terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cronologia de uma traição, por Luís Picalimas

A traição é manhosa e cobarde, normalmente como quem a pratica, não se anuncia, chega mansa, acompanhada de jantares, palmadas nas costas, sorrisos, promessas, enquanto cozinha em lume brando.
Não sou ingénuo, já não tenho idade para isso, mas também nunca terei idade suficiente para não acreditar em quem penso ser meu amigo. Para quem acredita na amizade e na lealdade, a traição quando chega é como um tornado, forma-se rápido, devastador e destrói muito daquilo que construimos pacientemente.
Aqui deixo o relato dos acontecimento e como teceram a teia à minha volta.

27 de Fevereiro - No Cais da Estação sou alvo da primeira abordagem, por parte do Dr. Manuel Coelho para pertencer às listas do Movimento SIM. Faltava muito para que as listas se anunciassem, encarei como um convite natural, longe de pensar em lugares, fiquei a matutar de que forma o SIM e eu podíamos ajudar para melhorar Sines.

18 de Junho - Quatro meses depois, nova abordagem, desta feita no Restaurante Zona Norte. Agora mais perto da apresentação das listas, a coisa era mais séria. Sentia-me disposto a aceitar, sabia que encontraria vários amigos e pessoas sérias e honestas dispostas a trabalhar por Sines. Não me enganei.

25 de Junho - contacto telefónico do Dr. Manuel Coelho, com convite para jantar no mesmo dia no Cais da Estação.
Chego ligeiramente atrasado, onde haviam reservado lugar ao lado do Dr. Manuel Coelho. No final do jantar onde estava pouco mais de duas dezenas de convivas, fui formalmente convidado para ser candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Sines pelo SIM. Surpreendido pela distinção, pedi para reflectir, pressionado por alguns dos presentes e como já havia decidido previamente aceitar o convite para as listas, mesmo sem conhecer tal elevada consideração, aceitei. Foi imposta a única condição de o n.º 2, ser a esposa do Dr. Manuel Coelho, condição não só aceite por mim, como a via com bom agrado. Regozijo geral, com final da noite no antigo Miséria Bar, visto o Katus estar fechado.

26 de Junho - sou convocado para uma reunião às 17 horas, no gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Sines, nos Paços do Concelho para delinear estratégias de campanha do Movimento SIM, nomeadamente a minha presença no jantar oferecido pela CMS aos elementos e colaboradores do Carnaval de Sines.
Neste mesmo dia recusei o convite para o mesmo cargo, efectuado por outra força politica e por um amigo de longa data.

28 de Junho - Lanche no Marquês, com o objectivo de procurar um candidato para o Porto Covo. Inconclusivo.

14 de Julho - Convocado para o Debate do Movimento no Castelo, seguido de acção de campanha nas Tasquinhas.

31 de Julho - reunião na sede do Movimento SIM, com Dr. Manuel Coelho e vereador Nogueira, em que foi comunicado que ao contrário do convite inicial eu não seria o candidato a presidente da Junta de Freguesia, mas antes o meu amigo José Raposo - aliás convidado por mim - candidato a presidente.

Perante a minha recusa foi me oferecido o 2.º lugar, que recusei, ou em alternativa podia continuar a trabalhar para o Movimento SIM. A que respondi: não obrigado!

Por respeito ás pessoas presentes optei por omitir os seus nomes. Para memória futura, nomeadamente dos mais jovens, aqui fica o relato de como se efectua uma traição, o exemplo vivo da baixa politica que afasta os cidadãos, de uma causa nobre como a politica.

Luis Filipe (Picalimas)
Sines, Agosto 2009

33 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Luís Filipe,

O Manuel Coelho, ouve, poucas pessoas, mas ouve, faz o que estende, mas escuta algumas vozes. Vozes essas que contribuiram para o seu afastamento.

Anónimo disse...

Podíamos viver sem o picalimas, poder podíamos, não não era a mesma coisa.

Bruno Leal disse...

A mim o que me causa estranheza é a ingenuidade do Sr. Luis Filipe, apesar de todos os exemplos próximos de falta de carácter por parte desse indíviduo, Manuel Coelho.
Não sei se houve alguém que o tivesse avisado, mas como deve saber, quem o avisa, seu amigo é.

