segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Eleições Legislativas

De cada vez que há eleições legislativas, interrogo-me se os candidatos a Primeiro-Ministro não deviam apresentar a equipa governamental.
Decidir o nosso sentido de voto envolve aspectos racionais, baseados por exemplo no programa eleitoral e na capacidade do candidato. Claro que temos de considerar, e muito, aspectos emocionais, mais complexos de explicar.
De qualquer modo nunca saberemos se os escolhidos para ministros reúnem capacidade para executar o programa eleitoral que sufragámos, resta-nos acreditar que o eleito primeiro-ministro para além da capacidade, discernimento e bom senso para governar também terá para escolher quem o rodeia. E nem sempre assim tem sido.
Existe quem vá mais longe e seja de opinião que nas eleições autárquicas também deveríamos saber de antemão quais os pelouros a atribuir a cada elemento em caso de vitória. Talvez, principalmente se os vereadores tiverem uma autonomia considerável, como os ministros, por cá nunca assim tem sido.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem toda a razão! Deviamos conhecer os futuros ministros, Principalmente os das áreas mais importantes: educação, saúde, economia...
Será que este governo, se ganhar, o que ninguém acredita, vai manter na educação aquela senhora que tem destruído a escola pública? Com ela, aprender não é importante, o que interessa é manter os alunos o dia inteiro na escola para que os pais possam ser escravos do patronato. Actualmente, os professores são afastados de tudo o que tenha a ver com a aprendizagem dos alunos. Se estas politicas se mantiverem, vamos ter no futuro, um país de ignorantes. Teremos que importar do estrangeiro, pessoas para governarem o país e gerir as nossas empresas. há! Mas o nosso povo sabe fazer os joguinhos no Magalhães