terça-feira, 7 de julho de 2009

Correio dos Leitores - Mataram o Carnaval de Sines

"Exmos. Sr. Brás,

Dirigo-mo a si com o intuito de ver publicado no blogue que dirige (sic) este mail, que desde já agradeço publicação.

O meu avô e antepassados fizeram parte do Carnaval de Sines, primeiro nas pequenas ruas de Sines, o agora abandonado centro histórico, ajudavam na construção dos carros alegóricos, enquanto a minha mãe fazia inúmeras folhas de papel. depois em três dias tudo se passava, as pessoas de Sines participavam, brincavam, riam divertiam-se mascaradas e vinha as gentes do alentejo assistir ao melhor carnaval folião do país. Com o tempo a coisa abandalhou-se, comenteram-se exageros e o carnaval parecia morrer.

Apareceram então, aqueles que fizeram do Carnaval de Sines, um dos melhores do País, já não um Carnaval Folião, mas um desfile Carnavalesco, apostado em artista de renome, carros de melhor qualidade, onde continuaram a participar muitos grupos de foliões, e muitos obreiros, fez o pavilhão do carnaval e eu e agora os meus filhos(como muitos outros), continuámos pelas noites noites de inverno dentro empenhados na construção dos carros e fatos. Os bailes ganharam dimensão no pavilhão municipal, considerados os maiores do país. O corso com transmissões directas na TV e artistas de renome ganhou fama nacional e visitas de todo o país.

Até que um dia passaram para a Avenida, surgiram os iluminados, a pretender fazer um carnaval brasileiro, com temperaturas a rondar os 10º, bilhetes carrísimos, mascarados a pagar, entrou a lógica economicista na festa mais popular que existe. Hoje o público assiste enrregelado de braços cruzado a um espectáculo deprimente, as assembleias da associação de carnaval iam demonstrando o lado pior do carnaval (que saudade do tempo em que juntavamos o dinheiro e a CMS ajudava com o que faltava) começaram as guerras de poder, de bilheteiras, de dinheiro que havia ou devia haver, o Carnaval de Sines deixou de ser genuíno e pretendeu passar a ser uma indústria de diversão.

Mas perdeu o rumo, os carros são piores que a maior parte dos bons Carnavais deste pais, Loulé, Ovar, Torres Vedras, as escolas de samba (tradição brasileira) estaão longe de poder rivalizar com o melhor que se faz, os grupos de foliões e carros, tradicionais desapareceram.

O modelo de carnaval que se procurou seguir está errado, estamos em Portugal e não no Brasil,
para cópias baratas e reles basta as das lojas chinesas. Os sinienses não se identificando afastaram-se do Carnaval, o público diminuiu muito, a qualidade é sofrível.
Resta o carnaval dos Pequeninos.

Será muito triste, para nós que assistimos à alteração correcta do modelo do carnaval, que ganhou dimensão e projecção, vê-lo a definhar entre bailes em tendas de plástico e desfiles reservados a uma lógica empresarial, depois de ver o seu auge e apogeu.

Que saudades dos tempos dos homens grandes do Carnaval - Passaradas, Luís Plácido, Acácio e tantos outros.

O Carnaval de Sines morreu, é preciso dizer por ai que o mataram,
O rei vai nú."

recebido via mail por visistante devidamente identificado

57 comentários:

Anónimo disse...

NÃO PARTILHO DA MESMA OPINIÃO, TAMBÉM NÃO TENHO NADA A VER COM ESTA GESTÃO E SEUS RESPONSAVEIS, APENAS ACHO QUE AS PESSOAS PASSAM E O CARNAVAL FICA.
HOUVE ASSEMBLEIA ANTES DISTO ACONTECER NINGUÉM FALOU AGORA...
QUEM MATA O CARNAVAL SÃO PESSOAS COMO O ESCREVEU O POST...

FORÇA CARNAVAL DE SINES

VIVA O CARNAVAL DE SINES

Anónimo disse...

Mas porque é que as pessoas não se indetificam quando escrevem estas coisas? Qual o medo? Será só para arranjar polémica?

Santiago Cacem disse...

Bom dia, sou de Santiago Cacem e desde miudo acompanhado pelos meus pais me lembro de ir ao carnaval de Sines e continuo a ir agora com os meus fihos ( nos ultimos 15 anos nao devo ter falhado nenhum carnaval de Sines) e realmete ao ler este artigo de opinião sinto que os meus filhos não se divertem no carnaval como eu me diverti.
Realmente aquilo agora é muito fraquito...
E por falar em fraquito ontem fui as tasquinhas e tambem tá fraquito.

Parabens ao blog.

Anónimo disse...

Convido todos os "anónimos" que têem esta opinião do Carnaval a "ajudarem" a fazê-lo melhor.
Para isso há um casão/atelier à disposição, onde se constroem carros e fazem roupas para escolas e grupos.
Vir para aqui dizer que está pior é o mais fácil que há (fazendo-o anónimamente ainda melhor, ninguem pede contas). Mas ir para o casão trabalhar noite e dia, quer chova quer faça sol, já pia mais fino...

São estas atitudes que levam a que aqueles poucos que TRABALHAM desistam, então aí aparecem os ANÓNIMOS a dizer que acabaram com o Carnaval...quando nem uma palha mexem para fazer alguma coisa...

Querem melhor, apresentem-se para ajudar a fazer melhor.
Eu ensino o pouco que sei.

Carlos Malafaia

Anónimo disse...

Carlos, além de não fazerem nada, ainda só o que fazem é dizer mal de tudo o que mexe. Enfim é a sociedade (alguns) que temos, como aqui foi dito vão ao casão e façam um carro alegórico, ou folião, ou um grupo folião, ou mascarem-se, ou só que seja para ajudar a pregar um prego, por cola, ir buscar água, mas porra apareçam não digam só MAL.

Anónimo disse...

