sábado, 27 de junho de 2009

Lay-Off na Repsol - Estrutura emite comunicado

RECEBIDO POR EMAIL (DO SINQUIFA)





29 comentários:

Anónimo disse...

Os trabalhadores da Repsol não vão deixar fazer o que vocês fizeram na ETAR,façam-nos um favor desapareçam

Anónimo disse...

É dramático o que se está a passar em todo o país e agora também em Sines. Quem retirou toda a protecção aos trabalhadores deste país? Quem inventou os Lay-Offs e essas tretas todas? Quem está a levar o nosso país à miséria como no tempo do Salazar? Será que temos um Salazar que reencarnou no outro? Abram os olhos portugueses! Vamos escolher pessoas honestas e amigas dos portugueses para governar o nosso país. Ficámos fartos de pobreza, no passado e hoje estamos fartos de pessoas que só pensam no seu tacho. Mas isto vai mudar porque os portugueses estão a abrir os olhos e não vão escolher Leites nem Sócrates.

Anónimo disse...

Antes de se falar da ETAR deve se saber o que lá se passou.
Saber quem quiz que assim fosse antes de se criticar quem sempre esteve do lado dos trabalhadores na sua defesa.
E sei do que falo pois estive lá sempre, com os trabalhadores e com o sindicato.
Não mechas esse rabinho, e defendas o que é teu que as empresas vam te dar muito, fica descansado.
Alguns vendem os direitos dos trabalhadores, e depois ainda são contemplados com 1,5 vezes o seu salario de indeminização, e ainda a pré reforma.
Isso é que tem de ser dito.
Para isso já existe dinheiro, trocas de viaturas, cartões de crédito com plafonds churudos, telemoveis, e outras coisas.

efernandes disse...

Anónimo 11:23 PM, Junho 27, 2009.
Nem pense que vou discutir algo consigo, e muito menos nos termos em que o quer discutir, aliás, parece só conhecer essa forma de desconversar.
Você é dos tais que fazem "fogo rasante" e esconden-se cobardemente nas trincheiras.
Além disso, com o ódio e frustração que demonstra ter, nunca iria entender nem com desenhos a cores. Escolha outro

Anónimo disse...

ao anónimo das 11:36 AM, Junho 28, 2009
Há muito tempo que escolhi outros, vocês é que podem esperar sentados que não vos escolho, já tenho bastantes exemplos de lutas onde se metem, é sempre para enterrar.Voces não vivem neste mundo, passem bem. Vocês acreditam no Pai Natal eu felizmente há muito que estou esclarecido.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 1:36 PM É engraçada a forma como algumas pessoas defendem os que consideram mais poderosos. Ou também o são, ou ambicionam sê-lo para poderem pisar os outros. É claro que ninguém acredita no Pai Natal, mas sim num mundo mais justo onde todos se respeitem mutuamente. O Sr. é de certeza dono de uma grande empresa, só pode, não consegue imaginar-se do outo lado. Será que não entende o desepero em que vivem as pessoas que trabalham e que têm filhos para criar? Sabe que em muitas escolas deste país as crianças vão para lá com fome? Não têm material escolar para trabalhar nem livros? E sabe que quem lhes mata algumas vezes a fome, lhes compra material e escreve para as editoras a solicitar livros de borla, são os malandros dos professors? Aqueles asquerosos professores que não querem saber dos alunos para nada e que só pensam em si próprios.É difícil entender como há pessoas que só tentam proteger os mais fortes. Portugal é um país de papalvos governado por gente como o sr.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luis Maldonado disse...

Como pensa o Sinquifa resolver o problema do Lay-Off? Dizem que são contra... Parabéns, não seremos todos? E agora, fazemos birra e dizemos que não queremos ir?

efernandes disse...

Meu Caro Luis,
As lutas Sérias não se fazem com "birras". Ou temos uma postura séria e firme, ou não vamos lá...
Com a argumentação inequívoca produzida e com a unidade em torno das Estruturas Representativas dos Trabalhadores, será mais facil ultrapassar os problemas. Parece-me que é esse o caminho mais fácil. De costas voltadas uns para os outros ou cada um olhar apenas para o seu umbigo é muito complicado. Veja-se o exemplo da ilegalidade comprovada da denuncia do vosso acordo de empresa.

Luis Maldonado disse...

Foi proposto pela empresa o pagamento de 80% do vencimento base mais o subsídio de turno, e o pagamento integral dos restantes subsídios (habitação, infantário, etc.).
Hoje será decidido em assembleia de trabalhadores se é aceite a proposta ou não

efernandes disse...

