terça-feira, 16 de junho de 2009

Final de um ciclo

As próximas eleições autarquias, não serão apenas mais umas eleições autárquicas, projectam-se muito para lá do acto em si, mais do seria normal.

Candidatam-se em simultâneo os dois únicos presidentes eleitos, desde o 25 de Abril e os dois candidatos que maiores votações alcançaram pelo PS e puseram em causa a hegemonia do PCP;

Pela primeira vez a luta não será a dois – CDU, PS – mas existirão mais um ou dois candidatos com legitimas aspirações a ser poder;

Seré inédito não resultar uma maioria das eleições, o que originará um executivo de coligação ou uma gestão de acordos;

Por fim, e talvez o mais importante, independentemente de quem ganhar, fechar-se-á um ciclo politico geracional. Excepto o candidato do PSD, todos os outros dificilmente se recandidatarão daqui a 4 anos.

18 comentários:

Anónimo disse...

Este é o tipo de comentário7análise politico que sempre mais admirei no Braz, desde o tempo do noticias de sines.

A sua lucidez na análise e simplicidade na explicação, transforma aquilo que intimamente sentiamos, mas ainda não tinhamos racionalizado.

Com a expensão do blogue, penso que o Braz se tem dispersado e abandonado um pouco a boa análise politica. Ele que é em minha opinião o maior conhecedor e pensador da politica local.

Mas não se pode ter tudo.

è com muito agrado que leio mais este apontamento, com que concordo 200%

Anónimo disse...

Com geitinho metemos o Guinote na câmara e conseguimos uma nova política autarquica...
Mudança no modelo de gestão...
Vamos reunir votos de:
- Bloquistas
- Juventude que quer mudar algo
- Comunistas descontentes com inclusão do Albino na lista
- Socialistas descontentes com a lista do PS
- PSD´s que também querem alguém com voz grossa na câmara
- Independentes que querem uma verdadeira alternativa e não mais do mesmo.
Força GUINOTE, desta vez vais lá!

A.M.D. disse...

Naturalmente que se fecha um ciclo em Sines no próximo mês de Outubro. Os próximos desafios que Sines tem pela frente não podem nem devem ter rostos do ciclo que se fecha. Já o disse aqui e repito: Chico Pacheco não é solução para o futuro de Sines. O próximo ciclo que Sines tem que rasgar é muito exigente em múltiplos aspectos e Chico Pacheco, com todo o respeito que me merece, não tem o perfil nem as capacidades que se exigem para o próximo presidente de câmara. Manuel Coelho também tem obra feita, mas em oito anos e com os meios que teve à sua disposição podia e devia ter feito muito mais. Mesmo inserido num movimento independente, isso não altera a sua forma de pensar Sines nem o seu modelo de gestão. E isso tem sido fortemente lesivo para Sines. Veja-se o volume de endividamento da CMS. Manuel Coelho também não é solução de futuro. Aliás, mesmo como independente legalmente seria o seu último mandato. Não pode concorrer em 2013. Até também por isso, não é uma solução de futuro para Sines. Não podemos traçar o futuro de Sines pensando apenas nos próximos 4 anos. Está muita coisa em jogo. O saneamento financeiro da autarquia, o reequilibrio de que o concelho carece nas mais variadas áreas da sua vida económica, social, cultural, turística, urbanistica, etc, vão muito além dos próximos 4 anos. Sines precisa de um executivo que pense Sines a médio e a longo prazo. Capaz de romper com os erros do passado, mas também com capacidade para desenhar o futuro. E não se rompe com o passado e se desenha o futuro com candidatos como Chico Pacheco ou como Manuel Coelho. Restam Idalino, Guinote ou Custódio. É nesses que temos que pensar em dar o voto. São os candidatos mais próximos e os únicos com capacidade para abrir o ciclo novo que Sines tem obrigatóriamente que iniciar, sob pena de ficarmos cada vez mais para trás no contexto do litoral alentejano, onde a competitividade vai seguramente aumentar nos próximos anos, cada um lutando com as suas armas pela liderança da região.

ML disse...