O tema Carnaval mexe com o meu íntimo... vá lá saber-se porquê (ihihih)
Também sou do "tempo", em que 99% dos Sinienses enrolavam papelinhos para forrar os carros alegóricos, inclusivé moi même...
se bem me lembro, em 49 anos de existência, não falhei um carnaval em Sines, na qualidade de foliona e obreira.
Devo ter imensa falta de vista, pois quando comparo fotos dos carnavais de Sines, a cada ano que passa, vejo maior esforço, dedicação, qualidade em materiais e confecção... enfim, só quem conhece e trabalha pró bono pra o carnaval é que lhe dá o justo valor.
Criticar é muito fácil, mas fazer melhor torna-se muito mais difícil, todos sabemos.
Enfim, na minha opinião pessoal, adoro sempre o nosso carnaval, mais ou menos bom, faça chuva ou sol, lá estarei eu, mais ou menos mascarada, mais ou menos foliona, lá estarei a dar o meu melhor, espero eu!
Já agora, como siniense (caramuja), e foliona, deixo aqui o meu grande apreço a todos que fazem "mexer" o Carnaval de Sines, que sentirei sempre como "filho" e não como "enteado".
Ah! já me esquecia, como só me mascaro no carnaval, aqui deixo a minha assinatura :-)
Rosarinho Luz

Anónimo disse...

Sr.Brás é vergonhoso este post,tenho a certeza que todos gostariamos de saber quem é o autor,porque não se identifica? Estará com medo de alguma coisa, quem tem telhados de vidro é melhor não atirar pedras aos outros.
Cumprimentos
Até ao meu regresso.

Dino Fernandes disse...

Penso q a questão aqui não é concordar ou discordar com todos os pontos do post. Facto é q o carnaval de sines perdeu o prestígio de outrora e quem regressa a casa após assistir ao corso/baile não regressa com a mesma sensação de satisfação de há cerca de 10 anos atrás.

Agora sei q o mais fácil é apontar o dedo e nomear culpados, mas na minha opinião é sim importante e do interesse de todos "discutir" soluções para a revitalização do nosso carnaval.

Cumprimentos

Bruno Leal disse...

Sr. Carlos Malafaia,

Quero que saiba que apesar de não o conhecer, toda a gente com quem eu falo, me diz bem de si. Leio por isso sempre com muita atenção todos os comentários que envia aqui para a estação.
Neste caso, discordo completamente de si e, parece-me deveras estranho, não se poder criticar um evento para o qual pagamos bilhete e olhe que não é assim tão barato.
Eu confesso que não gosto muito do espírito carnavalesco, no entanto respeito-o bastante, principalmente por ouvir falar da sua história em Sines.
Respeito também as pessoas que "fazem" o Carnaval, embora pense que actualmente somos nós todos que o fazemos.
Por isso não aceito quando me dizem que se criticamos o Carnaval e se queremos melhor, que ajudemos a melhorá-lo trabalhando, fazendo fatos ou carros alegóricos. Pensava que já ajudávamos o Carnaval ao darmos o dinheiro que damos pelos bilhetes para o corso ou para o baile. Para além disso, como o senhor deve saber nem todos temos empregos que nos permitem esse tipo de actividades, nem todos tivemos ou teremos reformas antecipadas, nem todos nós estamos desempregados e felizmente que assim é, pelo menos assim temos dinheiro para pagar as entradas nos eventos que queremos ver e dos quais exigimos qualidade.
Cumprimentos,

Bruno Leal

EU QUERO É SAMBAR disse...

Este Bruno Leal dá vontade de rir,quando diz que o Carnaval de Sines quem paga são os visitantes, pois mas quem trabalha e de borla somos nós que fazemos os fatos ainda vamos desfilar para a avenida.
Quando vaõ fora de Sines ver concertos ao Pavilhão Atlantico e pagam 15 ou 20 € ou mais também são voces que pagam o sucesso do artista.
Não é necessário ir mais longe no centro de Artes de Sines para ver o Coral Atlântico o bilhete é 5€.
Façam um favor a quem trabalha para Sines, tenham mais respeito.

Anónimo disse...

Desde que fizeram do carnaval um negócio, deixou de ter piada.
Afinal, o nosso carnaval é gerido por uma empresa, não ?
O que não dá hipotese de quem gosta do carnaval, ajudar !
Porque não há novas eleições ?
Gostei muito deste post.

Abraço

Pitchauba disse...

e a juventude onde esta?? haver ha, mas muito poucos a trabalhar, e a construir o Carnaval dias afio para que os senhores doutores, engenheiros, artistas(engravatados) e etc possam contribuir com o seu gesto de desagrado (comprar o bilhete) para poderem ver o corso.

se há é porque há, se é fraco é porque é fraco, depois ha almoços ou jantares e queriam la estar... mas so quem tem direito sao os obreiros, quem perde horas pelo Carnaval e não no Carnaval ( 2ª,3ª e 4ª)

Anónimo disse...

Amigos,
Do k li aki dá-me vontade de rir...
Todos esses k dizem mal desta festa popular, estão concerteza xeios de azia e dor de c... pois como é obvio, está a ser feito um optimo trabalho para tornar o nosso CARNAVAL, o melhor do pais!!! E ainda por cima com tal promoção nunca antes vista, e a destacar a nossa cidade e todos aqueles que de uma forma ou outra colaboram na festa, e segundo sei a custo zero. Antigamente pelo contrário "alguém" se queria promover!!! Quanto eleições segundo tb sei, esta direcção foi eleita democráticamente, e ainda por cima foram roubados alguns votos, que a anterior direcção se esqueceu de contar... eu assisti!!!
Ao de Santiago do Cacém, se calhar ker lá fazer a festa...
Não estamos na URSS...
FORÇA PESSOAL, NINGUÉM PÁRA O CARNAVAL DE SINES...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 8:08 :
Você realmente não pode estar bem!!!
O Carnaval de Sines não é gerido por uma empresa, mas sim por uma Associação de Carnaval como existem outras em Sines cada uma com o seu objectivo,nunca ninguém foi impedido de ajudar.
Não seja ridiculo, há Assembleias Gerais e também eleições torne se socio e participe na próxima assembleia.
Passe bem!!!!