O Que não deveria ser aceite é o tal Lay-off.
Este é que é o assunto em discussão. O parecer favorável ao Lay-off ou não.
Se não houver lay-off, os salários são de 100%, ou não?
Se a empresa tem dado lucros em crescendo, há que guardar da "risa para a Chora"

Luis Maldonado disse...

só não entendo como é que o Sr. Egídio quer impedir o Lay-Off, só isso. Consegue-me explicar?

efernandes disse...

Meu caro Luis, Vá ao Plenário e talvez perceba!Pode ser que lá falem nisso...

Anónimo disse...

O Lay-off impede-se fazendo provar que a empresa não está em dificuldades económicas.
Esta é uma altura em que as vendas estão sempre em baixa essa é que é a verdade!!
Não se pode fazer os trabalhadores pagarem os lucros que a empresa queria ter e não consegue isso não é ter prejuízo.
Como vai uma empresa para lay-off quando acaba de anunciar a comunicação social que tem a intenção e é uma prioridade para a mesma o projecto de expansão para Sines, se tem dinheiro para investir também tem para pagar salários ou não?
O que será feito dos dinheiros do erário publico com que a Repsol se “abotoou” nos últimos tempos? Dinheiro esse que é de todos os portugueses, ou não?
Que significa essa quantia que a empresa vai poupar? Dá para tornar uma empresa viável em mais viável ainda?
Certamente será uma gota no Oceano!
O importante é fazer ver que não tem a empresa condições para aplicar o ley-off aos trabalhadores.
Ela até pagou um prémio de 1000 € recentemente a todos os trabalhadores ou não é verdade?
Como pode agora vir com essas coisas, em ano de ley-off não pode haver lugar a premios meus amigos.

Anónimo disse...

Dos que foram "dispensados" das empresas prestadoras de serviços nao reza a historia,nao houve sindicatos nem comissoes de trabalhadores e agora que a "crise" tambem toca aos efectivos e acomodados trabalhadores da Repsol e outras grandes empresas do nosso Concelho anda tudo num alvoroço.Como alguem comentou aqui no blog a partir de agora a Repsol nunca mais será a mesma.

Anónimo disse...

Do ponto de vista legal, não me parece que haja muito a fazer. A lei permite que a empresa, apesar de apresentar lucros nos anos anteriores, entre em lay-off. Uma redução significativa das vendas (vejam qual a percentagem prevista na lei) é suficiente para justificar a aplicação do lay-off. Quanto à questão dos prémios, não pode haver atribuição de prémios/bónus durante o período de vigencia do lay-off...se foram atribuidos antes não me parece que seja obstáculo. Convém os trabalhadores lerem a Lei e informarem-se, se possivel com advogados. A atitude "todos juntos venceremos" não vos leva a lado nenhum. Há que apresentar propostas e alternativas à empresa. As empresas deviam ter mais responsabilidade social, mas infelizmente só o lucro interessa e a lei permite que tudo isto aconteça. Era bom também que os sindicatos adoptassem uma posição mais actual e mais construtiva. Já passaram 25 anos sobre o 25 de Abril, as formas de luta tem de mudar.

efernandes disse...

É realmente preciso ter em conta a Lei...EXACTAMENTE, a Lei feita e aprovada por?????

"Era bom também que os sindicatos adoptassem uma posição mais actual e mais construtiva"

Há aqui um problema GRAVÍSSIMO de saber, o que é uma atitude construtiva

Não creio que queira dizer que essa atitude seja a de, ceder, ceder, aceitar, perder, calar, capitular, colaborar, não reivindicar, etc.

Não creio mesmo até porque, nos países onde se ganha mais e se tem mais direitos, há muito maior produtividade.
Há aqui um problema grave de gestão. São factos indesmentíveis.

Anónimo disse...

Os trabalhadores da Repsol aceitaram o que a C.T.negociou com a Administração,215 votos a favor 22 contra 4 brancos .

Anónimo disse...

