sábado, 20 de junho de 2009

Grito de angústia

Não que tenha um especial dom para me expressar, mas hoje é uma das raras vezes que me falta as palavras para dizer o que penso e transmitir com a devida força os meus sentimentos. Sinto-me como quem pretende gritar com toda a força, e saí um grito sempre aquém do pretendido.

Da mesma forma que sabemos que se se cumprir a lei natural, veremos falecer os nossos pais, e nunca estaremos preparados para esse momento, pensando sempre que não será amanhã; sempre soubemos que a poluição que nos rodeia, forçosamente tem que prejudicar a nossa saúde, mas por motivos, maioritariamente emocionais, fazemos por ignorar esta evidência.

O tema da qualidade da água, encheu o anfiteatro da Assembleia Municipal de Sines. Confirmou-se o pior cenário, desde há muito anos que consumimos água contaminada, hoje sgundo dizem dentro de limites mínimos e aceitáveis pelos padrões internacionais, há dois, 10, 20 ou 30 anos ninguém sabe, ou jamais saberá. Mas as indústrias implementadas décadas atrás, e as projectadas actualmente sobre o aquífero que abastece Sines, permitem acreditar no pior. Afinal que PDM é este que permite a continuação de construção de mais indústria e até uma nova ETAR, sobre a "nossa" água?

Não é apenas a água é todo o ecossistema, médico amigo, desde há muito me aconselhou a não consumir nada do produzido, pescado ou criado em Sines e redondezas, procurar comprar em hipermercado e conhecer a sua origem; quem teve a infelicidade de conhecer o IPO, os tratamentos de radioterapia, quimioterapia, ou quem lá trabalha, invariavelmente relata a anormal quantidade de residentes da nossa região que por lá aparecem.

Todos conhecemos ou temos amigos, conhecidos, familiares que padecem ou faleceram de cancro, principalmente dos aparelhos respiratório digestivo. Analiticamente não se sabe se são mais que nas outras regiões, mas serão sempre muitos, são demais, desde que sejam provocado por uma indústria negligente e com o silêncio dos políticos.

Reconheço que a relação de forças, não pende para o lado dos políticos locais, mas para os governos centrais e os grandes grupos económicos, mas também sei que existem duas formas de estar perante a poluição. Uma de inquietação, de mobilização e de confrontação, outra de passividade e adoptando a técnica da avestruz. Já conhecemos as duas, uma no tempo de Francisco do Ó, outra a actual. Da parte dos diversos Governos Centrais sempre a mesma atitude, o progresso e o desenvolvimento tem um preço a pagar, e enviam a factura para Sines, para nós, para a nossa família e amigos.

Que loucura é esta em que uma empresa dá 12 milhões de euros para a construção de um complexo desportivo e apenas 150 mil euros para o projecto GISA? Talvez morrermos com o corpo devidamente musculado e tonificado sempre seja mais agradável.

Afinal quanto vale a probabilidade de uns sinienses morrem cancerosos, perante a ideia de um grandioso complexo petroquimico? Nada, zero, menos que nada. É a economia, estúpidos.

Como os maços de tabaco, Sines deveria ter afixado à entrada do Concelho, " O Governo adverte que residir em Sines, provoca doenças mortais".

Em termos pessoais por mais que uma vez equacionei a possibilidade de deixar a terra onde nasceram os meus antepassados, até onde conhecemos a nossa árvore genealógica, onde nasci e escolhi para viver. Mas os amigos, a família, o trabalho, as recordações, o amor a Sines, sempre falaram mais alto, com a força suficiente para travar os ímpetos da racionalidade.

Hoje estou decidido, o meu filho não tem que viver com um risco acrescido, devido à minha vontade de cá permanecer. Não merece, nem é justo.

Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida em Sines. Está decidido e é irreversível.

António Braz

34 comentários:

Anónimo disse...