Dino Fernandes disse...

Trabalhar e de borla é uma opção de cada um e não serve de atenuante para o fraco espectáculo q é actualmente o carnaval de sines. Vitimização não, por favor. Até pq todos sabemos q as pessoas q dispendem tempo, esforço e sacrifício na preparação do carnaval são as menos reponsáveis pelo "triste" carnaval q temos.

Quanto à analogia infeliz do sucesso do carnaval com o sucesso de um artista q actua no pav. atlântico... nem vou tecer comentários, são coisas completamente distintas.

Concordo com o facto de ao pagar um ingresso ter o direito de exigir um mínimo de qualidade sim.

Anónimo disse...

Caro Dino Fernandes então se é tão inteligente por não ajuda a fazer um Carnaval melhor ???

O FOLIÃO disse...

Exmo. Sr. Anónimo responsável pelo post "MATARAM O CARNAVAL DE SINES"

Caro Sr. se bem me recordo quem criou o Carnaval de modelo Brasileiro foram os srs.Luis Placido e Acácio Santos,que estavam na comissão no ano que saiu pela primeira vez na Av. General Humberto Delgado (***).
Está enganado ou distraido caro anónimo ainda em 2003,na avenida General Humberto Delgado eu paguei 800 escudos, este ano um dia 5 euros e tres 10euros e já lá vão 6 anos.
E quanto á mudança da Av.General Humberto Delgado para a Av.Vasco da Gama junto a praia que na minha opinião foi um boa aposta mas foi também no mandato dos Srs.Acacio e Luis Placido.
Se bem me recordo o Carnaval começou a perder qualidade em 2001,foi uma vergonha tiveram que contractar uma empresa para fazer uma escola de samba,e o Sr. Luis Placido tambem estava na direcçaõ.
Tem razão quando diz que o Carnaval perdeu qualidade mas não foi agora foi a partir de 2001 .
Caro anónimo ninguém gosta de trabalhar de borla.
Aqueles Srs. de quem tem tantas saudades estiveram no Carnaval quase 20 anos (...)
O Sr. anónimo diz também que os carros alegóricos estão cada vez piores ,temos que valorizar quem os fáz e sinceramente vi este ano e vi muitos construtores novos e outros que regresaram e quanto ás escolas de samba este ano estavam de muita qualidade parabéns Helder ,Elsa ,Mario e malta das danças de salao.
Mas quando se refere aos carnavais de Loulé e de Torres Vedras volto a lembrar que está enganado,porque esses carnavais tem profissionais bem pagos para o fazer e já agora fique também a saber que o apoio da autarquia de Loule e de Torres e de 500.000 e 700.000 € foi o que ouvi os presidentes dizerem este ano, como também ouvi o Presidente da Camara Municipal de Ovar dizer que este ano além de terem criado a aldeia do carnaval com espaços para as escolas trabalharem e outros apoios logisticos a Camara de Ovar deu o apoio de 250.000€, quando á camara de Sines o apoio é de 45.000€.
Tenho a certeza que temos que dar valor a quem mesmo com tantas dificuldades poe de pé o Carnaval de Sines.
Ainda este ano vi tanta promoção na televisão e sinceramente tenho orgulho na malta da minha terra foi uma boa representação do nosso Carnaval.

Caro anónimo o seu post chegou bastante tarde o Carnaval foi em Fevereiro, mas se esta referir ao desfile de Verão esta mesmo baralhado aquilo é uma mostra.

Para treminar quero deixar alguns conselhos :
1º Indentifique se e contacte a Associação de Carnaval de Sines tenho a certeza que com o seu contributo o Carnaval de 2010 vai ser muito melhor.
2º Seja sócio desta Associaçaõ e participe nas assembleias.
3º Passe pelas tasquinhas o Carnaval também lá está ,beba um copo,saborei um petisco ou um doce ou então de uma ajudinha a malta que esta lá a trabalhar sem nada receber em troca,enquanto outros perdem tempo em blogues a criticar.
FORÇA PESSOAL!!!
VIVA O CARNAVAL DE SINES!!!
Contem comigo para o ano lá estarei!!!


Nota do administrador do blogue: este comentário foi removido parcialmente, por conter acusações, não estando o autor devidamente identificado, nem fazer prova das acusações proferidas.
Espero que compreenda.

Anónimo disse...

já uma vez aqui o disse: parece que o Carnaval de Sines é intocável e inatacável.
Não aceitam criticas, nem observações, nem sugestões.

Veem sempre com a cartilha do trabalhar de borla, como se tal desse direito a ser tudo perfeito.

Nada na vida é perfeito e tudo o que é publico e , principalmente, para o público está sujeito à opinião. Uns gostam, outros não, e não é por ser voluntário que tem que ser bom.

Ou será proibido dizer: existem pessoas de boa fé e de boa vontade que voluntariamente desenvolvem um trabalho que tem pouca qualidade.

sejam modestos e humildes, pois a vossa posição exacerbada, confune-se com arrogância e aprendam a aceitar as criticas e os elogios, da mesma forma, como um incentivo para cada ano fazerem mais e melhor, pelo carnaval e por sines.

Anónimo disse...

Isto cheira me a politiquices!!! não misturem o Carnaval com politica esta festa é feita plo povo para o povo.
Tenham juizo.
VIVA AO CARNAVAL DE SINES!!!

Dino Fernandes disse...

não tão caro anónimo das 10e22,

não tenho q lhe dar explicações.

Anónimo disse...

Sr. Bruno Leal

também não tenho o prazer de o conhecer mas, se quiser, estou à disposição para o fazer quando você assim o entender.
Então poderemos falar sobre Carnaval ou outro qualquer assunto que você queira.

Sobre o preço dos bilhetes para assistir ao Carnaval, é necessário fazê-lo em termos comparativos com outros eventos a que nós podemos assistir no Nosso país, que envolvam o número de "artistas" e a quantidade de "meios" que levam o NOSSO Carnaval a sair à rua.

