segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sócrates - Um único senhor a bordo

Neste desgovernado barco, onde um só comandante dá ordens ( e que ordens), onde os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, ainda vai havendo gente que, tendo um passado ao serviço do PS ainda vai "mordendo" de forma contundente.

É o caso do António Barreto que "desanca" sem dó nem piedade questionando até onde estarão os Políticos Socialistas.

"
Aqueles que conhecemos, cujas ideias pesaram alguma coisa e que são responsáveis pelo seu passado?
Uns saneados, outros afastados.
Uns reformaram-se da política, outros foram encostados.
Uns foram promovidos ao céu, outros mudaram de profissão.
Uns foram viajar, outros ganhar dinheiro.
Uns desapareceram sem deixar vestígios, outros estão empregados nas empresas que dependem do Governo.
Manuel Alegre resiste, mas já não conta.
Medeiros Ferreira ensina e escreve.
Jaime Gama preside sem poderes.
João Cravinho emigrou.
Jorge Coelho está a milhas de distância e vai dizendo, sem convicção, que o socialismo ainda existe.
António Vitorino, eterno desejado, exerce a sua profissão.
Almeida Santos justifica tudo.
Freitas do Amaral, "ofereceu-se, vendeu-se" e reformou-se !
Alberto Martins apagou-se.
Mário Soares ocupa-se da globalização.
Carlos César limitou-se definitivamente aos Açores.
João Soares espera.
Helena Roseta foi à sua vida independente.
Os grandes autarcas do partido estão reduzidos à insignificância.
O Grupo Parlamentar parece um jardim-escola sedado.
Os sindicalistas quase não existem.
"

Mas a questão que considero mais importante do texto e que me incomoda mesmo, é a parte final e as frases:

"Há quem diga que o vamos ter durante mais uns anos. É possível. Mas não é boa notícia. É sinal da impotência da oposição. De incompetência da sociedade. De
fraqueza das organizações. E da falta de carinho dos portugueses pela
liberdade."

7 comentários:

Anónimo disse...

Nunca li o A.Barreto a dizer bem de algo ou alguém.
Este artigo está nessa linha.
O Sócrates não vale nada, os outros valem pouco mais ou venderam-se.
Além disso:"É sinal da impotência da oposição. De incompetência da sociedade. De fraqueza das organizações. E da falta de carinho dos portugueses pela
liberdade.".
Com o A Barreto só existem duas soluções:
-Mudar de Sócrates, oposição, organizações, portugueses,
-Mudar de A. Barreto.

Anónimo disse...

TANTOMR ------ É o pais que temos

ANCIÃO disse...

Sr. Fernandes, procure saber o que diziam os seus camaradas acerca da Lei Barreto e do seu autor (António Barretoa).
E Quanto a dissidentes veja 1º o que se tem passado na vossa loja.
Dou-lhe só um bocadinho para você ler, mas aconselho-o a informar-se melhor, a ser mais cuidadoso, para não cair em maior descrédito do que já caiu.
Ora leia lá este resumo do muito que há para dizer sobre dissidências no seu partido:
«A dissidência no PCP ocorrida no final da década de 80, conhecida como “terceira via” (1) (2), cujo manifesto foi subscrito por três centenas de militantes e foi adoptado tacitamente por milhares de outros que entenderam assumir uma “ruptura silenciosa” (com outros a "borregaram" quando foram "chamados à pedra" e a fracção estalinista lhes puxou as orelhas, como foram, por exemplo, os casos do escritor José Saramago e do historiador António Borges Coelho e alguns autarcas comunistas) foi o grande teste ao figurino da identidade política e ideológica dos comunistas portugueses pós-25 de Abril e reflectiu-se na sua maior sangria de militantes, com reflexo colateral num reforço do absoluto monolitismo estalinista que consolidou o poder de Cunhal (enquanto teve saúde) e a sua corte de bonzos ortodoxos (3) que não pararam de reforçar posições até arrastarem o partido para a sua degradação política e ideológica maior - a fase actual de “populismo de sociedade recreativa” com o medíocre Jerónimo de Sousa a representar o papel de caricato timoneiro (liderança traduzida em discursos sindicalistas serôdios, beijos e abraços)

NIK disse...

