segunda-feira, 6 de julho de 2009

Correio dos leitores - Poluição às portas de Sines






As fotos referem-se a trabalhos de decapagem, nas linhas de abastecimento à Petrogal. Curiosa a preocupação do trabalhador, devidamente protegido, enquanto projecta no ar e espalha à sua volta, aquilo que se protege.

enviado por leitor devidamente identificado.

8 comentários:

Anónimo disse...

Estes trabalhos já levam uns mesitos. E não estão escondidos, passam-se em frente ao acesso aos grandes supermercados à vista de toda a gente.
Gostaria de saber o que é que esta câmara já fez para tentar corrigir esta situação, ou será que não temos fiscalização do território para fazer informaçao ao executivo?

José Areias disse...

A única "poluição" que é provocada neste trabalho, é uma nuvem de areia muito fina que assentará no chão logo de seguida, e a que fica assente nos pinheiros cairá logo que chova, digamos que é uma poluição bio degradável.
Este trabalho que está a ser feito agora, já deveria ter sido feito á dez anos, senão mais.
Porque poluição mesmo a sério, é quando por corrosão rebentar um dos pipe lines que até dá direito a churrasco e tudo.
Ainda bem que eles estão a decapar e pintar as linhas, como disse já o deveriam ter feito á muito tempo.
Agora ao nosso fotógrafo, se lhe restar tempo e rolo, aconselho-o a fazer uma reportagem ao nosso depósito da água, que é o oposto disto, está rodeado de grades vai para quatro meses e cada vez com mais calhaus caídos.
Aquilo é que vai ser uma poluição quando aquela merda desabar, mas com um bocado de sorte não chega ás Tasquinhas nem ao FMM e nem cai em cima de nenhum candidato ás Autárquicas, que são o chique do momento.

Anónimo disse...

Caro Areias,
pode até ter razão mas poderiam colocar uma protecção para evitar a propagação do pó com areia, grenalha de aço e resto de tinta, que se cair em cima da pintura dum carro e ficar lá algum tempo a respectiva viatura ficará tintada com bexigas de óxidos de ferro, e que por vezes nem com um polimento saem.
Quanto ao monumento principal de Sines deve estar guardado para as ferroadas políticas em cima da campanha, é só aguardar mais dois mesitos.

Anónimo disse...

Bráz:
O J. Areias, está a tentar "atirar" areia para o nossa cabeça.
Será que a Petrogal não tem dinheiro para pagar a segurança deste trabalho?
Sempre a mesma conversa. Toda a gente sabe que temos de efectuar manutenção dos equipamentos, mas tomando todas as precauções minimizar os estragos.
Não polui! Será que a poluição é só os esgotos !
Se tivessem o cuidado de proteger a área do trabalho não viamos o espectáculo. O problema é que isso tem custos e só se uma entidade levantar o problema é que vão logo a correr proteger a situação.Depois aparecem uns "lunáticos" a dizer que foi falha do sistema.
Se quiserem fazer uma petição para entregar numa entidade responsavel, eu assino.

Anónimo disse...

O Sr. Areias tem o nome apropriado para este post. Aquilo não polui diz o Sr. Areias. Está a atirar areia para os nossos olhos o Sr. Areias...
Vá lá o Sr.Areias respirar aquilo, deixar aquilo assentar-lhe em cima...depois cai para o chão, não faz mal...
Daqui a uns tempos, se lhe aparecer um cancro, Sr. Areias, não se preocupe porque não foi da poluição...foi do destino...

Aparece aqui com cada manipulador de ideias que até mete dó...

O€ disse...

Mas o que é que voçês querem que a camara faça? Então se no meio da cidade se fazem prédios com 4 pisos sem qualquer tipo de preteção para a via publica, onde passam pessoas e viaturas, estão á espera do quê? Milagres? Milagre vai ser correr com esta corja toda que nos tem governado estes longos trinta anos. Segurança? Vejam o estado do depósito de água aqui já referido, os caminhos municipais, cravados em buracos a sinalização que foi tapada com aquela especie de baba de milhaço com que pintaram as ruas e que não foi reposta etc etc..
Temos que aguentar e repôr a legalidade depois de 11 de Outubro.Mas numa altura destas em vespera de eleições afrontar empreiteiros? Tão a ver não tão.
Isto
tudo tem um nome INCOMPETÊNÇIA e Favorecimento. A verdade é como o azeite virá ao de cima.
Um Forte Abraço.
O€

petete disse...

Sílica… areia fina usada na decapagem industrial que quando misturada com restos de tinta forma uma nuvem de poluição…cancerígena (obviamente!!).
É disto que se trata!
Por mim podem e devem fazer esse trabalho (provavelmente até já vem tarde… ) mas façam-no com a devida protecção para preservar a saúde da população e do ambiente.
A colocação de uma cobertura é a solução que me parece mais viável e prática … poderá ficar cara mas tudo tem um preço. Mas, será que a Petrogal não tem dinheiro para suportar estes custos? Não tem a Petrogal um departamento de ambiente com técnicos credenciados? A câmara de Sines também não? A GNR não tem também uma equipa de protecção ambiental? Onde é que andam todos? Nas hortas da ribeira dos moinhos?
Quando chover não ira poluir os lençóis de agua …..em especial na zona da ribeira dos moinhos?
Nos anos 80 na zona dos (hiper´s) houve uma empresa de decapagem industrial que deu más recordações a quem morou na “baixa de são Pedro”.
Será que os trabalhos também vão decorrer assim na zona do Bairro da Floresta e do Loteamento do Farol?

(A única "poluição" que é provocada neste trabalho, é uma nuvem de areia muito fina que assentará no chão logo de seguida, e a que fica assente nos pinheiros cairá logo que chova, digamos que é uma poluição bio degradável.)

sem comentarios



cumprimentos

carlos gonçalves

Anónimo disse...

SR Areias, você não pode estar a falar a serio, a chuva limpa, a nuvem cai e dissipa-se, bio degradavel....o sr deve ser uns dos tais iluminados que por aqui aparecem.
Antes de escrever pense um pouco...não custa nada.