Anónimo disse...

Mas as razões do "desconvite" foram explicadas? Os argumentos apresentados são válidos? São questões pessoais ou de estratégia do "Movimento"? Estas questões são algumas que todos gostariamos de ver esclarecidas.

Anónimo disse...

Esta cronologia é do Pica Limas ou do Bráz? Fiquei confuso...

É que fala na primeira pessoa, mas depois está assinada pelo Bráz.

A perseguição continua.

Anónimo disse...

Bom Dia!

Realmente não se compreende como um candidato a Presidente da Câmara pode fazer uma coisa desta!!!
Penso que com esta atitude o Dr. Manuel Coelho perdeu mais uns votos!
É assim que a nossa cidade é governada? O que o Presidente diz hoje amanha já é mentira!
E agora será que o movimento SIM e o Dr. Manuel Coelho tem algumas hipóteses!
E o Resto das pessoas que compõem o movimento SIM?
Será que não tiveram uma palavra? Será que têm medo de lhes acontecer o mesmo?

É assim que vai a nossa Terra!

Estação de Sines disse...

Esta cronologia é do Pica Limas ou do Bráz? Fiquei confuso...
(...)
A perseguição continua.

______

Já está identificado o autor que enviou o texto.

A "perseguição" a que se rfere será identica a todas as candidaturas que tomem idênticas posições, assim como o espaço disponibilizado no blogue, será identico.

Anónimo disse...

Este post é uma prova da forma baixa e pouco séria como se faz politica.

Entre uma jantaradas e uns copos, uns amigalhaços juntam-se e combinam o nosso destino.

Reuniões na camara e campanha no jantar do carnaval, estamo no dominio da utilização dos meios da camara para campanha politica, ou não?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:07 AM, Agosto 04, 2009

"A perseguição continua."
Qual preseguição?
A que foi feita a muitos dos candidatos que integram a lista do SIM? Em muitos casos foi mais que preseguição. E eu sei do que falo, senti na pele. Esperemos que muitos deles tenham a coragem de ainda bater com a porta depois de verem como foi tratado o Filipe. Essa seria uma atitude que todos os sineenses reconheceriam.
O dr. Manuel Coelho é o pior deles todos mas não é o unico, alguns dos outros são autênticos caciques. E vingativos.
Faço daqui o meu apelo para que ganhem coragem e digam não a essas pessoas.

Anónimo disse...

Chorar alivia a alma!!!
Apreciei muito os excertos do seu diáro pessoal. Não é para todos.
Concluo que afinal a malta resolve as coisas em jantaradas e festas e que os sulfitos provocam o tal sentimento de "traição".

Agora uma perguntinha:

O Katus e o Miséria bar fazem parte do roteiro turístico de Sines?

É que para o contexto retratado são locais que ficam conhecidos.

SIM não é um dano colateral de uma traição mas sim o marketing ideal.

Anónimo disse...

Como é que um senhor que se dá pelo nome de pica limas julgava ser um perfeito candidato??? As figuras que fazem até altas da madrugada pagam-se caras, eu pessoalmente apoiante do Movimento SIM nunca votaria no referido senhor, até porque quem não sabe, o senhor sabe bem a que força politica sempre pertenceu, e as gentes desta terra precisa de pessoas sérias com ideias serias para defender os seus interesses. A prova de falta de honestidade e seriedade é o Sr. vir para a praça publica fazer lavagem de roupa suja. Não é assim que se faz politica a politica faz-se ao longo de uma vida e não se muda conforme os ventos e as marés...

MALAGUETA disse...

amigo pica limas acabaste de sentir na pele o que de mais baixo existe na politica mas mais não era de esperar de um traidor convicto que como não conseguia pessoas que acreditassem no seu utópico projeto foi te buscar para usar e abusar das tuas boas relações com o povo de sines para atingir os seus objectivos, mas caro pica limas isto na vida nós estamos sempre aprendendo e o que se faz cá na terra também se paga cá e esse senhor ( se pode se chamar a alguém que tem uma atitude destas senhor ) vai ter essa paga já em outubro porque esta traição não passar em branco e eu sei que tu não és pessoa para te ires abaixo .
força pica limas

SINES disse...

