sexta-feira, 31 de julho de 2009

Polis Litoral Sudoeste viabiliza investimentos na costa do concelho de Sines

A operação prevê a realização de várias obras na frente costeira de Sines, no valor de 3 milhões e 200 mil euros, com destaque para a requalificação do Portinho de Porto Covo, da praia da Ilha do Pessegueiro e da praia da Samouqueira.
A Câmara Municipal de Sines, reunida no dia 16 de Julho, aprovou o plano estratégico e os estatutos da sociedade Polis Litoral Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, S.A. No dia 29 de Julho, a Assembleia Municipal de Sines votou favoravelmente a proposta da Câmara para a sua participação na sociedade.
O Polis Litoral Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é uma operação de requalificação e valorização da orla costeira a realizar entre 2009 e 2013, com a participação do Estado, municípios e outras entidades. Abrange os concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo e mobilizará 44,7 milhões de euros em fundos comunitários e financiamento nacional distribuídos por 150 km de frente costeira. Em Sines, nomeadamente para a freguesia de Porto Covo, está prevista a realização de investimentos no valor de 3 milhões e 200 mil euros.

7 comentários:

O dos binóculos disse...

É verdade, agora é que o Porto Covo vai saber o que é ter uma marina para veleiros e iates, escavando para isso a montante da ribeira existente afim de criar fundo suficiente para os patilhões dos mesmos.
Esta notícia foi dada pelo Sr. Doutor Manuel Coelho na Rádio Sines, que não tem culpa nenhuma disso uma vez que ainda não tem em linha um detector de mentiras.
Mas já me estou a ver na beirada da falésia do portinho do Porto Covo, de binóculo em punho a ver entrar o veleiro do Sir Francis Chichester e o do Eric Tabarly, seguidos por um monte deles comandados pelo Idalino, pelo Coelho, e pelo Francisco do Ó, mas para os três últimos as rajadas dos ventos de Outubro atirou-os contra os rochedos da entrada do portinho e nem as respectivas almas se salvaram.
Mas eis que na linha do horizonte surge um Optimist, que devagarinho se aproxima do portinho e entra com toda a cautela até á tal escavação mandada fazer pela CMS, acorre toda a gente ao areal e espanto geral, era o Guinote, o único skiper que poderá levar toda esta espécie de aldrabões e vendedores de banha da cobra, á frente do seu pau de spinnaker.
Mas já agora Senhor posteiro esqueceu-se de dizer que a CDU se absteve de votar, porque não lhes deram tempo de conversar sobre todo este Polis como se não tivessem deixado de conversar com o Coelho apenas há quatro meses.
E já agora o Idalino disse que tudo isto sobre o Porto Covo era muito pouco, mas é melhor pouco que nada.
Presume-se portanto que se ganhar vai ampliar a escavação e os veleiros vão aportar a Santiago do Cacém, passando esta cidade a pertencer ao Litoral Alentejano também.
Senhores políticos da nossa praça, tenham vergonha na cara e deixem de prometer aquilo que nunca conseguirão fazer, gastem os neurónios a pensar como é que vão resolver a dívida da nossa Autarquia e o estado lastimável em que se encontra a nossa cidade, uma vez que o FMM já passou e só volta para o ano para fazer de nós a melhor cidade do País quiçá do Mundo, dizem vocês.

Anónimo disse...

Eu penso que, no concelho de Sines é urgente fazer o seguinte: Tornar a entrada na cidade de Sines mais atractiva; alargar a estrada entre São Torpes e Porto Covo; Construir uma ponte sobre a "ribeira" do Porto Covo e as respectivas estradas, por exemplo, para a Ilha do Pessegueiro; Construir um Posto Médico em Sines; um espaço mais digno para as camionetas (transportes públicos) e mais estacionamento junto às praias.

Anónimo disse...

O anónimo das 12:18 AM esqueceu-que que muitas das obras que preconiza estão dentro de um parque natural, sujeito a regras muito apertadas, pelo que a Câmara não pode chegar lá e fazer a seu bel-prazer violando o plano do parque.

Observador disse...

No âmbito do Plano de ordenamento da Orla Costeira (POOC)já estiveram previstas várias intervenções na costa de Porto Covo, nomeadamente os estacionamentos e acessos ás praias da Samoqueira, Cerca Nova, Grande e Ilha do Pessegueiro, envolvente da Baía de Porto Covo etc.etc.
Esperamos que esta não seja mais uma manobra de diversão que vai deixar os Porto Covenses a sonhar mais uns anos, como aconteceu com o Centro Cívico de Porto Covo, o Porto de abrigo,o tanque de natação, habitação para jovens a custos controlados, a ZIL etc.etc.etc
Cumprimentos Luis Gil

Anónimo disse...

Amigo OBSERVADOR não se esqueça da CICLOVIA ....

oBRIGADO

Anónimo disse...

Mais um bttista que pede a LUIS GIL
Náo se esqueça da ciclovia . Obrigado

O dos binóculos disse...

Os anónimos e o meu amigo Gil também, fazem-me lembrar aquela história do miúdo cigano que levou um estaladão do velho porque queria a praça de touros razinha de moedas, depois de lhe ter dado a estalada o velho perguntou-lhe se o cagulo lhe fazia diferença.
Já passaram trinta e tal anos com estes mesmos políticos sem que nada disso que vocês pedem tenha sido feito e vocês continuam inocentemente a pedir para que eles o façam.
Desculpem-me, é inocência a mais.
Sigam as palavras sábias do Zeca Afonso "Mudem de rumo, mudem de rumo, já lá vem outro carreiro".