terça-feira, 14 de julho de 2009

Manuel Coelho, o Ditador

Se as intenções podem ser interessantes, os resultados é que contam.

Único senhor a bordo, julga-se o mestre e tem uma inspiração.

Com o PCP, o Presidente da autarquia aprendeu a ambição do poder, mas,a indecisão pode ser fatal, ao ponto de, com zelo, se exceder. Com a sua equipa, colheu o desdém pela oposição. Com os dois e com a sua própria intuição autoritária, compreendeu que pode governar sem políticos e sem politicas.

Ainda por cima, Manuel Coelho percebeu depressa que nunca o sentimento público esteve, como hoje, tão adverso e tão farto da política e dos políticos.
Sem hesitar, apanhou a onda.
Autoritário, Crispado, Despótico, Irritado, Enervado, Detestando ser contrariado.

Os munícipes conhecem os caprichos do Sr. Presidente e fazem as contas ao que têm de fazer para ter acesso aos subsídios e às autorizações.
Sem partido que o incomode, desprezando os vereadores e sem oposição à altura, resta-lhe os assessores.

Pensa que vai ganhar. Não creio, mas é possível.
Mas não é boa notícia. É sinal da impotência da oposição. De incompetência da sociedade. De fraqueza das organizações. E da falta de carinho dos sinienses pela liberdade e bem-estar.

texto adaptado

17 comentários:

Anónimo disse...

PROPOSTA:

Que todos os programas eleitorais das candidaturas a Sines, sejam registadas em notário. Pois assim, se quem ganhar não cumprir, sempre podemos leva-los a tribunal.

Luis Maldonado disse...

Cuidado com o título do Post, olha os tribunais...

Anónimo disse...

O Presidente MC, tornou-se num ditador (nem pequeno nem grande)à medida do conselho que lidera.Conseguiu afastar os que o contrariavam as suas prepotências.
Rodeou-se de assessores, são estes que têm que têm levado as finanças do Município ao descalabro.
Centro Artes de Sines, gerido por assessores. Um elefante branco.Escola da Música (antiga estação de sines), gerida por outro assessor familiar do Centro de Artes. Quem poderá travar esta prepotência e alucinação de gastos em festas, banquetes, jantares e lanches? São dinheiro de todos nós contribuintes regulares! Falta realmente carinho pela nossa terra. Consciência politica e critica para vermos tudo isto e ficarmos passivos.

Anónimo disse...

Por vezes esquecemos que:

"...os partidos políticos são organizações que lutam pela manutenção e pelo exercício do poder político, tem por vocação a ocupação do poder..."
(Jorge Miranda, in Ciência Política)

Também não nos podemos esquecer que os partidos políticos são associações privadas...portanto estão a investir no seu "negócio" e aqui deixo a pergunta:

Quantos empresários não são prepotentes, autoritários e até ditadores?

O principal defeito do nosso presidente…não sabe escutar e quando parece que escutou, dá meia volta e faz como ele acha e como gosta, mas quem não tem defeitos?

No caso do poder político, temos a oportunidade através das eleições /votos, de mudar…mas qual é o político que está isento de alguma acção menos correcta?

Se descobrirem avisem!

A Mixuguita

Anónimo disse...

Parece que até que enfim o Dr Braz disse alguma coisa de jeito, contudo veja lá, se o vejo nalguma lista partidária é sinal que isto é tudo demagogia e um próprio tiro no pé! Só deveria criticar quem não almeja o poder!
Alea Jacta Est

SINES disse...

Um bom texto, bem redigido, que só pode ter a assinatura, do candidato do BE.
Este texto espelha na perfeição e assenta que nem uma luva no Sr. Doutor e Presidente da CMS, Sr. Manuel Coelho.
O artigo, só peca por não mencionar que este pequeno, mas intitulado de grande homem, é uma pessoa “versátil”, porque consegue transformar o seu macambúzio, arrogante e sua raiva silenciosa, num sorriso até às orelhas, quando vê acenar uns votinhos na frente dos seus olhinhos.
Viva Sines, viva os foguetes a festa e o “pagode”

Anónimo disse...

Caro SINES, obrigado pela consideração (lool) de achar que o texto foi escrtio pelo candidato do BE. Este texto foi adptado a partir de um texto de António Barreto, acerca de José Sócrates, com diversas adaptações, mas sem perder o conteúdo, assenta que nem uma luva ao Presidente da CMS.

Anónimo disse...

Não vou votar Dr. Coelho, mas não concordo com o que aqui dizem dele.
Ditador, autoritário... isto não corresponde à verdade. Façam política baseada na honestidade e na verdade. Os sinienses não são burros, são atentos e sabem bem onde é que o senhor falhou. Esta de ditaduras, etc. não pega.

Anónimo disse...

Nem mesmo com um titulo destes no "post", lá vão....
Depois admiram-se.
Mesmo assim creio que MC vai ganhar estas eleições sem problemas, embora custe a muita gente que outrora viam nele o melhor. Foi só até ao final de 2008, pelos vistos. São como a folha do álamo. É conforme o vento.

efernandes disse...

...e se metessemos um pouquinho de travões em alguns comentários?
Desculpem se não estou a ver bem as coisas...

José Pedro Lucas disse...