Comparando com outros carnavais, é necessário tambem fazê-lo com honestidade, porque alguns deles são totalmente pagos pelas respectivas câmaras, que apostam no Carnaval como a nossa aposta no FMM. São critérios de organização que eu não discuto aqui e agora.

Sobre os horários que cada um tem disponíveis para dedicar ao trabalho para o Carnaval, ainda bem que há pessoas que dedicam o seu tempo livre para o fazer, com mais ou menos sacrifício, dependendo da vida de cada um, é assunto que não entendo passível de discussão.

TODOS queremos um Carnaval melhor a cada ano que passa, se não o conseguimos fazer, não é por falta de trabalho ou dedicação ao mesmo, é porque não sabemos.
Precisamos de mais pessoas para ajudar, com ideias e com trabalho. Cada um faz o que sabe.
Pode crer que muitos Sineenses "aprenderam" a dar os primeiros passos nalgumas profissões no casão de carnaval, quer no antigo quer no actual.

Fico por aqui para não encher este post só com comentários meus...

Carlos Malafaia

Bruno Leal disse...

Sr. Carlos Malafaia,

Como expliquei respeito muito toda a tradição que é o Carnaval de Sines e espero sinceramente que esse espírito voluntário nunca se perca, até porque julgo não ser esse o caminho.
Também eu estou disponível para conhece-lo e conversar sobre o Carnaval, até porque ideias, algumas confesso descabidas, são coisa que não me falta. Nada que o acaso não possa proporcionar.
Agradeço o seu comentário que me esclareceu um pouco mais.
Cumprimentos,

Bruno Leal

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas estão-se a esquecer de uma coisa.
Não foi no outro dia que o Dr. Manuel Coelho , ofereceu uma almoçadara ao pessoal das organizações do Carnaval .
Já sei, se votarem no Manuel Coelho ele vai resolver o V/ problema .

Anónimo disse...

Estas criticas ao Carnaval de Sines não fazem sentido,tenho a certeza que todos os que lá estão querem fazer o melhor para Sines e tem feito um óptimo trabalho mesmo com todas as dificuldades e erros do passado.Porque criticar sem dar a cara é facil, mas aparecer nas Assembleias não !!!
Não entendo o porque de tanta preocupação agora, não será alguma dorzinha de cotovelo.!!!!!

Anónimo disse...

Temos de ser honestos, o nosso carnaval perdeu qualidade.
Não por falta de dedicação ou empenho dos carolas que por lá andam mas sim pelo desivestimento autárquico e privado, pelas menos mãos que existem para trabalhar, entre outras razões, nomeadamente de ordem politica.

Os tempos de Passaradas, Acácio e Plácido (anos 90) foram de estrelas brasileiras, Avenida e pavilhoes repletos, e aí sim, um dos maiores do país.

Quem não se lembra dos carros de Henrique Ramos e APS, sambas do helder, Otilia, etc, etc, etc. AVENIDAS abarrotadas.

SABIAM QUE NESSA ALTURA O CARNAVAL DISTRIBUÍA OS SEUS LUCROS (SIM ESTÃO A LER BEM, LUCROS) PELAS VÁRIAS ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES DE SINES, COMO SANTA CASA, VASCO DA GAMA, ETC, ETC, ETC.?????????

Será injusto para estes homens esquecer o Casão, os carros, a sede e quase tudo o que o Carnaval possui. Foi trabalho deles e demais alguns que não dormiam muitas noites. A estes o Carnaval terá sempre uma dívida de gratidão.

È inquestionável a obra feita.

Respeito por quem lá está mas também por quem lá passou.

Mesmo na última passagem, foi quem teve os guts, sim, cojones, para assumir os desvarios de uma sissi ou mimi (uma presidenta q lá passou e deixou A DÍVIDA).

Não tenhamos a memória curta e a ingratidão fica-nos mal.

Quanto ao futuro, que esta Direcção consiga inverter esta tendência .. muito embora tenham começado da pior forma... naquela Assembleia. È a minha opinião apenas.

Como diz o povo:

"sem dinheiro não há palhaços".


Siniense folião e obreiro desde novo.

AMIGA DO CARNAVAL disse...

Ao anónimo das 10:30 de 7 de Julho de 2009:
O Sr. deve estar enganado o Carnaval de Sines não é intocável nem inatacável.
Tenho a certeza que,toda a gente aceita criticas desde que sejam construtivas,não as criticas cheias de ódio e inveja como este post.
O problema de algumas pessoas é que as coisas só são boas quando são eles a fazer,quando são outros já não presta.
Mas acredite sr.anónimo,já á muitos anos que participo em escolas de samba, dou muitas horas,dias e noites na costura e nos três dias lá estou na avenida e com muito gosto e já lá vai o tempo que tinhamos que pagar algum dinheiro e não era pouco para ajudar no material dos nossos fatos,hoje felizmente e sei que com muitas dificuldades a Associação de Carnaval dá todos os materiais.
Por isso não acheito que venham para aqui crticar injustamente quem trabalha se querem melhor porque não ajudam !
Todos os que criticam, gostaria de no próximo ano ver no atelier a pregar pregos ,cortar e colar esferovite,soldar ou a furar os dedos a fazer aramações para as escolas de samba.
Se todos colaborarem tenho a certeza que vamos ter um Carnaval melhor.
Força Carnaval de Sines.

Carnaval de Sines Sempre disse...

Sr.Dino Fernandes,gostaria de lhe dar uma sugestão,se está tão preocupado com o nosso Carnaval,porque não se faz sócio da Associação de Carnaval e na próxima assembleia geral já pode dar sugestões e quem sabe ajudar a fazer um carro ou participar numa escola de samba.
Saudações Carnavalescas

Vera Maria Rodrigues disse...

