sexta-feira, 24 de julho de 2009

Poluição afecta bebés do Litoral Alentejano

Está a ser efectuado um estudo pela ARS do Alentejo, que inclui todas as crianças nascidas no Alentejo Litoral entre 01 de Janeiro de 2007 e 31 de Dezembro de 2010.
O objectivo primeiro deste estudo é "explorar relações possíveis entre os poluentes ambientais e os problemas de saúde das populações".

Acho muito bem que se efectuem estes estudos, o impacto ambiental nos primeiros meses de vida de uma criança é enorme, e tem de ser minimizado, de modo a proporcionar um crescimento saudável.
Fico à espera dos resultados, mas prevejo que não vêm aí boas notícias. Se nos adultos, o impacto já é consideravelmente grande, num organismo mais jovem será com certeza igual ou pior.

Mais desenvolvimento em http://www.correioalentejo.com/

14 comentários:

Anónimo disse...

"o impacto já é consideravelmente grande, num organismo mais jovem será com certeza igual ou pior."

Sr. Luis, você é medico também? Deixe lá vir os resultados desse estudo... a ver se no final o unico afectado não é o Sr.

Luis Maldonado disse...

Ser anónimo realmente dá-lhe um sentimento de impunidade brutal. Você nunca na vida deve ter dado a sua opinião, é uma pessoa realmente diferente...

ssms disse...

Pois,as pessoas escondem-se no anonimato para dizer aquilo que pensam, não tenham medo de dar as opinioes, aqui ninguem é preso por opinar,desde que a opinião tenha alguma logica ou fundamento...
A minha opiniao é que primeiro acho muito bem que estejam a fazer esses testes, a acredito que os resultados irão revelar muita coisa que provavelmente as pessoas nao pensam,imaginam, está ja provado que a poluição afecta bastante,e cada vez a população, como os problemas respiratorios sendo mais comuns, quem as vezes nao sai a rua,e sente aquele cheiro irritante que ao respirarmos nos faz sentir um ardor no nariz? será da natureza? nao me parece, mas ca está, temos poluição, mas temos empresas importantes que dão emprego a muitas pessoas,como é agora o caso falado da Nissan, mais poluição,mas mais 200 postos de trabalho... penso que a unica forma de trabalharmos e nao poluirmos, é sendo agricultores por exemplo,e mesmo assim, teriamos de usar um tractor e isso,iria poluir...as coisas sao mesmo assim, nos é que sofremos, mas no final,se nao for assim,muitas familias nao estariam empregadas...e agora,o que conta mais?a poluiçao das fabricas?ou os postos de trabalhos que elas nao dão cá? a resposta certamente é obvia.

Anónimo disse...

Falta acrescentar que estes testes fazem parte do Projecto GISA, liderado pela Câmara Municipal de Sines, e que se trata de um projecto único e pioneiro no país.

Anónimo disse...

"Projecto GISA, liderado pela Câmara Municipal de Sines"

Presunção e água benta, cada um toma a que quer.

Anónimo disse...

Ao visitante:

11:33 PM, Julho 24, 2009

Tem o meu aplauso.

Tem toda a razão!

São várias as entidades envolvidas no projecto, basta consultar o site da CMS, mas nestes casos aplica-se a máxima:

Uns dão o pontapé na bola, mas outros é que levantam a taça...

Apenas um aparte, porque já não se lembram...antes deste projecto GISA, já existiu outro. Apenas não tinha esta vertente da saúde.

Ver: http://www.ccdr-a.gov.pt/sinesbioar/

SINESBIOAR "BEST of the BEST"

O Comité do Programa LIFE Ambiente distinguiu o projecto SINESBIOAR com o prémio “Best of the Best”, considerando-o como um dos 21 melhores projectos, co-financiados através daquele programa comunitário, concluídos no período de 2005-2006.

A Mixuguita

Anónimo disse...

Se estão tão preocupados com a poluição, deixo-vos isto...um projecto que deviamos aderir.

http://www.youtube.com/watch?v=T7GzfMD6LHs


A Mixuguita

Anónimo disse...

O SINESBIOAR era tão bom que...acabou

O GISA é tão bom que ao fim de 4 anos não produziu um unico resultado...

Os aquiferos estão contaminados...

Em termos ambientais somos o melhor concelho do pais.
Mas que raio, que se lixe isso até vamos ter 200 novos empregos.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 6:53,

Apenas para o esclarecer digo-lhe que:

O GISA é uma continuação do SinesBioar em que se alargou o território abrangido pelo projecto e ao qual se adicionou a componente saúde.
O projecto GISA teve o seu início em 2007 e, como tal, se fizer as contas só ainda tem dois anos e não quatro.
Quanto a resultados, o meu amigo tem estado um pouco desatento, pois no passado dia 8 do corrente mês de Julho, foram apresentados os resultados da primeira fase do projecto num seminário que decorreu no castelo.

