sábado, 27 de junho de 2009

Onde Sócrates, Pinho & C.ª metem as mãos…

Depois das promessas dos 150 mil, no início do mandato do actual Governo, as viagens por todo o lado sucederam-se a ritmos nunca vistos.
Sines entra na rota das descobertas e as primeiras pedras lançadas, rapidamente se transformam em areias movediças.
A pompa e circunstância, os discursos optimistas, as intervenções de fatinho e gravata com capacete branco na cabeça, os beberetes pagos pelo erário público, as feiras do emprego, dão lugar ao descrédito, medo e angústia de muitos que nem sequer intervieram naquelas festas.
Desde a refinaria do Patrick Monteiro de Barros, à Central de Ciclo Combinado, passando pela Arténius, Porto de Sines, Refinarias de Biodiesel e Repsol, e até, a linha do TGV, tudo se foi esfumando não saindo do papel nuns casos e noutros resumindo-se a um atirar de uns camiões de areia para umas valas.
Dirão uns convenientemente, a crise é provocadora deste estado de coisas! Também é! Mas, a crise também é feita por estas formas de mal estar, é uma crise da “roubalheira”, da falta de rigor, do “propagandismo”, da especulação que, normalmente, quem se “lixa” é o mexilhão.
Cabe aqui perguntar se não teria sido melhor, em vez de propagandear os milhares de novos postos de trabalho, assegurar a manutenção e incremento dos existentes?
E porque não falar, ou pelo menos todos pararmos um pouco para pensar se não teria havido um certo conluio com a revisão do Código do Trabalho para serem criadas condições para todos estes “lay offs”, muitos deles, perfeitamente oportunistas?
Alguém de boa fé acredita nas boas intenções da Autoeuropa, da Quimonda, da Pionear, da Delfi, da Tyco e de muitas outras? E que dizer da Repsol, Carbogal, Euroresinas para falarmos apenas de algumas do nosso burgo que por motivos diferentes vão arrasando e ameaçando a sobrevivência de muitas famílias?
Tudo “boa gente” onde as mãos de Pinho, Sócrates e Cª não estarão limpas de responsabilidades.
Será que as viagens a Sines só serão retomadas para as Campanhas eleitorais?

24 comentários:

Anónimo disse...

Oh Braz então agora temos de aturar esta parvalhão?
O Blog assim não vai longe.
Por favor metes mãos nisto.
Este gajo vive a onde? Em que TV vê e ouve as noticias?
Então o governo é que tem culpa dos projectos não se terem realizado?
Não há paciência, este é mais um que acredita no Pai Natal.

Anónimo disse...

Estes senhores só sabem fazer promessas, mas nunca as cumprem. Quem é que acredita neles? Eu pessoalmente, nunca ouvi tanta mentira e tanta propaganda. Como é possível continuarem? Será que os socialistas não sentem vergonha? Porque não tentam tirálos de lá? Por vossa culpa vamos ter a verdadeira direita a governar o país.

Anónimo disse...

Estes senhores só sabem fazer promessas, mas nunca as cumprem. Quem é que acredita neles? Eu pessoalmente, nunca ouvi tanta mentira e tanta propaganda. Como é possível continuarem? Será que os socialistas não sentem vergonha? Porque não tentam tirálos de lá? Por vossa culpa vamos ter a verdadeira direita a governar o país.

Anónimo disse...

Parabens ao Anónimo EFERNANDES,a sua análise á actuação do Governo é absolutamente correcta,sou um dos desiludidos deste Governo,foi só show.off.A sua palavra de ordem foi só mentiras,já não me engana outra vez.
cumprimentos

Um amigo do blog disse...

Por acaso que belo colaborador que o blog arranjou, depois de estarmos a habituados a qualidade de um Braz,Bruno Leal, Twitter, aparece esta encomenda oh braz manda-o dar uma volta antes que ele acabe com o blog , que deu muito trabalhinho ( a vocês)para divulgar e manter com um minimo de qualidade, agora vem este sabichão letrado estragar o que demorou tanto a construir, é que para destruir é num instante.

Marius Herminius disse...