A perseguição continua, é verdade..
O Manuel coelho continua a perseguir o poder, aliado a velhos conhecidos que já o foram e continuam a viver à conta da política.
A baixeza do movimento SIM, não se traduz no episódio do Luís Filipe, mais conhecido por “pica limas “ porque o Luís é maior e vacinado e esta história de traição, só aconteceu porque ele quis, caso contrário não se metia com gente da espécie dele, ou seja gente à procura ou agarrado ao poder.
O Manuel coelho defende os seus interesses e faz tudo para ganhar, caso contrário terá um “conta” grande para pagar, por um lado a campanha eleitora, por outro lado a justificação das contas da CMS, quanto se fizer uma auditoria externa à gestão do município nestes últimos anos.
Quem paga a campanha do SIM? -…. fica aqui esta pergunta singela

Anónimo disse...

O "Movimento SIM – Sines Interessa Mais" tem disponivel no seu site um comunicado a esclarecer.

€ disse...

PICA LIMAS:
Sou teu amigo, conheco-te desde sempre e por isso lamento toda esta trapalhada, por ti porque da parte do Dr.Manuel Coelho tá tudo dito.
Tavas a espera do quê? Então reuniões no meio de muitos copos, obviamente cheios será que te lembras bem do que o gajo te ia dizendo? Acho lamentável não teres ido á TOCA, andastes desorientado, porque ai sabes que a Sandra, já foi candidata a junta pelo PSD, e sabendo do que se passava não te deixava beber mais que aquela conta. É que estava em causa a sucessão do nosso amigo António Correia, na junta de freguesia. Então como é? Quero saber só uma coisa. A reunião na Camara no gabinete Presidencial foi antes ou depois dos copos. É que se foi antes não compreendo porque aceitastes a por enquanto primeira dama em segundo lugar, se foi depois dos copos tá entendido.
Aquelas pessoas com quem tu falastes para a lista continuam?
Diz toda a verdade vai ao próximo debate da lista da boga e ai sIm pede a palavra e diz de tua justiça.
Eu faço ideia a bebedeira que apanhastes para esquecer esse terrivel momento. Tracado pelo Raposo? Ainda se fosse uma gaja boa. Porra PICA LIMAS tudo te acontece.
Um abraço amigo.

Anónimo disse...

"a politica faz-se ao longo de uma vida e não se muda conforme os ventos e as marés..."

Sr. anónimo...então o que fez o seu "coelho"? Parece-me que esse SIM, mudou com VENTOS e MARÉS...
O Sr. anónimo deu um tiro no pé...ao acusar "outro" de fazer o que fez o seu "patrão"...
Um você apoia...o outro você ataca...
Não é para entender...
Ou você anda baralhado?...

Anónimo disse...

Bom, depois de ter lido a "Cronologia de uma traição, por Luís Picalimas"e de ter lido o «comunicado das desculpas» do andamento….(movimento), fico com a impressão de que anda por ai muita caça agachada.

È o diz que não diz, fez que não fez, janta que não janta, é muito, assim é muito….

Mas que raio haveria o Picalimas de inventar tal situação?
O que ganhava ele com isso?

Eu conheço o Luís há algum tempo, e pelo que me dá a entender não vejo razão nenhuma para ele inventar todas as situações referidas, o que parece isso sim, é que andaram a brincar com mais um……….

Como é obvio também conheço o Manel, e o Manel não é nenhuma flor de estufa, é isso sim uma flor daninha, que por onde passa só faz M----. Esta não é a primeira, nem há-de ser a ultima vez que ele(manel) ira fazer ou criar tais situações…Pois na Bíblia dele O SOL QUANDO NASCE, NÃO NASCE PARA TODOS, a lei que ali impera é EU MANDO, EU FAÇO, EU QUERO, EU EU EU EU .
Mas isto ainda vai no principiooooooooooo, os seus aliados ainda terão que fazer TRINCHEIRAS para se esconderem dele, pois ele anda por aiiiiii…..há caça, a meter veneno por onde passa, minando e ameaçando as pessoas que coitadas, ainda caem nas suas manhas.

