o que se tem passado em Sines nos ultimos trinta anos.Fez coisas boas? Claro que sim, mas muito mais poderia ter sido feito.
Sines mereçia mais do que lhe deram
repare-se que os programas eleitorais eram mandato após mandato cópias,sempre com as mesmas promessas não cumpridas. Leiam os programas e verão,é por isso que estou esperando o que ai vem, de promessas da CDU do SIM do PS e dos outros. Querem um exemplo?
Esgotos; A CDU de Chico e de Coelho prometeram durante mais de 20 anos resolver o problema do seu encaminhamento para a ETAR. Falharam.
A CDU de Coelho e Chico prometeu que durante o ano de 2006 o assunto era resolvido. Falharam, só este ano foi resolvido e não totalmente já que a ribeira continua a receber de quando em vez descargas de esgoto.
Sines no tempo do Chico recebeu do ex Gabinete da Area de Sines, um patrimoneo que até hoje tem sido vendido por vários milhoes de euros e não tem tido o correspondente desenvolvimento que essas verbas deveriam ter possiblitado. Porquê? Má gestão, más opções quanto aquilo que mais interessava para Sines, e por isso chegamos á conclusão absurda de Sines ter um Centro de Artes, dos melhores de Portugal, e ao mesmo tempo por exemplo ter as piores estradas municipais, do destrito.
Respossaveis? a CDU de Chico e Coelho e vice versa.
Mentira?

Anónimo disse...

Ola
Falando de eleições... A altura propícia para sonharmos, é mesmo esta. Do céu ao fundo do mar tudo é prometido. Pensei muito no Dr. Coelho. Fiquei na dúvida sobre em qual dos dois devia votar. Sim, porque há dois! Um o Manuel Coelho que se ri pelas ruas, outro o que sai do gabinete da presidência Camarária em altas "caralhadas". completamente alheio a quem assiste àquele original léxico camarário.
Além do mais, adoro aquela parte do Coelho quando disse, nas penúltimas tasquinhas, que ia transformar toda a zona esquerda da praia num enorme e proveitoso centro comercial...! Foi, foi em palco! Eu acho até muito bem. A Câmara deve jogar no totomilhões e com alguns truques mágicos da segunda, até é capaz de lá chegar!
Mas a parte que mais adoro são mesmo as promessas! Principalmente aquele em que oferece de mão beijada casas de habitação que, por mero acaso, até já estão vendidas...! Mas, como disse, isso é apenas um mero acaso!
O Manuel Coelho, como um bom líder, do tipo Alberto Jardim,tem-nos proporcionado algumas fanfarronadas - pena não se vestir a rigor, ou seja, de um modo carnavalesco. Bem, não se pode ter tudo! É o que o de lá agarrou-se ao poder como lapa e não há Tsunami que o tire. Também ele vai comprando uns votos aqui, outros ali... Enfim, o que pode.

Do cabeça de lista da CDU, o que ouço dizer, é que desempenhou um óptimo trabalho enquanto Presidente da Câmara. Se assim for... O que nos interessa não são as politiquices baratas de desacreditados, mas obra feita. Se está disposto a arregaçar as mangas, então sim, força. Gente que trabalhe é o de mais importante; a retórica é o que faz encher páginas vazias com mentiras.

Por falar em obra... Por amor de Deus ou de quem estiver de serviço! Não mencionem o Centro de Artes! Aquela prisão do tipo mexicano, só que maior e empedrada, realmente...! Ó Eminentíssima Excelência Senhor Doutor Coelho, ca ganda falta de imaginação pá! Prontes, cada qual gasta o dinheiro dos autarcas conforme lhe apetece...

Havia mais a dizer, mas o espaço é curto. Um abraço Pacheco e boa sorte.

António Casado

SINES disse...

O Chico, penso que já deu o seu contributo a Sines. Não fez grande coisa por Sines, era um pouco atravessado com os “forasteiros” e só anos mais tarde é que teve que se vergar a eles, com inclusão nas listas da CDU de pessoas como o Ferreira da Costa e António Nogueira e até o próprio Manuel coelho na assembleia municipal. Foi o presidente que tivemos e o que fez ou não deixou de fazer, esta nas promessas dos seus programas eleitorais que ainda hoje parte das promessas estão para realizar.
Em relação ao cabeça de lista para a Assembleia municipal, bem os deuses devem estar loucos!!! Ou então a CDU enganou-se e pensou que estava dar um nome para encabeçar a lista para a “adega cooperativa da Vidigueira” ou outra coisa dentro do mesmo género.
O candidato à Junta de freguesia, é um bom homem, uma pessoa amiga e que gosta de Sines e muito mais da CDU e do Francisco Pacheco. É uma escolha sem “assunto”, quer pela idade do senhor Durval e no contexto em que ela surge. A ideia da CDU é boa, porque no caso de o Durval ganhar, quem vai continuar a gerir a junta será o António correia.
Penso que a CDU no meio desta guerra, acabou por se automutilar ao escolher o ESPADINHA e o Durval para cabeças de Lista. Se estivéssemos na Vidigueira seria uma boa aposta para a AM, agora aqui em Sines, não me parece..

Anónimo disse...

Desta vez Sines vai mudar de rumo.
Vamos todos votar PS!