Ó EFernandes

Tu tem cuidado com estes gajos anónimos!
É que eles não se limitam a não entender o que escreveste.
Fazem queixinhas a António Braz e tentam insultar-te, ainda que o façam numa Língua que apenas se parece com a Portuguesa.
Portanto, segue estes meus conselhos:
Não vás contra a estupidez dominante.
Tenta manter a cabeça baixa, porque esta gentinha faz fogo rasante contra quem não pensa como eles.
Não escrevas palavras difíceis nem textos muito longos porque esta malta pouco mais sabe do que o a, e, i, o, u.
Se quiseres escrever algo, vira-te para o desporto ou comenta as novelas da TV. É que esta malta apenas lê os jornais desportivos (a parte que respeita apenas aos seus clubes, ora bem!) e na TV fogem das notícias porque estas lhes provocam dor de cabeça.
Daí o detestarem que alguém os obrigue a pensar um pouquinho que seja.
Eles são tão “espertos” que nem reparam que as críticas que te fazem vão direitinhas a António Braz, ao pensarem que podes por em causa este Blog.

Já quanto a mim, caros anónimos – e se este meu comentário for publicado – bem me podem acusar do que vos apetecer. Não sou colaborador do Blog e por isso permito-me escrever tudo aquilo que penso e que irá sempre – podem ter a certeza! – contra as mentes minúsculas que por aqui costumam passar.

P.S.: EFernandes, vai em frente. Poderei não estar sempre de acordo com o que escreves, mas o insulto nunca será o meu argumento.

ANCIÃO disse...

sr. efernandes, a sua visão sectária da sociedade embota-lhe o raciocínio não lhe permitindo perceber o mundo em que vive. Para si, tudo tem de ser "preto ou branco". Não existe o cinzento! Não há meio termo. A culpa é sempre e só dos mesmos - Sócrates e o PS -. E também o Pinho e Cª. Não houve crise económica e financeira nenhuma. É tudo invenção destes malandros. Mas deixe lá, pode ser que o PSD ganhe as próximas eleições legislativas e o sr. irá ter uma PM (Drª Manuela Ferreira Leite) que,
resolverá todos os problemas. Mesmo que não resolva não faz mal, não é? Desde que não seja o PS a governar tudo bem ! Não é verdade sr efernandes? Pois é ! Eu sei. Assim como sei que têm no PR um aliado de peso para tornar relidade este vosso desiderato.
Olhe; vou tentar explicar-lhe um pouco da história deste ódio ao PS:- nas quase sete dezenas de anos que tenho de vida,tenho muitos de luta estudantil e sindical, quando isso era difícil e perigoso. Primeiro contra o regime deposto, depois contra aqueles que pretendiam, de forma antidemocrática e por vezes com violência, impor a chamada unicidade sindical. Sabe o que isso era ? Alguma vez ouviu falar no «MOVIMENTO DA CARTA ABERTA» ? Pois é sr. efernandes eu era daqueles que os defensores da unicidade apelidavam de «Amarelos» e que com o seu radicalismo doentio marginalizavam e perseguiam como inimigos. Sabe porquê ? Porque queriamos ter ideias próprias. Porque defendíamos o direito às tendências diferentes dentro dos sindicatos. Mas, principalmente porque éramos militantes ou apoiantes do PS. Aqui começou o ódio. Portanto como vê, nós, já sabemos que para o PC e seus militantes a culpa de tudo o que há de mal para o povo é sempre do PS. A direita tem desculpa, enfim é a direita!... sem ela que seria da esquerda ?
Tenha a certeza que, mesmo sem o conhecer, o respeito e que apenas discuto ideias e defendo intransigentemente o direito ao contraditório. Porque não sou sectário, não me acho dono de toda a razão e sei reconhecer quando a não tenho. A culpa não é sempre dos mesmos, nem sempre só de alguns.
Muitas vezes é de nós todos.
Termino com uma citação de Trotsky, que me parece muito a propósito, e, desejando-lhe um bom fim de semana.
- «Os sectários, do mesmo modo que os magos, ao serem constantemente desmentidos pela realidade, vivem em estado de contínua irritação, lamentam-se incessantemente do ‘regime’ e dos ‘métodos’ e dedicam-se a mesquinhas intrigas. Dentro de seu próprio círculo, estes senhores exercem um regime despótico (...). Para o marxista, a discussão é uma arma importante, mas funcional da luta de classes. Para o sectário, a discussão é um fim em si mesmo. (...) É como um homem que sacia a sua sede com água salgada: quanto mais bebe, mais aumenta sua sede. Por isso,a sua irritação constante. (...) Em lugar de se dedicar a analisar a realidade, o sectário dedica-se a intrigas, rumores e histeria»

Bruno Leal disse...