Caro Bráz em primeiro lugar, não concordo que seja colocado um post destes sem que o autor se identifique.
Porque será que o Carnaval ou os elementos que tentaram levantar aquilo que os outros deixaram cair,estão a ser tão falados neste blogue!!!
Primeiro foi o jantar, depois estas criticas vergonhosas.
Afinal não entendo não adará alguém distraido!!!!
O Carnaval foi em Fevereiro.
Há já sei !!!!Nessa altura não estavamos perto das eleições e ainda não sabiamos as preferencias politicas de alguns elementos ligados ao Carnaval de Sines.
PENSEM NISSO!!!!!

Anónimo disse...

Temos de ser honestos, o nosso carnaval perdeu qualidade.
Não por falta de dedicação ou empenho dos carolas que por lá andam mas sim pelo desivestimento autárquico e privado, pelas menos mãos que existem para trabalhar, entre outras razões, nomeadamente de ordem politica.

Os tempos de Passaradas, Acácio e Plácido (anos 90) foram de estrelas brasileiras, Avenida e pavilhoes repletos, e aí sim, um dos maiores do país.

Quem não se lembra dos carros de Henrique Ramos e APS, sambas do helder, Otilia, etc, etc, etc. AVENIDAS abarrotadas.

SABIAM QUE NESSA ALTURA O CARNAVAL DISTRIBUÍA OS SEUS LUCROS (SIM ESTÃO A LER BEM, LUCROS) PELAS VÁRIAS ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES DE SINES, COMO SANTA CASA, VASCO DA GAMA, ETC, ETC, ETC.?????????

Será injusto para estes homens esquecer o Casão, os carros, a sede e quase tudo o que o Carnaval possui. Foi trabalho deles e demais alguns que não dormiam muitas noites. A estes o Carnaval terá sempre uma dívida de gratidão.

È inquestionável a obra feita.

Respeito por quem lá está mas também por quem lá passou.

Não tenhamos a memória curta e a ingratidão fica-nos mal.

Quanto ao futuro, que esta Direcção consiga inverter esta tendência .. muito embora tenham começado da pior forma... naquela Assembleia. È a minha opinião apenas.

Como diz o povo:

"sem dinheiro não há palhaços".


Siniense folião e obreiro desde novo.

Anónimo disse...

Apesar de não ser de Sines, já venho ao carnaval de sines há cerca de 5 anos, tantos como aqueles que cá vivo.

É um facto que o carnaval tem perdido qualidade, desde o primeiro carnaval ao último que vi, tem perdido muita qualidade.

os bailes numa tenda, não tem sentido, os desfiles com carros muita mas muito fracos, talvez devessem deixar de fazer carros alegóricos e optar só pelas escolas de samba.

Hugo Plácido disse...

Tenha pena que pessoas como o Sr. "Carnaval se Sines Sempre", que se esconde atrás de um nickname falem de outros sem terem a coragem de se identificar. De certeza que é um daqueles que na frente faz excelentes cumprimentos e depois farta-se de dizer mal.
Quem o ouve falar parece que pessoas como o Luis Plácido e o Acácio Santos estavam no Carnaval para comer e ver outros trabalhar. Por conhecimento próprio, posso afirmar que na altura que o meu pai estava no Carnaval, eram muitas as noites que passava a trabalhar para o carnaval e nas vésperas para o mesmo via-o às refeições e era de fugida, abdicou muito da sua vida pessoal e profissional, em prol do carnaval. Sem interesses pessoais, sem benefícios próprios, só pelo gosto pelo Carnaval e por Sines.
Se me pergutarem se estas pessoas cometeram erros... Eu respondo de certeza, pois ninguém é perfeito e não se consegue agradar a gregos e troianos. Mas só quem lá está é que os pode cometer e de certeza que todas as decisões tomadas foram, na opinião dos mesmos, a favor dos interesses do Carnaval.

O sr. "carnaval de sines sempre" no seu comentário disse: "O Carnaval de Sines não morreu,se gostam tanto de criticar porque não fazem melhor"

É um bom recado para si!!!

Obrigado aqueles que trabalham e se sacrificam para o Carnaval.

Hugo Plácido

EU QUERO É SAMBAR disse...

Em resposta ao anónimo das 2:22 de 8 de Julho de 2009:
Ninguém tira o mérito a quem por lá passou,mas também se o Carnaval não tem a mesma qualidade dos anos 90 não atribuam a culpa a quem está lá agora,que quando lá chegou encontrou dividas escondidas e outros problemas que não foram assumidos na assembleia de 2006.
Por aquilo que assisti na assembleia geral de 2007,quem lá esteve deveria ter dado a cara para resolver assuntos importantes para o Carnaval e pelo que vi ninguém apareceu ,deve mos ter a coragem de assumir as nossas responsablidades,se criticamos a sissi ou a mimi,pelas dividas que deixou não devemos cometer os mesmos erros.
E não devemos virar as costas só porque não somos nós que lá estamos.
Apesar de todas as dificuldades e falta de apoios tem tentado fazer um Carnaval que não envergonha ninguém,em 2006 tinha mos 1 escola da comissão hoje temos 4 escolas da elsa,Helder,Mario e Danças de Salão, que tem aumentado o numero de participantes e a qualidade das proprias escolas.
Como disse no seu comentário o Carnaval dava lucro e era distribuido pelas associações, talves se tivesse sido investido em património hoje tinha alguma coisa, assim temos carros a cair aos bocados com mais de 100 anos ,um atelier que é propriedade da Camara Municipal e um sede que chove como na rua também da responsablidade da CMS.
Mas uma coisa eu tenho a certeza que o Carnaval de Sines ainda tem gente de boa vontade, que não se deixa ir a baixo pelas atitudes de quem nunca trabalhou para o Carnaval.
Antes de criticarem ponham os olhos no trabalho deste pessoal, que além trabalharem no inverno para o desfile este ano também estão nas Tasquinhas.
Força Elsa e Joaquim e todos os outros ,vocês tem muito valor que além de não receberem nada em troca não apanham grandes bezanas á pala do Carnaval
VIVA O CARNAVAL DE SINES!!!