Brás.....penso que é importante considerar(ASSINALARES) os comentários como ANÓNIMOS aqueles que se identificam:
"SINES"disse...como por exemplo e outros como tal.
Mais uma vez te sugiro,aconselho e desafio-te a não publicares comentários anónimos.Perdias comentários (na grande maioria nada se perdia )e se calhar ganhavas qualidade.

Bom Trabalho,
José Pedro Lucas

Anónimo disse...

Quem esteve hoje no econtro de trabalho do SIM não pode discordar mais do seu post.

Ouvi um Manuel Coelho sereno, consciente da importrâncias dos seus projectos/ideias e assumindo alguns dos seus erros, ouvindo as opiniões dos presentes e mostrando-se disponível para trabalhar com todos eles.

Não vejos os outros candidatos, supostamente não ditadores, fazerem isto.

Marius Herminius disse...

Ai ai...
As coisas que aqui se lêem!
Escrever que alguém bem identificado ganhou umas eleições à custa de acções menos próprias e/ou até ilegais pode trazer amargos de boca.
Porque das duas uma: Ou se está seguro daquilo que se afirma ou então a impunidade é Senhora e Rainha em algumas paragens…


À Mixuguita, se me for permitido, gostaria de manifestar o meu desacordo com aquilo que escreveu e contrapor a minha opinião.
Ainda que os políticos, como humanos que são, também tenham direito a errar, não é o facto de poderem vir a ser punidos eleitoralmente que faz com sejam olhados de forma mais benevolente, até porque há erros e erros.
Há erros que se “pagam” com um pedido de desculpas mas erros há em que a prisão seria a resposta ideal e não deveria ser o eleitorado a julgar os prevaricadores mas sim um juiz.
Infelizmente, como já tivemos oportunidade de ver, as populações não só não condenam os políticos que erram e que lucram com esse erro como até elegem outros mais do que indiciados na prática da má gestão – a palavra roubo seria a indicada – do Erário Público.


“Também não nos podemos esquecer que os partidos políticos são associações privadas...portanto estão a investir no seu "negócio" e aqui deixo a pergunta:”

Esta frase é assim mesmo? O sentido dela é este mesmo?
Confesso que me deixou perplexo, pensar nos partidos políticos como associações privadas que investem no seu negócio, ainda que com aspas.
A ser assim, um dia destes ainda teremos associações de partidos políticos a clamarem contra a intervenção do Estado/Governo nos seus negócios – com aspas – Estado/Governo esse ocupado por esses mesmos partidos políticos…
Eu sei que exagero, mas é mais um menos um (exagero).

Anónimo disse...

Ao visitante das: 2:20 AM, Julho 15, 2009

Em primeiro lugar cada qual tem direito à sua opinião!

Em segundo lugar reforço que devemos mudar o que está errado!

Em terceiro lugar, coloco assim fundamentado:

“ os partidos políticos, embora tenham relevância constitucional, não são instituições constitucionais, (…) e muito menos órgãos de Estado, (…) mas sim associações privadas a quem são reconhecidas funções constitucionais…”

In Nação e Defesa, Revista de assuntos políticos, económicos, científicos e militares, Instituto de Defesa Nacional, Ano IV, nº10, Abril-Junho de 1979, Ordem Institucional, Direitos Fundamentais e Partidos Políticos, pág. 98.

A Mixuguita

Bruno Leal disse...

Removi o meu comentário, porque de facto só o reli agora e confesso que me exprimi mal.
O que quis dizer foi que a pessoa em questão, Manuel Coelho, acabou por sair beneficiado com essa acusação que sobre ele recaiu.
Peço desculpa a todos os que sentiram visados ou ofendidos.

Marius Herminius disse...

Mixuguita

Longe de mim querer tolher-lhe o direito à opinião e, fazendo fé no seu ponto de exclamação, parece esquecer que também eu dei a minha opinião poruqe – portanto – também eu tenho direito a ela.
Depois, nunca eu escrevi nada que vá contra a sua opinião, no que respeita ao mudar o que está errado. É só reler as minhas palavras para verificar que disse que não concordava consigo – o que espero que não seja considerado crime – e dei a minha sugestão/opinião.
Continuando, agradeço a sua informação quanto à designação dos partidos políticos como associações privadas. Sem querer saber mais dos que os livros – longe de mim – há-de convir quem nem a Bíblia é por todos aceite quanto mais a opinião proveniente do Instituto de Defesa Nacional.
Mantenho a minha perplexidade, para além da minha confessada ignorância, mas dizer, de forma seca, que “(…) os partidos políticos são associações privadas...portanto estão a investir no seu "negócio" “ continua a causar-me engulhos.
E esta é a minha opinião, se me permite, e sem necessidade de pontos de exclamação.

Anónimo disse...

Parabéns ao Dr. Coelho e à restante equipa do Movimento SIM, tive o prazer de participar no encontro de ontém, o qual achei fantástico, pela abertura, pela disponibilidade para ouvir o povo, pela partilha dos projectos muito importantes que tem para SINES.

Assim, SIM, é a melhor forma de fazer politica

PS: Não descobri por lá nenhum ditador, falei com pessoas serenas (equipa SIM), trabalhadoras e com uma visão de futura para o nosso concelho.
Bem Hajam.