Eu pergunto, se a crise internacional não se tivesse abatido sobre nós em meados de Agosto, o que se diria hoje? Quanto subiria a nossa economia? Quantos empregos teriam sido criados? Em que ponto estariam hoje os projectos Artenius e a ampliação da Repsol?
Eu acho muito bonito que se pense nos trabalhadores, que depois se acusa de terem arranjado um tacho, mas nesta nossa sociedade, que caminha ao sabor do que a economia dita, os números é que mandam e se eles dizem para parar, pára-se mesmo. Culpa do governo? Talvez. A quem mais podemos pedir responsabilidades quando mais de metade de nós nem se digna a votar para a eleição dos nossos representantes em Bruxelas?
Andamos a dormir e, a dormir come-se menos, menos mal...

carlitos disse...

Em Setembro levam a resposta que merecem.

Parece-me que este blog é aberto a todas as correntes...por isso aguentem-se.

Egidio, dá-lhe com fé que eles habituam-se.

Anónimo disse...

Caro forasteiro Fernandes, se as empresas privadas adiam os investimentos a culpa é do governo ?

sindicalista disse...

Um amigo do blog disse...
Por acaso que belo colaborador que o blog arranjou, depois de estarmos a habituados a qualidade de um Braz,Bruno Leal, Twitter, aparece esta encomenda oh braz manda-o dar uma volta antes que ele acabe com o blog , que deu muito trabalhinho ( a vocês)para divulgar e manter com um minimo de qualidade, agora vem este sabichão letrado estragar o que demorou tanto a construir, é que para destruir é num instante.

VAI DEITÁ-LA O TEU MAL É SONO

FORÇA EGIDIO, ESTE DEVE SER ALGUM TACHISTA

efernandes disse...

Caro Hermínius,
Quando fui convidado a participar neste espaço, sabia o que ia encontrar e o tipo de comentários que, a coberto do anonimato, alguns se preparavam para dsferir.
Confesso que alguns comentários, sabendo de onde veem me causam alguma pena, sim, pena é a palavra correcta, pela indignidade e basismo com que são feitos.
Creio até, que com o aquecimento das lutas politico-partidárias que se avizinham, e com o calor do verão, alguns "ANÓNIMOS", enlouqueçam mesmo. É que isto não é nada de novo. Outros no passado, peranto os protestos escritos e verbais metiam os opositores nas cadeias. Estes, seguem-lhes o rasto.
O que me preocupa mesmo no que escrevo é que esses comentários não dignificam o ser humano e.com o objectivo de atacarem as pessoas que opinam, atacam de facto os direitos dos trabalhadores, prejudicando-os de facto. Não vou é perder tempo com anónimos porque, a inteligência tem limites, a estupidez, Não.
Ao Sr, Ancião, com todo o respeito que me merece, até pela linda idade que tem, só lhe quero voltar a dizer que estou disponível para conversar consigo mas, sempre lhe vou adiantanto que, quem diz o que quer, pode ouvir, ou ler, o que não gosta. Por muitas citações e outras frases feitas que faça, já tem tempo de vida suficiente para perceber que quem não é partidario do seu amigo Sócrates, não é partidário, obrigatoruiamente do seu antagónico ou mesmo igual no género.
Peço-lhe por favor de retirar dessa sua visão, essa sim sectária da sociedade, o sectarismo que me atribuiu.
Para terminar recordo-lhe que não fui eu, provavelmente você também não que disse, que a crise já tinha sido ultrapassada quando nem sequer estava no seu auge.
Gostaria de ver Sócrates, Pinho e Companhia AGORA, a darem o tal sinal de esperança junto ás primeiras pedras.
Com todo o respeito, Sr Ancião, dosponha!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 2:58 PM, Junho 27, 2009 " Marius Herminius " disse:
Tu tem cuidado com estes gajos anónimos!


Afinal quando é que você deixa de ser tantanzinho?
Marius Herminius é nome de quem?
Você é por acaso imigrante?
Polaco, Ucraniano , Romeno, Russo , etc,etc
Por acaso alguém o conhece ?
Eu já perguntei ao A. Braz se o conhecia e a resposta foi negativa, assim como a outros user's identificados no blog e ninguém o conhece, ou você só por ter um nick registado( a azul)pensa que não é anónimo.
Tenha trambelho e não venha com estas conversas de ....tem cuidado com estes gajos anónimos!
Começo a ficar farto da vossa conversa , o muro já caiu há una anos

Marius Herminius disse...