Unknown disse...

O mais importante é encontrar soluções. Dizer mal só por dizer é fácil fazer alguma coisa de útil é que é dificil.
Parabens a todos aqueles que ainda tem paciencia para trabalhar pelo Carnaval de Sines.
Sines é uma terra onde nada agrada a algumas pessoas, tudo está mal.
A essas pessoas apenas digo, ou ajudem a fazer melhor, ou então não chateim deixem as pessoas trabalhar.
No carnaval não vão há avenida, acredito que ninguem vai notar a vossa falta.
Cumprimentos

É PÁ A MALTA QUER É SAMBAR !!!! disse...

Nunca tinha visitado este blogue,mas como ontem me disseram que falava do Carnaval tive alguma curiosidade.Mas este comentário é de rir MATARAM O CARNAVAL e quando foi o funeral que eu não dei por nada !!!AH!!!AH !!Ainda no Sábado á noite vi a avenida da praia, cheia de gente aquela malta samba que dá gosto ver.
No Domingo voltei as tasquinhas e fui adoçar a boca com o docinho da Associação de Carnaval e vi a Elsa o Joaquim e a Teresa que dançavam e atendiam a malta com toda a alegria e simpatia.
Querem um conselho??? Mesmo que não queiram aqui vai:
É PORRA NÃO SEJAM INVEJOSOS!!!!
E SIGA A FESTA!!!!

Bruno Leal disse...

Caro anónimo da 1.13PM, que eu saiba o Carnaval já passou, já estamos no verão.
Quanto aos senhores, que diz estarem a trabalhar nas tasquinhas, fazem eles muito bem. Já que aquilo é tudo menos uma mostra gastronómica, ao menos que se aproveite para as associações fazerem dinheiro. Numa relação causa-efeito, facilmente se explica o porquê das tasquinhas serem para as associações e não para os restaurantes.
Quanto aos comentários de outros anónimos, sobre inveja ou a apelar ao se não gostam, não vão ver, apenas revelam algo pior que a inveja de que falsamente acusam os que criticam, ignorância.

Anónimo disse...

Como disse no seu comentário o Carnaval dava lucro e era distribuido pelas associações, talves se tivesse sido investido em património hoje tinha alguma coisa, assim temos carros a cair aos bocados com mais de 100 anos ,um atelier que é propriedade da Camara Municipal e um sede que chove como na rua também da responsablidade da CMS.

Muito bem dito caro anónimo, muito bem dito mesmo.
Imaginem distribuição de lucros.
Que grande senilidade.

Anónimo disse...

Porra lá vem o Sr. Bruno Leal a bater nas tasquinhas outra vez e na mostra gastronómica e a chamar de ignorante aos outros.
Mas quem és tu para ofender os outros?
Estamos no Verão e daí?
O que se passou foi uma mostra do Carnaval - O Carnaval de Verão.
Serve para promover o Carnaval. Qual é o problema?
As Tasquinhas estavam cheias com os sineenses a curtir, familias com crianças e idosos - boa disposição.
Vai-te esconder pá!
Não gostas do Carnaval não apareças, não gostas das tasquinhas não vás lá, não curtes o FMM fica em Lisboa, não gostas de Sines ninguém te obriga, fica em casa.
Estás no teu direito de ser elitista e pseudo-intlectual.
Faz como eu, não frequento os locais nem eventos que não aprecio, simples não?
Não te faço um desenho como gostas de propor a quem não concorda contigo, mas dou-te um exemplo, não é que mereças:
Eu cidadão de Sines não gosto de danças de salão, mas não critico quem gosta, nem quem pratica, nem deixo de valorizar o excelente trabalho dessa Associação e dos seus atletas na divulgação de Sines.
Participo desde novo no Carnaval de Sines, mesmo na sua fase da farinha e dos ovos podres, quando deixou de haver desfile, mas esse era o carnaval que pessoas como tu mereciam, pois só sabem dizer mal de quem reergueu o Carnaval de Sines e de quem o quer manter lá em cima.
Um abraço para todos os responsáveis (actuais e antigos) pela Comissão de Carnaval e Pela Assoicaçao SIGA A FESTA.
Não se deixem envenenar por estes comentários de boca das urnas, isto revela oportunismo, má educação e má formação civica.
Viva o Carnaval de Sines e os seus obreiros!
Viva Sines.
Cambada de maldicentes.

Anónimo disse...

Bruno Leal quem és tu?O que já fizes te pelo Carnaval ou por Sines??? Ignorantes!!! são pessoas como tu que falam do que não sabem.
Lamento mas criticar é fácil.Mas fazer melhor!!!Será que o Bruno é capaz???? Tenho as minhas dúvidas.
Creche e aparece.
Passa bem.

Anónimo disse...

Bruno Leal já entendi que nada tens para ocupar o tempo, passas o tempo a criticar tudo e todos em Sines,mas não moras por aqui e também me parece que de inteligente nada tens.
O gajo não chateis quem trabalha ,se quiseres dar uma ajudar todos agradece mos,olha limpar as ruas, lavar pratos ou talves apanhar o coco dos cães.
VIVA SINES E QUEM GOSTA DE TRABALHAR .

Dino Fernandes disse...

Sr. Carnaval de Sines Sempre,

Julga mesmo que a questão de fundo passa pela minha presença na Assembleia de Carnaval ou por a minha pessoa ajudar na concepção dos carros alegóricos?

Não percebo igualmente pq as pessoas q trabalham para o carnaval vejam as críticas como ataques pessoais. Julgo q todos nós somos os primeiros a fazer vénias a essas pessoas, pois sem elas o carnaval n seria possível.

Julgam mm q a solução é aumentar o número de pessoas a trabalhar nos carros e nas escolas se samba ou a dar palpites na assembleia? Como já disseram boa fé e vontade não resolve tudo. Cada macaco no seu galho: quem sabe construir bem carros q continue o trabalho e quem samba que continue a dançar. Agora para q tal aconteça é preciso criar condições...