Ao anonimo das 1:02 Sendo que se quer fazer publicação de votações, vamos a ser correctos.
214 - Sim
22 - não
6 - brancos
208 - abstenções

E tambem dizer quais as duas hipoteses que foram apresentadas pela CT de uma forma crua, ou aceitam 80% do salário, ou 3 Salários mínimos 1350,00 €.
Nunca pos a CT em causa a legitimidade de se fazer ou não um lay-off nestas condições (vamos ver que vão lucrar estes)
Toda a gente que lá se encontrava apenas se preocupou com o seu humbigo, e esteve-se borrifando para os outros trabalhadores que neste momento não sabem o que lhes vai acontecer.
Trabalhadores esses que sempre têm estado presentes quando a empresa dá lucro, e quando os senhores recebem o prémio de produção eles chucham no dedo, mas são tão importantes como os trabalhadores da Repsol.
Como se diz na minha terra "pimenta no cu dos outros para mim é refresco".
Estes coitadinhos dos trabalhadores da repsol continuam a dormir, quando um director da empresa diz "nos não somos os culpados dos resultados que temos, a culpa é da Repsol mãe", que mãe madrasta só serve para transportar os lucros para outro lado.
E das perguntas feitas à CT não responderam a nenhuma são esses senhores que sem conhecimento negoceiam o futuro dos trabalhadores!
Afinal quando se goza férias esta-se em lay-off, que se recebe então?
Recebe-se a totalidade do salario como se estivesse a trabalhar.
Vejam o que diz o AE sobre a redução de salário aos trabalhadores publicado no BTE 14 de 2009, clausula 11 "garantias dos trabalhadores" alinea d), bem como a clausula 67, nº 5 do mesmo AE (direito a ferias), para alem do que diz a lei geral.
Para que se têm um AE na Repsol para seguir a lei geral?
Ora façam um favor a voces mesmos não façam da Repsol uma Autoeuropa.
Unam-se e sejam bos para voces mesmos.
Uns vendem o AE e depois são contemplados com 1,5 vezes o seu salario, e depois vão para a pré reforma com 80% do salário (é a paga dos bons serviços prestados).

Luis Maldonado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Maldonado disse...

"E das perguntas feitas à CT não responderam a nenhuma são esses senhores que sem conhecimento negoceiam o futuro dos trabalhadores!"
Desculpe, o Sr. que escreveu isto esteve lá? Quem dera a muitos terem uma C.T. como a Repsol tem, esforçaram-se e merecem todo o nosso reconhecimento.
Mas a votação também serviu para uma coisa: os sindicatos da CGTP, na voz principal de D. Silvério, estão cada vez mais sozinhos. Querem travar uma luta que, no meu ver, nem a compreendem. O importante são os interesses do partido, a "cassete" gasta, o "manual" que não muda as páginas.
O Lay-Off é efectivamente mau, mas dentro do cenário negativo, o que a C.T. conseguiu foi sem sombra de dúvidas um excelente acordo.
P.S. Não faço parte da C.T.

Anónimo disse...

Essa votação parece a eleição para o parlamento europeu.Sr.Maldonado parece que não analisou bem os numeros da votação ou então sou eu que não entendo.Então é assim:214 votaram Sim,22 votaram Não,6 passaram um cheque em branco e 208 que já perderam a esperança de um futuro melhor na Repsol ou estão á espera da pré-reforma.Comissão de Trabalhadores e Sindicato parece que ficou muito por fazer em relação a elucidar os trabalhadores do que estava ou está em causa.

Anónimo disse...

- Foram os trabalhadores que contribuiram para este estado de situação?
- A Repsol tem investido na reconversão do seu processo produtivo?
- Uma empresa que é um gigante internacional, que nos ultimos anos têm explorado com sucesso esta unidade fabril, assim o dizem os numeros apresentados, numa altura menos boa da conjuntura mundial a unica solução que encontra para a combater é o recurso ao lay-off? (coitadas das nossas pequenas empresas)
- Em que situações a lei permite a aplicação do lay-off?
- Numa fabrica com esta dimensão, em que a sub-contratação é grande, os trabalhadores das empresas contratadas não deveriam ter os mesmos direitos?
- Os trabalhadores da Repsol não estão a ser vitimas de uma má gestão?
- Os trabalhadores da Repsol não correm o risco de acabando o periodo de lay-off serem confrontados com o encerramento da ou das fabricas?
- Aos trabalhadores da Repsol é-lhes indiferente a situação daqueles que todos os dias com eles laboram sem que pertençam ao quadro da empresa?
- No actual cenário, não estamos a ssistir, a cedência a cedência até à cedência final?

Um aparte muito especial ao sr. Luis Maldonado. A história, não irá ter um lugar reservado para aqueles que agem e pensam como o senhor. Mas pode ter a certeza que aqueles que ontem, hoje e no futuro, são o rosto da maior central sindical do país terão um lugar reservado na história do mesmo. Infelizmente para a classe trabalhadora, as empresas aproveitam-se das mentes retrogradas e fracas de alguns, como penso ser o caso, e fazem deles bandeiras. Na maioria das vezes esses são os primeiros a serem chutados, espero sinceramente que esse não vá ser o seu caso. Mas não me admirava nada que ocorre-se. Possivelmente nessa altura, a unica solidariedade e apoio que iria ter era daqueles que hoje fala com desdem. Somos sempre iguais

Luis Maldonado disse...

