segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ponto de situação

A candidatura que eu apoio, apresentou este sábado, a lista de pessoas que a compõem. Não pretendo no entanto, com este post, elogiar cada uma das criaturas que por ali pontifica, mas sim fazer o meu ponto de situação relativamente ao comportamento de cada um dos candidatos e respectivas candidaturas.
Manuel Coelho continua na onda de euforia que o tem caracterizado desde sempre, gastando o que tem e o que não tem com festas, jantares, concertos e lanches, tudo o que o povo gosta.
Já o candidato do BE, revela-se no seu blog como alguém com uma imaginação acima da média, insinuando conspirações que apenas fazem sentido para alguém perdido no seu próprio egocêntrismo desmedido. A última insinuação que se pode ler no seu blog, a pedra do homem, está relacionada com a candidatura do então independente Batalha em 1997, ano em que Guinote foi candidato pelo PS, dando a entender que Idalino estaria por detrás desse grupo de independentes, apenas para o atingir a si, sempre a si.
O que pensará Guinote se algum dia alcançar o seu objectivo eterno? Sentado na Assembleia da República Portuguesa, continuará ele a sentir-se injustiçado? Vitima de todos os males alheios? Esperemos para ver, sendo que eu espero nunca ter que imaginar o que pensará ele nesse momento.
A CDU prossegue o seu caminho tradicional, guardando para perto das eleições novas revelações que possam colocar em causa a dignidade dos seus desertores, crente que o seu eleitorado fiel jamais lhe falhará, convicta que os ideiais são mais importantes que a subsistência. Errados como quase sempre.
O PS num tom que eu pessoalmente considero demasiado conservador, mas que poderá resultar, prossegue calmamente a sua caminhada rumo às Autárquicas, pensando não necessitar de grande esforço para se afirmar como a candidatura mais forte e mais coesa para assim formar o novo executivo.
Pelo meio o relato do episódio na Toca do Zorro, entre Manuel Coelho e Idalino, que quase pagava para ter visto. Não é que a falta de educação do nosso actual Presidente seja novidade para mim, mas pessoalmente não deixa de ter a sua piada a facilidade com que alguém presumivelmente responsável perde as estribeiras desta forma. A mim, confesso, sempre me chocou o facto de uma população eleger alguém assim para Presidente, mas talvez seja eu apenas demasiado sensível.
No presente um receio, o das coligações possíveis no pós-eleições. Esta é uma questão que gostaria de ver respondida por cada um dos candidatos. Com quem seria possível coligar-se para a formação do executivo em caso de vitória? Com quem exclui antecipadamente a possibilidade de se coligar para a formação do novo executivo? Para além das ideias que quero ouvir de todos, esta sim, é uma questão que me aflige, especialmente no que diz respeito à candidatura que apoio, a do PS.

27 comentários:

Anónimo disse...

extremamente lúcido, sintético, claro e objectivo.

nada está por acso, e acrescentar algo era demais.

dos melhores pots, deste blog, e olha que tem muitos e bons.

Anónimo disse...

Post pertinente e ousado. Este Bruno revela-se efectivamente um caso a considerar. Traça aqui uma panorâmica avassaladora das diversas candidaturas. Profundo conhecedor da realidade sineense (talvez influências lá de casa). Continua com esse espirito criativo e esclarecido porque Sines merece.

Luis Maldonado disse...

Com o SIM a roubar votos à CDU, o BE a roubar votos à CDU e ao SIM, e a CDU a tentar manter os votos que tem e roubar alguns ao SIM e ao BE, quem tira partido de tudo isto só pode ser o PS.

Anónimo disse...

Sobre as coligações posso desde já esclarece-lo.
A unica que neste momento, e de fonte 100% segura, está em marcha e com altos patrocinios, é a MC/Idalino. Nem o enxovalho porque passou fará mudar aquilo que à muito estava delineado.
E para desvalorizarem este comentário podem dizer que isto é a contra-informação comunista. O Idalino para ser candidato teve de engolir um sapo e esse sapo é o compromisso pós eleitoral com o MC. Esta é a verdade, por muito que custe a acreditar a muitos militantes socialistas.

Anónimo disse...

Pois realmente senhor Luis, voçê é duma lucidez deveras atroz. Então diga-me lá de que partido sairam a maioria dos elementos que constituem a lista do BE.

Anónimo disse...

"A CDU prossegue o seu caminho tradicional, guardando para perto das eleições novas revelações que possam colocar em causa a dignidade dos seus desertores, crente que o seu eleitorado fiel jamais lhe falhará, convicta que os ideiais são mais importantes que a subsistência. Errados como quase sempre."
Amigo Bruno, faça um favor à malta: Limite-se a falar daquilo que sabe. É que quando o amigo se deita a adivinhar normalmente sai...hum! algo um pouco distrocido e não consentaneo com a realidade.

Anónimo disse...

