domingo, 23 de agosto de 2009

Governo Socialista "quase" resolve problema da falta de médicos

Os cinco concelhos do Litoral Alentejano começaram esta sexta-feira a receber os 16 clínicos cubanos que vão preencher quase na totalidade os quadros dos Centros de Saúde locais, onde se registam 35 mil utentes sem médico de família.

Os 16 novos profissionais vão ser distribuídos, consoante as necessidades, pelos cinco municípios, cabendo 2 ao Centro de Saúde de Sines, que iniciarão as consultas em Setembro.
Ou temos falta de médicos e é necessário formar mais médico, ou estes não tem um tratamento idêntico ao dos professores, que são colocados conforme as necessidades do País e a vontade do Governo.

Num País feito de muitas "nuances" aguardemos para ver qual a posição dos diversos autarcas.
Uns verão na obrigação do Governo uma dádiva, outros procurarão tirar dividendos politicos assenhoriando-se de méritos alheio. É a política à portuguesa.

18 comentários:

efernandes disse...

Estranho que "derepentemente" surgem quarenta e tal médicos cubanos em Portugal.Antes tarde do que nunca!
Mas uma dúvida me assalta:
Só agora é que estes médicos fazem falta ou há aqui algo mais?
Calculo que a ordem não deve ter gostado mas ainda me faz outra espécie.
Portugal não faz parte de um "bloco" que apoia o embargo a Cuba, ou já foi levantado?

Anónimo disse...

A vida por vezes têm situações que nos fazem pensar.
Temos acesso a tudo o que são bens materiais, muitos deles até por vezes superfulos, vivemos numa democracia capitalista, mas não temos médicos para nos garantir os cuidados de saude. Para suprir essa carencia basica recorremos a um pais pobre, comunista, para alguns não democrata, mas que consegue educar/formar o seu povo em numero que dá para poder socorrer um pais dito evoluido. Faz-nos pensar!

Anónimo disse...

Braz, tenho cá para mim que este post vai ser concorrido de comentários. Então tu esqueces a brilhante prestação do MC na vinda dos médicos? Se não fosse ele os médicos nunca teriam vindo! Esquecer esse facto é imperdoavel.
Vais pagar esse teu lapso!rs

Anónimo disse...

brevemente teremos um outdoor a anunciar a vinda dos médicos.

Anónimo disse...

médicos para sines agora? em tempo de campanha eleitoral? bem mais vale tarde que nunca!bem ainda bem que estamos em campanha e com o partido do governo com medo de perder as eleições, mas já agora outra questão e em portugal não é possivel formar médicos?não é que eu tenha alguma coisa contra os cubanos,antes pelo contrário deve ser um país bom para se visitar, mas com o desemprego que anda por cá, não seria melhor pensar-mos primeiro no pessoal de cá ou será que somos todos assim tão burros?

Anónimo disse...

Qual é o orçamento para a construção dum Centro de Saúde?
Será que o orçamento das músicas do mundo dará para fazer um Centro de Saúde?
Será que se esse dinheiro fôr canalizado para a construção do dito, as empresas que patrocinam o festival darão o mesmo dinheiro para o Centro de Saúde?
Será que alguém se queixaria pela troca das verbas?
Será que alguém se queixaria por não ter o festival um ano ou dois mas ter finalmente um Centro de Saúde?
Juntando também as verbas governamentais atribuidas para o Centro de Saúde, penso que seria possível finalmente termos o Centro de Saúde construido...
Fico à espera...

Anónimo disse...

Cuidado, olhem que estes medicos podem ser cumunistas e influenciar as pessoas ao cumunismo.
Para mim maté seria bom era mais uma ajudinha, mas alguns não devem de gostar.

Anónimo disse...

Ao contrário do que o Governo nos quer fazer crer, esta medida é tão só a admissão do falhanço de todos os Governos desde o 25 Abril. Todos se submeteram ao poder corporativo da Ordem dos Médicos que transformou a medicina num caminho para chegar à fortuna e os médicos em meros mercenários diplomados. Recorremos hoje a um País dito do terceiro mundo que na falta de outros bens forma pelotões de médicos e envia-os para os países africanos e sul- americanos. Tem ainda uma faculdade de medicina onde forma médicos para esses países. Digão o que disserem
a estatura moral e solidária do Povo Cubano não tem comparação, VIVA CUBA, hasta la victoria siempre.

Anónimo disse...

deixem de ser ma lingua sejam cubanos sejam o que for e preciso e ter médicos o tempo que falam mal mc deviam era falar dos de Sines que tiram cursos de medicina e não querem vir trabalhar para Sines força coelho os cães ladram mas caravana passa

Anónimo disse...