Independentemente das tendências politicas, existe um verdade indesmentível. Manuel Coelho é duplamnete responsável, como presidente e como médico, sempre afirmou que estava tudo bem e hoje na assembleia continua a vender um cenário idilico, provavelmente por não tem 20, 30, 40 anos nem filhos bebés.

concordo com o braz, a solução mais racional, e sem radicalismos é mudarmos de local de residência.


J.P.

Anónimo disse...

horrível. o que se assitiu nesta assembleia.
primeiro politizaram um tema que é uma verdadeira questão de vida ou de morte, segundo é escandaloso que o presidente da autarquia, como aqui já se disse nestes 12 anos, gastou mais de 200 milhões, afirma que com o GISA daqui a 4 ou 5 anos estaremos a monitorizar a poluição, mas somente a atmosférica, e a CMS comparticipou com 30 mil euros, para um projeto que está com falta de verbas.

Anónimo disse...

excelentes intervencões do eng. Guinote. em boa verdade o BE é o único que não tem culpas no cartório.

Sublime quando perguntou ironicamente à quanto tempo Manuel Coelho estava na autarquia, pois falava como se tivesse chegado à 15 dias.

Anónimo disse...

alguém sabe dizer-me o que disse a vereadora do ambiente?

Anónimo disse...

não sou médico, nem especialista em assunto de água, ambientais ou outros relacionados, o que não faz de mim burro.

Sr. presidente da CMS, responsáveis da saúde pública, os hidrocarbonetos não fazem propriamente parte da dieta humana. Se bem que uma copada de água, ou uma sandocha com hidrocarbonetos, não nos deve matar, pois a capacidade de regeneração do organismo humano é impressionante, já sujeitá-lo durante decadas a "niveís abaixo" do minimo aceitável (???) pode matar. Do mesmo modo que fumar um ou dois cigarros não provoca cancro de pulmão, agora fumar durantes 30 anos, é muito provável que sim.

Mas para que não fiquem com dúvidas, existem doses mininas de cianeto que não comprometem o organismo, mas se as tomarem durante 30 anos, certamente não estarão cá para contar a experiência.

Talvez tenham faltado a essa aula.

Kit de sobrevivência:
água engarrafada para beber e fazer comida
evita tomar muitos banhos e lavar a roupa
trazer comida da terra (para quem não é de sines)
e nunca, mas nunca trazer ou convidar a familia ou amigos a virem a sines
também aconselhável exames médicos periódicos, se disserem que são de sines, os médicos estarão mais atentos
não votem em ninguém que tenha estado no poder local ou central


Manuel Rodrigues
em sines temporariamente

Anónimo disse...

sines foi como as corridas ao ouro.
agora acabou o ouros e ficam as terras esventradas e a ceu aberto, quem tinha que ganhar já ganhou, os outros, ou seja nós os sinienses, ficamos com o problema.

Alberto disse...

Pelo que tenho lido e ouvido dizer, dialogar com o Presidente é perder tempo. Sendo assim e se aquilo que dizem é verdade, porque não fazer análises, contratando uma empresa de fora, à qualidade da àgua e do solo, chamar os média e denunciar a situação? Se ficar provado que a CMS prestou informações incompletas, erradas ou escondeu informação, é espetar com essa malta em tribunal e responsabilizá-los. Dinheiro para isto? Gastam tanto dinheiro em aventais e esferográficas... esta situação faz-me lembrar um filme com a Julia Roberts em que o tema era precisamente as grandes empresas, a contaminação dos lençois friáticos e consequentemente o elevado número de doenças cancerigenas.

Anónimo disse...

A minha tia morreu com cancro dos pulmões aos 71 anos sem nunca ter fumado um cigarro em toda a vida, e viveu sempre em Sines.
O marido morreu dois anos depois, com 74 também com cancro.
Faz falta um estudo que tente perceber o número anormal de neoplasias gástricas e pulmunares que têm acontecido em Sines.

Anónimo disse...

Sinceramente não percebo, porquê ainda têm dúvidas:

1º - Vivemos numa zona de risco, se fizerem rastreios médicos evita estarem doentes?

Não, apenas existe por vezes maior probabilidade de recuperação.

