sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Apresentação dos candidatos CDU

Com casa cheia a CDU apresentou a sua lista aos órgãos autárquicos, confirmando que teremos uma luta tripartida no aceso ao poder, e que este não se fará com maioria, mas em coligação. Nada de novo portanto.

Não esperava a CDU de outrora em que com a vitória garantida era fácil e cómodo assumir ou simular o apoio nas várias iniciativas, mas confesso que esperava mais, eu que até há algum tempo era de opinião que a CDU ganharia as autárquicas em Sines, com mais facilidade do que suporia a maioria dos eleitores, tenho vindo a alterar esta minha convicção. Hoje aconselho uma tripla.

A boa notícia para o candidato da CDU é que o partido está ganho, a má é que não é suficiente para ganhar as eleições.

24 comentários:

Anónimo disse...

Não entendo o que se passa com a CDU. Em Sines existem cartazes do Guinot, do Coelho, do Idalino e não se vê nenhum do do Chico. Eu concordo que se deve gastar o menos possível nas campanhas porque estamos em crise, mas alguma campanha tem de ser feita. Eu sei que o eleitorado é fiel e não vejo razão para não continuar a sê-lo, mas sinceramente preocupa--me o atraso em relação aos outros. Os Sinienses são uma população inteligente, a prova é que têm escolhido sempre o partido mais honesto do país, mas o problema é que vai haver 3 candidaturas de esquerda, contra duas de direita (PS/ PSD).

efernandes disse...

Diria que a luta será antes, bipartida e que a vitória seja de quem for, nunca será absoluta.
É óbvio que uns partem com alguns "passos" de avanço mas, facilmente Alcançáveis.

Anónimo disse...

Penso que nenhum candidato pode cantar vitória, sendo que uma surpresa não é de descartar. Há eleitorado flutuante e indeciso e é esse que vai decidir as eleições. O voto útil contra alguém com quem não se simpatiza, também tem peso num universo de concelho com poucos votos. É evidente que ninguém vai ter maioria absoluta e que vão haver acordos ou alianças pós-eleitorais.

Anónimo disse...

Não acho que o partido esteja ganho. Há muita gente que votava CDU nas listas do SIM e estes, ao contrário da CDU, têm poucos funcionários da CMS, sinal que estão a ir buscar apoios fora. No entanto, acho que se o PS fizer o seu trabalho bem feito e começar a projectar exteriormente a sua campanha, é o que terá as maiores hipóteses, seguido do SIM e depois da CDU.

Anónimo disse...

Eu também pensava que dadas as circunstâncias o PS tinha aqui uma
oportunidade de oiro,no entanto com
a inclusão do Batalha nas listas e
logo como cabeça á A.M.,começo a ver segundo se fala ,que o PS já
perdeu a batalha,ainda mais com as divisões internas que o Batalha pro
vocou no seio do PS, consta-se que anda tudo á batatada no seu interior,pois o mesmo exigiu a saída de alguns militantes de nomeada das listas,assim a luta pela vitória embora relativa fica mais renhida, que cá para mim ainda pode haver surpresas.

Anónimo disse...

vamos fazer as contas hoje o PS tem 2 vereadores, para ganhar basta só mais um bocadinho.

P'ró Mudança disse...

Segundo a sondagem mandada fazer , em mil telefonemas aleatórios por um dos concorrentes ás autárquicas a vitória sorrio com margem satifatória ao PS seguido do SIM e da CDU muito próximos um do outro e do bloco sem expressão " na sondagem"...
Na eventualidade de se confirmar este resultado feito na sondagem estamos perante um cenário de mudança em 35 anos de vida da nossa autarquia.

Anónimo disse...

P´ró Mudança. quando é que foi feita essa sondagem? O que gostava de saber é o período em que decorreu essa sondagem e se possível saber quais os resultados obtidos.

Anónimo disse...

Amigo Pró-mudança isso é conversa de treta,esse jogo já não cola.

efernandes disse...