Tudo isto só para lhe dizer que, pelo facto do amigo não ter toda a informação sobre a evolução do projecto não quer dizer que ele tenha acabado...

Anónimo disse...

Ao visitante das:
6:53 PM, Julho 25, 2009

Como tudo, os projectos têm um princípio, meio e fim.

Se verificar, se ler... a calendarização, verá que o GISA está a decorrer e também já houve apresentação de resultados:

http://www.sines.pt/PT/Viver/Ambiente/gisa/Paginas/default.aspx

Sff, 1º informe-se e leia como fiz e depois comente.

A Mixuguita

Anónimo disse...

Minha cara Mixuguita

estas coisas das novas tecnologias são para mim ainda uma fonte de problemas. Veja lá que não consegui ver resultados do projecto GISA. Certamente que deve ser um problema de não conseguir chegar a essa informação. Se não fosse de muito incomodo não poderia elucidar-me melhor de onde posso obter essa informação. Ou então postar aqui alguns desses resultados. Agradecido.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 9:22 PM, Julho 25, 2009

Aconselho-o a fazer uma melhor pesquisa das informações que transmite, sob pena de a Mixuguita o repreender por não se ter ido informar primeiro.

O SINESBIOAR não tinha a participação da CMS.

O SinesbioAR não tem nada a ver com o projecto GISA.

Quais os resultados? Quais conclusões? Onde os encontro? É que consultando os pps das apresentações do seminário, não consigo ver resultados nenhuns para além da identificação da maior e menor concentração de PAH's, não visualizo mais resultados.
A não ser que para o amigo as conclusões contidas no pps - Diversidade liquénica e qualidade ambiental. Líquenes na cidade de Sines, Esteve Llop, FCL. - "Os valores de LDV dos líquenes oligotróficos indicam que nas zonas com maior densidade de trânsito a qualidade do ar é pior que nas zonas residenciales ou nos parques e zonas abertas.
-A presença de zonas verdes (praças, parques, etc.)
poderiam reduzir ou compensar a diminuição da qualidade do ar devido às estradas ou ruas com mais tráfego." - Bom conclusões destas ao fim de 2 anos de trabalho, não aguram nada de bom. Se para si isto são resultados...premita-me que utilize uma expressão muito cara ao Dr. Manuel Coelho: - Tenha tarambelho!

Anónimo disse...

Ao Sr. anónimo das 12:53,

Não sei donde é que o Sr. tirou a ideia de que, pelo facto de ter afirmado que o GISA é uma "continuação" do SinesBioar, estou a dizer que a CMS participou no SinesBioar mas, o Sr. é que sabe...

Quanto à sua afirmação de que o GISA nada tem que ver com o SinesBioar só revela a grande sabedoria da sua parte acerca dos projectos em questão...

E mais não digo porque o Sr. não merece mais resposta que esta.

Passe bem

Anónimo disse...

Ao sr. Anónimo das 2:43 PM, Julho 28, 2009

"O GISA é uma continuação do SinesBioar em que se alargou o território abrangido pelo projecto e ao qual se adicionou a componente saúde."
“Não sei donde é que o Sr. tirou a ideia de que, pelo facto de ter afirmado que o GISA é uma "continuação" do SinesBioar, estou a dizer que a CMS participou no SinesBioar mas, o Sr. é que sabe...”

Se o caro amigo conseguir somar 2+2e não tiver uma inteligência superior à média, infere do por si escrito, que um projecto se liga com o outro. Logo se o GISA é patrocinado, ainda que de forma e com valores vergonhosos, pela CMS…

“Quanto à sua afirmação de que o GISA nada tem que ver com o SinesBioar só revela a grande sabedoria da sua parte acerca dos projectos em questão..."

Pois para seu gáudio, pois assim pode relevar todo o seu conhecimento e superioridade em termos de conhecer projectos, continuo a afirmar que um projecto nada tem a ver com o outro.
Em relação aos resultados apresentados é que o amigo passou por eles como cão em vinha vindimada. Porque será?

"E mais não digo porque o Sr. não merece mais resposta que esta."

Meu caro amigo, incomodar não quero, mas atrevo-me a dar-lhe um pequeno conselho: até com alguns idiotas se consegue aprender algo.
Veja o caso presente. O senhor consegue ver resultados que mais ninguém vê. Não foi por isso que deixou de merecer a minha resposta. As divergências são salutares. Já os iluminados e sectários são uma praga que ultimamente nos infesta e que acaba por nos condicionar os caminhos. Repense lá a sua maneira de estar e explique lá quais os resultados do GISA apresentados até hoje.