2º - Existe alguém, que não tenha um familiar neste momento a atravessar um problema oncológico?

Estou convencida que não, mas esta resposta deve ser complementada pelos que participam no blog.

3ª - A existência de monitorização de Ar, Águas e outras valências é importante para poderem agir quando há ultrapassagens, senão com que “provas” podem os poluidores serem penalizados?

Sem estas entidades o comum dos mortais, nada tem para contestar.

4º – A nossa legislação nesta área está suficiente “castigadora” para com os poluidores?

Não, continua a ser mais fácil pagar que alterar.

E fico por aqui…porque o passo seguinte está relacionado com a falta de união entre as pessoas, para poderem contestar esta situação e outras situações com algum impacto, sem olharem à "cor" de cada um.

A Mixuguita

Anónimo disse...

A ser assim, por que é que só agora isto veio a publico? O que têm estado a fazer todos estes anos, "todos" os autarcas na CMS, para só agora denunciarem esta situação?
Por que se paga todos os meses um custo elevado na factura, com água nestas condições? Pelos vistos nem de borla se aceita.
Com estes candidatos, afinal sempre os mesmos, nem sequer vou gastar a sola dos sapatos nas próximas autárquicas.
Realmente é melhor começar a pensar em dar daqui ao slide, se puder, e quanto antes, a não ser que este cenário mude rápidamente, o que até ver não acredito.

Anónimo disse...

Este post é a afirmação política do Sr. Bráz, que vai fazer parte das listas do Bloco de Esquerda a Sines, quanto ainda há bem pouco tempo jurava que não tinha pretensões nem aspirações a cargos políticos em Sines.

Vai ser curiosa a forma como vai gerir o blogue a partir de agora e como se vai relacionar com o PS, seu ex- partido e do engº Guinote, do qual se afastaram por não haver tacho.

Afinal, Bráz não és assim tão diferente daqueles que criticas.

Anónimo disse...

Desafios-vos a visitar outras cidades mundiais com complexos industriais e a verem as atrocidades que ai se cometem, em comparação com Sines.

Claro que existem pontos a melhor e a corrigir, mas as autoridades nacionais e locais têm conseguido gerir a coisa, perante a extrema importância que estas empresas têm para o tecido empresarial do concelho.

Duvido que o Bráz tivesse o trabalho que tem na Compeldada se não fosse o complexo industrial.

Estação de Sines disse...

Este post é a afirmação política do Sr. Bráz, que vai fazer parte das listas do Bloco de Esquerda a Sines, quanto ainda há bem pouco tempo jurava que não tinha pretensões nem aspirações a cargos políticos em Sines.

Verá como está enganado, fique descansado que não farei parte de nenhuma lista, como poderá berevemente constatar?


Vai ser curiosa a forma como vai gerir o blogue a partir de agora e como se vai relacionar com o PS, seu ex- partido e do engº Guinote, do qual se afastaram por não haver tacho.

Quer eu quer o Eng.º Guinote (ele falará por si) tinhamos trabalho e vida profissional estável, no meu caso concreto devida e justamente remunerada. Depois mesmo que pertencesse a alguma lista, continuaria sempre a dizer, como aliás fiz no PS, aquilo que penso, independentemente de ser de acordo com a linha partidária.

O seu comentário é para mim ofensivo, não pelo que afirma, mas pela omissão. Falo de um caso de saúde pública que afecta a todos, naquilo de mais importante que possuímos, a nossa saúde e daqueles que amamos, e você vem falar de lista e de politica, de supostos interesses pessoais da minha parte.

Nem merecia o meu comentário

Estação de Sines disse...

Desafios-vos a visitar outras cidades mundiais com complexos industriais e a verem as atrocidades que ai se cometem, em comparação com Sines.

Claro que existem pontos a melhor e a corrigir, mas as autoridades nacionais e locais têm conseguido gerir a coisa, perante a extrema importância que estas empresas têm para o tecido empresarial do concelho.