De facto é um ciclo geracional que se fecha.Nao foi possivel como eu gostaria de ver a apresentação de novos candidatos, salvo o PSD com João Custódio.
Gostaria de ter visto, a Marisa Santos, pelo SIM, a Filipa pelo PS, O Helder pela CDU, pelo BE um outro jovem, isso emprestaria ás eleições autarquicas uma nova dinamica e sobretudo, uma nova esperança, que é disso que Sines carece. Agora chegados aqui com estas figuras que estão na corrida excepto o PSD, que se pode esperar?
Que modelo alternativo á CDU vai apresentar o SIM? Então não estiveram sempre todos de acordo durante 30 longos anos? Só á poucos meses e merce de divergençias internas se soube mais alguma coisa, e agora na boca de cada um, é só ouvir cada parte, e chegamos á conclusão que nenhum presta, são a tal farinha do mesmo saco. Por isso tenho pena de não ter sido possivel o aparecimento de outros candidatos mais novos menos presos a um passado de que os SIM e CDU não se podem orgulhar,afinal o que está feito foi obra sua, e se olharem bem não é grande coisa. É como o cabeça de lista do SIM diz ao jornal Sem Mais desta semana, uma VERGONHA, mas atenção esqueceu-se de dizer a responssabilidade que tem nessa vergonha. Sim SINES merece mais, tem que por SINES PRIMEIRO.
ML.

Anónimo disse...

Até à alguns anos atrás era daqueles que acreditava nesta região e no seu potencial de crescimento.
Mas os anos foram passando e pouca é a diferença do que encontro hoje em relação a 1996 (ano em que me estabeleci nesta região).
Acompanho de perto a obra feita pelo actual presidente MC, a qual elogio e critico em diferentes aspectos que agora não são relevantes.
Parece-me que nesta fase, e com as eleições a 3 meses de se realizarem, existem aspectos que todos nós devemos reflectir.
A CMS tem tido um modelo de gestão? Qual? Que competências têm os seus vereadores e técnicos?
Como respondem à actual situação financeira da autarquia?
O que é prioritário? E o que é secundário?
Como tem a autarquia gerido o problema da poluição?
Porque é que alguns privados tudo podem, e outros não?
Quais são os meios para atingir os fins do Planeamento e Licenciamento?
Queremos pessoas competentes, com sentido de responsabilidade, sérias, honestas e empreendedoras, ou pessoas com uma gestão à deriva, sem rumo e sem estratégia?
E mais perigoso, queremos equipes que ponham em primeiro lugar os interesses pessoais em detrimento dos interesses do município?
Muito mais poderia falar e dizer. Basta reflectir um pouco e conhecer um pouco as pessoas e as equipes...

Anónimo disse...

O que eu espero é que o Engº Guinote não tenha a falta de vergonha de se candidatar agora pelo BE, que mais não seja por respeito aos sineenses que no passado o apoiaram e acreditaram no seu projecto com ideais do PS ...
Se a sua candidatura pelo BE se vier a concretizar, então concluo que o Engº Guinote é apenas mais um politico que procura somente um bom tacho!!

Anónimo disse...

Guinote para mim não é mudar nada em Sines, pois já lá esteve pelo PS assim como o Xico esteve pela CDU, o Coelho pela CDU, o Idalino pelo PS.
Com o Guinote ficaria tudo na mesma, mudava era a cor do partido, ou seja, Xico pela CDU, Coelho pelos independentes do SIM e Guinote pelo BE. Assim sendo, Sines vai continuar a ter na Câmara sempre os mesmos, só mudam a cor das camisolas, o que interessa é estar lá, pelos vistos.
Srs. politicos o povo está cansado que vocês se comportem como os jogadores de futebol que vestem a camisola do clube que está a dar... querem é protagonismo, fama e atingir objectivos que já mais alcançariam sem a politica.......

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 7:09.
Penso mesmo, por aquilo que aconteceu nestas eleições europeias em Sines, que o BE não quererá ver a sua votação baixar, pelo que de certeza não vai apresentar um candidato com o passado que o Guinote tem e que é do conhecimento dos sineenses.

Anónimo disse...

Tou farta de ler no blog criticas a pessoas que estiveram na câmara e não fizeram nada, blá, blá, blá e por isso agora não votam neles porque isto e porque aquilo. Esquecem-se que isso foi na assembleia municipal e/ou sem funções executivas. Deixem-se de preconceitos, tirem as pálas partidarias dos olhos e experimentem pensar um bocadinho se não era altura de dar uma oportunidade a outros e ver do que são capazes e só depois avaliarem. Mas se acham que Sines está bem, não se passa nada, tudo corre às mil maravilhas, que toda a população está feliz e contente, votem no Dr. Coelho e ponto final.
Por muita comichão que isso cause a alguns, e até invejas, o Engº Guinote é um dos individuos mais inteligentes de Sines e um técnico reputado, ao contrário de algumas eminências pardas que infelizmente abundam em Sines que não passam de puros pseudo-intelectuais de trazer por casa.