Caro Anónimo, eu acho que deviam ter votado 100% das pessoas, sem dúvida, mas o resultado seria idêntico.
Os 208 que não votaram, ou estavam de férias, ou a diferença salarial para eles não é significativa.
Continuo a achar que a C.T. fez um óptimo trabalho

Anónimo disse...

O Xôr Luis faz parte de alguma coisa?
Atira uns bitaites para o ar e siga.
Temos que estar de um lado na vida mas, que seja o nosso. Pense

Anónimo disse...

Foi 1 chapada de luva branca para o Sindicato esta votaçao! Mais uma vez digo e redigo se algumas pessoas metessem os pés fora deste triangulo das bermudas e vissem qt ganha 1 pessoa fora daqui...bem até lhes caía tudo! Aquela condiçao precária que fala o sindicato é provavelmente um luxo para qq pessoa fora deste mini burgo! Cresçam e aprendam a viver num nível de vida normal. Eu sei que o hábito é difícil de sair mas ao menos nestas alturas podiam ceder 1 pouco!

PS: Apesar de td e de achar que o lay-off é mau, dentro do possível a CT conseguiu algo mt bom! E se fossem anteriores CT's nem sei se conseguiam metade! Outra coisa e a única q estou realmente revoltado é o facto de pessoas da casa mae n entrarem tb em lay-off...com fabricas paradas algumas pessoas que planeam na Repsol mae em Madrid tb podiam ir p casa uns tempos já que n ha nada para planear...Mas isso já sabemos que nao se consegue...

Luis Maldonado disse...

Por não ser da sua opinião, Xôr Anónimo das 7:17, significa que não posso estar de um lado da vida que não seja o seu. Olha que bela democracia a sua, por acaso.
Sim, faço parte dos trabalhadores da Repsol. Não é suficiente para si?

Anónimo disse...

Excelente a negociação da CT com a administração.
Vocês os defensores ,andam enganados a ETAR é no outro lado da estrada.Os trabalhadores da Repsol estão muito bem representados

Anónimo disse...

Passei por aqui pois disseram-me que existiam uns comentários interessantes.

Pois é alguns são interessantes e outros nem por isso.

Mas fazer um pouco de história nos direitos dos trabalhadores da Repsol.

Foi a cerca de 30 anos que com os sindicatos da CGTP, 1º com os STIQS e posteriormente com o SINQUIFA, que se foram negociando os sucessivos acordos 1º com um acordo autónomo, e depois com um AE (acordo de empresa), que alguns recentemente quiseram acabar com ele mas não conseguiram.

Lembrar pois a algumas pessoas e principalmente o Sr. Luís Maldonado que foi em 2005, e graças aos sindicatos da CGTP, que uma grande fatia de trabalhadores, viu o seu salário aumentado em 50,00 € (cinquenta), a garantia de manter a comparticipação habitacional (agora perdida pelos novos trabalhadores), começou a receber um complemento no subsídio de turno, e ainda levou um escalão salarial (para os mais jovens), como o Sr., nessa altura como foi favorecido não se lembrou de criticar os dirigentes que mostraram a muitos que a empresa tinha capacidades para dar, e estavam certos.

Os trabalhadores da Repsol têm os direitos que têm pela sua firmeza e determinação de muitos anos, o qual eu valorizo bastante, os Srs. não pensem que foi tudo dado de mão beijada, foi precisa muita luta e resistência.

Os empreiteiros podem querer que, os que estão a ser representados pelo SINQUIFA porque nele estão organizados tem estado a ser acompanhado o seu processo (tendo tido nós reuniões com algumas empresas onde temos proposto a requalificação profissional, que lhes dá mais conhecimento, pois foram formação e receberam 85% do seu salário tributável), não ficam é em casa de papo para o ar.

Foi também com o apoio deste sindicato que muitos criticam o SINQUIFA que conseguiram algumas melhorias significativas nas suas condições de trabalho, e pergunte-se a quem sabe alguns dos moderadores deste blogue sabem-no.

E fico por aqui já fui muito extenso, mas continuo a reafirmar o SINQUIFA estará presente em defesa dos trabalhadores, apresentando propostas, sugerindo soluções nunca deixando a porta fechada ao diálogo e à valorização de quem trabalha, e produz realmente riqueza para uma empresa, continuando a sua luta na melhor distribuição da riqueza produzida.

Daniel Silvério