Não podia estar mais de acordo, inclusivé existem comentário e artigos de opinião de minha autoria, a relatar a existência, e o meu conhecimento pessoal de complexos industriais, em que existe uma preocupação com a população e as questões ambientais, o que não é o caso de Sines.

Quanto ao meu trabalho, parece que é o menos importante nesta questão.
Centremo-nos no fundamental.

Anónimo disse...

se realmente os solos estão contaminados não deve ser de a 12 anos atrás por isso deve-se pôr em tribunal é a Repsol e sr. Chico Pacheco agora é que está preocupado com a água quando a repsol se instalou em SINES quem estava na CÂMARA não era o coelho atenção também tenho filhos pequenos e sou muito nova agora não vou atrás de campanhas politicas os comunistas enquanto mamaram calaram e agora como é devia -se organizar um movimento e processar o presidente da assembleia ele sim é o culpado nunca saiu da CÂMARA manteve-se sempre lá dentro e agora está preocupado com a água tanto alarmismo para quem?Eu não tenho partidos politicos não tenho é palas nos olhos

Anónimo disse...

Na Assembleia de ontem, além da lastimavel prestação do drº Manuel Coelho ressaltou pela negativa a prestação da bancada do PS. Fraca a intervenção do Deputado Idalino. Para quem têm aspirações a ser presidente de camara a sua intervenção foi...zero. Possivelmente derivada de orientações partidárias. È que certamente no futuro, esta questão, não irá ser muito simpatica para o partido do governo e em especial para o actual primeiro-ministro.
A certeza que ficou desta Assembleia. Os sinienses podem continuar a contar com a CDU. Foi a unica força politica, que mesmo correndo o risco, de lhe poderem ser assacadas culpas pelo passado, pôs em primeiro lugar o interesse colectivo de todos os sinienses. Ficou provado, que a CDU tinha razão em não deixar ficar a resolução deste assunto dentro da esfera dos Gabinetes. Ficou provado, que a situação é mais grave do que transparece das palavras do drº Manuel Coelho e dos seus indefectiveis seguidores. Ficou provado, que adpatação da CDU aos novos paradigmas de um desenvolvimento sustentado para o nosso concelho está muito á frente de todas as outras forças politicas, enquanto os outros falam a CDU força a que ele aconteça. E a melhor prova da aceitação desta realidade foi dada pelo Eng. Guinote, quando saiu da Assembleia, agradeceu ao srº Presidente Francisco Pacheco a forma como estava a defender os interesses dos sinienses. Ficaram os dois bem na fotografia.

Anónimo disse...

É GRAVE É LAMENTÁVEL É TRISTE É VERGONHOSO, PIOR AINDA É VERMOS QUE NADA SE RESOLVERÁ NESTA TERRA, ISTO NAO É UM PROBLEMA POLITICO,MAS SIM UM PROBLEMA DE TODOS OS QUE VIVEM NESTA TERRA, A JULGAR POR ALGUNS COMENTÁRIOS QUE AQUI ESTÃO, ENFIM É UMA TRISTEZA ESTAS PESSOAS PREOCUPAM-SE É COM A COR POLITICA DE CADA UM E NÃO COM A SAÚDE DELES E DA FAMILIA, ESTE ASSUNTO É SÉRIO DE MAIS PARA QUE AS PESSOAS MISTUREM O QUE NÃO DEVEM MISTURAR, TENHO A PLENA CONVICÇAO DE QUE IREMOS CONTINUAR A RESPIRAR ESTE AR PURO, A CONSUMIR ESTA AGUA CRISTALINA, NUNCA TEREMOS QUALQUER PERIGO DE ESPLOSÃO E SEUS EFEITOS. E QUE TEREMOS COMO RECONPENSA PARA QUE NÃO NOS POSSA-MOS QUEIXAR O PAGAMENTO DE TODAS AS FACTURAS COMO POR EXEMPLO IMPOSTO IGUAIS AO RESTO DO PAÍS, TAXAS DE AGUA MAIS CARAS,ATENDIMENTO HOSPITALAR QUE É UM SUCESSO E EXEMPLO A SEGUIR, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS QUE JÁ É UM SUCESSO E QUE NÃO ACREDITO QUE HAJA OUTRA TERRA QUE NOS CONSIGA BATER, ENFIM POR ESTAS E MUITO MAIS É TÃO BOM VIVER EM SINES E RECOMENDA-SE, AI SINES QUEM TE VIU E QUEM TE Vê. POR TUDO ISTO QUE EU TAMBEM DEFENDO,SOU OBRIGADO A ESTAR SOLIDÁRIO COM O AUTOR, OBRIGADO BRAZ E CONTINUA A DIZER O QUE SOUBERES, PORQUE SÓ QUEM NAO GOSTA DA TERRA E DOS FILHOS PODE SER CONTRA