Eu penso que os eleitores da CDU são um eleitorado fiel. Quando chegar a hora de votar vão escolher os que já conhecem e em quem confiam. As câmaras CDU estão mais perto das pessoas. Ñormalmente são pessoas simples, simpáticas e vivem mais para os outros do que para si próprios. Por norma investem muito na educação e Portugal necessita mesmo de educação a sério sem estas palhaçadas que não levam o país a lado nenhum. O que será do nosso futuro se continuarmos com estes facilitismos. Como é que vamos ter gente à altura para gerir este país se actualmente a escola não pode fazer nada para melhorar o ensino? Vive afogada em burocracia e papeis que não servem para nada e que nunca serão lidos por ninguém.

efernandes disse...

Luis...Cada um assobia para o lado que lhe convém.
A leitura pode sempre ser feita de forma inversa até, de forma que o ps, possa perder qualquer representatividade, ou não?

Anónimo disse...

Sr.Bruno Leal,de si não se esperava
outra coisa ,defende o seu Partido o PS,no entanto permita-lhe dizer que a história não é como voçê conta,é um jovem não pode saber tudo,em 1997 muita coisa se passou ,nessa altua ainda o meu amigo
não andava nestas lides e a fonte que lhe informou está do seu lado,pinta o quadro á sua maneira.
Pois olhe o Guinote foi eleito por a CPolitica do PS por mais um voto que o Idalino para Cabeça Lista á CMS o idalino ficou salvo erro como 2º da A.Municipal(como independentes).A partir desse momento o seu candidato e mais um ou dois que o apoiaram ,fizeram jogo duplo,nunca mais apoiaram o Guinote e fizeram vista grossa á candidatura do Batalha para o Guinote não ganhar.Penso que há no PS pessoa ou pessoas,que se lembram que numa reunião com o G.Civil mais tarde ,o seu candidato que diz ter muita calma,estanto na lista numa altura que se vislumbrava avitória disse:
SR,G.CIVIL NÃO FIZ CAMPANHA EM SINES AO LADO DO GUINOTE PARA NÃO ME QUEIMAR,FUI PARA O PORTO COVO.
Houve nessa altura um camarada que lhe respondeu Sr.G.CIVIL o que este camarada disse é baixa política este homem vale 0.Pode não acreditar mas é a pura da verdade e assim perdemos a CMS, para grande regozijo do seu camarada IDALINO ,e perdemos a CMS porque os chamados independentes tiraram-nos essa hipótesee ,também para seu esclarecimento oGuinote até hoje foi o que teve a menor diferença de votos em relação á CDU.Por isso está muito bem empregue a frase
UNIDOS DESDE 1997, os Sineenses sabem disso,Um conselho, não se meta em assuntos que não percebe para não ficar mal visto.Estarei sempre ao seu dispor quando o desejar,obrigado por me ter dado a oportunidade de esclarecer este assunto.Já me esquecia de o informar .pergunte lá ao seu candidato Idalino,que logo na candidatura seguinte que foi a dele,quem é que ele convidou para o jantar de honra e para mais alguma coisa.Até breve.

Anónimo disse...

Grande post Bruno , isto é qualidade.A tua análise é certeira e a tua dúvida(coligações) é a grande dúvida, esperemos.

PS= e a intersindical não nos larga dassssssssss , já enjoa

Anónimo disse...

Porque é que o anónimo das 4:07 AM, Julho 14, 2009 não se identificou?
Toda agente sabe quem é!!!!

Anónimo disse...

Pois realmente senhor Luis, voçê é duma lucidez deveras atroz. Então diga-me lá de que partido sairam a maioria dos elementos que constituem a lista do BE.

AHAHHAHAHAHAHAAHHA!

O amigo Luis estava necessitado de ouvir esta.

efernandes disse...

ao Anónimo-sempre o mesmo das 9:37 AM, Julho 14, 2009

Enjoado meu caro?
Veja bem esses sintomas passe pelas inexistentes urgências de Sines, porque no seu caso pode já não ter cura.

efernandes disse...

Pelos vistos, o sábado passado foi pródigo em apresentação de candidaturas ás autárquicas 2009.

Santo André, como a maior freguesia do Concelho de Santiago do Cacém, tem já o Candidato que eu apoio - Jaime Cáceres pela CDU.

Dos outros, não conheço nem sei se existem.

Considero que o Jaime e a sua equipa, fizeram um bom trabalho durante o mandato que agora vai terminar.
É sempre necessário fazer mais e melhor, como é óbvio.

Força Jaime Cáceres!

Anónimo disse...

O mal é que todos querem chegar ao poleiro mas ninguém está muito interessado em fazer alguma coisa por Sines. Precisamos é de mentalidades frescas e com vontade para tornar Sines, no mínimo, o que já foi e penso que tem potencial para muito mais. Se para isso for preciso uma coligação que assim seja, Sines não é o Governo, não é tão complicado governar e melhorar. Se precisarem de ajuda e ideias digam e dou um par delas.

Anónimo disse...

ñ tenho mts duvidas de que quanto mais perto estivermos das eeiçoes mais sineenses se vão rever no projecto francisco pacheco pois ele é garante de estabilidade e confiança...cada vez são menos aquelees que tem duvidas,força xico

Marius Herminius disse...