Algumas das soluções já foram enumeradas pelos autores dos diversos posts. Penso q são facilmente identificáveis, haja discernimento.

Boas tardes.

Anónimo disse...

Com todos estes comentários, quem escreveu o post ou estava com os copos ou distraido, afinal ninguém matou o Carnaval ele está vivo e recomenda se.
Força pessoal.
VIVA O CARNAVAL DE SINES.
Logo á noite digo quem sou, vou beber uma bejeca a tasquinha do Carnaval.

Anónimo disse...

O Carnaval de Sines não morreu,se gostam tanto de criticar porque não fazem melhor,como diz o amigo Carlos Malafaia esse sim um verdadeiro amigo do Carnaval desde sempre. Só lamento que se tenha realizado uma assembleia Geral em 2007 para resolver situações bastante graves deixadas por esses senhores e eles nem tiveram coragem de dar a cara.
E como diz o ditado " se queres ser bom morre ou ausenta-te".
FORÇA PESSOAL O CARNAVAL DE SINES NÃO MORREU, APENAS ESTA A ATRAVESAR UM MOMENTO DIFICIL QUE MELHOROU BASTANTE ESTE ANO E OS CULPADOS FORAM QUEM NÓS SABEMOS!!!

Estação de Sines disse...

Não queria abrir um precedente impedindo a publicação de mais comentários neste post, mas dada a pessoalização da discussão de um tema que pode ser interessante discutir, principalmente se se traduzir num contributo, para a maior manifestação popular da nossa região - o carnaval, vejo-me na obrigação de somente aceitar comentários que contribuam para esta discussão.

Entretanto, dada a impossibilidade de ler e filtrar devidamente, todos os comentários, peço desculpa a algumas das pessoas visadas por acusações de comentários não identificados e sem provas documentais.

Bruno Leal disse...

Como me parece óbvio, pelo menos para as pessoas que sabem interpretar um texto, nunca insultei quem "faz" o Carnaval, muito pelo contrário, disse que os respeitava.
Insulto sim, quem me chama invejoso por criticar o Carnaval.
Do FMM nunca ninguém me irá ouvir a dizer mal, pois julgo que terá sido a melhor coisa que aconteceu a Sines, nas últimas décadas e nesse aspecto, tenho que dar mérito ao actual Presidente da Câmara Municipal de Sines, Manuel Coelho.
Em Portugal temos um grande defeito, de entre tantos outros, tomar como pessoais as criticas feitas ao trabalho de empresas ou associações.
Cumprimentos,

Bruno Leal

Anónimo disse...

Ao autor do post e outros comentários que falam dos bailes de carnaval no pavilhão serem um sucesso,agora não prestam porque são numa tenda de plástico.
Porque não pergunta ao Dr.Manuel Coelho Presidente da C.M.S ,talves ele tenha a resposta.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Ao post e outros comentadores ,que falam tanto nos bailes no pavilhão que eram um sucesso,agora não prestam porque são numa tenda de plástico .
Por acaso já pensaram em fazer essa pergunta ao Sr.Presidente da Camara Municipal de Sines?
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Irra que esta gente é mesmo burra.
Primeiro faziam abaixo assinados para os bailes de carnaval sairem do pavilhao, porque incomodava os vizinhos e porque o pavilhão fica metendo nonjo e também não era seguro,agora é numa tenda no IOS,queixam se que não presta.
Porra já não há paciencia para tanta estupidez!!!!

Anónimo disse...

por acaso já pensou que as pessoas que protestaram por os bailes serem no pavilhão, não devem ser as mesmas que se quexam de ser na tenda?

a vida é dificil para quem não pensa

Anónimo disse...

Pronto, vamos lá pessoal da siga a festa fazer os bailes no Salão da Música e do Povo, que é isso que esta gente quere!!! Arree que esta gente é estupida! Abram a mente e não digam tantos disparates juntos, porque aqui só vejo isso!

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 8:53,talvez o Sr. não pense aquilo que todos nós já pensamos, se os bailes não são no pavilhão tenho a certeza que existe uma explicação.
Porque não fáz essa pergunta directamente a organização ?
Tenho a certeza que tem a resposta certa.

Lagarto de Gema disse...

Caro Amigo de Santiago do Cacém.
Por voce ter gostado do Carnaval quando era jovem não significa que os seus filhos tenham que gostar também,como sabe nem todos podem gostar do mesmo.
Eu também sou de Santiago do Cacem e já alguns anos que participo numa escola de samba e por acompanhar de perto tudo o que se passa vejo as dificudades que esta gente tem para por de pé aquilo que o amigo acha fraquito, em parte tem alguma razao. Desde 2001 que o Carnaval veio perdendo os participantes mas tudo isso tem um motivo:
Em 2001 alguns desentendimentos entre a Direcção e os participantes das escolas fizeram com que todos deixa sem de participar e por isso tiveram que contratar um empresa para fazer uma escola claro pagaram bem e sem qualidade.
Só em 2004 é que a comissão de carnaval conseguiu que alguns dos responsaveis das escolas que tinham saido volta sem mas nunca mais foi a mesma coisa.
Agora nos ultimos dois anos,tenho verificado o crechimento das escolas quer na qualidade, quer na quantidade eu ainda sou do tempo que nós tinhamos que dar algum dinheiro para pagar os nossos fatos. Vejo também o grande esforço da actual direcção em dar todas as condições aos participantes e tenho a certeza que se não fazem mais e porque não conseguem.
Gosto muito de Carnaval, embora a minha terra não tenha esse espirito mas tem outros eventos também bastante importante, que trazem muita gente a Santiago do Cacem.
Mas gostava de deixar uma sugestão ao Dr. Manuel Coelho, se ganhar as eleições olhe mais pelo Carnaval .
Quanto as Tasquinhas caro amigo ou amiga também não concordo consigo,estive la no sábado a noite porque fui desfilar e aquilo estava cheio e ate gostei este ano ate tem mais participantes.
Cumprimentos.
VIVA AO CARNAVAL DE SINES.
FORÇA PESSOAL !