Picalimas não te deixes intimidar nem te escondas, pois já ficas-te imune á doença COELHITE, doença essa que cria muitas dores de cabeça e mau estar, e que leva a dependência do álcool, e por vezes dá-se o caso da criação de muita CASPA no couro cabeludo……. Diz e alerta as pessoas como se proteger da doença, pois só assim nos podemos livrar dela…..

FICA BEM AMIGO LUIS.

Anónimo disse...

O pessoal da CDU anda nervoso. Percebe-se à letra ao ler muito dos comentários a este post.

Anónimo disse...

já li o 'esclarecimento' do SIM, como membro das listas do SIM também me sinto injustiçado, pois eu pensava que ia para a lista do meu amigo Picalimas e também fui enganado. Não houve um unico enganado no meio disto tudo, fomos muitos. discordo com o esclarecimento, so vejo lá contradiçoes e mentiras

Anónimo disse...

Anónimo das 08h24. A ser verdade o que diz, então você não merece estar nas listas de nenhum movimento ou partido.

Pode explicar-me como é que aceita ser candidato por um movimento, sem saber quem são os seus cabeças de listas, nomeadamente ao órgão que concorre?

Seja como for, ainda vai a tempo de sair, penso eu.

Ou isso, ou o seu comentário é mais um dos encomendados.

Anónimo disse...

Estou triste e decepcionada com estes acontecimentos.
Conheço o Dr. há muitos anos, assim como o Sr. Filipe.
Se tenho certezas de alguma coisa, uma elas é que o Dr. Coelho, perdeu uma oportunidade de oiro em ter a seu lado uma pessoa correctíssima, leal e competente, muito frontal mas muito amigo.
Tenho a certeza que seria uma parceria muito válida, pois talvez a frontalidade com que o Dr. se deparasse o fizesse repensar algumas decisões menos boas...
Será que o Dr. é uma pessoa boa? acredito que sim, já o vi salvar 1 vida; eu estava presente.
Será que a política o transformou?
não sei... mas esperava ler no comunicado do seu movimento, tudo menos o desmentido, pois eu estava presente no acontecimento e testemunhei a veracidade das palavras do Sr. Filipe.
Esperava que o comunicado explicasse porventura que a mudança de candidato tivesse algo a ver com motivos políticos, por exemplo.
Ou outra qualquer razão, mas nunca pensei ler um desmentido sobre um facto que presenciei.
Note-se que não era convidada nem estava na mesa, mas nao sou surda nem cega, e o que vi e ouvi alguém jamais me poderá contradizer.
Também não sou filiada ou apoiante de qualquer partido, embora tenha as minhas convicções e ideais;
simpatizante apenas, tal como sou agnóstica...ainda esperando quem me prove em prática o que apregoa na teoria.
Enfim... o Sr. Filipe tem imensos defeitos certamente ( não temos todos?), mas uma faceta da sua personalidade é indiscutível, não é mentiroso , disso tenho certeza.
Sem mais, peço a todos bom senso.
Um até mais...

*Filha da Sines*

Barafundas disse...

Amigo Pica Limas.
De acordo com o comunicado do SIM a situação foi criada por ti. És afinal o culpado,
ele Coelho é que não poderia ser.
Trata-se segundo o SIM de "um excesso de voluntarismo" da tua parte, tá tudo dito, tu meu querido amigo és o culpado da trama. Enfim há uma coisa boa, bebestes uns carolos e comestes qualquer coisa, porque estas coisas são assim mesmo temos que confortar o estomago. De papo cheio fala-se de outra maneira, mas fostes traido, talvez pela bebida e isso é que eu deploro fico chateado porque foi com um amigo meu, mas ao mesmo tempo é BEM FEITO devias evitar essas más companhias, já tens idade para isso. Ia votar em ti assim nem pó nada de votos prá li. Coelho só frito e com muito alho, e já agora uns copos para acompanhar a coisa.
Não te deixes ir abaixo nem te escondas peito prá frente e toca a andar.
Um abraço.
Barafundas

Marius Herminius disse...

