sábado, 18 de julho de 2009

Bokassa fala e o País Cala!

Já não faltavam as dificuldades porque passam a maioria dos Portugueses, só faltava termos que aturar mais uma vez as bocas de um senil politico madeirense.
Desta vez, tal personagem quis comparar o que não é comparável num exercício de loucura ou de encomenda que só o faz porque o regime lho permite.

Este, é o Tal Homem que pertenceu à União Nacional, fez parte do partido da ditadura em Portugal, e portanto tem algum conhecimento por dentro da forma como se impõe uma ditadura. Mas agora, pelos vistos, está mais à vontade do que antes porque nessa altura nem sequer lhe eram permitidas estas “bacuradas”, mesmo que fossem contra os adversários, Sinais dos tempos.

Numa fase “azeda” da política nacional, ouvir-se falar de Sócrates por isto ou aquilo, bem ou mal, os Portugueses entendem porque a verdade é mesmo assim --campanhas à Porta e PS /PSD tentam a todo o custo derreter a imagem uns dos outros com o objectivo claro do assalto ao poder.

Assim, a que propósito aquele indivíduo de rara casta, veio nesta fase propor a eliminação dos Comunistas? Sim…de facto, o que está em causa para esta gente, é a possibilidade da extinção do PCP ou de quem gravite à volta do Partido que lutou e continua a lutar pela Liberdade a sério na nossa terra. Porque será ou foi escolhido esta época para falar na revisão constitucional?
Não haverá aqui um certo conluio até com os partidos da área do poder para desviar as atenções voltando com o “papão” dos Comunistas pela voz de um “tresloucado”, numa fase em que os partidos à esquerda do PS já ocupam cerca de 20% das preferências do eleitorado?
O que faz esta gente falar agora contra os comunistas e contra o comunismo se não são os comunistas nem o regime comunista que está em causa nesta chamada crise económica mas também social?


Não haverá aqui uma santa aliança provocando Sócrates todos os dias, e por outro lado os comunistas para que o próprio PSD entre em descrédito (será que algum dia o teve?), para Sócrates vencer de novo?
Pode ser Maquiavélica esta ideia mas, os Senhores do Mundo não brincam em serviço.
Não é de agora que esta gente pretende ilegalizar principalmente o PCP.
Vergonhoso o que vai acontecendo em Portugal 35 anos depois de Abril.

ef

11 comentários:

Anónimo disse...

O COMUNISMO E O PCP.
Alberto João Jardim é um provocador, mas tem razão: o texto constitucional português, se quer condenar ditaduras, deverá, no futuro, não discriminar nenhuma. É compreensível que, na sequência do 25 de Abril de 1974, só tenha apontado o fascismo, que entre outras aberrações produziu Hitler. Mas tem sentido que hoje, com distância histórica, o nosso texto fundamental venha a incorporar a condenação do comunismo, que construiu José Estaline, outro déspota e criminoso. Isto é muito diferente de dizer que o Partido Comunista Português não é um partido democrático. Claro que hoje já o é. Basta reler o programa do PCP, disponível na Net, para não ter dúvidas sobre isso. O PCP defende a democracia e as liberdades individuais, o sufrágio universal e directo, secreto e periódico. Mesmo quando aborda a questão da NATO, apenas diz que o País deve "reconsiderar" os acordos militares e a existência de bases no nosso território. Acharia um erro que alguma vez Portugal seguisse esse caminho, mas é totalmente democrático que o PCP defenda "o desmantelamento total das alianças político-militares". A verdade é que o PCP já só é comunista no nome e na utopia igualitária - ou seja, felizmente evoluiu. É preciso, pois, não fazer confusões. Por exemplo, na Madeira, Jardim também é, apesar de tudo, um democrata, embora às vezes, em algumas práticas, pareça querer situar-se num desses extremos que nós devemos, sem complexos, rejeitar.
(EDITORIAL DO DN DE 18/07/2009, DA AUTORIA DE JOÃO MARCELINO).
- Totalmente de acordo -

Marius Herminius disse...