PEDRO disse...

Amigo Bráz tu és mauzinho! Sempre que queres aumentar o número de visitantes ao teu blogue colocas um post sobre o Carnaval de Sines,sabes que aquela malta ainda mexe e são muitos, basta contar os que desfilam, mais os familiares e amigos pelas minhas contas são quase dois mil,fora aqueles que não são de Sines mas vem de Santo André ,Santiago e até de Lisboa.
Um abraço.

Anónimo disse...

Exmo Sr.Autor do post mataram o Carnaval e Sr.Brás responsável pela publicação do mesmo:

Tenho 70 anos nasci e sempre vive em Sines infelizmente a minha saúde já não premite fazer muita coisa mas graças a deus de memória estou muito bem, depois de ler todos estes comentários que me deixaram bastante triste e desiludido com as gentes da minha terra pela falta de união entre as pessoas.
Penso ser injusto ofender as pessoas que fizeram e as que actualmente fazem o Carnaval de Sines, afinal trabalham todos em prol do mesmo.
Quando se fala do Passaradas,luis Placido e Acacio será injusto não falar em todos os outros,até mesmo os primeiros .
Ainda na zona histórica nos anos 60 o Carlos Lopes Paulo,os Vilhenas, o Piedade o Águas ,a Maria Chequeira ,Luisa Parola a Mariana do Guarda,o Rosendo,o liberal e muitos outros.
E até mesmo aqueles que criaram as primeiras escolas de samba como o caso do Luis da Quinta dos Passarinhos que trabalhava no faria Godinho e logo a seguir o Sr. Gomes quem não se recorda.
Muitos deles já não estam entre nós e outros pela idade avançada e problemas de saúde não podem colaborar.
Com altos e baixos e os politicos sempre a tentar destruir, o Carnaval não morreu ,mas fico feliz por ver jovens como o meu neto que gosta tanto do Carnaval como eu gostava,hoje diferente enquanto eu trabalhava nos carros ele e os amigos ajudam a fazer as armações para a escola de Samba que ele tanto gosta desde criança.
Não me parece justo criticar quem lá está agora deixem o pessoal trabalhar é malta que gosta do Carnaval tanto como eu gostava, de todos eles lembro pequeninos já participavam no desfile a Alexandra, a Teresa o tomané a Dina o Manel da framácia, a elsa o mário o Helder e os outros tem esforçado bastante.

Não sejam injustos e deixem se de guerras.
Força pessoal.Viva ao nosso Carnaval.

Com esta idade não entendo muito destas coisas da internet mas o meu neto deu um ajuda.

Ass.

Folião amigo do Carnaval de Sines

Anónimo disse...

Saudações carnavalescas para todos os Sinienses amantes do carnaval.

Meus amigos sou de Sines há 31 anos, e sempre tive uma grande paixão por carnaval, ainda me lembro de ir mascarado ao carnaval no centro historico pela mão dos meus pais e avôs, ainda me lembro de acordar a ouvir musica de carnaval quando era na avenida, nessa altura divirtia-me, agora divirto-me e sempre hei-de me divertir.
Seja onde for, faça sol ou faça vento, que caia chuva ou pikaretas, irei sempre partecipar no carnaval.

Bem agora falando do tema MATARAM O CARNAVAL DE SINES, nem sei o que dizer, mas para mim se não me falhar a memoria, nunca me lembro de não haver carnaval em Sines, isso quer dizer que bem ou mal, o carnaval esta vivo e isso é que interessa.

...Quando todos ajudam nada custa....por isso em vez de criticar, vá é ajudar, pois irá preceber e sentir o que é o carnaval.

Saudações carnavalescas
Pimenta

Anónimo disse...

A propósito de Carnaval:

Alguém se lembra quem construiu o hoje chamado "Salão do Povo"?

Porquê e quando mudou de nome?
Os efeitos que isso teve a seguir?

Pois é...há quem tenha memória curta...
Mas também há quem ainda se lembre, não é?

Anónimo disse...

mataram só o carnaval de sines?!
eu acho que a camara só não mata mais porque não tem tempo...! os restantes partidos só teriam mesmo de apresentar algumas destas soluções nas suas campanhas:
- trazer o carnaval para a avenida e os bailes para o pavilhao municipal;
-voltar a ter a feira de sines em grande força;
-voltar a ter futebol, andebol e volei praia e a maratona porto covo-sines;
-a rua principal da zona industrial imediatamente melhorada;
-as musicas do mundo serão apenas 3 dias com o restante dinheiro a ser repartido por mais concertos de verão;
-as tasquinhas serão feitas no castelo em que todos os estabelecimentos estarão "obrigatoriamente" presentes;
... enfim, este homem ainda só não acabou com a nossa sra das salvas... tudos aquilo q é tradição irá desaparecer porque ele não gosta de Sines como NÓS gostamos!!!

Helder Filipe

Anónimo disse...

Caro Helder filipe tem razão nalgumas coisas mas outras,não fazem sentido.
Tasquinhas no Castelo é ridiculo porque nós temos uma avenida fantástica com vista para o mar que muitos gostariam de ter,fechar as pessoas dentro do Castelo!!!
E também acho que as Tasquinhas deveriam ser só para os clubes e Associações .
Quanto ao trazer o Carnaval para avenida General Humberto Delgado, também acho que não faz sentido a avenida da praia tem mais condições em todos os aspectos e tenho a certeza que quem desfila partilha da mesma opinião.
Quanto aos bailes,o pavilhão não parece ser a melhor opção mas sim a construção de um Pavilhão multiusos como tem Grandola que servia para o Carnaval e para outros eventos ao longo do ano.
A feira de Agosto podia melhorar e avenida da praia não é a melhor solução.
As Musicas do mundo também tem razão podiam ser so 4 dias e so no castelo e na avenida e as verbas podiam ser destribuidas para outros eventos também no verão.
A zona historica deveria ser recuperada .

Maria Augusta Reis