domingo, 31 de maio de 2009

ATLÂNTIDA e o REINO dos SINETES

Havia um País, nas profundezas marítimas,que se chamava Atlântida e era habitado por peixes,moluscos e cefalópedes.O seu chefe máximo era um POLVO enorme que tudo controlava á sua volta.Era gordo e anafado,não enjeitava as boas oportunidades para saciar a sua gula.

Mas, nesse País, havia pequenos reinos, grandes rochedos no meio de areais e entralhados que, embora subjugados ao Grande Polvo, tinham poderes próprios e independentes na maior parte das decisões.Eram as FEITORIAS com Governos e Assembleias eleitos pelas comunidades dos peixes, seus habitantes. Por norma, os Governos Locais tinham como Presidentes MEROS com o seu séquito de fanecas e pampos, que governavam toda espécie de peixes sendo os mais abundantes os pilins e as petingas.

Embora o Grande Polvo já controlasse grande parte destas Feitorias, havia uma chamada REINO DOS SINETES que lhe fugia, há séculos, ao controlo, no entanto já controlava estes mares através de rochedos que serviam de cais de desembarque de granulados para alimentar os cardumes quando se previam vendavais.

Esta FEITORIA tinha sido primeiro governada por um MERO de águas profundas que arranjou um séquito de seguidores, na sua maioria e orientados por famílias de fanecas e pampos, que eram sempre os mesmos, não havia mudanças. No entanto era um MERO local esperto,popular,sempre ao lado do cardume,mas que era avesso a modernices e assim não acompanhou as evoluções dos séculos,foi-se desgastando e passou o poder a outro MERO da família que sempre militou no seu seio, contudo manteve-se sempre vigilante controlando as Assembleias.

O outro MERO já batido, mais moderno, com ideias que por vezes eram desajustadas da realidade, lá foi governando o reino dos SINETES com êxito relativo.Para isso rodeou-se de um vasto séquito de fanecas, pampos,abróteas e carapaus de corrida que, para se manterem na graça do chefe, pensavam noite e dia como haviam de arregimentar mais cardumes de pilins e petingas. Assim, nasceram as viagens a bordo de autocarros (peixes espada) que levavam os cardumes a grandes passeios e a banquetearem-se de amêijoas e minhocas, para depois já com o repasto concluído aparecer o chefe MERO a cumprimentar com as suas barbatanas todo o cardume.Mas eis o inesperado, tanto gastou nos passeios que arruinou os cofres da FEITORIA, de tal maneira que o primeiro MERO deste reino e seu companheiro de lutas atento, pois dominava as Assembleias começaram à luta um com o outro para tomarem conta da FEITORIA e dividiram os cardumes. Esta luta foi de tal maneira que o POLVO chefe da ATLÂNTIDA viu, enfim que, depois de tantos séculos,aqui estava a real oportunidade de conquistar o REINO DOS SINETES,se já dominava este Reino através dos cais dos rochedos tinha de dominar o resto do território. Então, chamou a toda a pressa, os boys e as girls, fanecas, abróteas, pampos e carapaus e disse, a um MERO seu súbdito; É A TUA VEZ, agora ou nunca pois,se não ganhares vais para uma caldeirada.

No entanto, este MERO tinha dois defeitos, o primeiros, não saia da caverna e os cardumes não o viam em lado nenhum; o segundo defeito tinha como braço direito, um peixe balão sempre inchado ,chefe da distribuição de tarefas de alguns peixes debilitados,mas era um peixe balão vaidoso no seu cargo, gordurento, que nadava bamboleando-se á volta dos rochedos e areais olhando sempre para o lado para ver se era reconhecido,não caindo assim no goto dos pilins e das petingas.

Para o primeiro caso houve ordem do POLVO GIGANTE para os boys e as girls já existentes mandarem o MERO candidato ao otorrinoboga para para lhe serem coladas umas molas nas bochechas para ficar sempre a rir para todas as espécies, sem descriminarão; para o segundo problema houve ordem para o peixe balão ser mais comedido. Este MERO risonho à força dizia, a torto e a direito: Agora é que é, pois a outra família está toda dividida, andam às barbatanadas uns com os outros. O episódio só agora começou, mas há dias numa volta da maré apareceu a rondar as hostes,um robalo com lombo azulado e com algumas cicatrizes de lutas anteriores,conhecido pela sua combatividade e inteligência, lutador de mares tenebrosos jogado por vezes contra os rochedos,mas que tinha por lema, a perseverança e disse a um pequeno cardume que passava (já não há paciência para aturar isto) contem comigo que na próxima lua vou aparecer.

