segunda-feira, 13 de julho de 2009

Atlântida e o Reino dos Sinetes (Parte II )

Ler Parte I, aqui

Já vamos no quarto minguante e duas Luas se passaram ,como o esperado só agora é que o ROBALO de LOMBO AZULADO apareceu, mas apareceu mais sábio, levou dois anos a correr dos mares dos SINETES para uma caverna no rio Tejo, onde se ensinavam vários saberes e chegou a MESTRE. Já não era qualquer amostra rapala que o apanhava. No entanto tornou-se mais lutador, enfrentava todos os MEROS que lhe apareciam sem medo, mesmo sem os recursos de alguns MEROS ricos e poderosos, um com proveitos e apoios dos cais dos rochedos outros, outro com o poder que ainda detém e a influência feroz sobre os cardumes de pilins e petingas, que quando não lhes obedecem, manda as anchovas cercá-los e encaminhá-los para as festanças até eles se esquecerem dos desmandos deste reino.

Sobre o outro MERO de águas profundas, ninguém o via, dizia-se que andava á caça de comedias nas cavernas onde estas abundavam, pilins e petingas, enquanto o velho camarada BODIÃO acompanhado por o carapau manteiga e do lingueirão corriam todos os areais e buracos dos rochedos para cativarem os cardumes. Assim o ROBALO apresentou-se um belo dia na caverna dos sons no seu melhor, os outros MEROS ficaram espantados com tanta convicção e propostas inovadoras. O MERO risonho afilhado do POLVO GIGANTE ao ver que a conquista do reino dos SINETES começava a ser uma miragem, perdeu o apetite e só comia os mexilhões do cais dos rochedos, ao ver-se assim convocou os boys e as girls, carapaus de corrida, abroteas, fanecas, bodiões etc., e deliberaram.:

1-IR AO MUNDO TERRESTRE PROCURAR UM JORNALISTA DO EIXO DO MAL, PARA RESPONDER A UMA MODERNICE QUE INVENTARAM PARA COMUNICAR, CHAMADA BARBATANAS BLOGS. Decidiram assim contratar um peixe voador para ir aos mares do norte, ajustar preço com um LOBO MARINHO que por lá andava, que era conhecido por andar sempre num frenesim constante, que tinha veia para a escrita. E assim foi. No entanto este LOBO MARINHO de pelagem branca disse: só lá vou se levar comigo um PINGUIM que por aqui há, que grasna, grasna, até mais não poder, mas que me dá toda a informação. E assim foi, esta contratação saiu cara ao MERO RISONHO, que teve de ajustar o preço de botijas de oxigénio, pois tanto o LOBO MARINHO como o PINGUIM de tanto trabalharem nem vinham á superfície respirar.

2- A outra deliberação era que o MERO RISONHO tinha de visitar todas as cavernas onde havia muitos pilins e petingas e cumprimentar todos, mas como passava muitos anos sem ser visto nestas paragens, quando saía era motivo de gozo, como o que se passou quando foi visitar a caverna dos bodiões vermelhos acompanhado pelo PINGUIM.

3-A outra deliberação foi contratar um choco fotógrafo, para lhe tirar umas fotos gigantes, para serem colocadas em vários sítios do reino, assim como fazia o cais dos rochedos.

Com todo este aparato os cardumes começaram a ficar assustados, por isso começou a reunir permanentemente com o seu staff para ver se melhores ideias apareciam. Quanto ao outro MERO que ainda detinha o poder do REINO DOS SINETES, foi a um alfaquim feiticeiro e disse: -TRANSFORMA-ME EM BOGA porque as BOGAS com o seu frenesim atraem os cardumes porque querem ver o que se passa. Assim num ápice transformou-se em BOGA, ía a todos os acontecimentos que havia no reino, casamentos de todas as espécies, baptizados, festas e festarolas e até quando uma moreia comia algum habitante destas profundezas consolava as suas famílias, enfim como é apanágio das BOGAS jogava-se a todo o engodo. Mas com a presença do ROBALO também começou a tremer, aproveitando o poder que ainda detinha, começou a editar tudo e mais alguma coisa, jornais, agendas, jornal dos peixes para aprenderem a fugir dos pescadores, papéis e panfletos a anunciar festas e festarolas, tudo isso impresso nas folhas de algas que importou, para tanto alugou grandes transportadores (atuns) que vinham carregados de folhas de algas, já que essa planta aquática deixou de haver nestas águas sem ninguém explicar á comunidade o porquê, a azáfama era tanta que os cardumes começara a interrogar-se, afinal o que se passa? Será que o BOGA também tem medo do ROBALO? Assim parece ser, já que as suas fanecas conselheiras começaram a preparar encontro de sábios (congros), no entanto o BOGA não ouvia ninguém, só ele é que dava pareceres, só ele é que sabia, não ouvindo as suas conselheiras, o BOGA e mais ninguém, quando algum charro do alto ou carapau de corrida opinava contra o seu pensamento, valha-nos o DEUS golfinho o BOGA passava-se, perdia o controlo, e não havia nenhuma espécie que escapasse á sua ira. Um dia a gula do mando era tão desmesurada que na inauguração de um arraial, convidou um POLVO GIGANTE DE OUTRO REINO DOS MARES DA ÁFRICA para CAVERNA MOR numa Sessão Solene, nem se dignou convidar o seu ex camarada MERO DE ÁGUAS PROFUNDAS que era o Presidente dessa caverna, para dirigir a Assembleia.