Anónimo disse...

Grande entrevenção do IDALINO a faze-los lembrar(e com provas documentais) que já há mais de 20 anos o PS falava no assunto e pedia para serem feitas análises à água, mas as maiorias CDU nunca passaram cartão nenhum assobiavam para o lado, agora ai tem o resultado da inércia demonstrada, eu até nem me admiro nada há pouca mais de 2 meses á água de Sines para a CDU era a melhor do mundo e arredores.
Mas também não houvi por parte de nenhum dos especialistas presentes dizerem que a água não se pode beber, o que ouvi foi que temos de estar á lerta e continuar com as análises.Agora há alguém ali a querer aproveitar a guerra e quere á força que a água esteja contaminada.As explicações do Prof Chambel foram mais que elucidativas, um grande especialista na matéria e grande conhecedor do nosso aquifero.Houviram o que ele disse sobra a água nas garrafas de plástico?
Foi pena a população não ter aparecido em massa nesta assembleia , tinham oportunidade de esclarecer e tirar duvidas com especialistas.A nossa delegada de Saúde e o maior especialistas português na matéria disseram que a água está boa para consumo, senão acreditarmos nestas pessoas acreditamos em quem?
Incrivél como a CDU se esquece que tem estado no poder desde sempre e nada fez par minimizar o problema e agora quer arranjar um culpado seja ele quem for.

Anónimo disse...

Têm andado a brincar aos "ambientes".
Sines como Polo Industrial, devia criar uma Comissão em que estivessem representadades todas as sensibilidades, digo todas, porque as coisas são feitas muitas vezes por debaixo do "tapete".
Não me venham dizer que foram eleitos democraticamente pelo povo, isso é treta.
Nestas situações a representação deveria ser muito vasta, ouvindo as pessoas e tecnicamente analisar a situação.
O problema da água é o inicio do "fio da navalha", outros problemas deveriam ser postos na praça pública e não fazer querer que Sines é um bom lugar para viver onde o ambiente é saudavel.
Já alguém falou na qualidade do ar aue respira na Área de Sines.
Quantas pessoas ligadas à laboração das fábricas morreram com cancro.
Fica aqui o meu alerta.

ANCIÃO disse...

Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente.”
(Henrique Cortez in «Cidadania & Meio Ambiente).
Infelizmente é o que tem estado a acontecer em Sines com a complacência de todas os poderes, local e central.

Anónimo disse...

O professor Chambel teve uma óptima e uma péssima contribuição. òptima pela explicações sobre os processos de descotaminação e outra informações e péssima quando deixou a dúvida sobre a origem da contaminação do aquífero. Até colocou a hipótese de haver petróleo aqui em Sines, se o pessoal da Galp sabe disso vai fazer um furo directamente da refinaria. a intervenção do Idalino que alguém salgado aqui trouxe raiou a medicridade numa noite de intervenções de gala (a ocasião merecia) na Assembleia, o Sr. Idalino nem foi capaz de tentar atenuar as responsabilidades que o Ministério do Ambiente tem neste caso.
Braz a resignação é a companheira dos fracos, os fortes lutam até ao fim mesmo que sejam derrotados.

Cumprimentos

Anónimo disse...