Sai uma provocaçãozinha curta e inócua:

Ena, até que enfim!
Aqueles que pensavam que Bruno Leal andava a pregar no deserto, quando clamava contra o comunismo, enganaram-se. Então não é que a sua voz chegou até à Pérola do Atlântico?
Vai daí, aquele que é o melhor exemplo do que é o presidente de uma República das Bananas fez dele as suas palavras e avançou com a proposta da proibição do comunismo.
Eu gostaria que a ideia dele avançasse e só por uma razão:
É que eu estou muito curioso para saber qual seria a desculpa que os suspeitos do costume iriam apresentar cada vez que as coisas corressem mal. Sim, que a existência do comunismo tem sido o álibi perfeito para muita gente.
…e as coisas – se tudo continuar assim - vão continuar a correr mal, podem crer.

Num aspecto estou de acordo com quem usurpou o nome do dono do Império Centro Africano: As ideologias não devem ser proibidas.
As ideologias podem e devem ser combatidas no aspecto político e as polícias e os tribunais devem actuar quando esse combate extravasar as boas normas de cidadania, ou outras similares.

Anónimo disse...

TANTOMAR--- Socrates mente e o pais cala.....

ANCIÃO disse...

Compete a toda a esquerda, sem qualquer excepção, em nome da honra e da memória dos homens que lutaram e morreram pela queda do fascismo - HOMENS COMO SALGUEIRO MAIA, ÁLVARO CUNHAL, PALMA INÁCIO e muitos outros-, perguntar aos portugueses se estão dispostos a deixar a direita vingar-se do 25 DE ABRIL com tudo o que isso pode acarretar.
E não tenham dúvidas que é isso que eles têm em mente ! É tudo uma questão de rasgar e suspender - Constituições, Direitos ou seja o que for. Alguns poderão achar que este governo é mau... mas, com eles de certeza que SERÁ PIOR A EMENDA QUE O SONETO, não se esqueçam disso. As palavras já foram ditas. As entrelinhas já estão misturadinhas na sopinha que eles estão a preparar.... Mas, preparam-na porque alguma esquerda está a permitir-lhes isso mesmo. Se essa esquerda não acorda a tempo é bom lembrar-se que serão os primeiros a amargar e os primeiros a deitarem-se na caminha que a direita quer preparar.
Amigos e Camaradas, permito-me lembrar-vos: COMPETE A TODA A ESQUERDA, SEM EXCEPÇÃO, EM NOME DA HONRA E DA MEMÓRIA DE TODOS OS QUE LUTARAM PELAS LIBERDADES - de opinião, de expressão, de associação e do direito às tendências política ou religiosa que entender - DIZER AOS PORTUGUESES SE ESTÃO DISPOSTOS A DEIXAR A DIREITA VINGAR-SE DO 25 DE ABRIL, OU NÃO !
Sei que as lutas intestinas e a eterna rivalidade com o PS leva os comunistas a achar que o PS segue uma politica de direita, ataca os valores de Abril, etc., etc...ALTO!! Lembrem-se que o PSD e CDS atacarão muito e muito mais (Jardim já mostrou o que quer !), incomensuràvelmente mais !
Temos que lhes dizer : - NÃO BRANQUEAREIS O 25 DE ABRIL NEM A CONSTITUIÇÃO, PORQUE NÓS, HOMENS E MULHERES DE ESQUERDA, DE TODOS OS PARTIDOS, ESTAMOS AQUI PARA VOS IMPEDIR !!
O PCP tem andado a acariciar as costas e o pêlo ao PSD. Em troca levou uma valentissima dentada na mão ! E quem melhor para lhes dar essa dentada que o "pitbull" da Madeira - AJJ ! Jerónimo, agora que ele vos mordeu na mão... dai-lhes também o braço, porque o PSD já vos fez o testamento.
Ela quer suspender a Democracia e Ele fez uma autêntica ameaça de morte ao PCP e ao BE.
Cavaco não ousa levantar a voz contra os seus.
PCP e BE, ABRAM OS OLHOS ! A ESCOLHA DEPENDE, TAMBÉM, DE VOCÊS...
MOSTREM QUE A VOSSA VOCAÇÃO NÃO É APENAS CULTIVAR ESSA FOBIA ATÁVICA AO PS.