Assim se passavam os dias deste Verão ventoso, o MERO de águas profundas, tinha um grande problema para resolver. Como podia novamente juntar o cardume que tinha sido do mesmo clube havia dezenas de anos? Optou então por fazer o seu jogo na sombra, não se meter em barafundas, e andar de caverna em caverna de comedias, os buracos eram para o velho bodião, para o carapau manteiga e para o lingueirão, nadavam, nadavam sem parar, mas tinham uma preocupação permanente: Como travar a abastança do MERO RISONHO E DO BOGA? Esses tinham largos bens para a sua campanha (tinham sacos e sacos de conchas de madrepérola )para pagar aos chocos fotógrafos e ao staffs de apoios. O MERO RISONHO tinha o lombo quente e o BOGA tinha o poder. Assim tinha de haver arte e engenho para lutar contra eles, esgueirava-se do ROBALO porque não queria encetar mais lutas, mas enfim, a sua estratégia lá ia parecendo dar efeito, caramujo em caramujo ........, no entanto os cardumes começaram também a andar desorientados, e diziam; afinal onde anda este MERO? e a resposta foi: -Deixa-os poisar no fundo, quando estiverem todos juntos chamo uns tubarões camaradas para os comer, mas como disse o alfaquim feiticeiro, esses tubarões já não são como dantes, estão velhos e sem dentes. Entretanto apareceu um MEROZINHO que com muita coragem e á revelia dos bodiões senadores, se lançou nesta batalha, ninguém quer entrar em guerra com esta personagem, só o BOGA é que anda a arrastar a barbatana aos seus seguidores.

Assim no meio destas tempestades o ROBALO astuto e veloz, apresentou o seu programa na caverna dos sons, inovador, sem medos nem papas nas guelras, ninguém o detém é destemido, bem pode o LOBO MARINHO DE PELAGEM BRANCA E O PINGUIM barafustarem que não levam a melhor. Num dia de tempestade numa reunião habitual de ALFAQUINS FEITICEIROS, perguntava-se: será que o ROBALO vai aguentar a pressão? Mas chegaram a uma conclusão, com a tenacidade que ele tem vai de certeza sobreviver, com as suas ideias arejadas e sem subserviência a nenhuma espécie, irá certamente captar alguns cardumes, e disseram em uníssono: ainda bem que há alguém sem medo de dizer as verdades.

Cá para mim vai ser uma batalha difícil. O ROBALO DE LOMBO AZULADO vai sair desta contenda muito ferido, mas pela sua coragem e determinação será recompensado. Daqui a algumas luas voltarei.

Um SINETE de ÁGUAS PROFUNDAS.

Nota: enviado via mail, devidamente identificado

11 comentários:

Anónimo disse...

estão cá todos, não falta ninguém. basta trocar os peixes pelos nomes e rir muito.

Anónimo disse...

Eis aqui uma nova maneira de fazer politica,não ofende, diz as verdades e sabe da poda.
Apresente-se o escritor,com uma histtória gira conta tudo sobre os politicos de Sines.Parabens ao Blog.

PortoCovense disse...

O problema do robalo de lombo azulado, foi quando ainda estagiava na caverna, ter-se metido por ordem do grande polvo da altura, numa vala em Porto Covo onde ficou retido na barragem que mandou construir para abastecer de agua os Porto Covenses, resultado, a agua doce e os animas mortos em decomposição não lhe fizeram nada bem á cabeça e vai dai começou a atirar-se contra o desenvolvimento industrial de Sines a dar cabeçadas em paineis gigantes do mero risonho a atacar os profissionais da Radio Sines etc etc. Pobre robalo assim não vais governar o reino dos Sinetes pois as pessoas sabem que te deixas-te poluir naquela vala imunda onde nunca te devias ter metido, perdeste as escamas e hoje tens mais de enguia que de robalo correndo ainda o risco do lombo ter de passar de azulado para avermelhado o que antigamente eras alérgico.

Anónimo disse...

A bincar se dizem coisas sérias e esta forma de o fazer humoristicamente e com muita qualidade, subentende-se nesta aventura "atlândida e o Reino dos Sinetes" as lides da vida politica da cidade e os seus intervenientes....Fantástico! e parabéns pela ideia.

Anónimo disse...

Parabéns pela história e pela imaginação.

Anónimo disse...

Será que o amigo Portocovense é o lobo marinho disfarçado de Portocovense,a mim parece-me já o UIVO DO LOBO,agardo a vinda do PINGUIM.

Anónimo disse...

parabens, mais uma vez o escritor não enrolou a seda no carreto...bem elaborado...dizendo de certa forma as verdades que andam escondidas nas malhas das redes.....resta só saber quem fará o melhor engodo...

Fico há espera ansioso das cenas dos proximos episodios, que pra mim prometem...

Anónimo disse...

Este mar tem muito "engôdo"...até cheira mal...

Anónimo disse...

Caro Portocovense,
Volta não volta vem referir e confundir decisões politicas da então APU / PCP com actos técnicos, dos quais ou desconhece os pressupostos ou então é portador de muito má fé.

Alecrim disse...

Que bela caldeirada, só o mestre Mauriçio, faria melhor mas faltam os ingredientes para dar sabor á coisa.
O tomate tem que ser de boa qualide e TOMATES no sitio para falarem de TEMPEROS?
Teremos tempo para isso, a culinária tem segredos e esses só alguns os sabem, não é?
Este reino dos SINETES é uma especie de Pantagruel, com muitas RECEITAS umas melhores que outras e com todos os destinos e sabores.
Beijinhos.
Alecrim.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
"Caro Portocovense,
Volta não volta vem referir e confundir decisões politicas da então APU / PCP com actos técnicos, dos quais ou desconhece os pressupostos ou então é portador de muito má fé."

E acrescentaria eu: Recordando o passado, quer a decisão politica quer a técnica, à luz do problema existente na altura foram acertadas. Só se entende o trazer à discussão este assunto devido ao periodo eleitoral que se vive. Periodo esse, onde alguns politicos revelam o seu caracter ou a sua ignorância.