TANTOMAR ----- Com tanta falta de medicos o COELHO pode dar uma ajuda ou já não se lembra

carlitos disse...

As eleições deveriam ser todos os anos...tinha-mos obra.

Mais vale tarde do que nunca

Anónimo disse...

Vi uma vez uma reportagem sobre Cuba que achei muito interessante. O estado cubano financiava totalmente o curso de medicina a cidadãos que se quisessem formar, mas com a condição de durante algum tempo trabalharem para os pobres.
Será que o nosso país já é considerado pobre?
É uma vergonha que o nosso país esteja no estado em que está, tanta gente a tirar medicina e agora temos de importar médicos. Do ministério da educação também foi dito que, caso os professores abandonassem o ensino, poderiam recrutar do Brasil. É o país que somos!

Anónimo disse...

Mais uma falácia deste desgoverno. A que o nosso brilhante MC dá cobertura.
Os contratos com estes médicos tem a duração de um ano, ninguém nos garante que após esse tempo eles fiquem. Esta é mais uma medida de propaganda vergonhosa. Com um direito elementar dos cidadãos não se devia brincar. Não é esta medida que vai resolver os problemas dos cuidados de saude em Sines. Mais uma vez os Sinienses vão ser enganados. Sem que, de forma séria, se resolva o problema das instalações e se dote o quadro de clinicos, enfermeiros e restante pessoal de forma permanente, iremos continuar a ter cuidados de saude que pudemos comparar aos do treceiro mundo. Quem acha a afirmação anterior excessiva basta deslocar-se ao centro de saude para verificar com os seus olhos. Tendo em conta o volume de riqueza gerado no concelho, os Sinienses têm direito a que uma percentagem da mesma seja gasta proporcionando-lhes cuidados de saude dignos. Haja um poder local exigente perante o poder central, que efectivamente defenda os interesses da população que o elegeu, e certamente esta situação muda.

Anónimo disse...

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, recebe hoje na Sala de Sessões do Município, o embaixador de Cuba em Portugal, Jorge Castro Benitez bem como os médicos cubanos que vão reforçar os cuidados de saúde à população do concelho (in Distrito...)
ESTA NOTÍCIA NÃO DEVE AGRADAR NADA AO EFERNANDES - pelo que escreveu no seu comentário de 23/08/2009 parece que a vinda destes médicos não lhe convinha muito, talvez vá atrapalhar as manifestações «ditas espontâneas» organizadas à porta do hospital. E já agora fique a saber que Portugal,pelo menos desde Abril de 1974, não apoia qualquer embargo a Cuba.

Anónimo disse...

Os médicos cubanos são bem vindos, mas sinceramente, o que é criticável é não permitirem a formação de médicos portugueses. Em resposta ao anónimo que critica as manisestações de trabaladores, presumo que o senhor deve estar muito bem instalado na vida e não possui sensibilidade para se colocar no lugar dos outros. só pode pertencer a este governo que odeia os trabalhadores do estado. Nunca se viu um governo como este, nem no tempo da outra senhora os trabalhadores foram tão humilhados. Em compensação, protegem com unhas e dentes os vigaristas, ladrões e bandidos que há por aí.

efernandes disse...

o Anónimo 6:39 PM, Agosto 25, 2009, tenho que o dizer que é um "espertalhão" sem qualquer sentido prejurativo.
Sabe aproveitar a onda, ou as ondas para montar a sua prancha de maldicencia para anonimamente bocejar para não dizer outras coisas. O que me chateia não é V. Exª dizer "bacuradas".
O que está a tornar-se "chato" é que você não consegue disfarçar ódios e frustrações passadas, as suas é claro!Nem consegue escrever de forma a não ser indentificado. Vá ao médico que agora há por aí mais uns quantos, mas tenha cuidado não vá levar alguma injecção de comunismo, por engano!
Trate-se!

Anónimo disse...

Gostava de saber para quando está prevista a alteração dos estatutos do HLA, isto é, a sua inevitável passagem a E.P.E.
Todas as lacunas do nosso hospital partem daí. O facto de ser o único hospital SPA na região é factor de de falta de competitividade e isso nota-se na contractação de médicos especialistas.
Já agora lanço uma ideia.
ainda vamos a tempo de criar a ULS do litoral alentejano, englobando os 5 centros de saúde numa gestão partilhada.
Já era tempo de optimizar as óptimas instalações de que dispoe o HLA.

Anónimo disse...

Será que os Médicos Cubanos irão ser a salvação da patria?
Porqué é que o Governo (PS) só tomou esta opcão, agora? ou seja puro eleitoralismo?