Bruno Leal disse...

Caro Marius, do seu ponto de vista concluo que não se importaria que se formasse amanhã um partido com o nome, "Partido Fascista" em Portugal.

Bruno Leal disse...

Ah! E a proposta não é proibir o comunismo, mas sim proibir toda e qualquer partido que defenda um regime totalitário, seja ele de esquerda ou de direita. Acha que isto não faz sentido? Se o PCP não defende um regime totalitário, não tem motivos para se preocupar. Deve isso sim, pedir explicações ao PSD, ou ao PSD Madeira, sobre o porquê de terem referido o PCP como um partido de esquerda que defende um regime totalitário.

Marius Herminius disse...

Caro Bruno Leal
Respondeu à minha provocação com um contra-ataque. Muito bem.
Em Portugal, assim como em outros países europeus já há partidos fascistas, ainda que com outra denominação. Darei como exemplos o PNR em Portugal e a Frente Nacional em França.
Por isso, novidade já não seria.
Quanto à 2ª parte da sua resposta:
Bem sei que se trata de proibir partidos que defendam regimes totalitários. Mas continuo a pensar que não é com proibições que se resolvem estes assuntos. Repare que o PCP foi proibido durante anos e anos e nem por isso ele se extinguiu, antes pelo contrário, para sua tristeza e de Alberto João, por exemplo…
Mas se o PCP não defende um regime totalitário - como o Bruno Leal parece dizer - não sou eu quem deve ficar preocupado porque tal desiderato nunca me tirou o sono. Ao invés, o Bruno Leal é que deve estar feliz porque deixa de ter motivos para se preocupar com a existência de tão “tenebroso” partido.
Neste caso concreto, foi o PSD Madeira quem levantou a questão. Mas eu não duvido que haverá muita gente com responsabilidades no PS que só não afirma o mesmo por medo, por vergonha, ou até por falta de oportunidade. Basta estar com atenção aos sinais.

Anónimo disse...

granda madeira...

... tem carnaval todo o ano!

efernandes disse...

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

Bertolt Brecht
________________________
Sem mais comentários...

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o efernandes. É claro que o dono da Madeira sabe bem quem é que anda mortinho por acabar com o PCP. E se continuasse com maiorias e com Sócrates não há dúvida que ia tentar eliminá-lo, assim como a todos os sindicatos. Este homem é um facho disfarçado de esquerdista, só não entende isso quem não anda atento ou quem não sabe o que foi o fascismo e por isso o defende. Para os que têm menos de 40 anos, eu explico. A maior parte dos portugueses viviam na miséria e com medo dos patrões. No alentejo as pessoas trabalhavam de sol a sol e alimentavam-se quase sempre com água, pão, azeite e sal (açorda). Só os ricos é que comiam e estudavam, e até mesmo esses não o podiam fazer porque não havia escolas perto nem transportes. Cunhal e outros comunistas sofreram e lutaram toda a sua vida para acabar com tudo isto. E olhem que não foi uma luta igual à de Soares que só tinha em mente o poleiro. Quando se deu o 25 de Abril, Soares parecia um emplastro colado a Cunhal nos comícios, até que acabou por traí-lo, com mentiras, no qual eles são peritos e tomou conta do poder, que aliás Cunhal não ambicionava. Cunhal apenas queria ver o povo que tanto amava feliz. Apenas queria acabar com a fome e com a exploração do homem pelo homem. Apenas queria acabar com as desigualdades e com as injustiças. Ele, foi tal como J. Cristo, uma das poucas pessoas importantes que passou por cá. Tenho muito orgulho que tenha nascido português.Viva Álvaro Cunhal. Um dia far-se-á justiça.

Anónimo disse...

VIVA A MADEIRA