Caro Anónimo das 2:02

Esclareça-me, se faz o favor:
Você está preocupado com o que eu escrevo?
Ou será que me detesta porque eu detesto os anónimos?
Ou, ainda, será que me detesta porque você me considera também um anónimo?

Na minha modesta opinião, você não gosta do que eu escrevo - e a sua frase “o muro já caiu há una anos” é bastante elucidativa! - mas está no seu direito. Qual é o seu problema em assumi-lo, em vez de se esconder atrás de outros e pífios argumentos? Não lhe basta o anonimato?

Sabe qual é a diferença entre o meu nick (registado e a azul, tal como você reparou) e os anónimos como você?
É que eu sou identificável por esse mesmo nick e quem me ler, como foi o seu caso, poderá confirmar que sou coerente nas minhas apreciações, ao passo que os anónimos como você são todos iguais e só se distinguem – por vezes – no chorrilho de disparates e de insultos com que brindam quem tem o atrevimento de não seguir a vossa cartilha.
Eu só critico os anónimos quando estes, ao invés de trocarem argumentos no sentido de clarificar ideias e/ou opções, se limitam a insultar, sem apresentar qualquer alternativa válida.

Se você soubesse ler já teria concluído que sou Português e de gema, mas como a sua única preocupação foi tentar insultar-me eu compreendo e deixo passar.
Diz que ninguém me conhece, e depois? Até hoje nunca ninguém aqui me pediu identificação nem acho que isso seja necessário.
Mas também nada do que aqui tenho escrito me envergonha, ao ponto de me esconder, como é o seu caso.
Mas se você ou alguém fizerem questão, terei o maior gosto em identificar-me. Poderá você dizer o mesmo?

Quanto ao estar “(…) farto da vossa conversa”, tem bom remédio: Não leia o que escrevo, até porque já sabe que não vai gostar.
O Muro caiu, é um facto que registo com alegria. E as palas que você e outros anónimos usam nos olhos? Demoram muito a cair?

Disponha sempre!

um gaijo anónimo disse...

Ao Anónimo das 2:02 PM, Junho 28, 2009.
Você não se enxerga?
Pelos vistos o muro caiu há alguns anos mas, as palas nas suas orelhas não!
Se está farto de algumas conversas porque insiste? Não enjoa com a navegação?

BARÃO DE PINDARÉ disse...

Ao Douto Senhor,
MARIUS HERMINIUS



Poema do Barão de Pindaré Júnior*



A esta tribuna subiram

magistrados e prelados

que não tinham o que dizer;



neste jornal escreveram

insignes pensadores e escritores

que não sabiam a que vieram;



neste microfone vociferaram

ínclitos líderes e até mártires

sem nenhum sentido da razão;



os melhores discursos foram censurados,

perseguidos, os autores execrados

mas, relidos, não diziam nada.

Marius Herminius disse...

Ao Exmo. Sr. Barão de Pindaré
Agradeço a Vossa Graça o deferente tratamento de Douto Senhor.
Com certeza que só alguém de Alta Estirpe - como Vossa Senhoria é! - teria o excelente bom gosto e a elevada gentileza de se referir a mim, o mais humilde dos seus criados, de forma tão generosa e, quiçá, imerecida.

Permita também que lhe agradeça, de olhos prostrados no chão em sinal do respeito que a Vossa Excelsa Pessoa me incute, esse maravilhoso poema, fruto de uma imaginação rara e prodigiosa, sem dúvida alguma e que só os Iluminados possuem.
Registarei este dia como o mais importante da minha vida. Sim, porque não é todos os dias que merecemos a atenção de tão Ilustre Vulto, qual Sol que ilumina a Terra!

Peço que me deixe retirar da sua presença, já que a Luz que irradia da sua alta e espaçosa fronte me incomoda, tal é o seu brilho.
Fazendo uma profunda e reverenciada vénia me afasto…

carlitos disse...

"a crise acabou" e que se vive "um ponto de viragem" na economia, porque "já não se fala em recessão e em investimento zero".

"há sinais da confiança das empresas e de bom ambiente de negócios que atraem o investimento"

Manuel Pinho
13.10.2006

BARÃO DE PINDARÉ disse...

Douto Herminius,
Já que haveis gostado, tomai lá mais este. Saiba o douto Herminius que a vossa prosa me inspira
Lá vai. Lêde e meditai.
Cumprimentos.