NA NOVA LUA LOGO VEREMOS.

Um sinete de águas profundas

Nota: Texto enviado por leitor devidamente identificado


19 comentários:

Anónimo disse...

hoje é o melhor dia deste blog.

texto sublime, caro anónimo mande mais, identifiquei todos os meros e petingas, falta as chaputas.

sublime

Anónimo disse...

braz, nem dão tempo para digerir os textos, assim é demais, muito, muito bom. amanhã muito boa gente vai começar a trabalhar tarde, pois tem muito que ler

Anónimo disse...

medalha de mérito municipal, para o melhor blogue do litoral alentejano.

sinceramente era merecido, pelo blogue, pelo trabalho do braz e pelos colaboradores que "desencanta".

gosto do twitter mas esta está fabuloso.

Anónimo disse...

Excelente texto aplicavel aos Concelhos de Sines e Santigo.
Só hà uma diferença: Em Sines a luta vai ser renhida e neste momento ninguém sabe quem vai comer a caldeirada; em Santiago o povo é sereno e o "emplastro" escolhe os peixes que o vão acompanhar.

Anónimo disse...

o centro de emprego de sines deu uma vitória ao ps em odemira, a braços com a PJ e momento; um flop em sines e um bluff em santiago.

os artificios dos boys só servem internamente, pela sua subserviência ao poder, no mundo real, tal como diz o texto não caem no goto dos outros peixes.

Anónimo disse...

Basta ver este post*, para verificar que a nível político fazem e controlam o que querem e como querem.

* http://aeiou.expresso.pt/musica-anti-socrates-dos-xutos-varrida-da-radio=f517786

Tirem as vossas conclusões...!

Anónimo disse...

delicioso, faleu pelo domingo todo.

grande risada em familia.

parabéns

Anónimo disse...

Bom, Bom,Muito Bom.
Venham mais

Anónimo disse...

Boas,

O Post está um MIMO.

Já agora aguardo a resposta das Bogas, que são peixe fino.

Espero pela próxima Lua.

Anónimo disse...

Vá lá,

já se viu que não é um sinete de águas profundas, é uma serena Baleia que está a observar o comportamento dos cardumes, não tenha medo venha respirar à superficie, e continue a mandar textos com esta riqueza.

Bem aja.

Anónimo disse...

Caro escritor. Simplesmente parabéns ....

... penso que; as pulgas do mar fariam pela sua excelência, e pela sua natural capacidade de animal parasitante um bom prato de entradas.
Defendo que as senhoras pulgas e o senhor budião, vendedor de sonhos aquáticos e mal amado em mares do mesmo continente deveriam ficar fora da panela, porque mesmo de braço dado com as chaputas querem fazer crer que nesta caldeirada do mesmo peixe... agora já são bons.
Venha mais um...

SINES disse...

O ROBALO com lombo AZULADO é peixe que pelo poder, não conhece qualquer MERO, é um peixe que "cospe no prato onde come". Este ROBALO AZULADO acabou por ser um peixe que virou a camaleão, dado que no exercício de funções à uns anitos trás, no executivo da Câmara Ardente do Reino dos SINETES, mudou de cor, pelo menos 2 vezes.
O Robalo camaleão (azulado) e o PEIXE ESTURJÃO, seu fiel seguidor, no caso d serem eleitos para a Câmara ARDENTE dos Sinetes, serão como sempre foram os aliados perfeitos do MERO moderno, que por coincidência ou não, também virou a MERO CAMLEÃO.
O REINO DO SINETES, está farto dos MEROS de aguas profundas, dos Meros e das FANECAS modernas e do ROBALO AZULADO e seu amigo e fiel PEIXE ESTURJÃO, os SINETES estão enjoados destas qualidades e espécies de PEIXE e é por isso que vai acabar o REINO dos MEROS e dos CALIMEROS.
NA NOVA LUA, os SINETES quando forem escolher o seu novo PEIXE para os próximos 4 anos, vão esquecer os MEROS, as FANECAS e o ROBALOS….
Vão dizer NÃO ao SIM, vão dizer NÃO ao PASSADO e vão dar a oportunidade ao PEIXE com PROJECTOS PARA O FUTURO do Reino dos Sinetes.