"vamos fazer as contas hoje o PS tem 2 vereadores, para ganhar basta só mais um bocadinho"

Depois veem as sondagens que como todos puderam comprovar nas últimas eleições foi tudo deturpado e dizem cada vez menos.
Não acredito que haja pessoas que estejam indecisas entre votar ps ou cdu e o contrário é evidente.
não acredito que haja indecisos entre votar bloco ou CDU.
As dúvidas são entre quem vota Coelho ou PS e, o meu vaticínio é que para atacarem a cdu porque é a força que esteve sempre no poder muitos ps's vão votar coelho e será a derrocada do ps em sines. Se fizerem ao contrário nem ganha o ps nem o coelho.
Portanto, essa de dizerem que o ps tem 2 e só falta um bocadinho, não pega, até porque há muitos ps's que castigados pelo sócrates vão votar BE. Como diria alguém há muito tempo, prognósticos só depois do jogo.

Observador disse...

Já que toda a gente analisa da forma que mais lhe convém, porque não reconhecer que o PS tem uma oportunidade de ouro para ganhar a Câmara de Sines, assim não a desperdicem!! Tal como o efernandes também acho que não há pessoas com duvidas entre o PS e a CDU há mais duvidas entre SIM e CDU e isso vai fazer a diferença a favor da mudança.
Convenhamos que já chega!!!! O Porto Covo já percebeu isso há anos desta vez chegou a vez de Sines acordar pois até os comunistas mais ferrenhos disseram não e querem agora SIM:
Cumprimentos Luis Gil

Anónimo disse...

Não me recordo que tenha existido alguma vez, tanta ansiedade, especulação e curiosidade sobre os resultados de quem irá ditar o destino da nossa amada terra.
Sinceramente, ainda não consegui decidir-me em quem irei votar, como eu, suponho que muitos estarão no mesmo dilema.
Não desejava votar em branco... mas não gosto de nenhum dos candidatos...
Acho o Guinote antipático e parece-me algo prepotente; o Idalino parece-me hipócrita e não consegue disfarçar completamente o sorriso algo forçado; o Coelho promete a todos mas... não cumpre ; o Chico é um dinossauro, mas mesmo assim, se eu tivesse certeza que os nossos destinos não iriam parar a mãos de "fora", ainda arriscaria a votar cêdêu lol
ai... ai... que embróglio...
Quanto a outros poleiros, 1 voto será no Bloco e o outro na CDU.
o meu insignificante bolinho será repartido em fatias minúsculas por várias bocas...

Cumprimentos
Distraída

Anónimo disse...

Caro Egídio Fernandes, nas últimas autárquicas em Sines, o PS teve 1700 votos com um candidato que ninguém conhecia. Estava-se numa das piores fases recentes do PS e com o Coelho na auge com a inauguração do Centro de Artes e das Piscinas. No final, ficou 5 para a CDU e 2 para o PS. Com a esquerda toda partida, concordo que os 1700 votos não são suficientes para ganhar as eleições. Mas mais uns 500 votos já será possível. Por outro lado, convém não esquecer que o Idalino teve à 8 anos 3200 votos o que não é dispiciente admitir um cenário de vitória faltando mesmo mais um bocadinho. Não se esqueça que parte (pequena) do eleitorado da CDU vai votar Coelho e nestas eleições qualquer voto é muito importante. Só para terminar concordo consigo que com a CDU tem outro encanto. Com o Xico seria um encanto com o Albino seria outro, e o eleitorado não é parvo e percebe as coisas. O Xico já não tem assim tanta força por se tivesse não teria de aceitar o Albino como n.º 2. É por estas e por outras que acredito que a CDU irá perder mais uma câmara no litoral e por culpa própria. Não aprendeu com os erros de Alcácer do Sal quando afastou o Rogério de Brito e quis afastar o Coelho para fazer avançar o Albino como n.º 1.

O Noitadas disse...

Esta sondagem para mim ñ é novidade nenhuma , basta andar em Sines e ouvir o que as pessoas falam e dizem , a Zorra é PS , KaTus é PS , enfim SINES vai ser PS

Anónimo disse...