Anónimo disse...

Há por aí muita gente que não acredita que o DIVORCIO existe...
Que as pessoas pensam pelas suas próprias cabeças e daí poderem mudar de ideias ao longo das suas vidas...
O mesmo se passa com os partidos.
Num determinado momento, os ideais de um partido levam as pessoas a se ligarem a esse partido, mas os partidos são dirigidos por pessoas, daí também os mesmos mudarem o rumo que tinham anteriormente. Num país LIVRE e numa sociedade LIVRE cada um segue o caminho que acha o mais correcto.
Defende as suas ideias conforme acha que o deve fazer. Se o partido A ou o partido B são os que defendem as ideias mais próximas, então é nessa área que estará, se passados alguns anos o partido mudou ou o individuo mudou, só temos que aceitar com a LIBERDADE de escolha que cada um tem.
Sempre houve e sempre haverá quem queira que os outros sejam aquilo que mais lhe interessa a si...
Aceitemos as LIVRES escolhas individuais...
Só os burros é que não mudam...(diz a voz do POVO)

Carlos Malafaia

Anónimo disse...

Para um ciclo novo, novas pessoas na cãmara e mai nada!

Anónimo disse...

Para mim também acho" novas pessoas na Cãmara" portanto, aprendi na escola o que significa novas,quer dizer NÃO às mesmas, que neste caso para bom entendedor meia palavra basta ou seja NÃO mais os Guinotes,os mesmos de sempre,já chega estamos fartos,trocam de partido mas estão lá sempre..

Anónimo disse...

O anónimo das 7.48 tem de compreender que por não se gostar do eng guinote não tem de se votar no dr Coelho,há mais candidatos,isto ainda não é uma ditadura Salazarista"quem não está comigo é contra mim";calma, talvez quem diz que não vota no eng Guinote lá terá as suas razões devido ao seu passado;cada um manifesta a sua opinião,neste blog é assim,tem de se saber respeitar os outros..

Anónimo disse...

Porque será que le troca de partido como quem troca de camisa?
Já foi UDP, PS, próximo do MC, agora BE.
Não há paciência .....lol, ele quer é ir para a CMS, começo a pensar que aquilo é capaz de ser bom.
Mas com os acompanhantes que leva atrás não vai lá , portanto eu voto no IDALINO

Anónimo disse...

A situação pode ter dois pontos de vista:
"Final de um ciclo", ou
"Inicio de novo ciclo",
pois uma coisa me parece garantida, ganhe quem ganhar vai ter oposição mais chata e actuante. Em Sines, até agora já tivemos políticos (vereadores) funcionários, nunca houve oposição com políticos (vereadores) funcionários, mas vai passar a haver.
Àh!!! pois é, é de dentro, e dentro do horário de trabalho que se faz trabalho de oposição, e o mais engraçado é que o novo ciclo até já começou.
Atentem nisto....

Anónimo disse...

é verdade o final do ciclo, finalmente vamos para um ciclo INDEPENDENTE sem termos que levar com as ordens dos partidos em lisboa

Anónimo disse...

Já repararam na quantidade de funcionários políticos ou políticos funcionários que a Câmara tem.

Agora reparem que candidaturas, disputam esta nova classe de funcionários políticos.

Os políticos que nos têm governado criaram um monstro, de interesses promiscuos, que convém acabar o mais rápido possível. E reparem são técnicos e doutores todos novos que nasceram e vivem profissionalmente dentro do monstro, não conhecem outra coisa, a experiencia de vida que têm é viver neste limbo...
Só acredito no fim do ciclo se esta promiscuidade acabar.

Anónimo disse...

Vamos para um ciclo de independentes????
como é que podem dizer isso
têm é todos medo deperder os tachos porque como diziam anteriormente mais de 80% são funcionarios da mesma autarquia
e não deve ser facil quando nunca se foi verdadeiramente trabalhador passar a ter que mostrar alguma coisa antes da reforma

como diziam na tv vão trabalhar malandros