É com muita pena que vejo que o braz definitivamente não estará em nenhuma lista.

Só para recordar foi no partido socialista com o Guinote que ouvo falar pela primeira vez nun estudo epidmiológico;

neste blog quantas vezes foi abordada a questão da poluição, recorodo-me de um texto do braz na Revista Grande Reportagem (salvo erro) sobre a poluição em Sines.

Tenho pena que o Guinote e o Braz não fossem hoje os cabeças de lista do PS, a sua inteligência e coragem intelectual, garantia uma autarquia sem medo da confrontação, de ir pra luta, sem subserviências.

Mas esse cenário nunca acontecerá, resta-nos sinienses estarmos gratos por existir entre nós pessoas dete calibre.

Da minha parte, o meu muito obrigado.

Este blog é um exemplo do que digo.

Anónimo disse...

O post do Braz vai fazer com que ele tenha mesmo que emigrar. Vai passar a ter o estatuto de “persona non grata “.
Quem ontem esteve presente na AM pode constatar a loucura que se apossou do actual presidente da camara Dr. Manuel Coelho.
Naquela sala, e após as explicações dadas pelos técnicos, todos ficamos cientes que a situação é má, mas que se nada for feito vai certamente piorar.
Também ficamos com a noção que as entidades presentes e com responsabilidades directas na resolução da questão, ainda estão na fase do jogo do empurra e refugiam-se na questão de valores admissiveis para descansarem as suas e nossas consciencias. A indignação da srª delegada de saude choca com a indignação do comum dos sinienses. Não somos assim tão estupidos para não podermos ter acesso á informação que nos é devida.
(***)
Como bem disse o srº Presidente da Assembleia, hoje os cidadãos têm direito a toda a informação. Se a mesma têm um grau de complexidade que possa não ser prefeitamente entendivel pelo comum dos cidadãos, cabe aos diversos responsaveis arranjar formas de contornar esse obstaculo. Isso não pode é servir de desculpa para não se divulgar a informação a que todos temos direito.
Em sentido contrario a este tipo de postura, sauda-se pela possitiva a presença do srº Professor Chambel, da U. Evora. A forma clara como esplanou a situação dentro da area que lhe competia foi uma lição para todas as outras entidades presentes. Inclusivamente para aquela que o convidou, a camara municipal.
As intervenções do publico presente, com devido destaque à do Eng. Guinote, estiveram dentro do espirito até ai presente naquela sala, saber e comprender o que se estava a passar e o que se iria fazer para resolver a situação.
Este estado de espirito foi quebrado com o uso da palavra por parte do drº Manuel Coelho. A forma irada, malcriada, arrogante e despropositada da sua intervenção, quebrou qualquer possibilidade de se continuar com a elevação até ali existente. A sua incapacidade de ouvir os outros, as suas certezas acentes no vacuo, levam-no ao ridiculo. Ontem perante aquela plateia de ilustres convidados senti vergonha de ter como presidente da camara da minha terra alguém que se comporta daquela maneira. Honra seja feita aos deputados que souberam compreender que não deviam naquela altura responder-lhe como o merecia. Certamente uma situação a seguir em próximas Assembleias.


removido parcialmente, por motivos que poderei explicar-lhe via mail, se me contactar.

Anónimo disse...

Só há um reponsável pela situação actual , são todos aqueles que lutaram contra a construção da incineradora , o resto é blá blá.
Sabem quem são eles, não sabem?
Era bom alguém ter registos fotográficos da altura e publicar

A anónima das 3:59 PM, Junho 20,não sabe o que diz,se há algum problema é precisamente de há 12 anos para trás .

Anónimo disse...

exactamente o problema vem de há 12 anos para trás como é quem tem a culpa xico pacheco e companhia só agora se lembrou da agua.
Eu até não simpatizava com o peixinho mas depois de assistir a estas desgraças dos comunistas até vou votar peixinho
Quem organizou manifestações contra a iceneradora que eu saiba foi a cdu e agora vêm muito preocupados com a contaminação dos solos

Anónimo disse...