Lendo a narrativa desta “traição”, que devo eu fazer?
Será que devo indignar-me?
Será que devo verter umas lágrimas?
Será que devo clamar contra quem muito promete e nada dá?
Será que devo clamar contra quem tudo aceita sem perguntar “Quanto custa?”
Ou será que devo pensar que “Tudo isto existe; Tudo isto é triste; Tudo isto é fado”?
No caso presente é a política no seu melhor (?), o que acaba por ser o nosso Fado, que já dura há – pelo menos – 35 (trinta e cinco!) anos.

Anónimo disse...

vamos nos juntar e fazer um jantar de desagravo ao pica-limas.

O filipe até já tinha uma imperial piquenina na zorra em sua homenagem.

Não é humano o que fizeram.

Vamo-nos juntar e fazer um jantar ao amigo picalimas

Anónimo disse...

Os "boguitas" andam tão caladitos, tão caladitos, que isto não augura nada de bom.

Anónimo disse...

Também tive nesse jantar e confirmo que não houve nenhum convite da parte do Coelho. A ironia desta lavagem de roupa suja da parte do Sr. Luis Filipe é ainda mais triste quando toda a gente sabe a filiação partidária do pica limas.

Anónimo disse...

"Também tive nesse jantar e confirmo que não houve nenhum convite da parte do Coelho. A ironia desta lavagem de roupa suja da parte do Sr. Luis Filipe é ainda mais triste quando toda a gente sabe a filiação partidária do pica limas.

11:44 AM, Agosto 05, 2009"

Este sr. ANÓNIMO é MENTIROSO...
É BOGA de certeza...
OS presentes já aqui comentaram e confirmaram o que OUVIRAM e ESTE vem contradizer...devia ter ido à casa de banho concerteza...

Boga é peixe que se atira a tudo...
basta o "PATRÃO" atirar qualquer coisa e jogam-se logo...
É só engôdo...

Anónimo disse...

em vez de oferecerem um jantar ao pica limas, oferecam-lhe antes um tacho.

Anónimo disse...

Então vamos lá ver o que me diz o BOGA que afirma que o Coelho não o convidou, ao que vou afirmar a seguir.
Houve pessoas que estão na lista da junta, que só souberam que o picalimas não era o cabeça de lista há junta já em plena cerimónia de apresentação.
Isto é ou não verdade?

Anónimo disse...

Mais uma para o BOGA que diz que o Coelho não convidou o Picalimas.

cito paragrafo do comunicado do SIM:
"Nos dias 30 e 31 de Julho foram finalizados os contactos com os elementos previstos
para fazer parte das listas em lugares elegíveis."
Eu afirmo que isto é mentira!
Dia 1 ainda decorriam contactos com elementos para lugares elegiveis.

Anónimo disse...

Há aqui 1 pequenita coisa que me faz comixão na orelha...o movimento do sr.Doutor, não é 1 movimento independente? ao que sei nas suas listas existem pessoas de várias correntes politicas? será qe o movimento se transformou num partido político e eu não dei konta?
esta agora!

Cumprimentos da Distraída

€ disse...

Pica Limas.
Aqui á dias li um artigo no correio da manhã, onde o articulista, empregava um termo que aqui é mais do que apropriado, "URINA-SE POR AI TANTA TINTA POR TÃO POUCO".
Isto tem a ver com todo este assunto que eu valoriso ao contrario de outros.
URINA pró blogue os nomes de todos os que te acompanharam naquele embróglio, todos os que assistiram á traição vamos confronta-los com a verdade. TU NÃO ÉS MENTIROSO:
Mais um abraço,

Anónimo disse...

Não seria altura de serem divulgados os nomes de quem participou nessas ditas jantaradas e pseudoconvites?
Deverá haver muitos telhados de vidro ???!!!
Eu acho que sim.
Se todos são homens de palavra e serios ,o que se deseja para o mundo politico, tambem o serão para admitir e dar a cara por qualquer erro ou precipitação em alguma decisão tomada.
O Sinienses acreditam que sim.
Lavagem de roupa suja em Blogs não será a melhor maneira de resolver a questão.Gostaria de ter uma ideia de quantas pessoas estarão envolvidas neste caso.
Ao Sr. Luis Filipe se diz verdade , não se deixe ir sozinho para a fogueira.