Sou um votante socialista, no entanto nestas eleições, estou perfeitamente perdido. Votar PS, significa "engolir" o Batalha, um dos mais marcantes inimigos do PS em tempos recentes. Foi recuperado, ao abrigo , não sei de que interesses, mas que os há, há.
Como eu, muitos socialistas de sempre vêm-se nesta ecruzilhada.
Depois há a situação dos acordos pós eleições, para que a câmara seja governável, e aqui também não me cheira a hipótese mais que provável do acordo PS/SIM. Os candidatos devem ser colocados perantes estas dúvidas para vamos votar o mais esclarecidos possível. Não fosse a CDU ir embrulhada na "albinisse" e eu ainda ia votar no Chico. Enfim, desabafos de um socialista fo.....

efernandes disse...

Estando quase completamente de acordo com a "Distraída" e com a apreciação que faz dos políticos locais quero reafirmar que a minha apreciação foi feita em função do que vejo, oiço e sinto, até porque não voto em Sines porque alguém não quis. Logo, meto a minha "colherada" apenas porque trabalho em Sines e tenho alguns amigos nessa cidade.

Quanto à dissestação que o anónimo das 6:31 PM, Agosto 09, 2009, permita-me comentar apenas da seguinte forma que também serve para o quase da distraída:

Se em Sines as pessoas não gostam do Albino por qualquer motivo pessoal, profissional ou mesmo até político, têm todo o direito! Afinal, não podemos agradar a todos e há defeitos intrínsecos de cada um que são de facto incompatíveis com os "defeitos" de outros.
Mas não me parece ser isso que esteja em causa (digo eu que vejo as coisas de fora).
O que me parece, e já não é a primeira vez que falo nisto, e não só eu, é que há uma certa xenofobia contra os não naturais de Sines (parece-me, disse eu-entenda-se).
Se assim for, acho (é apenas a minha opinião) que não faz qualquer sentido dizer-se que até votaria no Chico se não estivesse o Albino em Segundo, ora, ora...
Mantendo o que disse antes sobre as sondagens e sem querer puxar a brasa a alguma sadardinha permitam-me que vos diga que dos candidatos em presença, sempre tive uma relação cordial com o Chico e com o Coelho. Com o Guinote quase não tive, quase apenas boa tarde ou bom dia e com os outros, apenas não tenho qualquer relação porque das várias questões colocadas na minha actividade, não obtive qualquer resposta e assim não há diálogo com pessoas que estão"muito acima de mim".

Anónimo disse...

Caro Egídio, quando me referi ao Albino não estava a ser xenófobo até porque eu não sou de Sines. Tem a ver com pragmatismo de quem o conhece e sabe que ele não dá ponto sem nó. O problema não é o Chico e quando se vota é numa equipa e não apenas numa pessoa.

simanita disse...

quem disse que a zorra é do ps, deve ser que eu saiba ela,é eleita por o psd, por isso já disse tudo...

Anónimo disse...

Segundo a sondagem mandada fazer , em mil telefonemas aleatórios por um dos concorrentes ás autárquicas a vitória sorrio com margem satifatória ao PS seguido do SIM e da CDU muito próximos um do outro e do bloco sem expressão " na sondagem"...

Bem realmente ês engraçado, BE sem expressão.....tu também deves ser d´lá.....
Não brinques pois ainda te sai o tiro pela culatra...
Quem pagou essa sondagem?
Qual foi a empresa?
Qual foi o candidato?
Pelo que estou a ver deves ser mais um desses pacóvios do PS, que só sabem viver de prognosticos.....

efernandes disse...

Exactamente caro anónimo das 6:51 PM...
Há uma equipa em Sines ou talvez mais do que uma, que fazem parte da Grande equipa que nos aumentou os impostos quando tinha prometido o contrário, que prometeu 150 mil postos de trabalho novos e nem os que existiam conseguiu segurar, que prometeu alterar as normas mais gravosas do código do trabalho mas piorou-o para mal de milhares e milhares de portugueses.
Será que esta(s) equipa(s) de Sines se vão demarcar da EQUIPA principal?
Haja coragem e assim, talvez possam levar alguns votos.
É que na política como na vida real ser idalina costureira de manhã e idalina patroa à tarde dá cá uma complicação dos diabos.
Por isso é que aparecem comentários socialistas como os do anónimo das 12:28 PM
"desabafos de um socialista fo..... "

fo?!??!!? Também eu!