O que mais abomina na situação é a a postura, misto de inocência e de desconhecimento, que as "virgens" que nos têm governado tentam fazer passar.

A culpa é dos outros, eles foram sempre os enganados.

Mesmo que assim fosse, e até parece que não é, o assunto poluição já foi objecto de muitas discussões alargadas entre diversos Executivos Camarários e Asembleias Municipais ao longo dos últimos 20 anos, todos os políticos que já tiveram funções executivas, TODOS, deveriam ser penalizados nas próximas eleições, no mínimo, pela incompetência demonstrada na supervisão, fiscalização e defesa dos interesses da população do Concelho de Sines.

Anónimo disse...

Eles andem aí !!!!!
Os reponsáveis efectivos e os responsáveis morais, pela execução e pela permissão das descargas dos produtos tóxicos e perigosos nos baldios anexos à refinaria e petroquímica andem aí !!!!!

e provavelmente bem instalados na vida.

Será que nunca houve multas pelo transporte ilegal e despejo destes produtos?
Se houve, as coimas e os castigos aplicados foram inibidores?
A legislação era ou não permissiva à continuidade das pervaricações?
O que fizeram os responsáveis nos diversos níveis (produtores dos produtos tóxicos, transportadores e fiscalização do âmbiente e do território) para acabar com a situação?

Era interessante tornar público um ou uns estudo(s) que desse(m) respostas a estas e outras perguntas, para perceber os diversos níveis de responsabilidade na situação.

Anónimo disse...

Se existe um problema, cujo responsável já foi identificado, a Repsol, por quem tem legitimidade e autoridade para investigar o caso, o Ministério do Ambiente, não percebo como podem criticar o papel da autarquia, que fez a única coisa que podia fazer: quando teve conhecimento problema, informou as autoridades e suspendeu as captações até obter resultados conclusivos.

Tudo o resto é aproveitamento político. É um caso criado.

Anónimo disse...

Há aqui posts claramente encomendados. Eu diria que o Bloco de Esquerda e a CDU piscam o olho um ao outro, numa clara troca de elogios estratégicos...até ver.

Sobre o papel do Xico Pacheco em relação às industrias, apenas lembro o caso EDP, praticamente em cima da praia, já para não falar nos oleodutos e na Zil 2.

Pelo menos Manuel Coelho e a sua equipa conseguiram travar a Central de Ciclo Combinado no porto.

Anónimo disse...

Hoje passei por Lisboa (a capital) junto ao Rio. Um Tejo imundo, uma frente ribeirinha mal arranjada, um cheiro no ar pesado. Trata-se da capital, governada pela Câmara PS e pelo Governo PS.

Para os quem querem abandonar Sines por questões ambientais, não aconselho Lisboa.

Anónimo disse...

Realmente é muito triste ter a frente dos destinos da nossa cidade um presidente como o Manuel, e sua companhia....no comments.

Em relaçao a certos comentarios aqui existentes, é de pessoas que só veem uma pessoa.....não a sua saude....1:40 AM, Junho 21, 2009

Espero que o Eng Guinote e o Tó Rui que pelo que sei são das poucas pessoas que realmente á anos lutam pelo tema que agora pela alma divina todos falam.

São estas pessoas que fazem falta pra Sines, Lutadores, sem papas na lingua.

Anónimo disse...

Alguém sabe responder à pergunta:

Quem fiscaliza as águas que a ETAR da Ribeira de Moinhos manda para o mar?...

Anónimo disse...

Alguém sabe responder à pergunta:

Quem fiscaliza as águas que a APS, manda para o mar, a norte do Cabo de Sines?

Anónimo disse...

Eu faria as mesmas perguntas dos anónimos das 3:19 e 3:21 de outra forma:
O que fizeram ou o que tentaram fazer, o executivo da CMS e a Assembleia Municipal de Sines em defesa da qualidade de vida e do superior interesse dos municipes e respectiva divulgação, sobre a qualidade das águas evacuadas para mar pelas entidades referidas entre outras?