O AB não está acabado. Em declínio, sim, que os anos não perdoam, nem a ele, nem ao JPP, nem a nenhum de nós. Mas o pior não é isso. É este permanente e destrambelhado ataque de AB ao partido que lhe serviu de escada na ascensão a personalidade pública. É a inveja que o jovencito Sócrates lhe provoca por o ver triunfar onde ele falhou (e só poderia ter falhado) como político. É o desprezo e a raiva cega que AB sente por qualquer governante actual e por qualquer medida que este governo tome em qualquer área, em simultâneo com a maior indulgência e desatenção relativamente a tudo o que não seja socialista, BE incluído. Tudo isto não é senão o resultado da proximidade vizinha da intimidade que o intelectual AB criou ao longo dos anos com a boa alta sociedade que tanto gosta de o ouvir e ler que até lhe paga para ele o fazer. Assim fomos vendo como um antigo comunista, esquerdista, socialista, reformador e independente de esquerda se transformou, de aliança em aliança, de amizade em amizade, de artigo em artigo, num elitista e num oportunista sem horizontes nem princípios e, proximamente, num homem da direita mais desnorteada, aquela a que são conduzidos os sedentos de vingança contra o seu próprio passado. Pelo caminho foram ficando a independência, a isenção, a objectividade, a justa e serena inteligência que iluminaram as melhores fases da sua carreira de político e comentador. Há coisas bem piores do que velhice

efernandes disse...

Sr Ancião, com todo o respeito, eu entendo o seu nervosismo e a utilização dessa argumentação, essa sim Serôdia.
Seja o Barreto Socialista, ex.Comunista ou elitista, entenda, porque repito, é isso que lhe dói, que o que está escrito é a VERDADE para os dias de hoje e eu não quiz dizer mais que isso.
Meu caro, varrer o lixo para debaixo do tapete já não pega. Reconheça que os Socialistas que o Sr pretende defender a todo o custo, trairam muitos milhares de Portugueses mas eu durmo bem se o Sr não reconhecer isso. Quer dar lições a quem? Tenha paciência!

Anónimo disse...

É difícil entender que haja alguém a defender com unhas e dentes um senhor "engenheiro" que tantos danos tem causado ao país. Será que as pessoas são cegas? O que é que mudou para melhor com este senhor? Nada. Eu bem que me esforço para encontrar uma medida deste governo que possa fazer a diferença, mas sinceramente, não me ocorre nenhuma. Talvez considere uma, o facto de haver mais gente com computadores, mas eu preferia que usassem os meus dinheiros de contribuinte para os oferecerem apenas a quem necessitasse e não a gente rica ou a quem já tivesse uns três. Os nossos dinheiros foram muito mal geridos com estes senhores. O país está um caos sim senhor. O Ant. Barreto e o Medina Carreira, entre outros, têm muita razão. Se eles lá continuarem é o afundanço total. Existem muito mais desigualdades no país e não me refiro só a desigualdades sociais. Todos se apercebem que para cidadãos iguais existem direitos diferentes. O país está simplesmente sem rumo porque é governado por pessoas incompetentes. Aliás o país é governado por uma única pessoa, todos os que demonstram alguma competência dentro do partido são logo afastados porque o senhor quer brilhar sozinho. Quando cair não mais se levantará, isso eu tenho a certeza.

Anónimo disse...

Olá, vou fazer uma pergunta indiscreta à estação de sines ou ao efernandes. Porque é que têm aqui os bloges de todas as candidaturas e não tem o da CDU? Eles não têm blog? Não acham que isto é descriminação? Ou será que o Xico não autorizou?