Anónimo disse...

Este senhor Egidio, é cá um artista! comunista sim senhor, como atesta o seu confessado conhecimento da personalidade do seus apaniguados ex e actual MC e FP. Todos os outros não prestam, na sua óptica. Pudera, se pudesses até os impedias de concorrer às eleições. Sim, porque eu tenho a vantagem de te conhecer e saber muito bem aquilo que vales politicamente. Para mim és um ZERO. A tua apregoada defesa dos trabalhadores já passou à história. És dirigente nacional do SIESI e só por isso deverias ter mais ponderação nos comentários que fazes. Defende a tua dama nos locais que por direito próprio tens. abstem-te de permanentemente estares a meter o bedelho em seara alheia. Não és de Sines nem vives em Sines, trata da tua vida em Santo André, tá bem?

efernandes disse...

Apenas e só para o Anónimo “artista”(não tanto anónimo quanto isso, porque quase que posso pôr o nome dele aqui) das 11:26 PM, Agosto 10, 2009, apenas lhe quero dizer que acabou com o comentário que faz ás minhas intervenções principalmente relativamente à última, de morder a língua porque eu sei, e você sabe que eu sei, qual é o “calo” que lhe dói.
São os factos que falam por si e não vale a pena esse tom “severo paternalista” do que devo ou não fazer enquanto cidadão e/ou dirigente do SIESI.
Se lá na sua “Igrejinha” lhe impõem votos de silêncio, é um problema que terá que resolver sozinho ou com quem lhe aprouver, não comigo certamente até porque valho ZERO.
Era o que faltava só porque tenho esta ou aquela função, vivo neste ou naquele lugar, trabalho nesta ou naquela empresa, não poder exprimir-me como entendo, obviamente dentro dos princípios democráticos e de educação que, desculpe que lho diga, no seu comentário me deixa muitas dúvidas.
Enfim, se não gosta dos meus comentários, paciência…
(peço desculpa aos demais leitores por ter “pessoalizado” este comentário), “tá bem?

Anónimo disse...

É claramente evidente que o anónimo das 11.26 pm, só pode ser Socretista. Eles adoram achincalhar e humilhar todos os que supõem ser de esquerda. Odeiam de morte todos os que defendem os trabalhadores. É por estas e por outras que muitos socialistas deixaram de o ser e dizem alto e a bom som que enquanto lá estiverem estes senhores não votam neles. Eles andam desesperados. É o vale tudo. Agora parecem todos umas feras amansadas. Dão esmolinhas a todos, quando há uns tempos atrás era vê-los a fechar tudo para que os privados fizessem negócios chorudos. Era vê-los a fazer leis para tramar os trabalhadores, enquanto bajulavam os poderosos. Com as suas politicas Os portugueses estão cada vez mais pobres tal como ele prometeu. Lembram-se? ou só veem o que lhes interessa? Claro que o descontentamento vai reflectir-se nas autarquias. Alguém tem dúvidas? A Ferreira Leite é péssima e o Sócrates é mediocre. São ambos farinha do mesmo saco. A razão porque os trabalhadores portugueses votam neles é porque se identificam com os senhores do capital. Têm uma casinha e um carro, ou não têm nada, mas acham que pertencem à classe dos grandes capitalistas, a prova é que vão votar no partido deles. Os portugueses adoram defender os Belmiros deste país. Afinal foi quase meio século a tirar-lhes o chapéu. Isto deixa traumas.

Anónimo disse...

Como trabalhadora deste país estou solidária com o efernandes e com todos os que defendem os trabalhadores. Em matemática é que os zeros à esquerda não têm valor. Na política tudo é diferente. Actualmente, tem-se visto o que fazem os zeros à direita, é só roubalheira, insultos, corrupção, matam-se pelo poleiro. Um dia os portugueses vão entender a diferença.