A RAZÃO DA SEM-RAZÃO
****************

Não sei se foi Platão

que suspeitou da razão

e pregou a misantropia.

Se não, quem teria sido?



Certamente foi Sócrates

quem levantou a questão:

de que o raciocínio falha

e às vezes atrapalha.



Confiar nos políticos

e em suas pregações;

acreditar nos profetas

e em seus argumentos...



Decidir com base na lógica

para atingir a felicidade:

pelo luxo do entendimento

de uma verdade da vontade...



O misantropo odeia a razão

e escolhe guiado pelos instintos,

pela intuição, mas ele sabe

que só o ignorante é feliz.

Respeitosamene
BARÃO DE PINDARÉ (O INFELIZ)

efernandes disse...

Temos Poeta!

Marius Herminius disse...

Ao Exmo. Sr. Barão de Pindaré

Ter passado de um vulgar (para ser simpático...) anónimo das 12:02 a Barão de Pindaré - que não de Pingarelho, note-se - é, convenhamos dizê-lo, sinal dos tempos que correm. Decerto que terá aproveitado as Novas Oportunidades, o que só lhe fica bem dado ter conseguido subir um (!) degrau na sua auto estima. O seu mentor nem as aulas frequentou e ainda assim conseguiu o título de “Engenheiro”. Com aspas, por uma questão de respeito para com os verdadeiros Engenheiros.

Dada a minha fraca veia poética, deixo aqui a minha modesta contribuição, usando uma rima que não me pertence mas que vem a propósito, já que está em causa um barão, que até rima com cão (e se rima é porque é verdade…)

“Foge cão
Que te fazem barão.
Para onde
Se me fazem visconde? “

Pois é.
Foge, cão…
A não ser que prefiras ser Visconde.

BARÃO DE PINDARÉ disse...

Então meu caro Herminius. Estalou-lhe o verniz? Mas que mal lhe fica ! Um homem tão educado e culto! Francamente sr. Herminius !
O sr. que é sempre tão simpático e delicado nos seus comentários. Aliás, comenta tudo. Olhe: façamos de conta que nunca apelidou ninguém de gajo, que nunca chamou analfabeto a quem o contradiz, nunca disse "...esta malta pouco mais sabe que o a, e, i, o, u. Façamos, ainda, de conta que não acha que,e, passo a citar :«... esta malta apenas lê jornais desportivos...» etc. etc.. Não estará a mais neste blogue ?
Olhe, acho que já perdi demasiado tempo consigo. Só para terminar: quando alguém comentar, de forma menos cordata algum comentário seu, em vez de insultar, responda assim:
« SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO ?
SOU EU NO MEU EGO EM OSTENTAÇÃO,
EM AUTOFILIA.
PATOLÒGICAMENTE OU NÃO, SOU
AUTOCONTEMPLAÇÃO »

Marius Herminius disse...

Ó barão

Deixe de armar ao pingarelho e, em especial, não se arme em virgem ofendida.
Se se sentiu atingido é porque terá telhados de vidro e depois, alguém aqui lhe pediu conselhos? Se estes fossem bons não se davam, mas antes se venderiam, não concorda?
Mantenho tudo o que escrevi, desde que os pressupostos que lhe deram origem se mantenham também.

Diz que já perdeu tempo demais comigo? Olha que novidade! Até parece que fui eu que me meti consigo, e logo um barão, imagine!

Também pergunta se não estarei a mais neste blog…
Eu, cada vez que entro aqui, reparo sempre se há algum aviso sobre o Direito de Admissão mas, e tendo em conta que a si não lhe proíbem o acesso, porque o fariam a mim? Saberá responder-me?
Ou esta é uma forma de pressionar o Administrador do Blog? Mas que feio, se for o caso…
Mais lhe digo que, sem falsas modéstias, e perante o que tenho aqui lido, tomara que houvesse mais como eu. Pelo menos não haveria tantos anónimos…

Posto isso, e deixando de parte as suas frases que não são suas, sinto que já sabe com o que conta cá deste lado, mas asseguro-lhe que sou capaz de mudar de linha, caso o ramal seja atractivo.

Disponha sempre!

P.S.: Se me permitir, vou considerar o facto de ter deixado de ser um mero anónimo para aparecer como barão, uma vitória (ainda que de Pirro) minha…(piscadela)

Anónimo disse...

Chega-lhe Márius.
Grande totó essa baronesa ofendida!
Há cada uma que só visto