Anónimo disse...

Em resposta a SINES DISSE:

Mas afinal que é isto,já querem matar as fanecas,os robalos e os meros?Ah! já me esquecia é que os esturjôes não habitam na Atlântida pois embora vivam também no mar passam grande parte do tempo nos rios Volga e Danúbio,OK...Vamos lá com calma não queiram ser como o polvo,ainda não começou a conquista do Reino e já querem extinguir as espécies mais apreciadas do mar.Olhem sejam bons rapazes senão vou chamar o RUAZ-corvineiro.

Anónimo disse...

Já agora, em que pedra se enconde o novo espécime que habita o reino dos Sinetes, o Vgás, o peixe-regateiro?
Acho que nem é peixe de escama!
E gostava tanto de ser MERO ...

Anónimo disse...

L.M.
A terra dos sinetes está a sofrer um abalo! Que o mesmo sirva para limpar os areais onde há muito peixe ao sol!Que a higiene chegue àquelas abróteas, fanecas e muitos carapaus de corrida, e fique o ar mais limpo e oxigenado, para que se possa calmamente passear pelas lindas praias!Espero que o polvo não consiga dominar, porque de domínios, estão os sinetes fartos, e a democracia é para todos!
L.M.

€ disse...


Este texto está demais, muito bom, mas lendo-o com com calma, consigo ver aqui toda a caldeirada, que por ai se vai tentando arranjar, faltam omexilhãopor razões obvias, os perceves, e as chaputas. Será mesmo que faltam as chaputas?, ou estarão escondidas por detrás das petingas bogas e sardinhas, é que há por ai cada peixe... .
O peixe balão é um peixe diferente.
Mas seja quem for que se dedicou a arranjar esta caldeirada,só pode ser alguém que conhece bem o Reino dos Sinetes.
Tive tentado a rescrever o texto com nomes de "peixes" entre aspas,era um exerciçio giro. Fica para a próxima, pois qualidade e boa disposição precisa-se.
Um abraço do,

Anónimo disse...

Ultima sondagem , eu fui inquirido por telélé:

Manuel Coelho 49 (38%)

Idalino José 58 (45%)

Francisco do Ó 12 (9%)

João Tiburcio 1 (0%)

Guinote 5 (3%)

CDS??? 2 (1%)

SINES disse...

Resposta ao Sr. Anonimo das 9:50 AM, Junho 01, 2009

Existem 24 espécies de ESTURJÕES em todo o mundo, cinco destas espécies vivem no Mar Cáspio, entrando nos rios que desaguam neste mar (o Volga, Ural, Kura, Terek, Sefidrud) para desovar. A espécie está vastamente distribuída ao longo de toda a área do mar. As principais áreas de alimentação estão localizadas no Norte do Cáspio e na zona de plataforma na parte Central. Mas o facto do fiel seguidor do ROBALO AZULADO ter uma fisionomia muito semelhante à do ESTURJÃO, levou-me a importar essa peixe para a ATLANTIDA.
É portanto legitima a sua chamada de atenção, uma vez que os ESTURJÕES são mais do Reino Árabe do que do Reino dos Sinetes, mas quando um peixe como este lembra pequenos tubarões pré-históricos e são raras criaturas que sobreviveram praticamente imutáveis desde a época dos dinossauros, o facto de estarem ameaçados e em vias de extinçã, só me faz lembrar o velho ESTURJÃO do seguidor do ROBALO AZULADO, que em tempos passados e em fim de mandato foram aliados do MERO, governador MOR do Reino dos SINETES.

Anónimo disse...

Nessa sondagem que deve ser a do FUNDAMENTAL DEMOCRATA E ACESSÒRIO
está longe da verdade, pois quem quisesse votar muitas vezes no Idalino podia, e quem quisesse votar nos outros NÂO.
Pior o Blog, desse Sr democrata ainda não compreendeu que ninguém já acredita nele.

EU VOTO SIM E NÂO CONSEGUI PORQUE NO MEU PC TRABALHAM VÀRIAS PESSOAS.