Eu, que nada tenho que ver com estes candidatos porque que não voto em Sines, comecei a ler este post convencido que era de António Braz. Imaginem o alívio que senti quando vi que era de Bruno Leal.
É que eu - entre muitas outras coisas - detesto errar nas análises que faço.
Mas isso acontece com todos, não é?
Ou deveria acontecer, digo eu…

Anónimo disse...

Fernandes:
Também sou de Stº.André e apesar de não gostar de muitas atitudes que que o P.C. toma no concelho, em princpio vou apoiar o Caceres. Não é pelo trabalho que realizou, é pela atitude, pelo o seu interesse pela terra, parece-me que já foi "vacinado". Sei que o trabalho das Juntas Freguesia, está dependente em parte das Câmaras ( nunca mais alteram o sistema politico-administrativo do nosso País), isso obriga a um esforço a dobrar, muitas vezes não compensado .
A minha curiosidade é saber as 2 votações (Câmara e Junta).
Por fim quero dizer que sou de esquerda, não de nome, mas porque sigo essa maneira de estar na vida .

Anónimo disse...

Muito me admira, que o Bruno e os PS mais fundamentalistas, que por aqui escrevem ainda não tenham rebatido o comentário do anónimo das 12:52 AM, Julho 14, 2009.
Será que eles sabem que existe algum fundo de verdade no que foi escrito? Será mesmo verdade que existe um pré-acordo entre o MC e o Idalino? Teremos de estar atentos. Certamente que nenhum deles vai dizer que é verdade, por isso teremos de pensar muito bem como vamos votar. Sabendo nós a pressão que existiu, vinda de fora, para que o MC fosse o candidato do PS, não me admirava nada que existisse para ai "gato escondido com o rabo de fora".
Engulo um sapo, mas se for assim, vou votar xico pacheco ou João. O outro a mim não me engana.

Anónimo disse...

"Pelo Movimento Independente vou continuar a acreditar pois não estão sujeitos a ordens superiores e pensam mais nas pessoas do concelho."
Concordo consigo caro anónimo. Não têm de prestar contas, não estão às ordens de ninguém, e pensam nas pessoas, só é pena que seja só naquelas que lhe dizem Amén. Após as eleições o MC só têm de declarar a independência territorial do concelho de Sines, auto proclamar-se caudilho, acabar com as eleições, aproveitar o forte da ilha para "residêncial" dos descontentes, para que todos possamos viver felizes e contentes.

Anónimo disse...

Será porventura a primeira vez que reconheço ao Bruno um texto coerente e ao Luis Maldonado um comentário desprovido de sentatez. É mais que óbvio que o BE vai tirar votos ao PS. A dúvida reside se os votos que vai retirar ao PS serão suficientes para lhe retirar a vitória. Já agora, gostaria de saber o alinhamento da lista do PS candidata à Câmara. Alguém o poderia dizer-me?

Estação de Sines disse...

Porque a Estação, é feita de opinião, causas e informação.
a seu pedido:

Idalino José
Mascarenhas
Sofia Araújo
Torres

Anónimo disse...

Já fui ao google á pagina do PS do idalinojose, e de nomes da lista nikles batatóides. Porra que está dificil saber em quem vamos votar(?), mas qual é o segredo?
Depois em relação aos independentes de á algun anos, se não sabem o que se passou perguntem a quem sabe e não digam parvoiçes.

Luis Maldonado disse...

Se é óbvio, refilam, se não entendem, queixam-se, se digo o que penso e vai contra as suas ideias, criticam e não aceitam...
Estes anónimos (alguns) parecem talhados para dizer mal...

Anónimo disse...

Há muita gente a recordar-se e a não esquecer o que se passou com a lista de independentes do CDS/PP, mas não contam nada porque não lhes interessa...Convém ao PS que não se fale no assunto, não é?
Então atiram pedras aos outros para distrair o POVO...
Mas o pessoal ainda tem memória e não se deixa enganar...

Anónimo disse...

coligaçoes nao pode haver com um movimento independente so com os partidos politicos. nao comecem ja a mandar "tiros" para o ar para comfumdir o pessoal. E ocordos so depois das eleiçoes e se for o idalino a ser presidente nao estou a ver que seja com o coelho com um outro vereador nao digo que nao talvez uma das acompnhantes e porque nao?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 7:18 PM, Julho 15, 2009

Para que a sua consciência na seja atromentada após o acto eleitoral fique desde já com a certeza, que em caso de vitória do SIM ou do PS, sem maiorias, existe um pré-acordo de coligação. Assim como também existe um pré-acordo para caso ganhe a CDU, sem maioria, os dois se entenderem. Infelizmente estas jogadas de bastidores só serão conhecidas depois das eleições, pois nenhum dos intervenientes vai ter a coragem de assumir estes compromissos. A sede de poder têm destas coisas, e ambos tem-na em quantidade suficiente que os faz esquecer, ou secundarizar, ideias, projectos, principios e até ofensas pessoais entre os dois.
Não é o interesse de Sines, nem das suas gentes, que estes personagens procuram, pura e simplemente querem poder.
Sines merece melhor que isto. Ainda não sei em quem vou votar, porém já sei que estes dois estão excluidos das alternativas a ponderar.